Cada uma que aparece. Vejam só esse recall da Honda, que envolve nada menos que 130 mil carros. Segundo a marca, uma falha na proteção do sensor do pedal do acelerador pode permitir que sujeira acumulada no assoalho acabe entrando onde não deve e causando problemas no equipamento.
Você vai lá limpar seu City ou Fit no sábadão e de repente pode colocar sua vida em perigo já que em casos extremos, a poeira pode fazer com que o sensor não reduza a rotação do motor. Ainda bem que a solução é simples: basta um reforço na proteção do sensor e tudo bem, dá para limpar o interior do seu Honda sem se preocupar em perder o controle depois.
Honestamente não sei se as marcas estão cuidadosas demais, se é a pressão do consumidor ou outra coisa, mas Fuscsa, Chevettes e Corceis do passado certamente iam para a garagem dos consumidores com falhas mais gritantes e ninguém percebia. Isso é um ótimo sinal, mas será que a complexidade dos carros não vai chegar a um ponto que teremos recalls todos os meses em todos os carros? É mais corrigir o problema depois ou dá para montar um veículo com 99,9% de chance de acertar em tudo? Quem tiver uma teoria, fique à vontade para comentar.
Acho que no futuro o termo recall vai ser substituído por "update", tal e qual ocorre hoje com PCs e gadgets.
Vai ser, por exemplo, o Honda Fit versão 3.1, 3.2, e assim por diante.
Porque problema sempre existiu e sempre vai existir (em maior ou menor grau). Em tese, hoje, a pressão dos órgãos regulatórios é maior sobre a questão segurança, mas e quanto a problemas que nao afetem a segurança, mas podem ser enquadrados como vício de produto, são corrigidos na cadeia de produção mas não se estendem ao consumidor final? Só mesmo apelando para garantia e em alguns casos para a Justiça.
Por isso que eu acho que no futuro, com o grau de tecnologia que os carros estão alcançando, as "atualizações" vão ser muito comuns e o consumidor passará a encarar este tipo de ação como algo positivo, que demonstra preocupação por parte do fabricante em corrigir ou melhorar o seu produto.
Acho bom e ruim ao mesmo tempo, bom pelo fato que as empresas estão "um pouco" mais preocupadas com o consumidor, ruim pelo fato de deixar dúvida se seria somente este o problema de fato. Fica a impressão que o consumidor é o laboratório, sei lá.
Mas, acho mais positivo que negativo.
Às vezes leio coisas que são verdadeiras teorias conspiratórias, tem gente que exagera e muito no que escreve, acaba fazendo muito sensacionalismo.
Em linhas gerais (não estou defendendo a Honda) acho um ato de muita coragem "dar a cara pra bater", ou seja, admitir um erro sempre será uma coisa muito difícil.
Acredito que hoje em dia as empresas estão começando a demonstrar que estão gerenciando melhor seus erros, mesmo porque não existe projeto perfeito, existe sim projeto de menor risco.
Concordo com vc, Ricardo: os problemas de produção sempre existiram, mas agora temos uma combinação de uma melhor engenharia (que detecta o problema antes de acidentes ocorrerem), consumidores mais exigentes, maior concorrência entre as marcar e – é claro – uma cultura do terrorimso jurídico. Ninguém quer correr o risco…
Estranho é que as gerações anteriores do Fit, Civic, Corolla, Hilux não passavam por recalls e não davam tantos problemas, na Europa dizem que a VW Taro, que na verdade é uma Hilux de 5ª geração (1989) com o emblema da Volks, é carro da VW que dá menos problemas mecanicos segundo um comentario que eu vi nesse site
http://www.imcdb.org/vehicle_222976-Volkswagen-Ta…
o meu comentário é uma breve pergunta…
Sabem me informar os anos do veículos que passaram pelo "BELO" Recall???