Isso mesmo. Flagrei esse Prius em frente a uma funilaria na região da Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Trata-se de um modelo da segunda geração do carro híbrido mais famoso do mundo, fabricado entre 2004 e 2009. Já tinha visto alguns exemplares na fábrica de peças da Toyota em São Bernardo, mas nunca imaginei que eles fossem para as ruas, até por que não são homologados para tal.
A segunda geração do Prius unia o motor 1.5 a gasolina a outro elétrico para obter médias de consumo de combustível de até 25 km/l. O veículo também vinha equipado com câmbio CVT e freios com sistema regenerativo para ajudar na recarga das baterias de íon lítio responsáveis pela força do propulsor movido a eletricidade.
Atualizado às 10h49 do dia 21/12 – O editor do blog Autos Segredos, Marlos Vidal, nos mandou um e-mail explicando a razão de vermos alguns modelos como o Prius emplacados no país, apesar da marca não vendê-lo aqui. “De acordo com o que apurei junto a Fiat uma vez por conta de unidades do 500 Abarth emplacadas rodando por aqui. A marca pode emplacar seis modelos por ano sem homologação“, explica o jornalista. Pena que o Prius da foto estava sem placas para sabermos sua origem. Quem sabe não o encontramos em breve já recuperado.
É provável que seja carro de embaixada. Pela região, provavelmente da embaixada americana. Não é raro ver por essas imediações veículos que não foram trazidos para cá nem por importadoras independentes.
Deve ser alguém transformando um Xsara Picasso em um Prius HHAHHAHAHAHAHHA To zoando… 🙂
@Fabio
É uma hipótese factível, Fábio. Aliás, para embaixadas e consulados existe uma transação de importação chamada "mala consular", única maneira de se trazer um veículo usado e livre de impostos para o Brasil.
O consulado americano em São Paulo, inclusive, tem pelo menos 3 Suburbans flex (que já vi). E teve um diplomata do consulado da Republica Tcheca que trouxe pra cá um Golf VI a diesel…
Privilégio de poucos.
@Rodrigo
Ou não – nos países de origem são veículos mais que comuns. Privilégio mesmo é o do brasileiro, que é milhonário, pois paga mais impostos que em qualquer outro lugar, tem representantes à altura, como o Tiririca, e ainda acha bonito quando as montadoras empurram pro mercado lixo reciclado com plataforma de 30 anos atrás. Até ia falar do combustível, mas o desânimo é grande…
@John
Sem falar nos aumentos de salários que nossos governantes dão a eles próprios sem se importar para o que a sociedade acha ou pensa.
É, definitivamente, o Brasil não é um país sério.
@John
Quanto me referi a "privilégio" não quis dizer com relação aos veículos em si (que nem são assim tããããão fantásticos). Referí-me ao fato de diplomatas poderem trazer os veículos que quiserem, usados ou não, para circulação em território nacional. Essa é uma das poucas formas de se trazer veículo usado. Outra é para veículos com mais de 30 anos, considerados modelos para coleção. E só.
Com relação aos políticos, desculpem, mas o brasileiro está muito bem representado. A julgar que a esmagadora maioria critica tanto seus governantes, mas quando têm a oportunidade de aplicar "o jeitinho brasileiro" o faz sem o menor remorso… Aos que se indignam só resta duas soluções: emigração ou resignação, infelizmente. Porque acho muito difícil a maioria dos brasileiros se unirem pra tentar mudar alguma coisa.
(Isso é um desabafo)
bora enfiar um AP nesse Prius?
@Rodrigo
Claro Rodrigo, eu concordo contigo e havia entendido – apenas usei teu comentário de ponte p/ falar. Acho que no nosso país há muitas pessoas de bem, mas infelizmente essas, ao que parece, não mandam nada – ou quase nada. Aos poucos tentamos mudar alguma coisa, mas a realidade é constrangedora. O que se percebe é que o trabalhador é miserável, e sem perspectivas. O pequeno empresário ou pequeno produtor realmente teve algumas condições melhoradas. Mas quem consegue viver bem é apenas quem já tem muito capital, ou quem é bandido. De algum dos poderes ou fora deles…
Eu tenho fotos de um Prius de 1° geração verde e com placas, daqui do Rio de Janeiro!
Uma locadora de curitiba tem 2 unidades do mais novo, e emplacados…
Se não tiver sido importado por algum corpo diplomático nem pela própria Toyota para testes, talvez tenha sido importado por alguma daquelas lojas especializadas em importação independente para ser usado como veículo de serviço. A alguns anos atrás a Forest Trade tinha um Toyota Yaris sedã básico que usavam para serviço.