Quem disse que a GM não tem motor moderno? Câmbio de seis marchas? Freio de estacionamento elétrico? O Captiva agora tem: a linha 2011 do SUV ganhou dois motores com injeção direta de combustível – o V6 até downsizing teve, caindo de 3.6 para 3.0 litros. Já o câmbio de seis marchas virou padrão em todas as versões, e um prático freio elétrico tomou lugar da alavanca no meio do cockpit.
Boas e providenciais mudanças num segmento extremamente concorrido que faz a GM ficar feliz em manter sua participação (em torno de 10%), mas uma constatação clara que a filial brasileira é o patinho feio do grupo, mesmo sendo o Brasil um dos seus maiores mercados mundiais.
Sim porque a Captiva só melhorou porque é feita no México onde a GM precisa ser mais agressiva por conta do mercado norte-americano e onde produzir não é tão absurdamente caro. Porque no Brasil produzir algo mais moderno é sempre um assunto secundário. Comando variável? Transmissão automática com mais de quatro marchas? Suspensão independente? Esquece. Continuamos com remakes de produtos antigos que de novo só ganham nomenclaturas mais chamativas.
A receita, infelizmente, tem se propagado por outras montadoras. A Peugeot fez coisa parecida com o 408. Deu um tapa no visual e botou praticamente os mesmos equipamentos de antes. Se quiser algo um pouco melhor, vai pagar o mesmo que o crossover 3008, um francês que tem powertrain de primeira e vários itens diferenciados.
No caso da GM, o Captiva Ecotec 2011 custa R$ 90.299, veja só, apenas R$ 300 a mais que o Malibu, um sedã, cujo preço geralmente deveria ser bem menor que o de um SUV. Em comum, os dois não trazem a alavanca do freio de mão, mas no Malibu ela fica no pedal, no melhor estilo “picape”.
Mais econômico ou mais veloz
Curioso que o Captiva 2011 tenha ficado mais potente e essa energia a mais não tem se refletido em ganho em todos os sentidos. No caso do Ecotec, o desempenho melhorou. Se antes ele levava 11,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h agora faz o mesmo em 10,9 segundos. O consumo, que deveria ter se beneficiado das duas marchas a mais do câmbio e pela tecla Eco, que trocas as marchas numa condição mais amena, piorou segundo os números da própria montadora. Antes o Ecotec fazia 10 km/l na cidade agora faz 9,3 km/l. Certamente, o número anterior foi inflado por eles porque leitores do blog que têm o carro dizem que nunca conseguiram marcas próximas. A revista Autoesporte, por exemplo, tinha conseguido 6 km/l na cidade e agora atingiu 7,3 km/l.
No caso do V6, mesmo o tamanho menor do motor não significou menos potência: são 268 cv contra 261, mas o torque caiu porque não existe muita mágica quando se reduz o volume dos cilindros. Nesse caso, o consumo melhorou – agora o modelo roda uns 200 metros a mais a cada litro consumido, em média. Mas o 0 a 100 km/h leva um segundo a mais.
Enfim, foram mudanças boas e num timing certo, prestígio que os clientes de modelos nacionais da Chevrolet não gozam.
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A pouca diferença de preço entre o Captiva e o Malibu pode ser decorrência da origem de ambos. Ao contrário do SUV, o sedã vem do Canadá e paga 35% de imposto de importação. O Captiva se beneficia do acordo de livre comércio com o México.
Só falta pintar o pára-choque preto da 2.4, pois um p.ch sem pintura num carro de 90mil é piada.
Ainda bem que acabaram com a outra piada que era as rodas modelo 2010 da V6, horrível.
Vi o carro e adorei. Melhoram a mecânica mas quanto aos equipamentos ficou ainda a desejar.
Na versão Ecotec o ar condicionado é analógico e em nenhuma das versões há opcional para teto solar e bluetooth.
A Captiva é o melhor automóvel que a GMB tem a oferecer a seus consumidores,só que é importado.Quem optar pela linhanacional vai pagar muito por um produto defasado e gastão.Mr Ardilla tem muito ainda que fazer no Brasil.
Acabei de trocar meu Civic 2009 por uma Captiva 2011 Eco, estou super satisfeito. Até mesmo com o consumo, o Honda fazia a mesma coisa que a Captiva está fazendo. Só que com uma diferença, agora eu tenho na Captiva computador de bordo, freio de estacionamento elétrico, entrada USB, 6 air bags, comando do som no volante, controle de estabilidade… Sei que esses ítens não são nada do outro mundo e que os 2 carros não são concorrentes.
Mas não compro mais carro "caro" com apenas o "Trio Elétrico".
@Rocha-Pa
Qual o consumo da sua? Obrigado
Thiago, a minha está fazendo 6,5km/l (Cidade).
Pensei que fosse fazer mais conforme dizem por aí. Mas foi como falei, prefiro pagar o consumo e ter mais conforto. E além de tudo, o carro anda. Você tb tem uma?
brasileiro tem que pagar mesmo, estuda pouco e quer muito. povo ignorante, tenho vergonha de ser brasileiro.
@Rocha-Pa
Estive olhando uma semana passada… Na verdade me interessa mais o consumo rodoviario (carro p/ cidade eu já tenho)… Você já tem esse dado?
@Thiago
Thiago ainda não tenho esses dados, mas assim que tiver, te respondo.
Antes de comprar a captiva olhei todos os concorrente, fiz uma tabela com os itens e comparativo de preços, não tem nenhum concorrente com o mesmo custo benefício da captiva (itens X preço).
A para o rapaz que disse que tem vergonha de ser brasileiro, saia do país vá morar em outro lugar. Não existe país melhor que o Brasil, que possua mais oportunidade e q tenha um povo alegre e pacifico como o nosso.
Concordo,Romerio,vergonha é um brasilleiro ter vergonha de o ser.
Também tenho pesquisado bastante e ainda não conseguí decidir.Tem o ix35,mais caro que a Capitiva na sua versão básica e com bem menos opcionais.Tenho um Tucson e também acho seu consumo alto para um mecânico.
Comprei um Captiva 2010/2010 oKm na Lider Bh e quando fui buscar o carro me entregaram com uma pessima qualidade,parecia carro usado,a Qualidade do serviço de assitencia técnica péssimo. Agora quanto ao carro estou gostando.
Comprei uma CAPTIVA 2.4 2010/2011, em fev de 2011. Estava na dúvida entre os concorrentes. Analisei SUZUKI GRAND VITARA, SPORTAGE, MITSUBISHI ASX, HONDA CRV. A conclusão foi pelo melhor custo benefício da CAPTIVA. Com preço menor (R$ 89.000,00, oferece mais: banco de couro, 6 air bags, motor 2.4, seis marchas, piloto automático, câmbio automático de série, controle de estabilidade (todos de série). Minha preocupação era o consumo. Começou com média 7 na cidade. Fiz 1000 km, na estrada, com média 10,5. Está com 3000 km. O carro é um canhão em ultrapassagens. Muito bom!
tenho 14 anos e tenho duvidas entre a captiva e a honda cr-v qual é mais economica e mais segura alguem pode mi responder?
Comprei minha captiva ecotec em 31/08/2011 no primeiro tanque ela fez 5km/l vcs que tem a mais tempo , será que vai melhorar mesmo ?
oi José Roberto, tudo bem? Vai sim, pois vc vai ficar assustado e vai "aprender" a dirigir mais economicamente. Tenho uma Captiva V6 com o motor 3.6 e tração AWD (que faz consumir mais gasosa ainda). EU estou fazendo 5 Km/l na cidade (São Paulo), mas já consegui fazer 7,5 Km/l (cidade) e 10 Km/l (estrada)quando estava com mais paciência. Minha dica: coloque o computador de bordo no consumo instantâneo e preste atenção o quanto se gasta (desnecessariamente) arrancando que nem boyzinho e correndo mais do que o necessário entre um semáforo e outro. Ou seja, dirija como o pessoal nos EUA (para onde esses motores foram criados) que vc vai ter uma economia expressiva no final do mês. Abraços!
Junior, com certeza o CRV é mais econômico pois o mtoro é menor, menos potente e o carro é mais leve. Sobre segurança, a Honda oferece somente patéticos 2 air-bgas e nada de ESP. A Chevrolet oferece 6 air-bags e ESP.
Entre a captiva 2.4 e a 3.6, qual consome mais? Já ouvi dizer que o consumo é o mesmo, alguém poderia me explicar?