A General Motors acaba de apresentar seu maior lançamento do ano, o crossover Captiva Sport. Fabricado no México, o modelo será importado para o Brasil a razão de 1 300 unidades por mês em duas versões, com tração dianteira e 4WD (integral). Os preços são R$ 92 990 para a primeira e R$ 99 990 para a segunda.
O Captiva usa o mesmo motor V6 de alumínio do Omega, um 3.6 litros com 261 cv a 6 500 rpm e 32,95 kgfm de torque a 2 100 rpm. Com esse propulsor, no entanto, o crossover atinge apenas 160 km/h, limitados eletronicamente. A pergunta é: por que tão baixo? Se fosse uma questão de segurança e limite das estradas, não existiriam modelos como o Golf GTI ou Civic Si…
A aceleração é boa para um veículo desse porte: 8,4 segundos no FWD e 8,5 segundos no 4WD. O consumo na cidade é de de 8 km/l e na estrada de 12,8 (FWD).
Duas perguntas ficaram no ar desde o anúncio da chegada do Captiva: teremos uma versão com motor 4 cilndros, mais barata? E ele será vendido em todas as concessionárias?
A resposta para as duas perguntas é sim, teremos um 4 cilindros – motor ainda não definido – em breve, caso o Captiva V6 venda bem, em todas as 550 concessionárias da rede. Ou seja, não será a mesma estratégia limitada do Omega.
Respondendo ao questionamento do leitor Eduardo, eis os acessórios divulgados pela GM: “sensor de estacionamento traseiro, adesivos refletivos, protetor de soleira metálico das portas dianteiras, estribo lateral cromado, barra transversal de rack de teto cromada, compartimento isotérmico, suporte para casaco e sistema de navegação GPS”.
Veja ficha técnica do Captiva aqui.
Parece que vem em configurações melhores do que o Honda CR-V. Finalmente algo de novo nos envelhecidos pátios das concessíonárias GM.
Realmente, um carrão, mas achei desnecessária a nova caracterização da grade e também preferi as rodas mostradas no modelo mexicano.
P.S.: Teremos por aqui acessórios, tipo personalização esportiva? O visual do primo americano Saturn Vue, na versão Red Line é show.
Obrigado pela atenção e, me aproveitando de sua boa vontade, este GPS será no painel ou "espetado" no vidro, como no Vectra GT/GT-X?
Como sugestão, realmente seria interessante a marca oferecer um "kit esportivo", derivado do Saturn Vue Red Line, com parachoques diferenciados, rodas maiores e, quem saber uma suspensão mais firme.
Muito interessante. Acho um absurdo a 'gordura' da Honda no caso dos CR-V 's ,pois no México a versão top custa tanto quanto um Fusion completo,só que aqui o Fusion está sendo vendido por R$ 86.000,00 e o CR-V EX 110.000,00 (na verdade começou à R$ 117.000,00) mostrando assim o lucro absurdo da Honda….
Agora com o Dodge Jouney,o Captiva e futuramente o Edge,esse segmento vai pegar fogo e enfim a Honda deve colocar preços justos.
Gostava mais do desenho da dianteira da Captiva anterior, essa sofreu um pequeno facelift. Bom, ao vivo as coisas mudam. Espero que pra melhor.
Não sabia da limitação a 160kmh deste carro V6. Intrigante (pra não dizer: preocupante). Um 4WD que se prese não deveria temer velocidades altas. Do outro lado da moeda, vê-se o Ford Fusion (tudo bem que 4cc) com 163cv e "amarrado" aos 180kmh.
Tudo bem que nossa legislação não permite. Mas manter a elasticidade do motor, sem cortar quando requisitado, é mais uma questão de segurança do que imprudência.
Afinal, não se vê compradores de "FUSION" almejando rachas. Ele é sim, estradeiro por excelência, como a Captiva poderia ser. O fato é que o comprador desse V6 vai ter que dar passagem para os fiat Uno nas estradas.
O Journey é um veículo muito mais completo e melhor. Repetindo o que comentei antes, não entendo como pode, com toda a diminuição de impostos, o captiva custar no México menos da metade que aqui. Capitva bonita é a Argentina – dá de dez nessa aí – e também custa muito menos.
O outro Captiva, para quem não conheçe:
(http://www.autoclub.com.au/uploaded_images/chevrolet-captiva-edge-2008-772262.jpg)
(http://www.cubiccapacity.com/wp-content/uploads/2008/04/chevrolet_captiva_automatic.jpg)
(http://chevroletcars.files.wordpress.com/2008/01/captiva.jpg)
(http://image.motortrend.com/f/auto-news/new-chevrolet-captiva-diesel-unveiled-in-uk/9835252+cr1+re0+ar1/2008-chevrolet-captiva-interior.jpg)
Cores? Alguém sabe dizer se virá nesse azulão das fotos?
Aleluia um carro interessante no line-up da Chevrolet.
Faltou a 3a coluna de bancos opicional no modelo que vem para cá.
Se começarem a oferecer a mesma, a Grand Picasso e a Renault Grand Senic ganham uma concorrente…
JL, ele vem em quatro cores: preto (com interior beige), cinza, prata e esse azul (essas três com interior cinza).
muito bom mesmo, mais a que se vende na argentina e muito mais linda!!
alguem me pode explicar orque que a blazer full custa tanto?? comparando com uma captiva e muito mais cara
alguém poderia me explicar porque o kia sportage 2,0LX 2008/2008 zero Mecânica a rotação na mudanças de marcha só ocorrem em rotação de 2500rpm horrível sensação que o motorista é barbeiro que não tira o pé do acelerador na hora das mudanças de marcha a KIA fala que é normal. Normal você acelerar o carro e a rotação depois que você tira o pé do acelerador demorar cerca de 2 segundos para começar a cair e estabilizar em 750rpm? Coisa estranha desagradável para dirigir ruim mesmo.proprietários de kia mecânica cuidado alem do desgaste prematura da embreagem o carro continua acelerado mesmo depois de tirar o ´pé do acelerador cerca de uns dois segundos tenho um laudo da kia que fala assim informamos que o retardo no tempo de desaceleração do motor do veículo Sportage durante as mudanças de marchas é normal e característico da estratégia de monitoramento eletrônico do controle de emissões de poluentes.
A análise efetuada pela concessionária Korea Motors (São Paulo – SP) em 15/09/2008 (ordem de serviço nº 4.154) com a utilização do scanner GDS constatou o funcionamento normal do motor e dos parâmetros do sistema de injeção.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
Kia Motors do Brasil
Gostaria de informações de proprietários do CAPTIVA sobre o consumo de combustível do veículo, pois a montadora diz que ele faz 8,0Km/l na cidade, isso num V6 é estranho, não acham?
Sds.
Carlos
Tenho uma Captiva Fwd 4×2 Preta.
Em resposta ao leitor Carlos Alberto que perguntou do consumo…
É difícil não abusar do motor. Sua potência, barulho e arranque impressionam e não deixam a vontade de lado de pisar fundo as vezes…
O consumo na cidade, girou em torno de 6 e andando no sapatinho com ar ligado já deu 7 por litro. Na estrada, só estrada ela fez 9.
Penso… Quem compra ou pensa em comprar um carro desses, não pode ficar preocupado com o consumo…
No restante, o carro é sensacional. Sem comentários. Estéticamente muito, mas muito bonito. Chama atenção e muitos param para ver o carro.
O prazer de dirigir é sem igual. Sugiro, quando tiver disponível, que façam um teste drive. Tive um amigo que trocou sua Hilux depois de dirigir o meu Captiva.
Alguns acessórios são desprezíveis ou senti falta.
Senti falta: do sensor de ré, que instalei. Um ar digital. Um som com GPS de tela grande. Os vidros elétricos com sensor de esmagamento ou subida de todos… Teto solar elétrico como o da Zafira…
Itens que considero desprezíveis:
Bússola, aviso de pneus baixo, banco de regulagem elétrico.
Todos os outros são sensacionais. Muito bons. Um carro espetacular.
Minha avaliação para o carro, preço x conforto x segurança x prazer é 10.
Enfim, eu estava para comprar uma Hilux, mas não me arrependo de comprar a Captiva.
Marco Aurélio
Obrigado pelas informações Cerqueira. O consumo do veículo chegou realmente a me preocupar, não pelo fato de fazer 6,0 ou 7,0 como vc falou, pois tenho uma Ranger a gasolina e só faz 7,2 na cidade, o que me assutou foram os dados de que ele só faz 4,0km, aí sim complica.Estou preparado "emocionalmente rs" até os 5,0km/l, menos do que isso ficarei decepcionado rssssss.
Apesar de acreditar que possa ser melhorado o consumo, a minha CAPITIVA 4×2 adquirida em novembro de 2008 tem consumido muito: 7,6km/l na esgtrada e 3,5km/l na cidade. Me decepcionou o consumo e penso em entrar com ação contra a GM, pois acredite na promessa de consumo.
MEUS SAIS! ISSO QUE É UM CARRO DIGNO DE MIM, LINDO…LINDO E LINDO…FICARÁ MAIS LINDO , LINDO E LINDO SE A CHEVROLET ME DER UM DE PRESENTE E EU DIRIGIR O CAPTIVIA PELAS RUAS DE CASCAVEL.
PARABÉNS!
LIA
Hoje viajei à florianópois e na volta para joinville liguei o piloto automático a 110 km/h , depois de 170km rodados a captiva 4×4 6 cilindros fez exatamente 10km/l. na cidade , andando com cuidado faz 4,5, o nosso transito por aqui é bem travado. Meu carro tem 1100 km rodados e acredito que pode melhorar. Usei gasolima Texaco plus, aquela da faixa prateada na bomba.
O Captiva é um sonho de carro, será o meu objetivo, sou pobre mas sei o que é bom, e esse é muuuito bom e bonito, a mulherada fica vesga quando vê um captiva, kkkkkk.
Eu vou conseguir, eu posso.
Ser "xiki" é estar em um captiva, aahhh garoto
Gostaria de deichar minha imformacao sobbre a captiva pos comprei uma 2.4 ano 2010 sero estou contente ,pois viajei 3 mil kilometro gostei da economia media 8.9 e mais importante ,muito comfortavel viajei 12 horas direto e nao sentir cansaço muito boa,