Pobre classe pobre. Procura por uma novidade até R$ 50.000 no Salão do Automóvel? Esqueça. Você vai passar raiva. Com raras exceções, os lançamentos que estão no Anhembi custam acima disso – até os chineses já andam cobrando mais. Significativo, apenas o Nissan March, que chega em 2011 e vai competir no maior segmento brasileiro, o de hatches compactos.
A Fiat mostrou o Uno Sporting, mas alguém imagina que ele vá custar menos de R$ 35.000. A Volkswagen mostrou o Fox e Gol Bluemotion, mas não os lançou (alguém já viu o Polo Bluemotion nas ruas?), a Chevrolet trouxe a Montana que, apesar das críticas, entra na lista, a Ford, nada.
Entre as “new comers”, a Renault preferiu apresentar o Fluence e a Honda, alguns híbridos que passam longe do país. A dupla Peugeot/Citroën se concentrou nos carros mais caros e a Toyota poderia ter apresentado o Etios conceito, para sentir a repercussão do público, mas desistiu. Das coreanas, apenas a Kia terá um representante abaixo de R$ 50.000, o Cerato hatch na versão de entrada.
Até os chineses já não são os mesmos. Na JAC, apenas os J3 custa menos que R$ 40.000, mas acima dos outros conterrâneos. Algumas prometeram novidades na faixa dos R$ 30.000, mas só em 2011. É o caso da Haima e da Chery, esta com o Fulwin 2 e o S18 – o QQ, que poderia ser o mais barato carro à venda no Brasil, ficou para março do ano que vem. A Brilliance, então, só carros mais caros, acima de R$ 55.000.
Talvez o próximo Salão, em 2012, seja o paraíso dos compactos, afinal até lá espera-se que Honda, Toyota, Chery e Hyundai tenham lançado seus nacionais para brigar com Gol, Uno e cia, mas a realidade hoje é que é preciso ter o bolso recheado para sair feliz do Anhembi e correr para uma concessionária.
A não exibição do Etios no stand da Toyota pode ser indicativo de que o compacto que eles produzirão aqui terá desenho diferente. Talvez clínicas internas já tenham sinalizado que o desenho, muito parecido com o Logan, não agradava aos potencias consumidores. É apenas um palpite.
Fora isso, a observação do post realmente é curiosa. Fartura de lançamentos caros, e seca de lançamentos de custo mais acessível.
Falando em carros de R$ 50 mil… Alguem sabe se a ford trouxe o new fiesta hatch pra exposição?
Aqui é o paraíso…
a ford nao levou o fiesta hatch… nem sei se vao trazer do mexico pq o hatch soh tem em versoes mais caras e aqui tem q ficar por 45… o lucro no sedan eh maior… se for esperar ser fabricado soh no final de 2012
O Brasil é mesmo a terra dos trouxas. Primeiro os americanos, depois os europeus, seguidos dos japoneses, indianos e agora até os chineses estão se aproveitando da ingenuidade (ou seria falta de cultura) do brasileiro. Trazem de fora os maquinarios desativados para produzir e vender aqui modelos defasados a preço de ouro. Tá muito caro ? Ah, é tudo culpa dos impostos… e o brasileiro acredita !!! Se fossem só os impostos, os carros deveriam custar uns 50% a mais do que custam lá fora, nunca o dobro (100% a mais) ou o triplo (200% mais)…ainda mais sem os itens de segurança e conforto que são de praxe lá fora.
Posso estar sendo muito radical, mas esse salão está pior do que o de 2008!!!, ou seja não tem muita coisa que se aproveita(fora os supercarros),e pode ter certeza, o salão de buenos ayres em junho de 2011 será 10 x melhor do que esse(infelizmente).
Este March é muito sem sal. Nada chama a atenção, nem mesmo esta cor espalhafatosa. Vai vender muiiito! (pouco)