Por mais que algumas coisas não façam o menor sentido, há quem acredite nelas. Nesse caso, a Volkswagen e a Fiat. Com uma dúzia de marcas em seu portfólio, a maior parte premium, o grupo alemão ainda quer comprar a Alfa Romeo. Já a empresa italiana, dona da Alfa, pensa em se desfazer de um ícone porque não consegue torná-la rentável.
O mais incrível nessa história improvável é que o negócio existe mesmo, segundo apurou o jornal Automotive News, uma bíblia em se tratando de bastidores da indústria. As duas montadoras têm se encontrado com frequência para discutir a ideia.
A Volkswagen já deixou claro que quer assumir a liderança mundial em 2018 e por isso não tem poupado investimentos, embora ande de mau humor com a espanhola Seat. Já a Fiat de Sergio Marchionne vive o último ato de recuperação da Alfa Romeo: com a chegada aos Estados Unidos e a volta a outros mercados – como o brasileiro – a tradicional marca esportiva terá sua última chance de virar o jogo.
Se as conversas estão evoluindo mesmo isso só pode significar que internamente a Fiat pode ter jogado a toalha e prefere ganhar alguns trocados passando a deficitária e tão admirada marca para os alemães. Um senhor golpe no orgulho italiano que já tem que engolir uma Lamborghini “alemã”.
Se o negócio sair mesmo, a boa notícia é ver a Alfa Romeo viva e, quem sabe, sadia.
Imaginem: Alfa com volante de passat cc.
Nossa, e eu brinquei com isso numa postagens dessas falando da relação Chevrolet x Opel.
Eu heim…
Bom, a experiência com a Lambo é favorável: o Gallardo só aproveitou da VW os comandos do A/C da Audi e a Audi recebeu em troca um simples motor 5.0 V10 para seus modelos RS. Uma boa troca!
E a Lambo manteve suas características "latinas"…
Desde que a VW não tire a essencia dos carros da Alfa, por que não ?
Exatamente eduardo CI, se continuar com os belissimos carros que tem acho bom, mas primeiro a vw tem que cuiudar da seat, que tbm continua deficitaria e sem vender em mercados importantes como o Brasil, a marca espanhola será passada p/ frente!
E olha que a "Seat" também é de origem "Fiat". Mas… sem a expressão e a tradição da Alfa.
A boa notícia é que a Alfa Romeo vive com suas caracteristicas originais italianas (coração esportivo) que cativaram seu publico, apesar da má admnistração FIAT. A má noticia seria ver a marca com suas caracteristicas de estilo/mecanica degradadas pela padronização que o grupo VW impõe a seus veiculos, vide VW / Audi / Seat / Skoda, todos com volantes / paineis / comandos parecidos, carrocerias sem muita identidade com as mesmas frentes e as mesmas traseiras, além de motores levemente modificados. Estaria melhor em mãos japonesas.
É muito estranha a relação entre a Fiat e a Alfa. A Fiat por várias vezes deixou a Alfa esquecida – a qualidade de desenvolvimento e atenção geral ao produto que sobra nas Ferrari e Maserati falta nas Alfa. Considerando a relação histórica da Alfa com a Ferrari e o esporte automotivo italiano, essa venda parece um atestado de incompetência.
aCHO, O Fim da Alfa Romeo , nas mãos da Volkswagen,Pois ultimamente, a Volkswagen perdeu seu estilo, nos ultimos tempos anos .Em se tratando do século21.
Acho horrível os modelos da alfa romeo.