Meus caros leitores, espero que vocês estejam sentados. A notícia é para ficar uns 5 minutos pensando se vocês estão acordados mesmos: a BMW pensa em abrir uma fábrica no Brasil. Pede para alguém lhe beliscar aí do lado. Pronto. A possibilidade é admitida pela montadora alemã, acreditem.
Saiu hoje na Reuters: “o crescimento do Brasil nos últimos 10 anos é impressionante”, disse Frank-Peter Ardnt, chefão de produção da marca alemã. A BMW, no entanto, não revelou nenhum plano concreto, apenas que o fato de o Brasil ter passado a Alemanha é um indicador do potencial do país e da região como um todo.
Num primeiro momento o mais provável é que o modelo escolhido para isso seja montado em regime de CKD, talvez até mesmo em Manaus, onde a BMW monta hoje algumas motos suas no país, com a ajuda da Dafra. A BMW tem operações de CKD em vários países como Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Rússia e Tailândia, mercados bem menores que o nosso.
Se a demanda crescer aí sim uma planta completa seria construída para termos o primeiro BMW genuinamente nacional. Já pensaram?
Apesar de ficar feliz com a notícia, confesso que estou reticente. Com os atuais impostos e o custo de produzir aqui fica difícil imaginar que a BMW conseguiria lucrar, que o diga a Audi e sua experiência com o A3. E outra: seria importante exportar para ganhar volume e isso parece impossível para um carro premium – nem modelos médios andamos conseguindo produzir, que dirá um modelo sofisticado.
Esperamos que a notícia não seja apenas um factóide.
OUCH!
Talvez criem uma linha de montagem pequena pra montar aqui a gama "i" pros novos multimilionários o Brasil hoje possui. Ou aumentar a oferta de Mini, ou o novo série1 com tração dianteira.
Se olharmos as vendas da série 3, série 1 e X1, dá pra acreditar.
Se fossem montados aqui em CKD, é possível que o preço caisse uns 15%.
Daí uma X1 não ficaria muito mais cara que uma IX35, um 320 próximo a um Jetta e um 118 a preço de Focus.
Alguém duvida que venderia bem?
Faz sentido. Sou cliente BMW e recebi, há cerca de 3 meses, uma pesquisa on-line que me perguntava, entre outras coisas:
1) Se compraria um BMW fabricado no Brasil;
2) Se motor flex era importante para decisão de compra;
3) Várias perguntas sobre opção entre diversas especificações de modelos BMW, sempre alterando os acessórios e os países fabricantes (Alemanha, EUA e Brasil).
Portanto, parece que eles estão estudando mesmo o caso!
Mas não é fabricada a motocicleta BMW GS650 em Manaus ? Na Europa os carros citados acima pelo @Leandro Pi tem preço semelhante, se a Bimmer frabricar alguns desses carros aqui com a mesma política de preço que eles tem na Europa, vai ser um sucesso
Pessoal, deixa de viagem!
Com a política fiscal e tributária do país das bananas, a chance de isso acontecer é quase zero.
Mais uma daquelas notícias do tipo: "aham, senta lá Cláudia".
@DVC
pois é DVC, mesmo estando nós no país da jabiticaba, pode cair o preço de algo quando fabricado aqui. Lancei uma estimativa de 15% pq foi mais ou menos isso que caiu do valor do Civic em 1998 quando ele passou a ser nacional (e olha que ele ainda ganhou mais equipamentos que o japonês do ano anterior!).
asunto /obs cinto de segurança microcontrolado que broqueia o
carro se nao estive uzando o cinto depois de falar com o
motirista. este prototipo esta devidamente protocolado junto
ao INPI estou procurando uma assessoria para este produto