Vamos lá, não resisti a fazer uma lista do que vi de bom e ruim no Anhembi. Certamente há mais coisas lá tanto boas quanto ruins, mas vai aí o que lembrei até agora:
O melhor
1 – Estande da Kia – se você quer ver carro novo e, digamos, para mortais comprarem (apesar do preço mais alto), o estande da coreana é um prato cheio. Sportage, Cerato hatch, Koup, Cadenza, Optima, todos modelos que chegarão aqui. De quebra, temos o Soulster, o conceito aberto do Soul e um Mohave “Transformers”.
2 – Estande da BMW – e nem estamos falando dos carros em si e sim da sacada de mostrar apenas modelos na cor branca, uma elegância só.
3 – Conceitos futuristas – GTbyCitroën e Vision, da BMW, são obrigatórios, por mais que o primeiro não passe de uma viagem. O L1 da Volks também é legal
4 – Videogames – estão espalhados pelo pavilhão em várias marcas. Se não tiver muita fila vale a pena, afinal alguma coisa precisa ser “pilotada”.
5 – Platinuss – É difícil superar a visão conjunta de um Pagani, um Spyker, um Koenigsegg e o belo brasileiro Vorax juntos.
6 – Linha do tempo da Peugeot – uma experiência um pouco diferente. A marca comemora 200 anos e exibe alguns produtos criados por ela. Tem até batedeira de bolo!
7 – Mulheres – para os apreciadores, o salão continua uma bela passarela. Tem muita gente que não merecia estar ao lado dos carros, mas procurando um pouco, dá para ver algumas preciosidades. Quem sabe, não estamos olhando para alguma futura panicat.
8 – Transformers Bumblebee – se você tem criança é visita obrigatória. O imenso robô fica na ponta do estande da Chevrolet.
9 – Mercedes-Benz SLS GT3 – o que não falta é esportivo no salão, mas o GT3 com sua pintura prateada e configuração de corrida é para babar.
10 – Ferrari, Lamborghini e Bugatti – outras lendas entre os esportivos estão lá, algumas meio escondidas (Bugatti) outras mais visíveis.
Os piores
1 – Banheiros do Anhembi – eles até estão reformados, mas que canseira para achá-los.
2 – Estacionamento do Anhembi – depois da Fórmula Indy virou uma bagunça. Fora isso, a espera para entrar e sair é irritante.
3 – Lifan – a marca chinesa nem merecia estar entre BMW, Jaguar e Porsche. Já tinha abusado do bom gosto ao copiar de maneira grotesca o Mini Cooper no modelo 320 e ainda teve a cara de pau de contratar um sósia do Mr. Bean para divulgar seu carro. Lamentável.
4 – Honda – Como disse um colega jornalista, o estande da Honda parece uma concessionária: exibe um monte de City, um conceito antigo e alguns híbridos que não têm grande chance de chegar ao Brasil.
5 – Shows – além de serem meio bregas, algumas apresentações soam ofensivas. Imaginar gastar dinheiro com isso e cobrar caro de carros básicos e pelados faz a cabeça doer.
6 – Agile vs. Aveo – a Chevrolet trouxe o Aveo conceito para o salão, mas nem ela sabe porque, segundo um funcionário da marca. Nós sabemos: para irritar donos do Agile que mereciam ter o Aveo, um hatch muito mais moderno, bonito e confortável.
7 – Corolla cromado – hã? Precisa explicar?
8 – Carros idosos – Lembra do Uno Mille? A Fiat não. Colocou o carro mais barato do país escondido atrás do estande. A Volks preferiu dar alguma utilidade para vovó Kombi: fez o furgão virar karaokê, o Kombikê.
9 – Conceitos – se há protótipos legais existem também os esquisitinhos. A Honda trouxe o EV-N, um elétrico pequenino e feio, bota feio nisso. A Renault achou que o Sandero Stepway poderia ficar mais atrativo para mulheres com umas florzinhas e alguns badulaques. Será que é isso mesmo que o público feminino busca em um carro?
10 – Preços – R$ 40,00 para entrar e R$ 25,00 para estacionar. Sem falar que você sofrerá para entrar, sofrerá para andar e para ver os carros. Precisa ser muito fã de carro mesmo.
Ricardo,
tem uma icongruência na sua análise: se R$ 40 é caro e está lotado, então o preço está errado. Devia custar uns R$ 120 e ter quantidade controlada de visitantes.
Afinal é assim que as montadoras nacionais pensam: cobram muito para oferecer pouco e ainda tem uma fila de espera!
Leandro, acredito que um salão como esse é um programa de lazer como qualquer outro. Só que por lazer entendo uma atividade que faça bem à saúde, à nossa mente. Que seja uma experiência prazerosa, afinal você está pagando por um privilégio, nesse caso ter contato com veículos de sonho ou novidades que ainda não estão nas lojas. Mas se nesse "pacote" você ganha trânsito pesado, dificuldade para estacionar, dificuldade para se locomover e horas de espera não sei se dá para classificar como lazer. Claro que isso não é um problema específico do salão e sim de qualquer evento maior que ocorra em São Paulo ou em outra grande cidade. O fator sofrimento conta e por isso considero que uma família gastar R$ 200 (R$ 80,00 de dois adultos, R$ 60,00 de duas crianças, mais R$ 25,00 de estacionamento e o resto de um lanchinho qualquer) para passar algumas horas no Anhembi é muito caro.
Concordo com você que deveria existir uma quantidade limitada de visitantes, mas não cobrar mais caro por isso. Mas as empresas (e não só montadoras) oferecem isso, o governo não se posiciona e grande parte dos consumidores aceita passivamente. Uma pena.
Oi, Ricardo. Eu concordo contigo: R$ 40,00 não é barato para a maioria. Ainda assim, é fácil entender o ponto de vista do Leandro, porque se é caro e ainda assim está lotado, é sinal que este preço ainda consegue estar dentro do poder aquisitivo dos admiradores de automóveis. Se o preço fosse menor, seria impossível visitar o salão, e se fosse maior ou o número de visitantes fosse limitado, seria injusto com gente que espera ansiosamente pelo evento.
Quanto aos stands, concordo contigo – especialmente no que diz respeito à Renault. Sou grande admirador da marca, mas esperava mais no salão. Será que ela pensa que 4 Fluence e 8 Sanderos são suficientes para atrair a atenção? Por melhores que os carros sejam, tudo que é demais enjoa.
Pessoal, as feiras de automóveis são abertas, lotadas e com filas no mundo inteiro, aqui não iria ser diferente. Concordo que a estrutura é bem pior aqui que em Paris, por exemplo, mas isso é caso para outro post.
Os lifan são tão feios, esse plágio do Mr. Bean é hilário – quanta cara de pau!
Ahh… os carros brancos – invasão dos clones! Tem médico que devia estar chorando lá…
Corolla cromado – achei que ninguém iria comentar mesmo, é ridículo.
"shows" – o que esse pessoal tem na cabeça? Decadente.
O Vorax merece um post próprio aqui, com fotos de dentro e de fora.
O PIOR DE TUDO:
MB SLS – quanta cara de pau da Mercedes em plagiar o VIPER!!!
O pior do que pagar 40 reais no ingresso, é ver que um funcionário da VW disse que o polo indiando, usa a mesma plataforma do nosso e ele sai de linha em 2012, e realmente o golf 4,5 vai passar por um botox, é ver um funcionário da CAOA dizer que o novo carro da marca será o HB "iX20" que vai ser lançado em aqui janeiro ( olha o nível de informação), que o 308 muito provavelmente não chega em 2011(tbm ñ sei porquê)que o stand da GM parece que foi elaborado à 15 anos atras(tamanha variedade de modelos ultrapassados), que o focus S/T que chegou a ser testado aqui, nunca será lançado( mesmo que só c/ o kit), que o sonata custa mesmo 115 mil na CAOA ( uma mercedes C 180 rodas 17 e teto por 117 mil), que o 206,5 a partner o sandero o clio,Kombi classic, façam parte do salão de 2010, que o megane SW vai sair de linha, ou seja, tudo isso e alem de ver as novidades de Paris, fica uma pergunta: será que não devíamos ter um salão só para importados e outro para fracasados? alguem tem a resposta?
@fernando meier
Análise Perfeita.
Para quem está interessado em um SUV, fique atento, pois os "jipinhos" urbanos muito prometem ultrapassar qualquer terreno, mas na prática até Audi Q5 não dá conta do recado.
Vejam o vídeo do confronto entre a Audi Q5 x Bmw X3.
http://www.youtube.com/watch?v=HvqQuC_8VrM&fe…
@Leandro Pi
O seu comentário me fez lembrar do unico cinema da minha cidade, quando fui ver Garfield 2, tnham vendido mais ingerssos do que o numero de cadeiras do cinema, faltou poltronas, o lugar encheu, tinha criança sentado no chão, tava uma bagunça, igual a sua descrição do Salão (que infelizmente não vou conseguir vistar, por morar em Minas e não ter tempo para ir)
@Ricardo Meier
Ricardo,
Em Paris o valor cobrado era maior ou menor?
Sabendo que em Paris, o número de visitantes passa de 1 milhão, bem mais do que em SPaulo, o aglomerado de pessoas dentro do salão é igual ao do Anhembi, ou existe maior espaço ou algum controle de visitantes, permitindo uma visita menos extressante?
Eu também concordo com sua opinião. Em 2008, eu fui justo no Sábado que era o único dia para mim disponível e disse para mim mesmo que não mais voltaria de sábado, porém estou pensando em ir num dia de semana.
Quarenta conto no ingresso é caro.
Mas R$25,00 de estacionamento é um abuso! Ainda se fosse coberto, mesmo assim estaria caro. Convite pra deixar o carro em casa e ir de transporte público.
O pior é que esse Anhembi é a maior máfia. Já fizemos um evento lá e eles cobram até pelo capacho na porta de entrada (sério!). Não me admira nada que eles não mordam uma bela fatia do valor desse estacionamento.
@John
Sério cara, eu SEMPRE pensei isso mas nunca comentei pois achei que fosse ser criticado. A SLS parece ser de fato uma cópia do maravilhoso Viper.
Ainda assim, não tem aquele sparkle do Dodge.
Não é semelhança apenas (VIPER/SLS). Ocorre que quando a MB era proprietária da Chrysler, estava em processo de desenvolvimento o sucessor do Viper.
Com a ruptura entre elas, o "futuro Viper" acabou se transformando no SLS.
Tive a oportunidade de visitar o salão na avant-premiere de terça (à partir das 20h). Estarei lá novamente 2ª que é ponte de feriado na esperança de estar menos lotado – é que tenho que verificar alguns dados p/ a empresa.
Realmente o estande da Honda é ridículo – nem entrei, pois concessionária tem aqui no Vale. A Reanult, que não vende carro no Brasil há muito tempo (quem vende é a Dacia), manteve o status de mesmice e aquele Sandero enfeitado com "luzinhas" não teve graça. Ao seu lado a irmã japonesa Nissan seria um show room de concessionária não fosse o March e o Leaf esquecidos nos cantos.
Porsche, Jaguar, Platinuss, Lamborghini poderiam capricahr um pouco mais nos estandes, embora os carros já sejam um espetáculo.
Realmente o Vorax tem um design muito interessante, mas seu eu tivesse R$700 sobrando, não seria em um carro brasileiro que eu gastaria…
Achei interessantes os protótipos da Saveiro e do Agile, sendo este último com maior apelo comercial.
Incrível o pouco caso da coreana Ssangyong – o estande tinha alguns veículos de gosto duvidoso e só. Sem representantes, promotores ou modelos…
Agora falando sobre a estrutura do evento, mesmo na avant-premiere, foi difícil entrar. Chegamos na Santos Dumont às 20h e a fila já estava na pista oposta – a solução foi voltar p/ o terminal tietê, estacionar por lá e pegar um táxi. A entrada a pé foi bem fácil, sem filas. Embora cheio, não estava insuportável dentro do pavilhão e pudemos ficar até cansar, tirar fotos s/ stress.
O Anhembi já não suporta eventos como este ou até menores há muito tempo, mas por enquanto é o que temos até a construção do "Piritubão". O acesso também deveria ser melhor controlado para que não ocorresse todo esse tumulto.
Os que mais me chamaram a atenção:
– Camaro
– GT500
– Charger
– Vorax
– R8
Sei que tem coisa melhor no salão, mas estes são meus preferidos…
Agora é torcer p/ todo mundo viajar no feriadão e deixar o salão vazio na 2ª…
Eu vou tentar a sorte no Domingão, e provavelmente voltar com raiva e uma porção de fotos tremidas.
è cada maquina que acaba valendo apena.
Olha, essa idéia da BMW de expor carros brancos vai de encontro com a cultura do Brasileiro de vestir-se de branco para receber o ano novo. E carro novo branco, lindo, todo chique e moderno, só estimula as pessoas a pensar em gastar nesses carros para entrar o ano novo em carro branco que representará uma melhora de qualidade de vida, afinal BMW propõe isso, embora o Audi 4 está um espetáculo, um carro completo em sua categoria. Mas o Z4 da BMW é um espetáculo, sem igual! Parabéns ao pessoal da BMW! E parabéns a você pela publicação!
Falando no Lifan 320, eis o teste de impacto dele, feito pela China NCAP:
http://www.youtube.com/watch?v=fEXfy1BeAOw
Recebeu 3 estrelas, mas gostaria de saber quantas ele ganharia no teste da Euro NCAP, por exemplo.
De melhor, das montadoras mais "inacessíveis" achei a BMW, onde usou bem (na minha visão) a estratégia dos carros brancos e expos modelos maravilhosos como o Z4, por exemplo. Talvez eu gostasse mais da Porche por ser um fã declarado da marca, que tinha dentro do "cercado" uma série de sonhos de consumo, mas infelizmente tanto Porche, quanto Ferrari e Lambo (dentre algumas outras) não nos permitem chegar muito perto e tocar esses "sonhos", por isso fiquei com a BMW. Já nas "acessíveis", gostei de algumas idéais como o uno cabrio, o C3 fosco e o RCZ, já dos veículos série, achei o Bravo, o Kia Koup, o Aircross, camaro, mustang (estes dois ultimos não são acessiveis também) e alguns outros, bem interessantes e atrativos. Certamente esqueci de alguns carros que gostei, mas vemos tanta coisa que acaba sendo normal… finalizando, sou um pouco desfavorável aos shows, mas confesso que fui surpreendido e gostei do show na citroen. Quanto a platinuss, sinceramente preferi o decote das modelos (especialmente aquele vestido em uma morena com cerca de 400ml de silicone) do que dos carros. Mas triste mesmo foi ver acabarem com a montana com essa nova pick up que prefiro não comentar, ainda mais naquela cor! Completando o lado ruim, ficam toyota e principalmente honda, que mais parecia uma concessionaria, como já dito acima.
Ficou faltando comentar mas vale destacar:
Audi, BMW e Mercedes que dessa vez liberaram os carros para que os visitantes pudessem entrar e sonhar um pouco ao volante.
Na ponta oposta, a Hyundai, que deixou a humildade de lado e colocou modelos, quando não trancaram, nos carros não deixando os visitantes verificarem de perto o interior dos veículos e seus lançamentos. Uma tremenda falta de respeito ao público.
vcs estao reclamando de que? Agora imagina quem mora aqui no Ceará, no qual agora está sendo construido o MAIOR centro de eventos do Brasil e se não me engano é também o maior da america latina e mesmo assim sabemos que não temos chances de receber salão como o de SP! Poderia ter esses varios problemas que pra mim seria tudo ainda seria uma maravilha. E conheço muuuuita gente que visita o salão nos anos de eventos.
ps: e não reclama de nada desse post acima e dos comentarios!
Independente do tamanho e da novidade do centro de eventos é claro que o salão do automovel deve ser em SP (e não sou paulista, nem paulistano), não chega a ser a detroit ou frankfurt brasileira, mas é lá que ficam 80% das industrias automobilisticas e principais autopeças, além é claro de ser a maior cidade do país onde movimenta mais grana.
Ricardo, concordo com sua Lista "o melhor" pois esse salão foi dominado pelas importadoras, sendo um dos mais mornos em materia de lançamentos nacionais. Quanto a Lista "o pior", poderia ter mais de 20 itens, um deles seria a saturação do Anhembi para o tamanho do evento, e o terrivel transito no seu entorno. Fui na 2ª feira 1/11 e vivi as dificuldades para o acesso ao Salão.
Somente não concordo em reclamar de ''barriga cheia''! No ponto de vista são reclamações tão bestas, que nem deve ser levada em conta!
ABSURDO!!!.Ganhei convite e desisti de chegar ,pois o acesso estava insuportavel,ir ao salao do automovel era um prazer,hoje,e um inferno.Preferi,voltar para casa.Total falta de infra.Uma pena.Concordo com o Daniel S R.