O presidente da Renault, Carlos Ghosn, foi questionado durante a coletiva de imprensa realizada em Curitiba, na semana passada. Queriam saber se o Thalia, o sedã que estréia no Salão de Moscou, chegaria ao Brasil. Resposta: “não vamos falar do sexto produto e sim do quinto, o Sandero Stepway”.
Ou seja, o Thalia fecha o pacote “Compromisso 2009”, que prevê o lançamento de diversos modelos pelo mundo, incluindo nosso país. Hoje a Renault liberou mais informações sobre o sedã e, surpresa, não é exatamente um Logan ou Sandero mais caprichado.
Não que a dupla não tenha influenciado seu design (o pessoal da Romênia, criadores do Logan, ajudou), mas o Thalia (ou Symbol, na Europa) é baseado na plataforma do Clio II, sim, este mesmo que temos aqui. Aliás, leitores do blog até acharam os dois parecidos.
Pois é, o Thalia é menor e mais sofisticado que o Logan, por exemplo. A distância entre-eixos é bem menor: 2,47 m contra 2,63 m do seu irmão mais barato. O painel, como mostra a galeria, é bem mais completo, com ar-digital e sistema de som mais moderno. Os acionadores dos vidros estão nas portas, ao contrário do Sandero.
O Symbol/Thalia será produzido na Turquiae na Argentina e tem um objetivo bem claro: ser um sedã compacto premium, para brigar com Polo Sedan, Linea e o futuro City, da Honda. Na Europa, o modelo chegará no final do ano e aqui dá pinta de aparecer no meio de 2009.
O City nem mesmo chegou ao mercado e já terá um concorrente a altura, a concorrência dos estrangeiros só melhora a qualidade do mercado nacional.
Acho que vai vir com o nome Symbol.
O carro é interessante, dizer se é bonito ou feio é algo muito relativo, agora na minha opinião se a intenção da Renault é usar esse carro pra competir com o fiat linea e o honda city, acho q a Renault terá q colocar esse carro num preço muito convidativo pois eu acho q o carro francês perde para os q eu citei.
Pelo que entendi o novo carro será menor que o Logan, porém será mais caro!
Tamanho não é documento.
Se for pra concorrer com Linea e City, só lamento pra Renault, pois é muita prepotência em cima de um carrinho que parece nada menos que um Clio Sedan melhorado.
Não passa de uma reestilização do Clio Sedan atual, ou seja não tem como competir com um carro novo como o Fit Sedan.
O que é que o Fiat Linea esta fazendo no meio da reportagem???
Esse carro vai vir pra ser concorrente direto do Polo Sedan e do futuro City, a não ser que a Renault queira colocar o Thalia no lugar do Megane…
Vamos la, o Fiat Linea na Europa concorre com Opel Astra (nosso GM Vectra), Renault Megane Sedan, VW Jetta (Bora em alguns paises, e não é o Bora que temos aqui, é o baseado na 5ª geração do Golf), Honda Civic, Toyota Corolla, Nissan Sentra, ou seja, os mesmos sedans medios que temos no mercado nacional.
Se o nosso Fiat Linea for considerado Sedan Compacto Premium, por favor chamem Vectra, Civic e Corolla de Compactos Premiuns também…
Falando do Renault Thalia, bom ele ficou bem mais bonito que o Renault Clio Sedan atual, ele terá muitos atrativos para roubar clientes do Polo Sedan…porém uma coisa que ainda estou para acreditar é a sua plataforma… Ultimamente vendo alguns sites de carros e blogs internacionais eu li varias vezes que o Renault Thalia/Symbol teria a plataforma do Clio III… Então eu só vou acreditar que ele usa plataforma do Clio II se a propria falar… pois essa plataforma do Renault Clio II tem pouco mais de 10 anos (essa plataforma foi lançada em março de 1998), ou seja se a Renault fizer isso teremos um carro meio novo, assim como temos a Familia Palio, VW Gol GIV, GM Celta e Prisma (que utiliza plataforma do Corsa Wind), Ford Ka…
Mas Jair, o fiat linea não é basicamente o sedã do Punto? e logo o punto é um hatch compacto premium, então é de supor q o line seja um sedã compacto premium tb, ou eu falei muita bobagem em uma frase apenas?
Na verdade eu vou esperar pra ver em qual segmento o Thalia e o Linea irão se acomodar pq se a gente depender das revistas de carro hj em dia a gente está perdido, afinal de contas antes do lançamento até eles falam bobagens, posso citar como exemplo o comparativo entre ford fusion e new civic como se os dois pertencesse ao mesmo segmento.
Sinceramente não sei se fara sucesso, uma vez que ele entrará em um nicho onde já existe briga entre o Logan Privilege e o Megane Expression já tomam conta.
Ficará mais ou menos como o Clio Privilege hoje, morto e sumido…
O Logan será mais barato com mais espaço e equipamentos, e o Megane menos equipado porém mais espacoso e com projeto mais moderno.
A Renault agora deveria trazer o face-lift do logan para o Brasil. Além disso ABS e piscas laterais como no Sandero seriam bem vindos no Logan.
En Argentina este carro antes de ser lanzado ya es odiado, va a ser muy caro y no agrada a nadie. Se nota por todos lados que es una base vieja, con motores de hace 10 años , con terminaciones interiores de auto barato y pretender que pueda competir en lo mas alto del segmento ya es anticipar su fracaso al menos en Argentina. En cualquier momento Renault se va de Argentina, de ser lider hoy esta peleando el 4 o 5 puesto de las montadoras y ofrece productos o bien viejos como Megane 1, kangoo, Clio, o bien de mala calidad y caros como el Sandero Logan y este espanto. El unico que es un carro aceptabel es el Megane II, aunque la calidad no es lo que ofrecia el modelo de Turquia.
Primeiro: o Linea é sedã do futuro Brava e não do Punto;
Segundo: Thalia não é o nome da atriz de Marimar, Maria do Bairro e afins?
Hei, Mussum, concordo no que disse com relação ao nome. Mais baranga, impossível. Quanto ao Linea, ele é sim baseado no Punto. E no futuro, não existirá nenhum Brava por aqui, e sim o Bravo!
Eu acho muita prepotência da Renault colocar mais um projeto tão mal resolvido como este pra concorrer com carros tão bem sucedidos, como o Polo Sedã e o Linea, ou até mesmo o novo sedã da Honda que vem por aí. É prepotência e covardia.
A não ser que a/o Thalia seja vendido barato e o consumidor, como sempre, haja somente com a razão. Mesmo assim, estará perdendo, na minha humilde opinião.
Galera, a plataforma do Punto no Brasil não é a mesma do Punto europeu – ela é menor. Se não me engano, é um alongamento da plataforma do Palio. Alguém me corrija caso eu esteja errado. Se o Linea deriva do Punto brasileiro, seria este um sedã premium, já que deriva de um compacto premium? Logo concorre com o Thalia.
Não gosto da frente do Punto/Linea, mas o Linea parece lindo perto do Thalia.
Bem esclarecendo primeiro sobre o Punto e o Linea. O Punto brasileiro é fabricado com a plataforma do nosso Palio, enquanto na europa tem plataforma própria. O Linea é o sedã do Punto, só que com frente diferente, assim como Palio / Siena.
Quanto ao Thalia, realmente preferiria um Megane I a ele. O Megane I ainda está em produção na Argentina, com baixo preço e alta qualidade.
Hernan, buena posicion. Renault tiene que cambiar el nuevo lanzamento en Brasil, por el viejo Megane. Quiero mas un Megane I que un nuevo viejo Clio!
O Linea é um sedã derivado do Punto, porém com o entre-eixos alongado para 2,60 metros e especula-se que o acabamento será melhor que o do Punto. Sendo assim, na minha opinião, o Linea concorrerá com versões mais simples de Megane, Corolla, Focus Civic, Vectra,…
Não acredito que ele venha concorrer com Polo Sedan, ou outro sedã compacto premium, por causa do entre-eixos maior, motores mais potentes (um de 130 cv e um de 150 cv), …
Se eu sou o Carlos Gonzo.. eu demito todo o departamento de estilo da Renault..
Vai ser feio assim lá na China esse carro.. aqui não..
O Punto brasileiro não é feito sobre a plataforma do Palio não! É na verdade feito com a plataforma do Idea, que à época de seu lançamento, trouxe junto a especulação de que seria a plataforma usada no novo Palio. No ano passado pudemos ver que, na realidade, o novo Palio a que se fazia referência era o Punto. E o Palio veio sendo modificado com sua velha plataforma de 1996.
Que carro com cara de tiozão.
Se o carro fosse apresentado como uma evolução do Clio sedã, pois essa é a realidade, até que seria bem surpreendente pois o trabalho dos romenos foi bem feito. Não estou afirmando que ficou bonito, mas foi bem executado.
Afirmar que isso aí vai concorrer com o City/Aria chega a ser cômico como as novelas da Thalia ( aquela mexicana das novelas do SBT )
Que eu saiba o Idea têm plataforma do Palio com pequenas alterações, não deixa de ser parente…
O que a Renault pretende com um carro desses, falir? É feio demais !!!
O Uno e o Gol G4 não vendem que nem água? A Renault está só seguindo a fórmula…
A renault e tão estrangeira e solída como qualquer montadora hoje no brasil……
Na verdade trata-se do Renault Symbol, que de vendas pífias, talvez quem o adquira o deva adquirir dois de uma vez a ter peças de reposição em questão de um ano.
A Renaut, perde dinheiro a toa no Brasil, por fazer lançamentos em total descompasso com nossa realidade em identidade visual e do que gostamos, para dar um exemplo só na mesma faixa hoje concorrem na Renaul: Renault clio sedan ( The medonho car), Renault symbol e o logan?
o Renault megane que tem estilo francês que por certo agrada o público Francês que gosta de desenhos arrojados ou loucos como muitos arquitetos que depois não vão morar no q
pode falar o que quiser mas a garantia da renault e a melhor um explo vai tentar fazer garantia de correia ou amortecedor com 30.000 km pra voce ver nas outras marcas pra voce ver o que voce vai ganhar