A bola foi levantada por alguns jornalistas, entre eles o Joel Leite: as marcas abusaram dos emplacamentos por laranjas em dezembro para fechar 2010 com números mais belos e inflados. Pois basta olhar os números de vendas de janeiro para constatar que a prática, vergonhosa, diga-se de passagem, se proliferou mesmo.
O Gol, por exemplo, acumulava pouco mais de 18 mil unidades até esta quarta, dia 26, contra quase 30 mil em dezembro. Com o Uno a coisa é pior ainda: de 28,4 mil o Fiat mal passou de 13 mil até agora. Mais abaixo da lista, o City saiu de 4,2 mil para 1.628 unidades. Vejam mais alguns exemplos, um por marca:
Ford Fiesta – de 10.956 para 5.131
Chevrolet Celta – de 16.297 para 6.406
Renault Sandero – de 7.568 para 2.673
Hyundai i30 – de 3.966 para 2.351
Peugeot 207 – de 4.111 para 1.719
Citroën C3 – de 4.161 para 2.388
Kia Cerato – de 1.601 para 970
Nissan Livina – de 1.807 para 750
Como se vê, não foi uma atitude isolada, todo mundo resolveu “queimar a largada”. O resultado disso é a desmoralização dos emplacamentos como medida de sucesso de um veículo.
A ironia disso tudo é que as montadoras resolveram adotar os dados de registro do Renavam como ranking oficial depois que algumas marcas, como a Hyundai, inflaram suas vendas no atacado (da distribuidora para a concessionária) para parecerem melhores do que eram. Isso no começo da década passada. Como se vê, elas mesmas não aguentam competir de maneira isenta.
A Hyundai do Brasil, vulgo Caoa, pelo que demonstra, parece ser a mais suja do mercado em todos os sentidos.
Assim estou fora da Hyundai, até que o verdadeiro grupo coreano acorde sobre essa situação.
Enquanto isso, vou de outras marcas, sem problema algum, mesmo porque a Hyundai nunca foi e talvez nunca será a cereja desse bolo.
@Comanche
Pelo menos tem a Kia, que faz os mesmos carros com carroçeria mais bonita (minha opinião) e não é ladra
@Eduardo Cl
Concordo com vc. também acho os atuais Kia mais bonitos, seja nos Suvs, seja nos Sedans… e também não acho ela ladra, mas que a Kia está cobrando alto também pelos novos Kia está. Haja vista, o novo Sportage que subiu mais de R$20mil na linha nova.
@Comanche
É a tendencia, depois de um tempo as montadoras instaladas aqui começam a cobrar mais caro pelos carros novos o melhor exemplo disso é a Honda com o Civic em 2006 e o Fit em 2008
Boiei nessa parte de usar laranjas para emplacar seus carros!
Discussões sobre a CAOA à parte, o que envergonha nessa lista são os modelos de 5o mundo: Celta, Fiesta, 207 e C3 – modelos que não respeitam o tamanho e importância do nosso mercado. O C3 é o mais atual, mas a Citroën parece que gostou da estratégia de enganar o consumidor daqui, a exemplo das outras marcas.
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leandro :Boiei nessa parte de usar laranjas para emplacar seus carros!
Eu também …. Mas pelo pouco que entendi será que usaram laranjas mesmo, haja laranja, já que se tratam de diferenças de 4 dígitos. Muitas pessoas que conheço trocam de carro final de ano, ano novo carro novo. Outra coisa, janeiro é cheio de impostos e também férias, acredito que isso influencie significativamente no resultado das vendas.
Apenas uma visão minha sobre dois pontos:
1) John, acho um pouco exagerado colocar o C3 junto aos outros 3 exemplos citados por você, afinal a atual geração acabou de sair de linha na Europa, onde a nova versão lançada por lá, ao que se comenta, será logo lançada por aqui (claro, com plataforma local). Seria quase o mesmo de dizer que a Ford desrespeita o consumidor com o Focus daqui, ou mesmo, que a própria Citroen faz o mesmo com o C4. Acho que são situações realmente diferentes dos outros 3 exemplos.
2) A "farra do boi" nos emplacamentos de dezembro não é novidade, tão pouco um dia foi exclusiva das "4 grandes", mas é claro que é mais importante para quem está brigando pela ponta nas vendas. Entretanto o comparativo com janeiro não é o melhor, acho que seria interessante analisarmos a diferença de dezembro com fevereiro ou março. Janeiro é um mês reconhecidamente morto nas vendas de automóveis.
Na Verdade Existe Um Pouco De Desinformação Nisso, Sou Ligado a Uma Rede De Concessionarias Renault, e o Motivo Do Baixo Volume De Vendas No Mes De Janeiro é a Falta De Veiculos Disponiveis a Pronta Entrega, Motivado Pelo Enorme Volume De Vendas Do Mes De Dezembro. No Momento Quem Comprar Um Sandero ou Logan Deve Aguardar Pelo Menos 60 Dias Para Receber Seu Carro, Devido à Tamanha Demanda De Tais Veiculos. Quando Informamos Tal Prazo Aos Clientes Os Mesmos Acabam Desistindo Da Compra, Por Causa Do Periodo De Entrega. Resumindo As Vendas Superaram a Produção. Infelizmente No Mês De Janeiro, Estamos Tendo Inclusive De Recusar Clientes Diante De Tal Situação. Em Uma Equipe De 30 Vendedores, Resolvemos Dar Ferias Coletivas Para 15 Deles Devido Ao Baixo Volume De Vendas No Mes De Janeiro. Quem Quiser Comprovar a Veracidade De Minha Declaração Dirija-se a Uma Concessionaria e Questione Tal Fato.