A revista Auto Esporte entregou nesta terça-feira, dia 11, seu tradicional prêmio Carro do Ano. A eleição contou com a participação de quase 50 jornalistas, que votaram em seis categorias, embora uma delas seja a mais desejada, que leva o nome da premiação em si. E foi a Volkswagen quem comemorou, com a eleição do Gol como Carro do Ano.
Na nossa opinião, a vitória do compacto foi justa. O novo Gol é um projeto muito bom e seus concorrentes não tinham nada de especial para enfrentá-lo. O Sandero e o Corolla estão bem no mercado, mas não trazem nada de novo, já o Linea e o Focus Sedan mal começaram a ser vendidos.
Já o prêmio para o Carro Premium do Ano deixou dúvidas. O Audi A4 não vende nada atualmente e sua nova geração mal pisou no país. Estranha a ausência do Classe C, da Mercedes-Benz, que tem um volume muito de emplacamentos, ou então, do Azera, da Hyundai, que oferece muito pelo seu preço.
Entre os utilitários, o resultado foi até previsível: Chevrolet Captiva e BMW X6. O primeiro, apesar do ágio, custa pouco até, pelo que tem, já o segundo leva pelo ineditismo da proposta.
Entre os motores, duas vitórias da Audi/VW novamente: o 2.0 TFSI e 3.2 V6, belos motores, sem dúvida.
Desculpem, mas o Gol traz o quê de novo em relaçao aos concorrentes, que já eram bem mais atuais há décadas? O prêmio deveria ser de carro do século, pois é incrível a vw conseguir vender o gol com uma traseira tão feia e um interior tão sem graça. Esse é o Gol mais Pálio já feito, mas foi mal copiado…
Provável marmelada… pois não acho possível que haja quase 50 jornalistas automobilísticos que não entendem de carro.
Não sei os critérios utilizados (caso tenha havido critérios!!!), mas concordo plenamente com o John, o projeto do gol anterior é que era completamente ultrapassado a anos, o atual simplesmente é contemporâneo aos concorrentes. Com certeza não vou comprar a revista pra ver esse absurdo… é capaz do sedan do ano já ter sido o Voyage…
Concordo pela importância que este produto possui e pelo fato do lider de vendas (ha muitos anos) ter sofrido a tão necessária alteração. Hoje, em seu segmento, não há nenhuma opção que seja mais atual e que o Gol. Os números de vendas dizem isto por sí sós.
Seria muito melhor se ousasse em trazer mais ítens de conforto e segurança, pois por mais de r$30.000,00 num basicão é de doer.
Aguardo a resposta dos concorrentes. Que eles lancem opções mais atualizadas e mais "recheadas" de itens de conforto e segurança, por preços menos salgados.
ao contrário do John, eu acho a traseira do Gol muito bonita, parece até um carro europeu, o painel eu nem vi, pois nas duas vezes que fui no salão do automóvel deste ano (sempre vou duas vezes para ver tudo), eu não perdi meu tempo olhando um carro popular. como tenho dito, não gosto dos carros da VW, e sinceramente, eleger um gol como carro do ano, acho que é pensar pequeno, não entendo os critérios, mas para o carro ser o "carro do ano", ele tem causar admiração nas ruas e deixar todo mundo babando, com vontade de comprar. http://www.ruimdebola.com.br
Prezado Willy, logo que vi o Gol pela primeira vez, em fotos de estúdio, achei interessante. Mas ao vivo, principalmente com o veículo em uso diário, é decepcionante – as proporções e formas não combinam, e os materiais são bem comuns, para não dizer pobres. Inferior até ao Palio, que tem lanternas bonitas e um desenho agradável. A vw é campeã mesmo é na propaganda…
Gol carro do ano ??? Fala sério !!!!!!
e logico, e unico carro novo da region em segmento B. A concurrencia apresenta restyling de mal gosto o carros que tem dez anos no mercado. Em Europa este carro nao teria merito, mais para esta region que uma montadora apresente un carro novo con plataforma moderna com um motor que se esta vigente en Europa ( Audi a3 1.6, seat Leon etc) e seja uma propuesta razonabel en preco ( meu teclado e español), justifica a eleicao
Bom … não sei se o Gol é melho ou pior que muitos carros na mesma faxa de preço, mas muitos críticos devem ser vendedores da Fiat… pois querem provar por A+B que o Palio é melhor que o gol! Se o Gol é a merda o Palio é a própria bosta. E o que vale tb é a opnião da maioria…. se o carro é o mais vendido do pais por anos(não por a caso) … é porque o custo benefício é bom.
Gol !!!! carro do ano ???? fala serio,,,, o carro que o ano passado tava perdendo mercado para o Palio com certeza vai acabar perdendo mercado por muito tempo , nunca na vida da VW foi produzido um carro tão feio como agora e sem nenhum atrativo ao publico ,,, trazeira horrivel , interior pouco acabado , trem de força , antigo e reestilizado ,,,, ja podemos imaginar edição da proxima capa da Auto Esporte , Voyage (nome antigo ) sedan do ano ,,, isso é um absurdo mas acho que rolou a mala preta por ai
Prezado rr09, desculpe a insistência, mas o que o novo Gol oferece a mais em segurança em relação ao Palio? Não entendi os argumentos. Concordo que não tem cabimento absurdos como a Fiat pegar uma plataforma do Palio e transformar (esticar, remendar, etc…) em Punto e Linea – mas o Palio é um veículo que, para mim, sempre se comportou melhor que o Gol – principalmente acabamento – talvez tenha tido sorte.. Não consigo imaginar o mérito de nomear um veículo de entrada, sem nada inovador, de carro do ano – Gol e Palio são o mínimo em tudo, é menos que a obrigação dessas montadoras de apresentar ao mercado. Se fosse Gol elétrico, Gol híbrido, Gol com airbag de série, ou com ABS de série, ou qualquer outra coisa.. Esse prêmio é de envergonhar a própria Vw, que possui outros produtos, interessantes.
John, tens toda razão quando afirma que o Gol não tem nada a acrescentar em segurança e / ou em algo "avançado", como motores híbridos etc… Concordo que o antigo Gol não era nada alem de sua própria "fama", mas quando uma montadora mexe no seu principal produto e este fica "bem" melhor que a geração anterior, como foi o caso do Gol, e mais, este novo produto é bem aceito pelo mercado, como é o caso das vendas do Gol (G4 + NF) após mudança, creio que podemos chamá-lo de um sucesso.
A VW tinha muito a perder se não fizesse com que o novo Gol ficasse melhor que os anteriores. Foi o que aconteceu com a Fiat ao lançar o Palio 08 (4ª geração), que vende muito pouco (o maior percentual de suas vendas é do FIRE) e fez com que muitos que "aceitavam" o Palio, passassem a torcer o mariz para ele. Por isto, acredito que lhe valha o título de melhor carro do Ano. Não que o novo Focus não seja muito, mais muito melhor que o Gol, mas sim pelo peso da importância do "produto" Gol para o mercado (qtde de vendas e percentual delas para os números de vendas do grupo VW), com relação a ele e outros bons produtos.
É complicado falar que o produto "gol nf' é de envergonhar a VW!
Se olharmos para os produtos que hoje existem e que competem com ele(Celta, Palio, Uno, Ka, Fiesta, Clio, Logan, Sandero, 206,5, Corsa), o Gol se sobressai positivamente. Não por um acabamento primoroso como você admira no Palio (que sinceramente não o vejo como de outro mundo), sim por um cuidado na construção, que permite que este veículo tenha na sua parte mecânica bem acertada (motor, plataforma pq 24 câmbio e sistema de direção / suspensão dianteira em paridade com o Seat Ibiza 2008/09) vãos de carroceria e resistencia a torção muito melhores que os da maioria dos anteriormente listados.
Ressalto o meu comentário anterior: "Seria muito melhor se ousasse em trazer mais ítens de conforto e segurança, pois por mais de r$30.000,00 num basicão é de doer." Repito é muita grana por um carro pelado, mas esta é a nossa realidade. Precisamos como consumidores questinadores sermos mais críticos para que nós tenhamos elhores produtos muito mais equipados com ítens de conforto e segurança. Ítens de seguarança e uma boa construção são coisas muito importantes, quando ocorrem algum acidente, como o que tive em 31/10/08. Só damos cona disto quando ocorre conosco, ou com alguém querido. Temos de ser mais críticos!!!
Ressalto também que: "Aguardo a resposta dos concorrentes. Que eles lancem opções mais atualizadas e mais “recheadas” de itens de conforto e segurança, por preços menos salgados." Há a necessidade de deixarmos de torcer por uma marca e passarmos a admirar bons produtos.
Fidelidade a uma marca de automóveis só faz bem às montadoras, que deixam de investir no aprimoramento de seus produtos. As marcas vendidas na Europa, por terem que conquistar a atenção dos poucos clientes (mercado saturado), alteram sempre os seus produtos, incorporando eqptos de segurança, conforto, melhores motores etc… Os carros de lá "vivem crescendo". Aqui, infelizmente não, basta uma faixinha cromada no porta-malas e/ou na grade, uma faixinha lateral e/ou um novo para-choques e "tchannn, temos o "NOVO" carro "x", "y", "z"…
Prezado rr09, comentando o que disse, "…basta uma faixinha cromada no porta-malas e/ou na grade, uma faixinha lateral e/ou um novo para-choques e “tchannn, temos o “NOVO” carro “x”, “y”, “z”…" – a primeira montadora com essa estratégia pobre foi a Vw, que continua a liderar com essas aberrações, ainda vendendo Kombi!! Por esses critérios, o Focus talvez merece o prêmio, mais que o Gol – pois é um veículo global, e não um depenado de terceiro mundo. Em minha opinião, a Frontier também é notável, agora nacionalizada e com preços muito abaixo do que estava sendo praticado com o modelo importado, é um excelente utilitário. Se temos de deixar de defender marcas e começar a defender nosso direito de termos veículos melhores, a primeira marca a sair de linha é a Vw.
"Gol . . . lindo como nunca, Gol como sempre"
rssss . . .
Jonh, leia novamente os comentários. Não estou defendendo esta ou aquela marca!!! Você tem sua opinião sobre o Focus ser o melhor lançamento de 2008 como "carro", nisto posso concordar contigo!!! Sustento a opinião sobre o Gol ser o mais importante lançamentro de 2008 em termos mercadológicos, pelo que ele, lider de mercado a muitos anos, representa e pelo resultado positivo alcançado perante o seu público consumidor (compradores de carros populares).
Segue "novamente o treco de meu comentário anterior". Se não consegui passar a mensagem que "torcer por esta ou aquela marca só faz bem às montadoras", desculpe-me.
________________________________________________
Ressalto o meu comentário anterior: “Seria muito melhor se ousasse em trazer mais ítens de conforto e segurança, pois por mais de r$30.000,00 num basicão é de doer.” Repito é muita grana por um carro pelado, mas esta é a nossa realidade. Precisamos como consumidores questinadores sermos mais críticos para que nós tenhamos elhores produtos muito mais equipados com ítens de conforto e segurança. Ítens de seguarança e uma boa construção são coisas muito importantes, quando ocorrem algum acidente, como o que tive em 31/10/08. Só damos cona disto quando ocorre conosco, ou com alguém querido. Temos de ser mais críticos!!!
Ressalto também que: “Aguardo a resposta dos concorrentes. Que eles lancem opções mais atualizadas e mais “recheadas” de itens de conforto e segurança, por preços menos salgados.” Há a necessidade de deixarmos de torcer por uma marca e passarmos a admirar bons produtos.
Fidelidade a uma marca de automóveis só faz bem às montadoras, que deixam de investir no aprimoramento de seus produtos. As marcas vendidas na Europa, por terem que conquistar a atenção dos poucos clientes (mercado saturado), alteram sempre os seus produtos, incorporando eqptos de segurança, conforto, melhores motores etc… Os carros de lá “vivem crescendo”. Aqui, infelizmente não, basta uma faixinha cromada no porta-malas e/ou na grade, uma faixinha lateral e/ou um novo para-choques e “tchannn, temos o “NOVO” carro “x”, “y”, “z”…
john, me desculpe, focus melhor que o gol nunca, a vw nunca foi modelo em equipamentos de conforto pois isto esta estampado em seu nome, ja a ford que sempre teve seu nome muito relacionado ao status norte americano hoje nada mais produz carrinhos de brinquedo ou melhor dizendo, de plastico mesmo.