O site Carros e Segredos conseguiu flagrar a minivan C3 Picasso na fábrica da Citroën, em Porto Real, sem disfarce algum. Depois de ter sido revelada pela própria marca durante a festa dos 10 anos da unidade, o novo C3 agora pode ser entendido melhor.
E fica claro que a Citroën optou por um design frontal bem diferente do europeu (veja foto abaixo). Em vez do logo isolado entre os farois temos uma entrada de ar estilizada com o “chevron” da marca. A entrada de ar onde fica a placa no modelo da Europa foi trocada por um recorte mais estreito. Já o para-choque em nada lembra o do irmão do velho continente: além de ter um desenho invertido ele abriga os faróis de neblina – no C3 Picasso francês eles ficam à meia altura.
Na traseira, a tampa do porta-malas do Aircross foi aproveitada para reduzir custos e por isso a placa do carro ficará deslocada para a direita. Tampa essa que acompanha os para-lamas. Vamos dizer que o C3 Picasso brasileiro é mais minivan que o europeu, uma espécie de meio-termo entre monovolume e crossover.
Apesar de Citroën dizer que demorará para lançá-lo, pelo andar da carruagem o C3 Picasso deve ser lançado em alguns meses.
Fotos: Carros e Segredos
Apesar de pessoalmente não gostar muito deste tipo de carro (já tive um Meriva), acho que este modelo "clean" tem bem mais chances de sucesso do que o AirCross, embora brasileiro goste de carros alegóricos (tipo linha Adventure da Fiat). O público de carro francês aceita melhor linhas limpas do que poluídas. O AirCross só seria bem aceito se fosse da Fiat.
Ainda prefiro o europeu, ainda bem que não pretendo comprrar uma minivan
Há uma diferença importante para o modelo europeu – é outro carro! A Citroen, na onda de todas as outras montadoras hipócritas instaladas aqui, vai vender uma casca e um nome mentirosos, como fizeram com o Aircross. Qual a diferença, afinal? O europeu é mais seguro, mais leve, mais resistente e mais silencioso. O europeu aceita o parabrisa panorâmico. Coloquem os dois em um crash-test e verão o que a tecnologia faz em alguns anos. Esses modelos "novos" do C3 não passam da plataforma antiga com uns plásticos novos.
Que vegonha em Citroen?!
eita carrinho feio !!!!!!!!
"Quadrado-redondinho"… é o esilo do Uno fazendo escola… ficou bonitão, parece um uno que cresceu. E se comparar com o europeu então, dá pra perguntar quem copiou quem… arigatô!
novo uno + kia soul = c3 picasso
O C3 Picasso apareceu antes do Uno, e o Kia Soul chegou antes desse dois, e todos acima foram inspirados no Scion xB (Toyota bB no Japão) e no Nissan Cube, então dizer que o C3 Picasso copiou o Uno não faz muito sentido, concordam ?
Não vejo problemas em termos plataformas diferentes das europeias ou plataformas comuns ou reaproveitadas entre alguns modelos, desde que estas plataformas sejam eficientes para gerar segurança e comportamento mecânico necessários. Temos, de uma forma geral, carros “menos seguros” do que a Europa até pelas normas e legislação que vigoram, o que não necessariamente é culpa das montadoras (apesar de ser confortável para elas), mas sim do governo e do público que compra qualquer coisa sem pensar em itens de segurança. O que nos mostrará as reais diferenças entre este modelo e o Europeu serão os resultados dos testes da LATIN-NCAP por exemplo, mas acima de tudo a comparação dele acho que deva ser feita com os concorrentes do mesmo seguimento vendidos por aqui e não com o seu “homologo” francês.
@Sergio
Porque então os modelos recebem o mesmo nome dos modelos autênticos, europeus?
Caro Sergio, você se contentaria em, pagando três vezes mais, comprar um big mac amanhecido de dois dias atrás porque os botecos em volta fazem o mesmo com o óleo da fritura?
Pense bem – se aceitarmos de vez as porcarias que vendem aqui, rebuscadas e remendadas, de péssima qualidade, nosso mercado vai continuar assim eternamente.
Já chega de modelos mentirosos, de Kombi e de Golf, não é verdade?
John, certamente concordo com a sua visão, como já manifestei em outros posts, no que se refere aos abusos de preços e produtos defasados. Porém se focarmos exclusivamente nesse tema não comentaremos ou analisaremos mais nada sobre os veículos vendidos por aqui. A minha visão sobre esse carro é que não necessariamente ele é um "remendo" do europeu por não ter a mesma plataforma, e que a qualidade (ou falta dela) desse carro com a plataforma local só se demonstrará após os testes que avaliarão a segurança do veículo e o seu desempenho e comportamente mecânico. Apenas isso. No mais, pode estar certo de que faço a minha parte para boicotar absurdos que nos empurram e verdadeiramente sou contra Kombis, Golfs, 207 e etc.