Duas coisas são meio que regra quando falamos da Hyundai no Brasil: a boa é que seus carros são sempre elogiados pelo design e equipamentos e a ruim é que a CAOA, o grupo que a representa aqui, não perde a oportunidade de usar táticas de baixo nível para promover esses produtos. Mas sejamos justos quando uma outra boa notícia surge. A marca coreana divulgou com estardalhaço a adoção de revisões com preço fixo.
Era uma antiga demanda de seus clientes, que se assustavam com as variações de concessionária para concessionária e com os preços abusivos. Agora, segundo a montadora, os valores estão tabelados e “são os mais competitivos do mercado”, de acordo com o anúncio publicado em jornais de grande circulação.
Pelo histórico de propagandas tendenciosas, é racional sermos cautelosos com essa tabela, mas o fato de a informação ter sido publicada não deixa de ser uma prova para eventuais reclamações dos consumidores. Enfim, que seja a primeira de muitas ações da Hyundai para tornar seu pós-venda tão bom quanto seus veículos mais novos.
Atualizado às 17h49 – acabo de receber o release oficial da CAOA-Hyundai e o texto é conflitante. Num trecho fala-se que “os modelos têm preços de peças tabelados para todas as revisões e quilometragens” para logo em seguida se contradizer: “Uma tabela com os preços sugeridos de cada revisão está disponível no site da montadora”.
Ou seja, não há garantia nenhuma de preço mais competitivo já que fica claro que a montadora não tem controle sobre o que seus concessionários cobram (a maior parte da própria CAOA). Como dissemos, o fato de a Hyundai tornar públicos valores justos para seus serviços é positivo, mas, como em outras ocasiões, a publicidade faz parecer que a coisa é maior do que é.
Uma curiosidade sobre o pós-venda da Hyundai é que as revisões com mão de obra gratuita não acompanham a garantia de 5 anos: Toyota e Honda, por exemplo, só cobram pelos produtos trocados nas revisões de 10.000 e 20.000 km – a mão de obra só entra com 30.000 km, quando a garantia de 3 anos acaba. Já a Hyundai faz o mesmo, mas as revisões de 30.000 e 40.000 km, dentro da garantia têm a mão de obra cobrada.
Vejam aqui os preços sugeridos pelas revisões dos carros da Hyundai.
Talvez seja um início de umamelhor relação com o consumidor dos carros da Hyundai.No teste de longa duração do i 30,a 4 rodas revelou a empurroterapia das concessionárias Hyundai,para encarecer as revisões obrigatórias,tomar que realmente melhore.
Outra propaganda enganosa da Hyundai! Acabei de fazer minha revisão, liguei para a concessionária e eles falaram que não faziam o preço. Liguei então para a Hyundai e falei com eles, sabe a resposta: os preços são somente referenciais, não são obrigatórios. Na prática, cada concessionária pode comprar o que quiser.
Dá-lhe mais propaganda enganosa.
Os carros da Hyundai sáo ótimo, mas a CAOA é uma MÁFIA SAFADA. E só continua agindo dessa forma porque sabe que o Brasil é um país de todos.
Ela lucra demais com propagandas enganosas e o que paga por processo não é o suficiente para desfazer essa máfia. Ou seja, vale a pena. Saldo positivo.
E não só a Hyundai. Ford e outras empresas também parecem um circo na pós-venda neste páis.
Obrigado pela informação Igor, estou para trocar o meu New Civic e estava pensando em em olhar os carros da Hyundai que estão com um bonito deseign, mas agora acho que não vou passar nem na concessionária.
Sempre fiquei espantando com as revisões da Honda, você agenda, chega la na hora marcada e eles perguntam “O Sr. gostaria de tomar um cafezinho enquanto aguarda a revisão do seu carro, é que ela demora apenas 2 horas.”
Isto que é serviço :).
Não são duas as regras são TRÊS:
A terceira regra é que os carros são da cor que vc quiser, desde que seja preto ou prata.
Fernando, não é que o atendimento seja ruim. Nunca me ofereceram café, mas em 3 revisões, nunca atrasaram e sempre me deram desconto. O que me deixa revoltado são as propagandas enganosas.
Para que alegar que tem preço fixo de revisão se o próprio Call Center da empresa confirma o contrário?
Quanto as cores, sempre tive carro de outras cores, mas infelizmente a Hyundai só pensa em dinheiro, e neste caso, vocês tem de concordar, se não quiser carro encalhado, venda somente prata e preto. É uma pena, mas é racional.
Desaconselho todo mundo que pergunta se Hyundai é bom negócio.
O grupo CAOA vai sujar geral o nome da marca aqui no Brasil devido à essa empurroterapia e facadas generalizadas no consumidor.
Aconteceu comigo exatamente o que o Igor falou. Liguei para varias concessionarias e cada uma com um preço diferente, dai liguei no 0800 da Hyundai e me falaram que o preço era apenas como referencia e que cada concessionaria tinha sua margem de lucro.
Estava estudando a compra de um Suv Hyundai. Aviso a Caoa que estou desistindo e buscando propostas concorrentes.
Senhores, há anos a Hyundai (CAOA) faz propaganda enganosa no Brasil. Este fato somente vai parar se os consumidores formalizarem suas denúncias perante os órgãos de proteção do consumidor, Ministério Público ou demandarem judicialmente. Eu irei fazer isto.
Ok.. vela de ignição +filtros e óleos do I30. Revisão dos 40.000km só 268,00. Se for verdade é super barato.. até do meu golzinho 16v é mais caro.. ta meio estranho…
Vocês acham correto eu pagar R$ 587,29 de revisão dos 30.000 Km e, por não estar incluído neste valor a troca de pastilhas de freio, eu ter que pagar + R$ 682,00 pelas troca destas pastilhas e a mão-de-obra novamente? O total dá R$ 1.269,29, qdo eles dizem que o valor da revisão na tabela seria de R$ 376,00 ? Eu penso que a revisão já deveria estar incluso todos os ítens necessários, por tratar-se de uma REVISÃO e, também, não pagar outro valor de mão-de-obra (novamente) para este serviço. O que vocês acham?
oi td bm ,estou querendo comprar esse caro e muito bonito vendo esse comentário estou em duvida. qual e valor das revisão básica , troca de óleo , filtro , pastilha de freio .
Revisao de 40000 preço sugerido 770 preco conssecionaria caoa recife 1200
Revisão ix35 2015/16 40000 R$530 acima do preço sugerido pela montadora