Está aí uma marca que sinto falta no Brasil. A Mazda sempre teve uma linha de carros atraente, além de alguns modelos que viraram ícones como o RX-8 e seu motor rotativo. Mas a sociedade com a Ford melou os planos e, como ambas atuam voltadas para os mesmos clientes, não fazia sentido ver a marca japonesa concorrendo aqui com a americana.
Mas agora que a Ford se desfez da maior parte das ações que tinha na Mazda, a montadora nipônica começa a planejar uma maior presença na América Latina e a volta ao Brasil. O ponto-chave para isso é uma nova fábrica a ser construída no México, não por menos o caminho natural para exportar carros para os Estados Unidos, mas que é extremamente vantajoso para mandar veículos para cá, como todos sabem.
A expectativa é que a unidade mexicana produza cerca de 100.000 unidades por ano dos modelos compacto Mazda 2 e do médio Mazda 3, dois belos carros por sinal. Talvez a Mazda pudesse preparar o terreno para sua chegada se instalando aqui como importadora num primeiro momento. Seja como for, comemoramos a volta dos japoneses depois de tantas marcas chinesas.
apesar do título da matéria alá atendente de call center, é sim uma ótima notícia a vinda de uma marca tão respeitada…eu compraria…claro que não no Brasil!!!
Oi Leandro, você tem razão, um baita gerúndio feio que dói. Já mudamos.
Abraços,
Ricardo Meier
Muito bonitos os carros. O RX8 então nem se fala:
http://www.youtube.com/watch?v=rBBx22k0g4k
No Salão do Automovel de SP havia um estande de um fabricante chinês (Hafei ou Jinbei?) associado a Mazda, que mostrou alguns veiculos bem parecidos com os do fabricante japonês. Portanto, poderá acontencer uma concorrencia inusitada no mercado brasileiro: veiculos originais Mazda e seus respectivos clones chineses.
Tive a chance de andar (e dirigir) um Mazda 3 quando estive no México e posso adiantar que é muito melhor (e mais bonito) que o Civic. Pena que já não estejam vendendo no Brasil.
A Mazda tem uma gama de modelos bastante arrojados e esportivos em termos de design (que falta a muitas marcas nipônicas) contando ainda com a tradicional eficiência mecânica japonesa.
Só espero que, assim como hoje acontece com a Suzuki, que chegue com preços competitivos e (principalmente) tenha uma estratégia de marketing bastante eficiente, pois no passado eles pisaram na bola com o consumidor brasileiro (assim como Suzuki, Asia, Daihatsu e Daewoo) e isso deixa uma imagem muito negativa para a marca.
Excelente noticia para o Brasil, pois acho muito lindo o mazda 6 e se não me engano ele brigaria com o civic e corolla,e sem falar no resto da linha que são otimos carros, eles tem tudo para fazer sucesso no país!
O antigo Mazda 6, do qual deriva o Fusion, era bem mais bonito que o próprio; aliás, bem mais ao gosto do brasileiro. Por mim, a Mazda pode voltar e a Ford ir embora.
eu não sinto falta nenhuma da Mazda, só do MX-5. mas que venham, concorrência nunca é bastante. e serão bem-vindos.
<blockquote cite="#commentbody-29820">
Lorenzo :
O antigo Mazda 6, do qual deriva o Fusion, era bem mais bonito que o próprio; aliás, bem mais ao gosto do brasileiro. Por mim, a Mazda pode voltar e a Ford ir embora.
X2
o 2.0 Duratec da Ford não é um projeto da Mazda?
Tenho um Mazda 626, 1998. 250.000 km rodados, tenho pena em me desfazer dele, vou olhar um carro novo e me oferecem câmbio automático, piloto automático, air-bag duplo, abs, e daí? O carro tem 12 anos e já tem tudo isso, não é novidade nenhuma, além de controle de tração e outros itens de série pelo que se tem que pagar em outros carros, não é novidade nenhuma. Tive um MPV 1993 e uma picape 4×4 B2500, tudo junto mais de meio milhão de km rodados, sem rede de assistência. Para quê? Os carros só necessitam da manutenção básica: óleo, filtro, pastilhas. Por anos a marca teve seus carros incluídos no topo da lista dos veículos mais confiáveis, ao contrário de bmw, mercedes e land-rover (este no fim da lista). Aguardamos a volta da marca. confiram os modelos que rodam no chile em mazda.cl
olha por mim a mazda já teria voltado pois estive no salao de automóveis e sem querer desmerecer os japoneses esquisitos q. estavao lá pois pra mim se o mazda estivesse lá faria bem mais sucesso,eu tenho um 626Glx1998 fui p/ Bahia tanto aqui dentro quanto na estrada esse carro é um prazer só vou vende-lo p/ pegar outro de cor diferente e manual.
A Mazda ganha no design, tecnologia, e no conforto em relação a centenas de outros fabricantes que temos no mercado brasileiro hoje, isso é fato, o problema é que essa incrível empresa não fixa os pés direito em solo brazuca, lembram-se do MX3, um senhor carro, lindo, à frente do seu tempo, mas que infelizmente agora é vendido entre 9000 e 16000 reais, eu acho injusto, se nós tivéssemos a Mazda firmada aqui de vez com tanta assistência assim como a Volkswagen, Chevrolet, Ford, aí a conversa seria outra, eles poderiam passar a mão nesses Corsinhas que lotam as ruas, Fiat Bravo, Gol, Peugeot, e jogar tudo no lixo.