O leitor Claudio Prado nos enviou hoje um e-mail sobre o arquivamento do projeto de lei do deputado José Chaves que prevê a liberação da venda de automóveis a diesel no Brasil, proibida no país desde 1976 sob o pretexto de não encarecer o transporte rodoviário.
Pesquisamos o assunto e vimos que realmente o projeto, apresentado em 11 de julho de 2006, voltou a ser arquivado mas de forma automática já que a cada nova legislatura os projetos que estão parados acabam sendo tirados da pauta. Em 2007 isso já havia ocorrido mas outros parlamentares pediram o desarquivamento.
De qualquer forma, esse projeto de lei não deve seguir em frente já que há um outro projeto no Senado em estágio mais avançado, proposto pelo então Senador Gerson Camata. Foi esse projeto que teve aprovação da CCJ, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em agosto de 2009 e que teve uma ampla divulgação na época.
Parecia que a coisa iria caminhar, mas, desde então, o projeto segue em ritmo lento no Senado. No mês passado, a proposta seguiu para outra comissão, a CAE, de Assuntos Econômicos, e aguarda designação de um relator para passar pelo seu crivo.
Ou seja, exceto se houver alguma pressão do governo federal, esse projeto ainda vai dar voltas e mais voltas no Congresso antes de ser votado e sabe-se lá se aprovado. Melhor esperarmos sentados.
Simples.
Os carros a DIESEL virao para o Brasil em 2050, isso se os USINEIROS permitirem.
A matematica eh bem simples……
LAMENTAVEL
Abracao
RAFAEL CRUZ
Prefiro subsídios para motores hibridos do que um a diesel
@Marco
E eu prefiro redução de impostos a qualquer tipo de subsídio….
Claudio Prado, não Claudio Passos… De qq forma, a lei é exdruxula… permite a importação de Land Rovers da vida de mais de 200 mil e não deixa os eficientes motores até 1.6 TDI, muito mais economicos e que serviriam a carros acessiveis a uma parcela maior da população.
Concordo que o Brasil ldeveria estar na vanguarda do combustivel renovavel, mas estacionou no etanol (que não vale a pena na maioria dos estados) e acomodou-se… Podiamos estar pesquisando e desenvolvendo baterias eficientes e tal. Mas não estamos, e nem estaremos. que pena.
os motores a diesel em questão não são esses que os brasileiros estão acostumados em pickups…quem já andou em um carro movido a diesel sabe da sua eficiência. @Marco
Acho discutível esta medida… É lógico, todo tipo de opção é válida. Mas de que adianta, querer comparar os carros vendidos aqui com os europeus.
Primeiro: que na Europa o combustível é infinitamente superior ao brasileiro, mesmo relativamente custando o mesmo. O Brasil é (ouvi dizer) auto-suficiente em petróleo, mas tem o litro de gasolina mais caro do mundo.
Até o etanol americano (extraído do milho) é mais eficiente que o nosso…
Ninguém quer mexer com isso. Foi o que falaram: o lobby político (usineiros) é muito forte, o pré-sal é a bola da vez, tupi vem em seguida…
Eles vão querer deixar o diesel pra caminhão e gerador de energia, e olhe lá… Mais fácil sair o carro elétrico antes desse projeto de carro a diesel ser aprovado.
@Claudio Prado
Oi Claudio, perdão pelo erro, já corrigi no texto. E obrigado por levantar o tema.
Abs,
Ricardo Meier
ola ,infelismente o brasil nao tem automoveis a diesel e eletricos ,pela corrupçao de propina de usineiros de alcool ,e mafia da petrobras dirigida pelos nossos governantes ,mençalao continua encuanto nao tiver a liberdade dos autos diesel e eletricos ,,eu tenho certeza se tivesse a ditadura militar nessa época nos teria a liberdade dos automoveis diesel e eletricos ,na quele tempo de ditadura ouve a proibiçao de diesel em automoveis porque faltava mesmo diesel ,hoje é alto suficiencia em diesel e gasolina e fingem nao ser para explorar nos os comsumidores ,so tem lei comprada mençalao ,por isso nao temos automoveis diesel no brasil,isso tem que acabar chega de corrupçao ,nem que tenham que voltar a ditadura militar para os democrata da democracia fugir do brasil e nao saber para onde ir ,porque o brasil é o melhor pais para se viver se nao fosse a mafia da petrobras e usineiros de alcool ,porque o automovel nao é so para passear é um estrumento de trabalho para se locomover ,,por isso a gasolina e alcool cuando sobe gera inflaçao em tudo ,diesel e eletricos em automoveis ja é pra hontem,
as montadoras de veiculos no brasil tem que dar apoio para liberar urgente os automoveis a diesel ou biodiesel e eletricos ,todas as fabricas de veiculos tem força contra os governantes corruptos ,mas nao fazem nada pelo consumidor ,,élas sao multinacionais podem ameaçar o governo que vao embora do brasil se nao ouver liberdade de escolha ao consumidor brasileiro,porque multinacional é imprestada o dia que inventar de juntar as malas e ir embora é pra ja ,como aconteceu com a gm da argentina no passado foi embora e agora ta de volta na argentina ,foi cuando a inglaterra venceu a argentina na guerra das malvina e tava mal a situaçao por la ,,,,,,
com éssa mafia no governo petrobras e usineiros de etanol alcool,,ta dificel ter a tal democracia livre liberados os automoveis a diesel e eletricos aqui no brasil,seria o melhor pais do mundo se tivesse automoveis super economicos como na europa diesel eletricos e propulsores de 3 cilindros e 2 cilindros que andam melhor que nossos popular 1.0 ,sao mais potentes e mais economicos,se nao tivesse o mençalao que ainda continua ,nos ja teriam a tempo os autos a diesel no brasil livre escolha ,