Acharam que a Renault iria assistir sentada a investida da Volkswagen e da Peugeot nas versões turboalimentadas do Jetta e do 408? Segundo apuramos, a marca francesa planeja para breve uma nova versão topo de linha do sedã Fluence. O segredo é a adoção do motor turbo 2.0 que equipa lá fora o Mégane Coupé.
Com 180 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, o propulsor faz a versão esportiva do Mégane III voar: são 230 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
No Fluence, o motor não fará tanto até porque não é esse o objetivo, mas servirá como uma alternativa ao Jetta Highline, que carrega 200 cv de seu motor 2.0 TFSI. Além disso, impede que o Peugeot 408 faça algum estrago com a já anunciada versão que receberá a dupla motor THP 1.6 com 156 cv e câmbio de seis marchas. Aliás, reside aí o mistério que ainda não desvendamos. Terá o Fluence turbo algum câmbio diferente? Bem provável afinal o CVT do Sentra é bom, mas não para um comportamento mais aguerrido, coisa que se espera desse sedã.
se os franceses querem fazer frente ao Jetta Turbo, vão ter que usar o 2.0T com 225cv da Renault e o 1.6 VTi Turbo com 200 cv da Peugeot, e não essas versões enfraquecidas, afinal, pra fazer frente não teriam que andar na frente???
Bem interessante – mas deveriam cobrar nessa versão melhor o mesmo que já cobram pelo Fluence mais equipado.
Concordo com o Leandro Pi, se é para fazer frente ao Jetta Turbo então, obviamente, a Renault teria que colocar um motor similar ou melhor que o concorrente, pois já que a Renault teve a idéia, agora ela não pode deixar de oferecer algo melhor que os concorrentes, pois a marca já vende uma miséria, se continuar no mesmo não vai sair da estaca zero!!!
Efeito Jetta que ainda nem é vendido nas concessionárias!
@leandro Pi
É verdade, pois esse motor não passa de jogada de marketing para fazer do fluence um carro "superior", agora se colocasse o de 225cv do aí sim ele seria top, ainda mais se a renault fosse uma empresa seria e pensasse mais no Brasil e colocasse a "pele" do megane III que é infinitamente mais bonita do que o insosso e sem sal fluence!
Excelente notícia!!! Mas, será que é mesmo verdade? Ultimamente ando meio desconfiado com os furos…
Bem, o fato é que, se vier com 180 cv e torque de 30,6 kgf.m, com toda certeza fará frente ao Jetta Highline SIM, pois apesar do VW ser mais potente, ele possui menos torque (200 cv e 28,5 kgf.m). O desempenho deverá ser semelhante, já que a potência interfere mais na velocidade final, enquanto que o torque é mais preponderante nas acelerações e retomadas.
Pra fechar, é só colocar um precinho mais camarada, tipo uns R$ 80-85 mil que aí mata o Jetta com seus R$ 90 mil…
@avocat
Avocat, acho que o Jetta já está sendo vendido sim. Hoje pela manhã, vi um Jetta Comfortline (o lerdão de 120 cv) preto na Linha Amarela (Rio de Janeiro). O carro é mais bonito do que eu imaginava. Estava sem placa…
@fernando meier
Fernando: não achei o Fluence sem sal não. Pelo contrário, já vi uns circulando pelo Rio e também estacionados. Me pareceu um carro imponente e moderno. O mesmo eu já não falo do novo Corolla, que assim como o antigo, não passa de um carro tiozão mesmo!
Jetta é oficialmente o pior lançamento de 2011 e TSI aqui vai custar o preço do Passat/Azera/Fusion com 1/5 do equipamento e suspensão de Santana. Sedã de 100K no Brasil não aguenta nas vendas MB ou BMW de 110k.(Vide Azera que por mais que falem bem não sai dos 85k)
Não é preciso andar mais, não é preciso ter mais potência pra nada. Isso é coisa de subdesenvolvido que arranca em sinal com um Palio querendo passar um Gol! Grandes mer%&s!
BabaKel
Fiatero detect!
Já tem Jetta Highline sendo vendido sim, e eu já vi um na rua em Brasilia (aliás foi o único que vi até agora). O Turbo, sem teto, está saindo por menos de 85 mil (havia sido lançado por 90 mil), na Saga em Brasilia. Acho que baixaram o preço para que ele não fosse canabalizado pelo Passat.
@Babael
concordo que o Jetta Turbo é caríssimo e um mal negócio diante de elegante Passat Turbo ou do cafona Fusion.
Mas a suspensão dele não tem nada de Santana: é um conjunto independente bem moderno.
E, pelo que vc falou dos brasileiros (concordo com a crítica a babaquice na direção de quem pisa fundo num sinal pra brecar forte no seguinte) vc quis dizer torque em baixa, e não potência simplesmente.
Mas sicordo que não é preciso andar mais. Afinal, carro objeto de consumo e andar mais é um medida de avaliar isso. Mas tem que "andar mais" no geral, tipo fazer curva, dar tesão de guiar, brecar bem, etc…
@Cristiano
tá, mas em qual faixa de rotação esse torque aparece?
A concorrência tem 2.0 turbo em carros não esportivos com até 240 cv, mas o motor da VW é tido como referência pelo excelente torque em todas as faixas e turbolag quase nulo (o que é algo notável).
@Marques
Não duvido nada!
Quando lançaram a Jetta Variant, lembro que o sedan começava em 86 mil e a Variant em 90. Na época, a versão top da Variant (xenon, teto panorâmico, bancos elétricos em couro e sensor de estacionamento) aqui em Curitiba por 88 mil.
Essa turma das montadoras tem muuuuita margem pra queimar, ainda mais dos carros vindos do México. É capaz que para a Ford custe menos produzir um Fusion mexicano que um Focus argentino ou um Fiesta brasileiro completo
Vão cometer o mesmo erro que fizeram com o Megane, lançam o mais barato, depois lançam o mais caro. O Fluence mais equipana nunca deveria custa o preço que estão cobrando. O mercado mudou muito desde 2006. Tiro no pé o turbo, ..
@Leandro Pi
Não sei, não conheço esse motor… Mas é um 2.0 turbo, o torque estará disponível quando o turbo for acionado, o que costuma ocorrer em baixas rotações, mantendo-se constante até rotações mais elevadas. Aliás, essa é uma característica de motores turbo em geral: curva realmente flat.
Então, comparando as características principais, não dá para disparar que esse Fluence turbo realmente ficará atrás do Jetta (se é que realmente será lançado).
O Nissan Maxima tem câmbio CVT, com 300 cv. O Altima tem CVT no motor de 275 cv. O Sentra tem CVT no SE-R de 170 cv. QUAL O PROBLEMA DO CVT EM MOTORES POTENTES??
@flavio
o problema não é o CVT casar com um motor potente. o problema é: nesses dois carros que você citou, o motor é potente mas não há pretensão esportiva (tanto que o Sentra SE-R CVT ten 25 cavalos menos que o Sentra SE-R Spec V manual).
então, se quiserem uma versão realmente esportiva do Fluence, que coloquem um automático espertinho ou um manual… o CVT é para condução relaxada, ainda que com 275 ou 300 cavalos.
que marabilha´estamos entrando na era turbo novamente.vou comprar este renault e de saida mexer no dosador da pressao. Laussssssssssssss.
Fala sério, esse Fluence é muito feio e veja, acho o meu Logan simpático e tem o tal motor k4mi.
quero que alguém fale, qual desta categoria,oferece +que o fluence…ficam esses bandos de otarios
que acham que seus japoneses são insuperaveis…caiam na real,caro mesmo são civics e corollas
com suas tecnologias defasadas e designers cansados!!!Arrebenta Fluence..