A Fiat anunciará oficialmente hoje (14) que construirá uma nova fábrica no Brasil. A unidade será localizada em Suape, em Pernambuco, um polo industrial que reúne porto, refinaria e outras indústrias do estado. A capacidade será de 200 mil unidades, ou 25% do que pode produzir Betim.
A meta é que a nova fábrica fique pronta em 2013 e será responsável por produzir um modelo compacto. Apesar de falarem no substituto do Mille, faz mais sentido produzir um compacto de grande demanda na região, assim evitaria elevar o frete para a região. Outra vantagem de Suape é o porto e o foco na exportação.
Chegou-se a cogitar que Suape seria uma fábrica da Chrysler, mas a ideia não faria sentido já que os modelos da marca têm maior potencial de venda em outras regiões e seria mais interessante estar perto do Mercosul, por exemplo. Além de lançar sua segunda fábrica brasileira, a Fiat ampliará a gigantesca planta de Betim, passando a produzir lá 950 mil carros por ano.
950 Mil carros por ano é muita coisa.
Acho que essa fábrica de Betim deve ser uma das maiores do mundo. Se não for, pelo menos a maior da América do Sul com certeza é…
Enquanto isso, a GmB aproveita e sobe o preço dos seus carros jurássicos.
Sua linha, teve aumento nessa semana. O pior de tudo é que a Gmb subiu de preço na surdina, sem qualquer alarde.
Os carros no Brasil já custam os olhos da cara, os lucros são gigantes, e ainda continuam a subirem o preço enquanto trocam as chapas de aço brasileiro, por chapa de aço importada de pior qualidade a preços menores para aumentar o lucro…e enquanto isso….várias ofertas de carros ultrapassados.
Assim a Fiat, dobrará suas vendas. Ainda mais o tanto que tem investido.
Já que a Fiat "inova" tanto quanto dizen os seus fans, por que ela não inova diminuindo as margens de lucro e lança aqui os motores MultiAir?
Quanto a nova fábrica, parece que vai ser bom, pos essa fábrica de Betim já está no limite de produção
que bom que a Fiat vai colocar uma fabrica na cidade de Suape em Pernanbuco por que agora vamos poder comprar os carros Fiat mais perto de nos eu adorei.
obrigada pela noticia
pra quem pretende comprar um carro, junte um pouco mais e compre um imovel em PE, a ultima vez que estive lá tudo já era um canteiro de obras e já com a demenda da época (estaleiro, porto, etc.) não havia imoveis disponíveis para venda/locação, ou seja, os preços vão disparar mais e mais, afinal, boa parte da mão de obra especializada para todos esses seguimentos da industria não mora lá (é "importado"), e chega normalmente com um bom poder aquisitivo.
@Comanche
Isso o que vc mencionou é pior do que a gm cobrar 128 mil num omega,carro ultrapassado e com cara de classic!, pois com esse valor é melhor comprar um fusion hibrido, que alem de ser mais bonito e moderno, é muito mais economico.
Sò corrigindo, Suape não é uma cidade é uma região que fica em sua maior parte no município de Ipojuca, onde tb fica Porto de GAlinhas, e em menor parte no município do Cabo. De fatoo quem comprar terrenos, seja em Ipojuca, que já é bem caro, seja no Cabo, zona sul de Jaboatão e Recife estará fazendo um grande negócio.
Fiat e o povo nordestino estão de parabéns por este grande investimento, que confirmam a força desta montadora e uma época de grande crescimento para esta região.
Fábrica que , ao estilo Fiat , já começa grande : 3.500 colaboradores e produção de 200.000 veículos.
Betim em 1976 também começou com esta produção e daí só cresceu , assim como a maior montadora do Brasil , nove anos na liderança.
A região nordeste, em alguns anos, alavancará o crescimento Brasileiro. Mas é preciso reduzirem as diferênças sociais que lá existem (que são muito grandes) e continuar a desenvolver "gente" com mais acesso aos estudos técnico, superior, mestrados e doutorados!
Será que vai acontecer em Suape o mesmo que aconteceu aqui em Minas ? por causa da Gerdau e da Vale do Rio Doce e outras mineradors a região tá lotada de engenheiros e peões de outros estados, a Gerdau tem uma usina em Ouro Branco e quase todo mundo que trabalha lá mora na minha cidade, Conselheiro Lafaiete, o transito daqui tá um caos, a população aumentou e a crminalidae tambem
Caro Eduardo, este infelizmente é o onus do desenvolvimento acelerado sem planejamento devido. Exemplo como este citado por você existe em diversas outras localidades.
Acho que se confirmando a questão da Fiat em PE, logo a situação por lá ficará caótica, pois além de tudo o que está sem instalado na região, normalmente uma montadora leva consigo uma gama de fornecedores que logo se instalarão na região.
Uma pena essa região (em franco desenvolvimento) ser tão próxima a incrivel Porto de Galinhas, que só perderá com esse crescimento…
Pelo visto, as grandes empresas preferem importar mão de obra especializada do que especializar a mão de obra local
Alguem sabe o endereço da nova fabrica da Fiat em Suape? sou fornecedor e preciso cadastrar a empresa.