Não é todo dia que temos a chance de dirigir um protótipo. A Fiat convidou o iG Carros para dar uma voltinha do Uno Cabrio, o “concept” que a marca mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, e eu, como também escrevo para o portal do cachorrinho fofinho, fui tocar a pauta no Kartodromo da Aldeia da Serra. Para quem não conhece essa é uma das melhores pistas de kart no estado de São Paulo. Chato, não?
Quem se lembra da plaquinha de identificação desse carro no Salão também deve recordar que ele possui o motor 1.4 do Punto T-Jet com seus 152 cavalos de potência. Se já era interessante ali parado no estante giratório, imagina na prática. Sim, esse Uno Cabrio anda demais! É algo fora do comum. Tenho o privilégio de já ter provado centenas de carros, mas nunca havia dirigido algo como o conceito da Fiat. Ele é tão forte quando um Polo GTI (o original, por favor!) só que sem capota. Alias, teto nem retrátil nesse carro. “É um showcar”, me disse o engenheiro da Fiat na pista.
A sensação de aceleração desse Uno é muito forte, até por que é atenuada pela ausência de uma capota. Isso também faz o ronco do motor invadir a cabine. Nas curvas ele é tão radical quanto o Punto ou o Bravo com motores turbo: gruda no chão, apesar de fazer um barulhão. É a borracha dos pneus raspando no chão. Mas dirigi com precaução até exagerada. Fui o primeiro de uma lista de jornalistas a andar no carro nesse dia e fiquei com receio por ser um carro único. Imagine se acontece alguma besteira? Achei melhor não me empolgar tanto.
E pior que esse Uno te provoca a pisar fundo. O interior tem volante e bancos do 500 Abarth. Chique, não? E eles são muito bons. O volante é rápido e direto. Sem exagerar, mas lembrou a condução de um Audi A3 dos novos. E o assento em formato concha me segurou com suas “abas” nas curvas mais fortes. A suspensão também é bem mais dura que a do Uno normal, o que deixa o carro mais rápido nas curvas e retas, já que a carroceria tende a balançar menos com as mudanças de marcha.
Mas já pra cortar o barato de vocês, o carro jamais será fabricado em série. O pessoal da Fiat diz que o Brasil ainda não tem público para um carro assim, além de uma série de outras desculpas… Mas é compreensível. Ao menos, a hipótese de um Uno T-Jet é plausível. O que também seria uma ótima ideia, além de mais versátil durante um dia de chuva.
Dizer que o Brasil não tem potencial para um veículo assim é completa imbecilidade. Com algumas melhorias para uso diário, e preço honesto, venderia muito no maior país tropical do mundo. Como sempre, empresários de idéias curtas em um mercado de exploração.
o Brasil (e o mundo) não tinham muito mercado para carros "aventureiros urbanos" até pouco tempo. Nicho de mercado se cria! Isso é desculpa da Fiat para não gerar tanta especulação.
A Fiat é mestre em testar produtos novos e criar nichos. Não sou o maior fã da marca, mas tenho que admitir que ela é a única que sempre investiu em esportivos de verdade (=motor, suspensão e freios diferenciados) e em opcionais livres e modelos com versões que não acabam mais. Cabrio nunca vamos ter mesmo (o clima do Brasil não justifica, pois nosso verão é infernamente quente e o inverno só tem tempo feio), mas podemos muito bem consumir hot hatches!
Espero que a imprensa e os blogs façam bastante barulho por causa desse interessantíssimo Uno Turbo Cabrio para que ao menos tenhamos um Uno 1.6R com o motor eTorq 1.6, câmbio de 6 marchas, suspensão realmente rebaixada (a do Sporting nem conta…-1mm…fala sério!), ESP, painel revestido em couro colorido e rodas 16´.
Enquanto isso, aquele protótipo de Gol G5 GTi com motor 1.4 TFSi nem no salão é mostrado…
Gostei da matéria, espero o convite no proximo teste drive
Tô começando a guardar dinheiro pra comprar um…
Fotos do Corolla S 2012 que só será lançado ano que vem:
http://www.filefactory.com/file/cbf9f4b/n/novo-co…
Carrinho exótico e bem interessante,um Uno t jet seria um esportivo de verdade.
Coisa mais feia do mundo. "Coisa" porque não dá para chamar isso de carro. Reparem, nenhuma parte neste negócio combina com outra. É um retalhão de peças baratas que vai ser vendido a preço premium para os desesperados de plantão.
Se esse carro fosse vendido aqui no Brasil principalmente no nordeste seria um sucesso.