A Peugeot está lançando o sedã 408 no Brasil esta semana. O evento ocorre na cidade de Petrópolis, no RJ, e foi dividido em grupos de jornalistas (no nosso caso, iremos amanhã). Com isso, as revistas já tiveram acesso ao modelo e divulgam os preços das quatro versões disponíveis. A mais barata, Allure, custa R$ 59.500 e vem com câmbio manual.
Com câmbio automático de quatro marchas, o 408 Allure pula para R$ 64.500. Depois dela temos a Feline, somente automática, por R$ 74.900, e por fim, a Griffe, por R$ 79.900.
Por enquanto, o motor é o 2.0 16V Flex de 151 cv já usado em outros carros, mas a Peugeot disse que no 2º semestre o modelo terá opção de motor THP 1.6 turbo e câmbio automático de seis marchas, conjunto que equipa hoje o crossover 3008.
O que não ficou claro aí é se existirá uma versão mais topo de linha ainda com esse motor e câmbio ou se o Griffe vai usá-lo no lugar do equipamento atual. Se for essa segunda opção seria melhor nem lançar o atual Griffe.
A meta de vendas é de 1.500 unidades por mês, valor modesto perto do volume dos japoneses, mas bom para quem nunca teve um sedã médio de sucesso no Brasil.
Os preços são parecidos com os Renault Fluence, outro sedã que chega agora ao mercado tentando quebrar a hegemonia da Toyota e da Honda, resta saber o que o Peugeot 408 traz de série.
Atualizado às 16h10 – A Peugeot liberou o release do carro agora à tarde e uma certa decepção pairou no ar aqui na redação.
A versão de entrada Allure é modesta nesse sentido. Traz direção hidráulica (e não elétrica como os rivais), doia airbags, farois de neblina, freios com ABS, ar-condicionado simples, rodas aro 16, rádio, volante de couro, computador de bordo e piloto automático na versão com câmbio também automático.
A versão, digamos, mais balanceada é a Feline, mas custa caro – R$ 74 900 – preço muito próximo do 3008, que é mais carro. Nela há outros quatro airbags e ESP além de alarme, ar bi-zona, sensor de estacionamento, entre outros. O Fluence, da Renault, oferece isso e mais coisas.
Já a versão top Griffe parece piada. Traz itens legais como o GPS rebatível, faróis bi-xenon, assento com ajuste elétrico e sensor de estacionamento dianteiro, mas a própria Peugeot já diz que terá o motor 1.6 THP e o câmbio automático de seis marchas no 2º semestre. Então para que lançar a versão agora?
Mas vamos deixar para tirar conclusões amanhã, depois que andar no carro. O fato é que, depois de avaliar o Renault Fluence nos últimos dias, a Peugeot terá de suar para responder à altura. Isso para ficarmos apenas entre os franceses.
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O preço dos carros no Brasil é uma festa de preços para as montadoras, até parece o mesmo festival dos lucros bancários.
Bancos e Montadoras exploram o brasileiro, e o salário Ó.
Eu ví esse carro num posto de gasolina na Dutra, na altura de Porto Real, perto da fábrica. Meu, é lindo demais!
Dificilmente vai bater os japoneses, cliente de carro sedan sempre vai preferir a confiabilidade ante a equipamentos e design arrojado, mas vou te falar, qualquer sedan médio fica sem graça perto desse carro.
A diferença de preço da versão mais básica 'Allure' para as outras é muito grande. Alguém já parou para analisar o que essa versão te a menos ?
Parece ser uma boa opção de sedã médio … mas o automático de apenas 4 marchas decpciona bastante.
Olha Wilson, sou propriotario de New Civic, pague muito caro por um carro tem apenas o basico (TRIO ELETRICO!), não vou cair mais nesta, o meu proximo carro vai ter que ter muitos, mas muitos itens de sério 🙂
Esse carro equipado custa aqui mais caro que vários modelos Porsche lá fora. Até quando vamos aceitar essa palhaçada?
A versão 1.6 turbo parece formidavel, mas esse 2.0 de 151 CV e o cambio automático de 4 marchas já passaram da hora de serem substituidos
ótimo carro para comprar usado em 2012 ou 2013. de preferência já com o motor 1,6 turbo…
Desculpe não ter nada a ver minha pergunta, mas alguém sabe porque as lanternas traseiras do Golf R, piscam andando como se estive com o pisca alerta ligado. Ou será, que realmente está ligado.
Acho que conforme a velocidade reduz, as lanternas começam a acender.
Alguém sabe sobre o funcionamento desse sistema.
Vejam o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=1E_WXaQtKWs&fe…
Também achei o carro bonito quanto o vi pessoalmente no interior do estado do RJ, entretanto não gostei muito das lanternas traseiras. Bom, quanto ao preço seria melhor nem comentar, um verdadeiro absurdo, que segue o que todos fazem por aqui, entretando no caso da Peugeot, que está buscando entrar num seguimento durissimo, imaginei que fossem um pouco mais agressivos pelo menos nos equipamentos de série da versão mais barata.
@Comanche
Essas luzes parecem aquelas usadas nos carros de polícia disfarçados, pelo o que eu sei o unico carro que vem com isso é o Ford Crown Victoria Police Interceptor, quanto ao Golf, acho que deve ser obra de quem testou
@Eduardo Cl
Obrigado Eduardo pela resposta.
Não sei se estou enganado, mas existe um sistema de freio, que a intensidade da luz de freio, vai aumentando aos poucos, conforme a intensidade da freada aumenta, e quando a freada é muito forte, o brake light começa a piscar. Penso que talvez seja algo parecido.
Se não for efeito provocado pela ação direta do condutor com esse propósito, mas sim um recurso de segurança, ficou legal o resultado.
Abraços.
@Comanche
É a BMW que usa esse sitema eu acho que se cham Active Brake Lights ou algo do genero, esse deveria ser um item obrigatorio em todos os carros fabricados, assim como os air-bags, ABS, DRL, repetidores laterais de pisca, apoio de cabeça e cinto de 3 pontos para todos ocupantes. Se todos automoveis tivessem esses sistemas, as nossas ruas e estradas seriam bem mais seguras
@Comanche
Na verdade (na prática) as lanternas de leds piscam, mas o olho humano não é capaz de captar, apenas câmeras de vídeo. Era a mesma coisa que acontecia quando câmeras de vídeo filmavam monitores crt de pcs em reportagens de tv. Detalhe, esse mesmo efeito já não acontece com luzes diurnas de leds (aquelas usadas nos faróis por Audis e em pára-choques de Mercedes, Porsches,…), veja bem, estou me referindo a luz diurna, pois faróis que usam leds ao invés de lâmpadas, também piscam.
O efeito do freio existe em alguns modelos, em freadas bruscas alguns carros piscam suas lanternas algumas vezes para alertar o motorista que vem atrás, independente da lanterna usar led ou lâmpada, mas não é o caso do exemplo que você citou.
Querendo verificar outros vídeos, busque por vídeos de Audis, Porsches 911, Aston Martins dentre outros que usam leds nas lanternas e verá que elas piscam, sejam em acelerações, sejam em freadas.
Só um adendo, a piscada das luzes diurnas podem até ser captadas pela câmera (como no próprio vídeo do Golf), mas não é comum. Existe diferença na frequência (velocidade da piscada) da lanterna e das luzes diurnas, por isso na maior parte dos casos, câmeras captam apenas a piscada das lanternas e não das luzes diurnas.
A verdade é que a peugeot em parceria com a citroen detectou um campo de consumidores que gostariam de adquirir um veiculo com garantia e conforto citroen, porém fosse mais "barato" na relação custo-beneficio. O 408 está ai para tapar o buraco que c4 pallas tem deixado. A peugeot tem manutenção com preço menos elevado porém vários itens quebra frequentemente como: Máquina do vidro dianteiro, direção que fica dura ao passar na água, correia do alternador e marcador de combustivel que não marca. Esperamos sinceramente que em parceria com a citroen esses problemas venham a ser resolvidos bem rapidamente.