A notícia não parece sentido, mas tem fundamento. Segundo relatos, a Hyundai teria feito clínicas com clientes nos Estados Unidos mostrando a picape Dodge Ram. Para alguns, isso significaria uma parceria entre a montadora coreana e a Chrysler com vistas a produzir uma versão com visual da marca.
Para outros, a montadora decidiu entrar nesse rico filão nos Estados Unidos, onde hoje a Ford domina com as picapes da série F. Não é um segmento fácil, é verdade. A Toyota tentou com a Tundra e não foi bem sucedida, mas a crise financeira também atrapalhou – além do problema de imagem com os seguidos recalls.
Mas não dá para ignorar o fato de as picapes de grande porte ainda serem veículos muito desejados pelos americanos, por mais Prius, Volts e Insights que se vendam. Só para ilustrar, a Série F da Ford é a líder em vendas em 2010 com aumento de quase 30% em relação a 2009. O 2º veículo mais vendido por lá é a Silverado, da Chevrolet, com 15,6% a mais de vendas este ano. Enquanto isso, Camry e Accord perdem espaço.
Portanto, não estranhem se logo a Hyundai apareça com algum conceito do tipo.
Agressiva como só, a Hyundai nunca iria ficar de fora desse que é o maior filão nos EUA.
A gente estranha essa proporção nas vendas que as pick-ups tem, ainda mais pq se noticia muito mais os carro de passeio mais vendidos, e não os veículos em geral.
A proporção é praticamente a mesma que temos de carros 1.0 no Brasil. Ou seja, é muito volume pra ficar de fora!
E isso ocorre pq os americanos de fato utilziam as pick-ups. Quem já morou lá sabe: as grandes cidades são infestadas de carros japoneses e alemães, mas a maior parte das cidades (pequenas e médias) só têm as "trucks" circulando. E cidade pequena nos EUA não são como as nossas: lá o povão caipira tem grana e consome produtos caros mesmo.
O "carro" mais vendido nos Eua há vinte anos é a F-150. A Hyundai, obviamente, quer fazer barulho com a tal clínica, usando o modelo mais bem conceituado do mercado…
Quem compra essas caminhonetes nos EUA são os caipiras apaixonados pelas 3 grandes, eles nã vão aceitar uma pick-up coreana