A linha DS da Citroën ganhou mais um represente. É o DS5, que se junta aos descolados DS3 e DS4 no catálogo de carros de luxo da marca dos chevrons. O modelo, baseado no C5, será apresentado ao público no Salão de Xangai, na China, dia 21, evento este que a cada edição vai ganhando mais notoriedade no cenário internacional. A primeira versão do carro será a HYbrid, que une um motor turbodiesel com outro elétrico para gerar 200 cv. A fabricante, porém, ainda não divulgou dados mais específicos sobre o veículo.
Por se tratar de um Citroën o desenho do DS5 naturalmente é arrojado. A linha DS ainda tem um “que” a mais de ousadia em seus traços, como por exemplos o desenhos dos faróis e lanternas do carro, que parecem abrir fendas na lataria. Alguns detalhes que merecem destaques são os frisos laterais correndo da ponta dos faróis até a coluna das portas dianteiras, além da linha de cintura abaulada. Apesar dos traços excêntricos, o modelo de uma maneira geral tem o formato peculiar de uma station-wagon.
O interior leva até 5 pessoas e o bagageiro comporta 465 litros de volume de carga. A decoração da cabine, como não poderia deixar de ser, segue o mesmo padrão ousado aplicado no desenho da carroceria. Os bancos tem formato concha e são revestidos de couro, assim como o volante multifuncional. Mas o que mais chama atenção é o painel central com desenho assimétrico e funções de áudio e climatização com comando digitais. Segundo a Citroën, o DS5 estreia no mercado europeu no segundo semestre.
[nggallery id=49]
detalhes de design fantásticos: farol com friso até a janela ficou fantástico, para-choques fcom abertura em formato bumerangue icou fantástico, vinco lateral ficou fantástico, corte do vidro da coluna Cficou fantástico, perfil com teto baixo ficou fantástico…
…porém todos esses detalhes juntos, no mesmo carro, deixou o visual um pouco pesado.
Mas que é uma bela criação, tipicamente dos franceses, sem dúvida!
vou ter que corrigir meu comentário:
passadas algumas horas, fui rever as fotos do DS5 e ele é realmente fantástico em todos os sentidos, ficou maravilhoso, nada pesado, e devia ser eleito o carro do ano se ele realmente for bom de dirigir.
É um típico caso de design que precisa de tempo pra ser digerido. No meu caso, 2 horas foram suficientes!
Também achei fantástico!!! Realmente essa linha DS da citroen arrebentou desde o DS3 chegando a esse DS5 de maneira impressionante. Uma pena não desfrutarmos de tais veículos por aqui…