A fábrica da Fiat em Betim (MG) em breve não estará mais sozinha no Brasil. A marca lançou ontem a pedra fundamental de sua nova unidade em Suape, no estado do Pernambuco, que fica pronta em 2014 e produzirá automóveis que ainda estão sendo desenvolvidos. A cerimônia, que contou com mais de 1.000 convidados de diversas áreas, também teve a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, em um de seus últimos atos como governante, e o chefão do Grupo Fiat, o italiano Sergio Marchionne.
O investimento da Fiat em sua nova fábrica nacional será de R$ 3 bilhões e a linha ocupará um terreno de 4,4 metros quadrados. Nesse espaço e com esse capital, a montadora afirma que será possível iniciar as atividades na planta com um ritmo anual de 200.000 carros. Falando neles, especulá-se que a unidade será responsável pela produção do substituto definitivo do veterano Mille, previsto para sair de linha em 2013. A marca, porém, ainda esconde o assunto guardado a sete chaves. Outro possibilidade, mas menos provável, é a criação de um veículo “regional”, criado especificamente para abastecer a demanda das regiões Norte e Nordeste do país. Mas tudo ainda não passa de rumores.
Além de um novo polo de produção, a fábrica em Suape ficará estrategicamente posicionada na região costeira de PE, o que facilitará e diminuirá os custos com frete e de exportação. Além disso, ao redor da fábrica ficarão também uma série de fornecedores de componentes.
Thiago,
Sem querer ser chato, mas já sendo, corrige aí a área do terreno da nova fábrica da Fiat, pois 4,4 metros não dá nem pra construir uma churrasqueira decente…
Abraço,
São 4,4 milhões de metros quadrados.
daqui mais alguns anos, o Gol perde a primeira colocação no mercado brasileiro,só não perdeu ainda por que a fiat naum tem como fazer mais unos em Betim, quem sabe assim a VW se acorde e veja que brasileiro merece respeito( se bem que a Fiat não é das Dez mais tbm)
A Fiat expandindo cada vez mais no Brasil. Tá na hora das outras reagirem.
Acho ótimo a FIAT se instalar no Nordeste, assim ela leva outros fornecedores e toda uma cadeia produtiva para lá. Sucesso a FIAT e as seus fornecedores e que os nordestinos aproveitem essas oportunidades elevando a qualidade de vida da população.
Ainda vou continuar comprando o importado que é muito mais seguro e confiável. Só vou me orgulhar das fabricas instaladas aqui quando fabricarem carros com qualidade, e não essas carroças atuais… Fiat só quando parar de dar problemas graves e matando pessoas ( Fogo, sinto de segurança que se rompe, Roda que se solta etc…), isso sem falar das outras "nacionais".
@Lucas Lima
Acho difícil acontecer isso ein, apesar de achar que nem Uno e nem Gol merecem disputar o primeiro lugar. O que acontece é que a Fiat tem que investir aqui sim, aliás aqui é o único território no mundo ( tirando Itália) que ele consegue vender super bem e ainda ser líder. A questão é que a VW no momento esta bem atrasada com relação a alguns carros, e até 2014 seu projeto é de equiparar seus carros nacionais aos Europeus ( INVESTIMENTO DE 53 BILHÕES NO MUNDO, INCLUINDO BRASIL) e de lançar entre 2011 e 2012 mais de 15 modelos no Brasil, fora o investimento em mais um modelo popular. VAI SER UMA BRIGA BOA NOS PRÓXIMOS ANOS
@Lucas Lima
Vai ser dificil o Uno passar o Gol, o Gol vende muito pra frotistas e tem concessionárias da VW em qualquer lugar (até no Acre)
@Murilo
esperar qualidade da Fiat ? Se isso fosse um filme seria "A Espera De Um Milagre"
kkk Boa Eduardo CI, muito boa…
http://es.autoblog.com/2010/12/29/sera-asi-el-nue…
vejam o que foi veículado na europa sobre a fiat do Brasil. O subcompacto que a fiat vai produzir aqui…
A Fiat segue firme na sua política de investimentos em seu principal mercado mundial ; podemos dizer que é uma empresa "ítalo-brasileira" já que tem aui o seu maior mercado e os maiores lucros . Bom para o Brasil porque assim continuaremos a ter melhores carros , novos empregos e arrecadação de impostos.
Parabéns , Nordeste ! Que a Fiat possa representar para esta região o mesmo salto que alavancou Minas nos anos setenta.
Enquanto o governo está gastando dinheiro com o estádio do Corinthians e outras coisa pra copa de 2014, alguem tinha que fazer alguma coisa pro nordeste, pelo menos nisso a Fiat acertou.
@rr09
Agora voce me confundiu, o Ciquecento citado nessa notícia é o atual compacto retrô de R$60.000 ou é o Cinquecento de 1991 dessa foto ?
http://www.netcarshow.com/fiat/1994-cinquecento_s…
@ Guilherme
Obrigado pelas palavras a nossa Regiao que eh tao sofrida.
A FIAT chega em uma excelente hora para PE, com o Porto de Suape soh temos que agradecer a FIAT pelo empreendimento.
Poderiamos, ha alguns anos a FORD, mas o Ex Gov da epoca preferia eletrificar o sertao dizendo que uma fabrica NAO trazia desenvolvimento, a FORD terminou indo para Camaçari na Bahia,que por sinal eh um belo Estado.
Um abraçoa atodos e um FELIZ 2011.
Dizem que o primwiro carro a ser feito aqui em Suape seria a nova geração do FIAT 600……..
RAFAEL CRUZ
Eis o novo modelo – o 600 MPV:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6…
rsrs.. desculpem, não podia perder a piada.
Espero que a nova fábrica seja um sucesso, que traga desenvolvimento ao PE e ao Nordeste, e que a Fiat traga também novas tecnologias e qualidade ao mercado brasileiro.
Sobre a qualidade dos veículos Fiat, a verdade é que todas as marcas tradicionais daqui tem apresentado problemas, e a Fiat não é exceção. O fato é que temos visto, por parte da Fiat, uma diversificação de modelos e investimento no Brasil como nenhuma outra montadora tem feito.
O que assusta é perceber o caminho que a citada fábrica da Ford está tomando. Com o novo Fiesta, que vem do México, e esses modelos atrasados sendo produzidos em uma unidade caríssima e nova. Uma vergonha, que só faz sentido se percebermos o quadro geral de desrespeito pelo consumidor e por nosso mercado por parte das multinacionais. Me parece que a Fiat não seguirá esse caminho na nova unidade, e nesse aspecto o PE estará muito melhor servido com a fábrica da marca italiana.
Pergunta, e me desculpem a ignorância: Se a FIAT pegasse a carroceria do fiat 500, colocasse um motor fire 1.0 e um acabamento parecido com o do atual Mille (despojado, mas sem ser esculachado), e um preço próximo dos 22.000,00, não venderia que nem pipoca na porta do circo em dia de domingo? Aí então não poderia aposentar o Mille e suas versões, ficando este FIAT 500 "mil" (rebatizado como FIAT Specialle, por exemplo, para não dizer que o marketing não fez sua parte)? O que acham? não seria um belo carro de entrada, depois viria o novo Uno (na briga com Gol, faixa dos $ 25.000,oo) e reposicionar o Palio para brigar na faixa do porte do FOX da VW, já que existe, como a quatro rodas mostrou, o projeto de deixar o Palio como um "Puntinho"? Será que assim o mercado não teria mais ofertas e melhoraria para o consumidor?
SEM PALAVRAS… ORGULHO NORDESTINO!!