Meus caros leitores, mais uma vez peço desculpas pela ausência de posts. Estou no Salão de Paris cobrindo o evento para o iG Carros e até agora foi uma correria só. Como quem bancou a vinda foi o portal, a prioridade, claro, é publicar as notícias lá, mas abro uma exceção aqui para alguns comentários pessoais do que vi até o momento.
Sobretudo, alguns modelos que chegarão ao Brasil. Ainda vou rodar durante esta sexta-feira, com mais calma, para conhecer as novidades, mas vamos lá.
Audi – O quattro concept é bem bacana, lembra um pouco os modelos antigos da Audi e sai um pouco do lugar comum. Gostei.
Opel – O GTC Paris é fabuloso, tem linhas muito criativas, sobretudo a que contorna a maçaneta. Se virar o Astra GTC de rua, será show de bola. Gostei.
Volkswagen – o novo Passat é, digamos, morno. Tem linhas legais, mas juro que preciso de uns segundos para notar quem é quem entre ele, o Jetta e o Phaeton. A sacada da abertura do porta-malas com o pé é interessante. Agora, esqueçam esse negócio de abertura pantográfica do porta-malas: até modelo top tem usado o pescoço de ganso. Nem gostei nem detestei.
Bugatti – o Veyron Super Sport impressiona, mas ainda acho ele pouco elegante. Médio.
Lamborghini – O Sesto Elemento é minúsculo ao vivo e dá-lhe visual “Batman”. A Warner nem precisa mandar desenhar um batmóvel. Mas é legal. Gostei.
Bentley – O novo Continental GT é… o velho com linhas mais leves. Engraçado, leva quase uma década para mudar e quase não faz nada. Não gostei.
Skoda – haja falta de apelo visual. Tô fora.
Seat – O IBE (o “E” é escrito como o ² ao quadrado, mas não sei onde está isso no teclado) é sensacional como conceito: pequeno e arisco e com linhas bárbaras, mas será que é isso que a Seat precisa para sobreviver? Mas gostei.
Porsche – Show de bola o 911 Speedster. Parece carro de brinquedo, mas não é. Gostei.
Toyota – nada que valha o comentário. Acho que eles estão chocados ainda com a crise.
Ford – Do c… o Focus novo. Tudo bem, o ST é meio exagerado, mas dá de 10 a 0 no nosso bom Focus. Pena que vai demorar para chegar, segundo me disse um executivo da Ford. Gostei.
Jaguar – C-X75, que beleza. Achava que a Jaguar estava perdida, mas os indianos me contrariam. Gostei.
Land Rover – talvez me chamem de conservador, mas ver o Evoque ser chamado de Range Rover soa como pecado. O carro é bonito, mas…não é Land Rover. Sei lá.
Peugeot – A BMW deveria cobrar royalties: o 508 tem traseira de Série 5. E depois reclamamos dos chineses. Bonito é, mas ficou comum. Até gostei.
Citroën – Por falar em comum, o novo C4 é bem global, se levarmos em conta que não carrega elementos exóticos como o nosso. Se a marca quer vender mais carros não dá para inventar muito mesmo. Mas gostei.
Renault – graças a Deus Patrick Le Clement foi aposentado. O ex-designer da Renault foi tarde. Você vê lado a lado aqui o Laguna e o Latitude e não dá nem para comparar. E os projetos do novo designer, o holandês Lauren van den Acker podem salvar a marca. O conceito Dezir é empolgante e compacto elétrico Zoe bastante atraente, embora de frente ele lembre o coelho da páscoa. Ainda assim, gostei.
Mais tarde, falo de outras marcas.
O Passat está lindo e estiloso,o Opel gtc é tudo o que a GMB nos nega,modernidade e eficiência.
Passat = Jetta = Phaeton = Polo = Golzão. KKKKKKKKKKKKKK A volks tá fazendo carro pra quem gosta de volks e não pra quem gosta de carro, ou seja já já as vendas começam a despencar.
Esse visual é patético!!! Acho feio e a VW ainda me fez o favor de colocá-lo em todos os modelos. Daqui a pouco até o Beetle vai ter essa frente.
Parabéns Blogauto, viagem show.
O Cruze Hatch está nesse salão ou será apresentado no salão da Austrália?
Gostaria de ouvir suas impressões sobre o carro, comparados com o novo Opel Astra Hatch 4 portas.
E o Ds4 com as portas traseiras disfarçadas é muito mais bonito e exótico do que o C4 hatch?
O novo Golf é bonito ou nada que impressiona?
Abraços
Ricardo… Não sei se é pedir muito, mas se tiver a chance de perguntar pra alguém da Opel se existe a possibilidade deles virem para o Brasil, igual foi feito com o Chile, por favor o faça!
Aguardamos ansiosos o seu retorno e tomara que seja com uma resposta positiva…
Comanche, o Cruze hatch está neste salão sim, segue o link da versão "quase que de rua":
http://es.autoblog.com/2010/10/01/paris-2010-chev…
O Golf VI é bem simples ao ser visto de perto, nada espetacular (não lí nada sobre um Golf VII no salão de Paris).
Ricardo Meier,
Cuidado aí na França. Modere a dose do contato com estes "carros de verdade", pois não estamos acostumados com tantas maravilhas modernas. Pode gerar overdose!
Depois que chegar ao Brasil, se possível, comente qual a sensação que teve ao se ver inserido novamente no "nosso mundinho" de Milles, Golzinhos e Palios, estradas/ruas esburacadas e falta de educação generalizada do nosso trânsito para ver se bate com as minhas sensações após visita à Europa!!! É revoltante e até certo ponto depressiva!
Pelo menos não me empurram na fila do Aeroporto aqui no Brasil como fizeram com a minha amiga que estava na minha frente no Aeroporto da França.
Pessoal, vou responder aqui mesmo por causa da falta de tempo:
1 – Cruze hatch está aqui, sim, e achei muito imponente, lembra um pouco o Focus com a traseira mais alongada, entreeixos generoso. Honestamente, preferi o Cruze ao Astra. Tudo bem, ele é mais sofisticado, mas o Cruze é mais esportivo. Não me matem…rs. Agora, o GTC Paris é fabuloso. Uma versão de rua dele vai ficar muito legal.
2 – Sobre os novos Citroën, a marca está perdendo tempo de não produzi-los aí. O C4 é um carrão, painel de verdade, só a manopla do câmbio automático que é estranhamente minúscula. O C3 dá de 10 a 0 no nosso C3. Painel envolvente e, acreditem, dá para entrar no banco de trás. Agora, os DS são muito mais legais, principalmente o DS4. Pena que só no começo de 2012.
3 – Novo Golf? Só está aqui o VI, que já é meio passado, ainda mais que tudo aqui tem cara de Golf VI (rs).
4 – Rodrigo, fiz essa pergunta para o Nick Reilly, presidente da Opel. Ele me disse que precisa pedir permissão para o Jaime Ardila. Foi brincadeira dele, claro, mas a verdade é que não rola. Ele me confirmou que a Opel vai pintar em quase toda a América do Sul e o próximo país depois do Chile é a Argentina (que inveja!). PAr chegar ao Brasil, as coisas teriam de mudar muito.
5 – rr09, em meio a tantos carros feios como o Série 6 Coupe, Mercedes CLS, Audi R8 e cia estou é com saudade do Celtinha 1.0…rs
Ricardo, se vc encontrar o Ivan Segall da citroen do brasil, manda ele comprar um fusca e sair desfilando por aí, haja vista que esse imbecil disse que já que está vendendo "bem" o C3 e o C4,não justifica os modelos da nova geração aqui!!!!!!!!!!!!! tem que dar uma paulada na cabeça desse sujeito isso sim!!!!!!!!
Olha, Fernando, o pensamento na cabeça desse povo é muito simples: "Gastamos quanto com esse carro? Quanto falta para pagar o investimento? Quanto tempo vai levar do jeito que está vendendo? Ah, dá para esperar um pouco. Então, beleza". É o caso do C4, que tem pouco tempo no Brasil. Já o C3 muda até 2012. O Ivan Segal me disse que o C3 Picasso é o próximo no ano que vem. Disse daquele jeito, em meias palavras…rs. Eu diria que falta coragem nas matrizes porque eles têm o produto certo, mas demoram e perdem o timing. Será que não vale arriscar um pouco e passar a frente do rival? É a mesma coisa da Ford. O novo Focus, meus amigos, merece o nome que tem: é muito mais atraente e empolgante que o que vendem aí. Tem mais a ver com o primeiro Focus, que foi um marco, embora não agradasse todo mundo. Mas a Ford já disse que vai espremer o atual até não ter mais um pingo de suco. Pena porque deixaria o i30 com cara e Escort 1984…rs
É… Infelizmente tá tudo lascado mesmo…
O jeito é arrumar um endereço fake lá na Argentina, comprar o carro lá, emplacá-lo lá e rodar com ele aqui.
Ricardo Meier…
… Sei, sei que saudades vc está tendo! kkk
Eu fiz de tudo para perder o transporte para o aeroporto, para perder o vôo e ficar uns momentos mais na Europa, mas não deu… kkk
Aproveite bem a oportunidade e nos mantenha atualizado para minimizar a "pontinha de inveja" (do bem viu!)que estamos tendo. Um abração…
Ricardo, obrigado pela resposta.
Aproveite bastante.
Sucesso.
RR09, obrigado pela resposta.
Abraços
Ricardo, tudo bem que o investimento precisa ser amortizado 1º, mas nenhuma montadora instalada aqui deu prejuízo desde que começou a vender carros na casa dos MILHÕES!!!, portanto avisa o tal do ivan segall, que brasileiro tbm gosta de carros modernos, e diante dos altissimos lucros que tem aqui, nada mais justo do que investir um pouquinho só do que eles ganharam!!! obrigado pela atenção!! e se possivel pergunte p/ a vw se o polo vai sair de linha como foi noticiado aqui e se o golf vem pelo menos como importado!!
O protótipo do 508 híbrido era muito bonito – o modelo de produção é nada mais que um veículo comum.
Esperava mais do novo Passat – é mais do mesmo.
Os carros nas ruas não mostram toda a diferença do que há à venda aqui e lá, mesmo em Paris há veículos de todos os tipos. Já os ônibus e trens são outra conversa…
A maior diferença nos carros é justamente nas feiras e nas lojas – é revoltante entrar em uma concessionária no Brasil – de qualquer marca que não seja chinesa, coreana, Chrysler, Subaru ou Suzuki, para citar as comuns, obviamente. Para mim isso é um claro indício do futuro de nosso mercado, com marcas tradicionais, principalmente européias, desaparecendo ou realmente mofando.
Constatação: o 4o mercado mundial de automóveis é, infelizmente, de 5a categoria – mercado das pulgas automobilístico. Agradeçam à VW, GM e FIAT. A Ford não é muito diferente: importa o excelente Fusion, mas irá empurrar esse Focus até depois do novo sair de linha na Europa novamente.
voce não falou, mas gostei do Renault Twizy de produção. Acho que tem tudo a ver um veículo de uso individual nas grandes metrópoles. Algo mais viável que uma moto mais tão pequeno quanto.