Santo Peter Schreyer! A Kia deveria erguer uma estátua para o designer alemão, que transformou a marca coreana de sem sal para um prato cheio de sabor. Talvez o melhor projeto dele seja o Sportage – o talvez é porque existe o Optima também. Por que? É só colocar um Sportage ao lado de um Sorento para entender. O irmão maior, mesmo tendo sido lançado apenas um ano antes, parece que tem uns 10 anos de diferença, sem falar que o Sportage parece mais sofisticado que ele.
Sim, o Sportage é muito mais atraente que o ix35, numa espécie de “vingança” da Kia que, na época do lançamento do Tucson e o Sportage da geração anterior, acabou ficando com o patinho feio da dupla (não que o antigo Tucson seja um primor de design).
E é bom que a Kia aproveite esse momento “Miss Universo” do Sportage porque o carro, embora sem grandes defeitos, não vale o que ela está cobrando – imagine então a Hyundai e seu “Mercedes” ix35.
Apesar de ter versões que começam em R$ 83.900, o Sportage com equipamentos decentes custa mais de R$ 100 mil. E é aí que ele me decepcionou. Um veículo com valor na casa dos seis dígitos não ter ajuste de profundidade do volante, saída traseira de ar, paddle-shifts e um piloto automático que mostre na tela qual a velocidade que estamos “setando”? Não traz GPS ou mesmo uma tela touch-screen ou freio de estacionamento elétrico. Pior: a Kia usa o arcaico freio de pedal, coisa de picape rudimentar.
Pegue um 408 ou um Fluence e você terá mais itens. Melhor: compre um 3008 (se você encontrar) e levará um motor turbo que rende quase o mesmo que o 2.0 do Sportage (156 contra 166 cv), mas que entrega 24,5 kgfm de torque já a 1.400 rpm contra os 20 kg que o Kia só consegue em 4.600 giros.
Como disse, o Sportage é um carro bonito, daqueles que provocam o efeito “quero ter um”. Por dentro não exibe tanta sofisticação, mas é confortável. O câmbio de seis marchas tem trocas velozes, mas o motor faz apenas o indispensável – numa retomada, o crossover demora um pouco para voltar a velocidade anterior.
A suspensão é o ponto forte: é silenciosa e firme, mas sem perder conforto. Num dos trechos do test-drive precisamos trafegar por uma rua de pedras como aquelas que existem no centro de Parati (para quem conhece). O Sportage enfrentou o trecho numa boa. Quando voltamos a passar por lá, a bordo do Soul flex, parecia outra pista de tão ruim.
R$ 10 mil a menos
Resumo da ópera: o Sportage é um bom crossover, mas custa uns R$ 10 mil a mais do que vale. Se a versão de entrada com câmbio e ar manuais, custasse R$ 75 mil estaria de bom tamanho. E a top, que sai por quase R$ 104 mil, com tração integral, ficaria bem entre R$ 92 mil e R$ 95 mil. Para vocês verem que não é só a Hyundai que está surfando na onda do estrelismo.
[nggallery id=44]
Se o pessoal esperasse passar o efeito moda e a normalização da importação, logo os descontos viriam, e o preço ficaria mais próximo do ideal (sem devaneios com o preço do carro nos EUA).
Mas, prevalece o efeito manada, o baixo poder de exigência e a total falta de senso crítico, e fazem fila na porta da concessionária, que passa a cobrar, além do preço alto, um módico ágio de 10 ou 15K, coisa pouca.
"Para vocês verem que não é só a Hyundai que está surfando na onda do estrelismo."
Muitíssimo bem colocado.
Infelizmente nesse Brasil quem tem grana esbanja de maneira irresponsável, dando margem a distorções absurdas como ágio encima do que já tem ágio. E tem quem acredita que a culpa é "só" dos impostos.
Estive visitando o salão do automóvel no Brasil em 2010 e pude ver de perto o Sportage. Estava atrasando a troca de carro para montar numa Sportage. Quando descobri o preço de 83mil pela versão básica e verifiquei o acabamento interno espartano com plástico duríssimos no painel, desisti na hora e inclusive já troquei de carro e não foi uma Sportage e nem ix35.
A Kia me espantou com o preço e acabamento!
Existem muitas opções melhores no mercado, com preços mais condizentes.
Lamentável.
Realmente, um bom carro que está sendo estragado pelo preço exagerado. Aliás, este comentário serve não só ao Sportage ou ao ix35. Serve também a todos os seus concorrentes, como o ASX, o CR-V e cia.
Parece que as montadoras sacaram que o modismo de SUV aqui no Brail é capaz de cegar as pessoas, que acabam aceitando pagar valores entre R$ 80 e R$ 100 mil em carros com equipamentos "básicos" e desempenho medíocre. Tudo em nome do status e da sensação de "poder" em dirigir um carro alto…
Hoje, para aqueles que fazem questão de carros altos, sugiro o Peugeot 3008, único na categoria crossover com relação custo/ benefício coerente. Caso contrário, parta, para um sedan médio mesmo. Pelo menos estará fazendo melhor uso do seu dinheiro.
Tem toda a razão o Ricardo quando diz "…custasse R$ 75 mil estaria de bom tamanho.". Senão vejamos:
Se fosse valer a "regra" de preço Brasil x EUA (aqui é +- 150% mais caro), seria assim: US$ 18.000,00 x R$ 1,70 x 2,5(+150%)=R$ 76.500,00.
Se fosse valer a lei de mercado dos países desenvolvidos, onde um novo modelo substitui o antigo sem acréscimo significativo de preço, o "new" Sportage deveria custar uns R$ 70.000,00, o que era cobrado pelo modelo antigo.
De qq. forma, todos os carros vendidos aqui têm sobrepreço (leia-se sobrelucro) mínimo de 15%. Veja o caso do (Megane) Grandtour: era vendido por R$ 60 mil e agora é vendido por menos de R$ 50 mil… com certeza ainda com bom lucro. Neste prisma um Sportage de R$ 83.900,00 deveria custar R$ 71.315,00…e o preço + honesto para o Fluence, o 408, o Civic, Corolla e cia. seria algo em torno de R$ 50 a 51 mil.
Ricardo, boa análise!
Vamos torcer então para a febre baixar, a procura diminuir e as promoções chegarem
@Comanche
ix35, Sportage….afinal, qual vc comprou!??
Dizer que o Sorento parece ser dez anos mais velho, é tentar informar sem conhecer…
@Leandro Pi
Um fusquetinha, rsrsrs.
Brincadeira.
Abraços
Heheheh, ótimo post. Lamentável, mas de fato, reflete que nós ainda não estamos maduros o suficiente pra comprar carro. Cobram o preço que pedem pois tem "otário" que paga. Na Europa duvido se fariam uma coisa dessas…
Coisa de 3 mundinho. Daqui uns anos o efeito "Gisele" passa, e vão cair na realidade. O Civic que o diga.
Gostei muito do visual do Sportage desde as primeiras fotos que circularam na net antes do lançamento, mas foi só isso. Acabei comprando um 3008 GRIFFE, melhor CxB da categoria (mesmo achando o valor de 86.900 caro, mas dentro da realidade do nosso mercado tupiniquim).
A Kia acertou em cheio no novo Sportage,que ficou bem mais bonito que o HyundaiIX35,pena que daí vai ao abuso do preço.Agora todo mundo quer ter um,e a Kia só não vende mais por falta de estoque.Realmente valer 100 mil não vale,o povo quer ter devido ao efeito manada,o certo seria completo por 80 mil.Não acho o peugeout 3008 concorrente do Sportage,é bem familiar,tipo para levar as crianças na escola.
Por 83 mil reais do básico e pelado Sportage, compra-se um Subaru Forester com tração AWD, seis airbags, controle de estabilidade e motor equivalente. Por 100 ou 105 mil reais, compra-se um VW Tiguan, com muito mais motor, um câmbio muito melhor e acabamento infinitamente superior, além de itens de conveniência a dar com pau. Se preferir, leve um Subaru Forester XT 2.5 turbo, com mais motor ainda. O Kia ficou lindinho. Muito bom para mostrar para o vizinho (que não entenda de carros).
Conseguiram me convencer,semana passada quase fiz a cagada de comprar a esportage, financiada ainda,apareceu uma luz na hora e resolvi pensar melhor, realmente o carro e estéticamente bonito, mas a questão custo benefício ficou bem clara,vou ficar mais um tempo com meu véinho até a poeira baixar.
vcs são uns lisos que n tem dinheiro pra comprar o carro e fica ai falando mal. compra um fusca então que é bonitinho e baratinho
E MUITO PLASTICO POR MUITO DINHEIRO, NAO DEI CONTA POR FORA BONITINHA POR DENTRO PURO PLASTICO SO IDIOTA PRA PAGAR 85,000.
A sportage realmente ficou bonita, mas o preço está absurdamente alto, e ainda, nesta semana uma concessionária disse que tinha o modelo 395 e vejam só, querendo cobrar além do preço informado. Quem quer comprar uma sportage deve aguardar, da mesma forma que esta acontecendo com o IX35 que já está ficando parado nas concessionárias. Agora, só um porém, tem muita gente ai em cima comparando uns carros com designs muito ultrapassados. Pode ter tecnologia e motor, mais o design…
Eu concordo plenamente..Liguei ontem em uma concessionária Kia que dizia ter o Sportage P395. Fui surpreendido pelo preço abusivo. Agora eles ficam inventando acessórios para subir mais ainda o preço. Vejam o absurdo por causa de um Multimídia só no painel queriam cobrar pelo carro R$ 111.000,00….é um absurdo…R$ 13.000,00 a mais, sendo que um multimídia custa no máximo R$ 5.000,00 que é o que custa de um Tiguan!!!Além do péssimo atendimento, ainda fiz um comentário com a atendente,"Vocês realmente não estão precisando de clientes e estão vendendo muito, pois o atendimento é muito ruim e o vendedor nem se quer me ligou" ! É LAMENTÁVEL ESSA SITUAÇÃO! Para mim o brasileiro é burro e como todos disseram saem comprando a troco de qualquer coisa….Essas concessionárias Kia é uma farsa fazem exatamente 150 dias e o carro nunca apareceu na loja e quando vejo na net algum carro, é absurdo o preço ou não existe….Estou literalmente decepcionado com a Kia e o tratamento com o cliente…
Foi por esta razão que optei por comprar um ASX. O carro me surpreendeu, tanto no design, como espaço interno, acabamento interno, piloto automático, Paddle siftts, regulagem de altura do volante, enfim..O carro sem dúvida foi um dos melhores custosXbenefícios sem falar no preço que comparada a nova sportage esta imbatível e muito mais completa. Sem contar que o branco é perolisado.
REALMENTE O CARRO É LINDO MAS O PREÇO É ABSURDO !!!
VAMOS AGUARDAR PRÁ VER SE MELHORA ….E CONCORDO COM NOSSO AMIGO QUE FEZ O COMENTÁRIO QUANTO AO ATENDIMENTO NAS CONCESSIONÁRIAS , É HORRIVEL !!!
Realmente será lançado a versão flex do Sportage? será que vira mais caro ainda? será que vale a pena esperar?
Pera ai gente, quer dizer que essa sportage é mais bonita que o IX35…e esse painel todo analógico…e esse acabamento interno, IX35 tá vendendo 5X mais q essa sportage, fonte – Fenabrave, é a mesma coisa q comparar o cerato com o I30…
Apesar do abuso realmente um belo carro! Mas se a chave suprema para a sedução dos clientes no Brasil é comprovadamente o design e se há tanto dinheiro envolvido nesse imenso negócio, porque as outras montadoras deixam tanto a desejar em comparação aos coreanos???
Esse carro da Kia não me convence… muito plástico e um painel mais feio do que o do Maverick.
A sportage é muito mas robusta que o IX35, tem cara de carro. Fui ver o ASX e deixou a desejar, painel que não parece ser de uma mitsub, não chamou a atenção. E o porta malas muito pequeno.
excelente veiculo!
Eu já comprei o meu!!! O Carro é um "T"!!!! Sensacional!!!
Morram de inveja seus pobres!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Realmente a postura da KIA motors no Brasil é uma vergonha. Estão vendendo a versão 395 com prazo de entrega de 60 dias. Essa é a promessa da montadora. A realidade é que você fica engatado com eles te enrolando com esse prazo. No meu caso, passou para 120 dias, e perguntei ao vendedor se era prazo concreto ou um chute, a resposta foi UMA PREVISÃO. Lamentável a KIA! As concessionárias não deveriam estar vendendo um carro que não têm para entregar.
eu acho que quem nao tem dinheiro infelizmente deve andar de "fusca" e nao ficar botando defeito na SPORTAGE que e um carro maravilhoso o mais bonito do momento!
Quem critica o carro sem ter feito um teste drive em outros do mesmo segmento nao merece credito. Tenho uma sportage branca automatica e paguei R$ 88.900,00. Fiz teste drive em captiva, crv, asx e olhei o 3008 na concessionaria, pois nao tinha ainda test drive.
Todos estes carros na versao automatica ficam entre 80.000,00 e 90.000,00, a ix-35 e mais cara, sem justificativa alguma, pois compartilha diversos componentes com a sportage. Deles todos, sem duvida a sportage e a melhor opcao. O asx e captiva sao bons carros, mas o primeiro e mto compacto, porta malas e espaço para ocupantes do banco traseiro beira o ridiculo ja o segundo vai mudar modelo. O 3008 é bonito, mas e casamento pra vida toda, carro frances é a pior merda que se pode comprar, ja tive e sei bem como e.
Portanto se nao tem dinheiro pra comprar sportage compra uma ecosport e nao enche o saco com comentarios cheios de dor de cotovelo
SPORTAGE SEM DUVIDAS…MELHOR DESIGN ( PETER SCHREYER EX AUDI E MASSIMO FRASCELLA, EX JAGUAR EX ASTON MARTIN ) PRECISA DIZER MAIS? COMPREI UMA E É UM CARRO MARAVILHOSO EM TUDO.