Os alternativos Chevrolet Volt e Nissan Leaf passaram pelo crivo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) com nota máxima. Trata-se do principal instituto de segurança viária dos Estados Unidos, que por sinal nunca havia ainda feito seus testes de colisões com veículo elétricos. Bom para as montadoras, pois esse tipo de aprovação na terra do tio Sam é um bom argumento de venda. Por aqui o pessoal dá mais bola para itens como vidros elétricos ou bancos de couro.
A IIHS bateu o Volt e o Leaf de frente a uma velocidade um pouco acima de 50 km/h e também realizou testes para avaliar a segurança dos carros em caso de capotamento. Nesse ensaio uma máquina exerce uma forte pressão na capota do veículo. Por fim, o crash-test lateral com uma barreira completou a análise de segurança dos veículos. A entidade também destacou o fato dos carros virem equipados com freios ABS e controle eletrônico de estabilidade (ESP), além de diversos airbags pela cabine.
O leaf parece uma bostinha mas o volt parece ser robusto
@billy, a deformação programada oferece proteção extra para os ocupantes – quem tem que sair "inteiro" de uma batida não é o carro… Veja como a deformação do Leaf foi eficiente, preservando a integridade da cabine – mesmo com o impacto fortíssimo, o alinhamento das portas e teto continua perfeito, bem impressionante.