O levantamento nasceu da ideia de ver a quantas andavam as marcas chinesas em 2010, mas me impressionei mesmo foi com o avanço das coreanas Hyundai e Kia. No acumulado de vendas de 2010, as duas marcas tiraram 2% de participação das montadoras tradicionais, no caso, Fiat e Volkswagen, as que mais perderam em relação a 2009.
Totalizado por grupos industriais, Hyundai e Kia pularam de 2,93% de participação nas vendas para 4,92% este ano. É muito, muito mesmo já que cada ponto percentual significa cerca de 26 mil carros ou um Chevrolet Vectra em emplacamentos.
Enquanto isso, a Fiat caiu de 24,8% para 23,3% e a Volks, de 23,2% para 21,1%. A alemã é a que mais perdeu terreno em 2010. GM e Ford estão praticamente estáveis, o que é bom com tantos produtos novos nas concorrentes menores. A Renault-Nissan foi outra que avançou, de 4,6% para quase 5,8%, impulsionada pelo Clio e pela minivan Livina, principalmente.
A PSA também teve um leve aumento, o mesmo acontecendo com Mitsubishi e Toyota. Outra perdedora foi a Honda, que, além de deixar a 5ª posição no ranking, viu sua participação cair de 4,3% para 3,7%, culpa da estratégia de dividir vendas entre o City e o Civic.
As quatro marcas tradicionais seguem com um supremacia monstruosa de 74%, mas que perdeu 3,6% na participação em um ano. Os franceses tomaram o lugar dos japoneses com quase 10% de share contra 9,2%; coreanos atingiram 5% e os chineses saíram de desprezíveis 0,08% para visíveis 0,44%. Parece pouco, mas já é bastante para um primeiro ano de verdade. Em 2011, certamente eles passarão a barreira de 1% se não chegarem à 2%. Ótima notícia para o consumidor.
Se já não bastasse perder a liderança p/ a fiat com seus produtos p/ lá de desatualizados, a vw vai perder mais ainda com a chegadade de novos carros compactos e com a entrada de hatch médios atualizados como é o focus,bravo,C4,i30 e para os futuros 308, cruze hatch, cerato hatch (futuro lider) e talvez o megane III hatch!, e se continuar com essa politica de desprezo e ganancia nos lucros e com as propostas de reeestilizar o feioso golf 4,5, tirar o polo de linha, e abs e air bag em kombi, sem duvida nenhuma vai perder mais participação, e quanto as coreanas, é bem vindo no país com seus produtos modernos, mas que está ficando " brasileira " demais com essa politica de preços abusivos que faz o sr. CAOA!! do resto, quem tiver produtos atuais, vai permanecer vendendo bem!
Mais que merecida o ganho de 2% das outras montadoras, até hoje não vi ninguem falar mal do ultitario e do i30 ambos da Hyundai, Kia Sorento e Soul, são outros exemplos de qualidade de mercado. E acho que nos proximos meses esses numeros ainda vão aumentar, e é resultado do preço e da facilidade de compra das mantadoras maiores…
Acredito que o grande segredo destas marcas para aumentar suas vendas esta no acabamento (principalmente o interno) e na inclusão de tecnologia nos seus carros. O que nos veiculos tradicionais no Brasil é dificil de achar.
Tenho um Kia Soul a 1 ano, carro é bom, porem, essa autorizada de Itajai SC deixa a desejar, levei meu Soul para revisão de 20000km e estava tudo correto, pediram para fazer geometria e balanceamento de rodas, mesmo estando tudo bem fiz o que eles pediram.
Agora quando passo de 100km por hora o volante começa a trepidar, não da segurança dirigir com essa trepidação. Pior que agora tenho que retornar a autorizada, ficar sem carro o dia todo, pois nao tenho tempo de ficar la esperando. Portanto, sugiro que a Kia tenha melhor qualidade no seu atendimento, essas coisas assim deixa a marca no cliente, pois paga é ainda e mal atendido.
Obrigado.
Saí de um Fiat Idea para um Kia Soul e a sensação que ficou foi: porque não tive um KIA antes! Se vc está pensando em trocar de carro, sugiro fortemente olhar de perto os KIA ou HYUNDAI, compare acabamento, tecnologia, modernidade da engenharia, motores, etc. Só cego que não vê. São produtos muito bons e atualizados, praticamente os mesmos carros que estão rodando com sucesso nos mercados da Europa e EUA. Além do mais, Fiat, VW, Ford e GM tiveram toda a chance do mundo no mercado brasileiro, mas sempre nos empurraram produtos defasados a preço caro. Agora quem tá pagando o preço são elas, bem feito! Esta mudança no panorama da reportagem é de apanas 1 ano. Imaginem daqui 5, 10 anos. Será que ainda teremos alguém comprando Gol e achando que fez um grande negócio?
As mentiras da Hyundai enganou muitos consumidores nesse ano
@Eduardo CL
mentiras da CAOA, não?
@Eduardo Cl
Eduardo, e o que você acha da propaganda do Ecosport que diz: Viva o novo!? Ou do Agile que diz que é um "sonho". Na boa, o que a Caoa faz é supervalorizar as qualidades dos carros deles, mas que são bons, são.
<blockquote cite="#commentbody-29753">
Mecanica Automotiva :
Acredito que o grande segredo destas marcas para aumentar suas vendas esta no acabamento (principalmente o interno) e na inclusão de tecnologia nos seus carros. O que nos veiculos tradicionais no Brasil é dificil de achar.
Concordo contigo,o brasileiro parece ter cansado do acabamento precário e da baixa tecnologia da maioria dos veículos nacionais.