Palavras de um funcionário da Ford: “A nova geração do EcoSport será uma espécie de mini-Kuga”. O exclusivo modelo nacional terá uma mudança profunda dentro de dois anos, após a chegada do novo Fiesta, com o padrão “Verve”.
Este, por sinal, será idêntico no visual ao Fiesta europeu, mas…claro, não terá o mesmo padrão de construção nem os equipamentos. Mas fiquem tranqüilos, a Ford não mudará significativamente o modelo que você viu lá fora e que estará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo para sua, digamos, primeira prova em território brasileiro.
Quanto ao EcoSport, a dica foi dada com muita certeza. O jipinho se baseará nas linhas do Kuga, um crossover europeu que usa a plataforma do Focus.
O Kuga seria um ótimo veículo para produzir aqui – novamente vamos receber de uma montadora versões "sob medida", no caso dos fiesta e ecosport. O Brasil é um mercado utópico: um dos maiores do mundo, com veículos baseados em plataformas antigas, inferiores em acabamento e equipamentos, e preços na estratosfera. Carro bom mesmo se compra na Argentina, no Chile, na Venezuela……
Lamento pela noticia pois a cada dia q passa eu vejo q a estratégia das montadoras é maquiar os seus carros no nosso mercado. Fico triste pq dessa forma eles simplesmente subestimam o nosso pais. Dá até pra imaginar o Eco da mesma forma q é vendido hj com a frente do Kuga, chega a ser inacreditável, e olha q tem montadoras q dão exemplo como as japonesas. Só espero q essa visão de algumas montadoras mudem com o tempo.
Sei lá. Achei uma notícia interessante. Uma coisa que vocês não entenderam, será a ecosport só que com o design análogo ao Kuga. Ou seja será um Kuga menorzinho. A Ford traz o Fusion exatamente igual ao americano e trará o Edge também exatamente igual. O novo Focus é igual ao europeu , só possui pouquissimas mudanças, fato que irá acontecer também ao Fiesta(Verve). O Fiesta é um carro global e o mesmo dos europeus será trazido pra cá, só haverão pequenas mudanças regionais. Coisa que toda marca faz.
As japonesas possuem carros caros. O carro mais barato da honda é R$ 50.000 e o da Toyota é R$ 65.000.
Não tem como se fabricar um carro pra custar 25 mil e ter o mesmo padrão europeu ou americano. É inviável. Inviável porque aqui no Brasil tudo é muito taxado. Não só a venda e produção de carro em si, mas todo e qualquer equipamento tecnológico, que faz com que nós brasileiros fiquemos atrás do resto mundo e mesmo atrás de paises vizinhos nossos que possuem diferentes politicas de impostos.
Enfim…. pra mim seria uma coisa bem vinda diante do nosso mercado.
o Audi Q5 é uma versão menor do Q7. o Volvo XC60 é uma versão menor do próximo XC90. a BMW estuda o X1 como alternativa compacta ao X3, e a Mercedes acabou de lançar o GLK pra quem não quisesse levar um ML.
ou seja, não vejo problema nenhum em a Ford se basear no Kuga pra fazer um Ecosport II. é só manter o padrão de qualidade (acabamento, itens de segurança etc) do original.
Uma das ultimas novidades aqui na Argentina e que Ford Kuga poderia ser fornecido en Pacheco Argentina, porque usa a mesma plataforma que o novo Focus.
O Carlos falou tudo. Concordo plenamente.
É incrível. O consumidor compra ecosport – pagando preço de Landrover – e ainda acha bom. Alguém realmente acredita que o ecoII terá qualquer longínqua semelhança com a qualidade do Kuga europeu? Ou será que ninguém percebeu que o focus, que aqui no Brasil é inferior até mesmo ao vendido na Argentina (!!!) somente irá ser semelhante ao europeu por alguns meses? O Hernan tem bom senso – claro, olha o mercado de fora…
John, o Focus não é inferior. Entra no site da Ford Inglesa por exemplo e veja as fotos do carro e entre na da Ford brasil e veja as fotos do novo Focus. O interior é igual, exatamente igual. A unica coisa que o nosso não tem é o GPS que na europa vem integrado em todos os carros.
A plataforma é a do Volco C30, ou seja o carro é muito seguro, pois é de todos conhecido de que as plataformas mais seguras do mundo são a da Volvo.
O carro que será fabricado na Argentina é o mesmo europeu e virá da Argentina para as vendas no Brasil. É um projeto global da Ford, assim como o futuro Fiesta.
O meu questionamento é que a Ford também pra trazer o Fiesta igual ao europeu não poderá manter o padrão de preços atuais, colocando o Fiesta pra competir com carros mais caros por exemplo.
Só se a Ford transformar o nosso Ka no único carro brazucão !!
Lógico, que as opções de motores e modelos são muito mais ricas na europa. Aqui no Brasil só vão ser oferecidas 2 opções basicamente de modelo e um só motor que é o Duatec 2.0, aliás excelente motor que também é utilizado na europa.
Se bem gente que eu li noticia essa semana de que na verdade o Kuga seria fabricado na Argentina. Putzzzz;….imagina ?? Um Kuga com preço de Tucson…..seria show de bola !!!
Carlos, o Kuga é realmente bonito, considero muito mais agradável que o captiva mexicano, e espero que venha mesmo. O que realmente não é possível entender a decisão da Ford de, na mesma linha de montagem, fabricar o focus argentino diferente do brasileiro, o nosso em clara desvantagem. O ecosport custa no Brasil mais caro do que custará um kuga na Argentina. Sobre a qualidade dos veículos, eu me referi que o ecosport nunca terá qualidade semelhante ao kuga europeu – nem o focus que sai da mesma fábrica a Ford vende igual aqui – sobre o fiesta nem vou comentar…..
Po, mas John se você for ver os carros da mesma faixa de preços do Fiesta são todos iguais.
Analisa o Palio, Corsa, Sandero, Gol, Fox e você percebe que todos são bem pobres em acabamento. Pra te falar a verdade o interior do Fiesta atual é o mais bonito da categoria dele.
Lógico que nem se compara com o europeu. O interior do Fiesta europeu é esculacho. E na Argentina também é melhor, mas lá o Fiesta 1.6 de cambio automatico, custa em torno de 22 mil reais. Deprimente né?… Pena de nós brasileiros.
E é verdade, entre o Kuga e o Captiva eu prefiro o Kuga. Mas eu penso que seria bem vinda uma versão em miniatura do Kuga. Sei lá….. melhor do que nada. Mas entendo o seu ponto de vista, o problema é que esse é um problema muito mais de politica de impostos do que outra coisa.
Carlos: O Fiesta em Argentina e mais caro, custa aprox 54000 pesos (full con aire, direccion asistida MP3 y airbags), o que e equivalente a 18000 dolares . Aqui paso un link de uma miltimarca ( a maior de argentina) que publica os precos reales http://www.carone.com.ar. ( no e publicidad, e a unica que tem os precos )
Os precos som em pesos que hoje e de 3,05 por dolar. Ali voces tem muitos carros feitos em brasil , que aqui som mai baratos. Otro dica, no existem carros em argentina sem equipo de som como MP3 aun base, tenhan em conta isso.
hoje o link no funciona, perdon
Essa discussão sobre o quanto um carro deveria custar de verdade no Brasil, excesso de impostos, inferioridade de acabamento, falta de segurança e blábláblá já é relativamente antiga, principalmente entre as pessoas que aqui comentam. O foda é que ficar só no campo da discussão não resolve o problema… o dia em que a gente aprender a boicotar o que tem de ruim e caro no mercado automobilístico, talvez o cenário comece a mudar.
Eu concordo que o Ecosport fique parecido com o Kuga. Aliás, seria um belo upgrade! Isso desde que a Ford não o trate como o próprio Kuga. A Peugeot fez isso quando resolveu "remodelar" o 206, chamando-o de 207. Se a Ford fizer um bom trabalho e for honesta com o consumidor, não vejo problema nenhum.
Será que ninguem percebe que a antiga discussao sobre os preços não é problema só das montadoras? E que nao adianta fazer boicote…como sugerido?
Será que as montadoras elegeram o Brasil para ser alvo de exploração? Acredito que seja mais razoavel pensar que as condições do nosso país (impostos, demanda, transporte, forncedores…) é que nao torne viável produzir carros iguais aos europeus. Civic e Corolla? Sim, são iguais aos produzidos no primeiro mundo, mas são mais caros que lá fora. A partir de 65 mil reais fica mais facil equiparar. Se todos tivessem 50 mil para pagar num popular, andariamos com os iguais aos Europeus…ou se toda a estrutura fosse diferente.
Basta de achar que as montadoras nos perceguem e são injustas só conosco!
Bruno você achar que o brasileiro deveria ter R$ 50.000,00 para pagar em um popular e fazê-lo de bom grado, das duas uma, ou você ganha dinheiro fácil ou você é dirigente de montadora.
Como o Lucas disse, discutir não adianta, o jeito é boicotar. Mas como você acha que as montadoras não são culpadas, dê uma visitada nesses links:
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2019/artigo…
e http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/
No último link, leia os textos “Como é caro o carro no Brasil” e “Como é caro o carro no Brasil 2″.
Aí você vai entender como a situação do Brasil é complicada no que diz respeito aos preços dos veículos e não é por culpa dos impostos
Ricardo, não creio que o Bruno quis dizer isso. O que ele quis dizer e eu concordo é que um carro de 65 mil reais tem que ser no mínimo semelhante ao europeu e americano. O civic e o corolla são semelhantes, mas não possuem todos equipamentos que os de lá possue, a não ser que você pague 85 mil reais na versão top do corolla. O corolla nos eua é carro popular, custa entre 15 a 19 mil dólares… e aqui a versão de entrada custa 65 mil…. ou seja aí dá pra voce equiparar.
O novo Focus é igual ao europeu também só com algumas poucas mudanças principalmente em opções de motores e o GPS que não vem integrado, mas em termos de acabamento é igual….
O problema é que no Brasil tudo é taxado, não só a fabricação de produtos industrializados como também inumeras peças de cunho tecnologicos transformando o valor do produto final muito elevado. E não vamos ser hipocritas as fabricas de automoveis vivem de lucro, elas tem que elevar o preço pra ter o minimo de lucro.
Não defendo ninguem, só acho que a nossa politica avassaladora de impostos poderia ser revista.
Só pra exemplo…. um lap top aqui topo de linha custa em torno de 3 a 5 mil reais enquanto nos eua o memso custa 700 dolares. Ou seja não é só no setor automobilistico.
Carlos, volta e meia nesse blog e em tantos outros o assunto preço é discutido. No Brasil muita coisa é cara, se o produto tiver valor agregado como um automóvel ou um produto eletrônico e compararmos os valores dos mesmos com similares na Europa e nos EUA, vamos perceber isso mais claramente.
A questão é, você sabe por exemplo que o imposto de importação representa 35% do valor do automóvel, no caso de veículos importados; se fizer uma pesquisa e encontrar os percentuais de IPI, ICMS, PIS, COFINS… vai saber que todos eles somados valem algo em torno de 30% a 35% do valor do carro. De acordo com um dos links no meu post anterior, se os impostos no Brasil fossem 0 (zero), um carro feito aqui seria ainda 25% mais caro que o mesmo carro feito aqui e exportado para a Argentina, então percebe-se que o problema não restringe-se só a impostos.
O brasileiro paga caro, já se acostumou com isso e quem não tem carro hoje é porque não pode pagar cerca de R$ 35 mil em um carro popular, mas se tivesse, pagaria de bom grado. A questão é, o governo dificilmente vai diminuir imposto para facilitar o acesso a bens (Salvador já não tem mais lugar para se colocar carros, São Paulo pior ainda, imagine se eles fossem baratos. Perceba que eu não sou contra o acesso a eles, só estou fazendo uma constatação), as montadoras não vão diminuir suas margens (nos EUA e em outros países elas ultimamente operam em prejuízo, ou com margens de lucro pequenas, aqui que as margens são altas, servem para equilibrar a balança), a população não vai se contentar em ficar com um carro por mais de 5 anos, ou comprar um usado.
Então o cenário vai continuar o mesmo !
Claro que eventualmente existem exceções, como o Hyundai Azera, o Chevrolet Captiva que são veículos com um certo porte e motores 6 cilindros com mais de 240 cv, que em outros tempos não custariam menos de R$ 200 mil, mas eles custam menos de R$ 100 mil atualmente. Isso não significa que por R$ 100 mil eles sejam baratos, mas que é possível reduzir bastante o preço dos veículos. Se falam que um Fox tem o preço de custo de R$ 8 mil e um Golf de R$ 12 mil; é sinal que há alguma coisa muito errada com o preço final que o consumidor paga (e não é imposto).
Ricardo, é muito bom ver que não estou falando sozinho – como você comentou, eu acredito nisso – a população não tem idéia do valor dos produtos industrializados. Podemos dizer que nosso país recém agora está se tornando uma economia moderna e industrializada, digo, para a grande maioria (?) da população. Em vários setores sofremos com valores altos dos produtos, mas o setor automobilístico é um caso à parte – os valores são muito maiores. Quem não sabe que o grande lucro das "nossas" montadoras sequer fica no país? Nós não temos montadoras brasileiras – são todas multinacionais americanas, européias ou asiáticas. O valor alto tem vários motivos, entre eles o fato de que vender carros no Brasil dá mais lucro que em qualquer outro lugar, com exceção dos países árabes – mas o ponto a que sempre me refiro e que pretendo que as pessoas tenha consciência sobre, é que devemos exigir respeito como consumidores. Estamos pagando horrores, merecemos carros tão bons quanto os europeus. Chega de versões "pega-trouxa". Gostaria sinceramente que alguém respondesse porque os argentinos merecem um focus melhor que o nosso. Porque temos que conviver com versões "frankeinstein", carros mascarados, modelos "quase" qualquer coisa, versões "mini".. veículos na verdade adaptados para parecer o que não são – são plataformas antigas com problemas novos devido à adaptações improvisadas. Rodas que saem voando. Bancos que cortam dedos. O que mais falta? Alguém falou em ecosport "quase" kuga?…. Ah, claro, os impostos…
Caro John, o pior de tudo é que como você mencionou, o brasileiro paga caro, não tem noção disso e se tem, não se importa muito, além do fato de não ser respeitado por um montadora sequer. Os plásticos são de baixa qualidade, os motores são antigos, as plataformas são defasadas, aqueles forros sintéticos dos bancos são ridículos e por aí vai.
A VW só fez o "recall" do Fox porque algumas pessoas que tiveram seu dedo amputado recorreram à justiça. Independente do manual explicar como se rebater o banco, aquela "guilhotina" não deveria existir, tanto é que nos Fox exportados para a Europa ela não existe. Imagine se um Europeu perdesse o dedo, quantos milhões de euros a VW teria que pagar, já aqui vai ser uma merreca qualquer.
O engraçado é ver, ouvir e ler os dirigentes das montadoras instaladas no Brasil, falarem que seus veículos são seguros, confortáveis, econômicos, modernos,….
O que um bom salário não faz ?
Mas pra mim é aí que mora o grande lance. A diminuição de impostos pra mim não visaria somente a redução dos preços dos automóveis, mas sim da própria qualidade do veículo. Esses seus links eu dei uma lida e achei bem interessante de fato. Realmente nós brasileiros não somos só explorados pelos governantes, isso é um fato. Acredito que isso se deva a um milhao de fatores que não condizem escrever aqui.
O fato é que uma redução de impostos pelo menos ajudaria a não diminuir o valor dos carros, ou seja não haveria um inchaço de autmóveis nas ruas, mas sim em uma melhoria no acabamento e itens de série nos carros, como por exemplo ar condicionado pra mim teria que ser de série, poxa Brasil é verão o ano inteiro, ridiculo ar condicionado ser opcional.
Outros itens como direção hidraulica e ABS seriam de muito bom grado.
Enfim, mas concordo com você que a nossa política não irá mudar, até porque não se pode mudar, o Brasil tem muita dívida externa pra pagar.
Mas eu não sou contra a ecosport ser resstilizada e ficar parecida com o Kuga, desde que ela se mantenha com o nome ecosport e mantenha o seu preço. O que eu sou contra é transformar a ecosport em kuga e ainda colocar o nome kuga no carro.
Mas isso não vai acontecer porque a Ford vai produzir o Kuga na Argentina.
Carlos acho que a Ford poderia fazer o seguinte, ou trazer o verdadeiro Kuga, ou fazer um Kuga compacto que seria a 2ª geração do Ecosport, chamando-o obviamente de Ecosport.
A pergunta que não quer calar, se algum dia a Peugeot trouxer o 207 europeu para o Brasil, ela vai chamá-lo de 208 ? O atual nacional "207" vai sair de linha ou vai ser rebatizado para 206,5 ?
Parece coisa de louco !
Ah sim…. Isso eu concordo com você Ricardo. Se a Ford fizesse isso seria legal afinal a ecosport iria ficar muito bonita parecida com o Kuga. E seria muito bom se a Ford trouxesse o Kuga por uns 80 mil….acho que o Tucson iria "sambar".
E po, não gostei desse "novo 207" … achei tudo muito exagerado, farol grande demais e o simbolo da peugeot um exagero que só. Achei muito desproporcional a frente com a traseira. Mas isso não importa cara porque brasileiro compra tudo !!! Essa porcaria de 206,5 tá vendendo bem !!!
Por isso que fica dificil boicotarmos alguma coisa.
Eu acho que o desing nao e tudo. O Fiat Punto a uma estafa, porque muitos compradores nao conhecen que estao comprando um carro diferente al Europeo , estou falando de plataforma e motores. E importante que tanto en Argentina como no Brasil os compradores exijam novos carros e nao reestyling de plataformas ultrapasadas , obsoletas e perigosas, aunque por fora tenhan a forma de carros atuais. Si Ford con Focus 2, Citroen con C4 , Renault com Megane II, Honda con Civic, podem fazer carros novos, porque nao podem as demas?.
Concordo Herman que o design não é tudo, principalmente quando a compra é racional, mas acredito que a maioria das pessoas deixam o emocional falar mais alto na hora da compra, principalmente quando elas não são conhecedoras ou não se interessam pelo assunto como nós que fazemos comentários em blogs, compramos revistas, participamos de fóruns de discussão, etc.
Nesse sentido, para o cidadão comum acho que o design só não fala mais alto que o preço.
amigos quanto a discução sobre preços no brasil e em outros lugares vi neste endereço http://www.fastdriver.com.br/site/noticia/not2263…
que os carros importados do mexico pelas montadoras estão com certas isensões de imposto ,, sera que nos pessoas fisicas poderiamos importar do mexico , com este beneficio exemplo ipotetico uma captiva da chevrole chegaria aki documentada a 71mil reais contra 99mil ,, e uma Dodge RAM QC a 67mil documentada contra 137 mil que é praticado ,, gente imposto tem em todo lugar,, funcionario publico tem salario no mundo inteiro,,infelizmente no brasil naum temos força cultural de lutar contra injustiças de preços, e abaixamos a cabeça coisa que naum acontecia no passado veja guerra dos farrapos,, resumindo hoje so sabemos dizer amem pra tudo, por que inves de ficar reclamando naum montar uma importadora e importar direto pra possiveis compradores como estes do forum ,, ,,
todos os comentarios aqui são corretos, mas fica evidente que os preços praticados pelas montadoras são abusivos quando o deficiente chamado PPD consegue descontos totais de ipi e icms e ainda assim os lixos que são oferecidos a nos tem va-lores estratosfericos viva esta crise mundial
Não tem solução. Ficarmos discutindo quanto e quando deveríamos ter tratamento de primeiro mundo, ou pelo menos com um mínimo de dignidade por parte dos que nos exploram, é como ficar reclamando para a raposa de que estão comendo os pintos do galinheiro. Ou por acaso no mercado interno de veículos usados, qualquer vendedor é menos ganancioso do que as montadoras?
Somos e temos o que merecemos ter. Qualquer medida para mudar esta mentalidade só vai desencadear novas estratégias para dar continuidade a vida "fácil" que nossa ânsia de consumo proporciona ao mercado que nos vê como nós somos, e não como gostaríamos de ser. Rebelião seria andarmos de bicicleta e deixar os carros em casa.
A ecoSport já é um carrão de sucesso
ela e o ultilitário esportivo mais vendido
do brasil está em 1ºlugar como o ultilitario
+ vendido imagine quando for deste jeito o.0
-qual vai ser o preço desta nova Ecosport ?
Tenho um Ford Fiesta Sedan 2009 completo iria Trocar Agora, nas, decidir Esperar por essa beleza que o ecosporte cugar, Parabens!!!!! valeu!!!!
É APENAS UMA CÓPIA MAL FEITA DO VOLVO XC60 COM O KUGA!!!
Buenos días muchas gracias por la información esta muy completa la publicación.