Estava na cara. Imagina se a Ford iria deixar a Nissan bater no Focus daquele jeito. A montadora americana abriu o berreiro e bateu o pé até que o “papai” Conar resolvesse tirar o comercial do Nissan Tiida do ar em que o Focus era mostrado como um produto que dava margem de lucro grande para a Ford.
Pela molecagem, a Nissan vai ficar de castigo até o próximo comercial. Em quem falta meter o pau? Bom, com o novo Nissan March a caminho será o Gol? Ou Uno? Ou o Palio? Vamos ver.
Como dissemos e maior parte dos leitores concordou é que a Ford tem um carro melhor e não precisava ter posado de vítima. Bastava mostrar (e com facilidade) que o Focus é mais carro que o Tiida. Ponto. Aliás, que também é um bom carro e opção para quem não liga em ter suspensão independente, acabamento melhor e, por que não, um carro bem mais bonito para andar.
Como disse o leitor Oswaldo, nos Estados Unidos a Ford bateu na Nissan e nem foi com o Focus e sim com o novo Fiesta:
Como se vê, existem maneiras mais inteligentes de se responder a uma provocação sem precisar “pedir para sair”.
Paro para pensar e as vezes me pego questionando se realmente vale a pena propaganda como essa. É gasto uma fortuna em propaganda, e mal são veiculadas e todo o trabalho bom ou mal, é retirado do ar por alguma medida judicial (correta ou não).
Para mim, há um desgaste da Nissan com propagandas agressivas como essas, mesmo que seu objetivo seja chocar e afrontar não somente nossas idéias, bem como seus concorrentes.
Além do tempo de vida útil interrompido dessas propagandas, impedindo até mesmo que grande número de pessoas tenham acesso a essa divulgação, pois obviamente que essas são em grande parte restringidas pelos órgãos de fiscalização "Conar", além dos gastos perdidos com todo o projeto e com a divulgação, além do desgaste da imagem, o objetivo deixa de ser atingido, resultando em gastos, gastos, falta de respeito, oportunismo…
Quando não se tem competência para atender ao interesse do mercado, não devemos nos estabelecermos!
Completando…
Agora, se temos competência para estabelecermos não precisamos apelar para propaganda de gosto discutível.
E a Ford correu pro Conar…
Quem não tem competência para responder à altura, chama o advogado!
E essa que o Focus é mais carro: não é tão mais assim… o Tiida tem mesmo mais motor, um câmbio de 6 marchas maravilhoso, muito mais espaço interno, menor custo, seguro mais barato… só perde em suspensão e beleza.
(comparando com o Focus 1.6, claro!)
É… vc que a propaganda machuca, quando o povo vai correndo para a mamãe resolver o problema. Todas as montadoras sabem que ROUBAM o mercado nacional com lucros inexplicáveis. A Nissan também. Se alguém expõe a margem de lucros delas, elas piram.
@Comanche
Se não fosse polêmica, não teria repercussão e não teria efeito. Uma propaganda que chama a atenção por 1 semana (o sucesso foi tamanho que o video pode ser chamdo de "viral"), que o custo da propaganda é irrisório. Certamente valeu a pena para a Nissan.
E acho ridículo propagandas comparativas, que tiram sarro do concorrente, serem proibidas no Brasil. Se não divulga informações incorretas (viu, Hyundai!?), qual o problema?
Eu pessoalmente não gosto de empresas que pra falar bem de si, falam mal dos outros. E crio até rejeição a quem age dessa maneira. Mas isso é a minha opinião, acho que é questão de gosto, e aqueles que pensam como eu, simplesmente não comprem Nissan. Não precisa tirar a liberdade dos outros por causa disso.
Curioso mesmo é que em 1995 a Ford realizou uma campanha "Quem compara compra Ford" que era bem assim parecida com a da Nissan.
Lembro bem a do Escort, com o ator Pedro Cardoso "O Kadett é famoso pela sua ineção? Pois a do Escort tem tecnologia da F´romula 1! Com mais espaço interno que o Logus, o Escort custa menos e ainda é mais econômico que o Tipo!"
Agora a Ford se faz de coitada. Ridículoooooo
@Leandro Pi
Bem lembrado "quem compara compra Ford".
Na verdade, são todas farinhas do mesmo s.a.c.o.
Que se piquem. O importante para nós é preço, qualidade, tecnologia, segurança e vanguarda.
A atitude da Ford, só faz aumentar ainda mais a publicidade do o produto.
@Comanche
Comanche, pensa da seguinte forma: lançam um comercial já sabendo que o Conar vai reprovar… mas também sabem que isso vai levar ao menos 3 dias… provável que 5 dias.
Aí o comercial já virou hit e todo mundo quer ver. A imprensa sai publicando que o Conar proibiu… gera-se todo um burburinho sobre o comercial.
No final, a Nissan gastou só três ou cinco dias de veiculação paga na TV… e quando proíbem, todos vão para o Youtube pra assistir, sem a Nissan pagar um centavo sequer.
É ou não é um golpe de gênio marketeiro?
@Leandro Pi
Por favor ne cara.. faz muito tempo já. E aprede-se com os erros. Agora se errou no pasasdo n pode fazer o certo no presente?
A ford da mais doque certa em reclamar, uma vez q existe este orgão de regulamentação publicitaria.
Galera, sou publicitário. O orgão esta ai pra isso. Pq a nissam não investe a grana CARA da propaganda e não lança coisas de qualidade ao invez deste carro feioso.
Todo mundo nesses blogs e sites de veiculos reclamam da ma qualidade dos carros, logo todos querem algo JUSTO e certo pelos valores que pagam num carro aqui no brasil. Então é errado nos dias de hj (anos a tras da propaganda do escort onde as politicas da empresa eram diferentes) a ford fazer o correto e reclamar ao orgão que é feito pra regulamentar a boa propaganda no País?
Me pergunto no que as pessoas se fundamentam para falar aqui? Preferem ver as marcas brigando e fazendo coisas erradas mas exigem que os preçios sejam baixos e justos? Isso não é cabare e briga de galo nao. A boa briga está nos numeros pra elas e numa qualidade a preços ascessiveis dos veiculos para nós.
É por preços melhores q deveriamos exigir das montadores e não exculhambar se uma se acovardou e foi pra justiça.
Alias é por causa disso que o país inteiro n vai pra frente… as pessoas preferem ver o caos doque a normalização das coisas.
Eu ein!
@DVC
Não tinha pensado dessa maneira. Como não entendo como ocorre a forma de pagamento, se por um pacote todo, ou por cada inserção da propaganda, cheguei a pensar que o gasto seria em excesso e o dinheiro perdido.
Se analisar sob sua ótica, que faz sentido, pagando somente por cada inserção de veiculação da propaganda e não por todo um pacote, realmente o valor financeiro se paga.
Agora quanto ao tipo de propaganda, rebaixando a concorrência de forma direta e depreciativa, confesso que não sou fã. É uma questão de estilo, de conduta pessoal, não faz meu gosto.
Mas a Nissan, com certeza sabe onde quer chegar e de que forma quer seus resultados.
A verdade como dito anteriormente, são todas farinha… sempre usando os mesmos artifícios, mas sempre reclamando quando é a bola da vez.
Independentemente de a Ford ter bancado a vítima, eu acho que uma marca deve elogiar os seus produtos pelas qualidades que eles têm e não chamar a atenção dos pontos negativos dos produtos dos outros. Penso que isso deve acontecer em tudo o que nos rodeia, seja na publicidade ou não. Se o Nissan Tiida tem as suas qualidades, por que razão a montadora não as fez sobressair no comercial? Até podia comparar com o Focus. Mas pelos vistos nem a própria Nissan acredita nas qualidades dos seus produtos, porque só fala do preço que os outros cobram.
Também acho que a Ford deveria ter tido uma posição menos piegas, até porque quem tem a palavra final é o consumidor.
@DVC
perfeito raciocínio: é exatamente isso que eles pretendiam e deu certo
(vejam só a gente discutindo isso no blog….não tem um que não sabe que o Tiida 1.8 é 3 contos mais barato que o Focus 1.6)
@Eduardo caval
é, parceiro, minha memória guarda cada coisa que até eu fico assustado!
Primeio, te digo que acho uma droga quem usa o artifício de falar mal do outro para se sobressair, em detrimento de simplesmente mostrar as suas vantagens competitivas. Pra mim, a Nissa perde pontos ao lançar uma campanha desse tipo (assim como pensei o mesmo em 1995, na época do "Quem compara compra Ford" quando eu tinha 12 anos).
Mas é justamente essa a questão: esse tipo de propaganda de fato informa o consumidor (a Hyundai comete outro deslize, com informações falsas, mas aí é outra história). Tanto é que nos EUA esse tipo de campanha é perfeitamente permitida. E é essa a questão que eu criticava. Esse orgão regulamentador da sua área não deveria se incomodar com esse tipo de campanha (afinal, nenhum mentira foi dita, foi?), quem deveria se incomodar é o consumidor. Pra mim, que tenho experiência empresarial pra falar, não passa de mais uma tentativa desnecessária de regular o que não precisa ser regulado (curioso como demorou mais de um ano pra eles notificarem a Huyndai….nessa caso, de ação era necessária para o consumidor ser bem informado, mas houve omissão….interessante, não?).
O no final o orgão regulamnetador acaba prestando um bom serviço a Nissan: ao proibir, dá mais visibilidade. Isso já foi visto na campanha da Devassa com a Paris Hilton. Vc, como profissional de área, deve saber.
@Comanche Então mesmo a propaganda fora do ar só a polemica de pessoas contanto para outras da propaganda e pessoas vendo no youtube, até comentando no twitter a Nissan já conseguiu seu objetivo que era chamar atenção.
Tipo a propaganda da devassa que não foi pro ar, mas muitas pessoas viram no youtube. e foi um sucesso do mesmo jeito!
A Nissan não é nada inocente e não jogaria dinheiro fora, isso é uma estratégia de marketing agressivo e diferente e deu certo!
NÃO COMPRE O NOVO FORD FOCUS…… É UMA GRANDE ROUBADA
Ao invés da FORD entrar no CONAR ela deveria atender os clientes que compraram o novo FUCUS que não tem peça de reposição.
Em 25 de Janeiro deste ano (2011) comprei um NOVO Ford FOCUS para dar de presente para minha esposa, achando que seria a melhor opção entre seus concorrentes. Muito bem, por se tratar de um carro zero km 2011 e recebi a conversa sobre garantia, atendimento, presteza, comprometimento, etc….infelizmente tudo blá-blá bla e propaganda enganosa!!!!!!!
Meu novo FOCUS evidentemente veio com algum vício grave de ordem elétrica pois no dia da entrega já apresentava problemas no sistema Air bag , e em seguida na Injeção Eletrônica , fazendo que ficasse na oficina por dois dias , onde me passaram a informação que teria sido um problema simples e que passado pelo computador havia sido solucionado. Pois foi só sair da oficina o carro apresentou o mesmo defeito todas as luzes acessas e carro com consumo excessivo de combustível e pouca potência. Detalhe! O carro tem 6 semanas de uso e 700 km rodados!
Voltei novamente na concessionária e fui informado que era problema do chicote, e que deveria ser trocado, pois bem vamos fazer a troca do referido chicote. Bem parecia que seria resolvido a questão se não fosse o seguinte , não existe o tal chicote para trocar, só deus sabe quando, entrei em contato com a Ford pelo o 0800 que eles tanto falam que funciona 24 horas e nada resolvem, pedem que aguarde que um consultor estará entrando em contato, coisa que até hoje não aconteceu.
Minha esposa esta sem o carro , pois não tem a peça para trocar, sem informação, o carro esta parado em casa aguardando uma solução , sem previsão, sem nada.
A Ford não está nem aí para seus clientes, o cliente fica sem carro e sem saber o que tem, qual a gravidade e qual o prazo de entrega da peça e achando que comprando um carro Zero km para ter TRANQUILIDADE E CONFIABILIDADE, não para ter que levar o carro com falhas graves 3 vezes na concessionária no 1o mês de uso do carro é uma grande sacanagem da Ford.
Muito bem, uma decisão já está tomada, nunca mais eu compro um veículo desta Marca FORD, que não dá a mínima pelo produto que ela vende, E NEM PARA SEUS CLIENTES.
Foi aberto um chamado junto à Ford (4970395) NO DIA 1º DE MARÇO e até agora meu carro continua na garagem sem poder andar.Hoje 18/03/2011 entrei em contato com o famoso 0800 que esta no ar 24 horas para os que acreditam que terão uma solução…………….sabem qual foi a resposta? ??? Não temos nenhuma posição ainda,pois não temos a peça (chicote elétrico). E só Deus sabe quando vão ter.
Senhores, estou postando isto aqui para que outras pessoas não caiam no conto da FORD, pois estarei devolvendo o carro na concessionária Ford na segunda feira dia 21/03/2011 conforme orientações de meus advogados, e solicitando meu dinheiro de volta, conforme código de defesa do consumidor artigo 18 e já existem vários processos ganhos contra esse tipo de abuso das montadoras.. Vale lembrar que existem varias ações no Tribunal de Justiça de São Paulo neste mesmo sentido e todas elas dando causa ganha aos consumidores enganados ou por vicio no produto adquirido e não solucionado pelo fabricante, como no próprio caso a FORD.
Kenth Krishnamarck
Engraçado o comercial entre o Fiesta e o Versa (nome do Tiida nos USA).
Esse Fiesta é muuuuito diferente do Novo Fiesta aqui do Brasil, enquanto o Tiida é igualzinho.
As montadoras tratam o povo brasileiro como idiotas, colocam um carro que já está fora de linha no mundo, com um acabamento que não seria aceito em lugar nenhum, que tudo é pago como "opcional" e esse carro custa o triplo do que vc pagaria por exemplo nos Estados Unidos, tudo bem que os impostos do país são os maiores vilões).
Concluindo: os carros considerados "importados" tem menor venda devido à desvalorização do mercado, conquistando assim sua clientela oferecendo outras coisas como taxa 0%, teto solar, bancos em couro,ar digital, etc. Eu acho horrível a pessoa comprar um carro que não a agrada só porque vai perder menos na venda, a vida é feita de pequenos prazeres, e dirigir um carro que te encanta é um deles, depois, desvalorizar todos vão não é?