Quem quer ver os carros da Opel no continente levante a mão. Acho que muita gente, com certeza, mas só os chilenos terão esse privilégio, por enquanto. A marca europeia revelou hoje que passará a vender seus carros no país já em 2011.
É parte de uma estratégia para aumentar suas vendas e não depender tanto dos europeus – além do Chile, também a Austrália e Israel terão concessionárias da marca.
Aliás, a crise financeira de 2008 foi a água que faltava bater nos traseiros gordos dos executivos das principais marcas automotivas que davam com os ombros para os mercados emergentes. Não é à toa que Audi, BMM, Mercedes e cia andam maravilhadas com o mercado brasileiro. Não se trata de descobrir a galinha dos ovos, mas sim faturar em mais regiões para não ficar na mão quando uma crise se abate sobre algum país. Como se viu, até as nações desenvolvidas têm seus dias de país subdesenvolvido.
Em entrevista à revista Exame, o presidente mundial da PSA, Philippe Varin, reconheceu que a empresa, dona da Peugeot e Citroën, não levou a sério o Brasil até agora: “precisamos ser mais globais”, disse ele que explicou que a partir de agora as duas marcas darão mais ouvidos ao cliente brasileiro. Prova disso, segundo ele, são a picape Hoggar e a minivan aventureira C3 Aircross.
Mas e a Opel? Virá ao Brasil? Ainda achamos difícil, pelo menos enquanto tivermos por aqui carros homônimos aos europeus. Já pensou ver um Opel Corsa ao lado do Classic? Ou o Astra verdadeiro perto do “Vectra” nacional?
Enqto aqui continuaremos com os fragiles da vida…
VERGONHA GM….
SDS
RAFAEL CRUZ
Já posso abaixar a mão, estou com caimbra
Observando esta abertura ao Chile, começa a fazer sentido as palavras dos executivos da GM Brasileira, que apontavam para uma descontinuidade de fornecimento de produtos no Brasil em paridade e/ou de origem Opel.
Eles vão fornecer no Brasil, cada vez mais produtos desenvolvidos na Korea, internamente aqui e/ou em outros países senão os Opel sob a "Gravatinha da GM", abrindo espaço para a importação de produtos "Opel", comercializados na Europa, com Status e Preços superiores.
Acredito que comercializarão as duas linhas de produtos em breve. O Chile pode ser um experimento mercadológico, que posteriormente será expandido para o Mercosul.
Alguém poderia me explicar o que é que o mercado chileno oferece pras montadoras? Um mercado com o potencial do Brasil deveria ter marcas/carros infinitamente superiores ou pelo menos em compasso com as matrizes automotivas, mas porque a OPEL, assim como todas as outras preferem oferecer qualidade em tantos países e no Brasil não. Já foi provado que o mercado brasileiro tem sim potencial, vide o caso Hyundai/Kia, ou até mesmo das marcas de luxo, que vendem expressivamente pelo preço cobrado no Brasil!
@João
"Custo Brasil".
Burocracia e impostos feitos para desencorajar importações em favor do "similar nacional" e da suposta "geração de empregos" (pseudo-socialismo e demagogia barata).
"Homologação".
Gasolina de baixa qualidade com álcool misturado, para privelegiar os usineiros, também em nome da suposta "geração de empregos".
Diesel de péssima qualidade com nafta misturada e alto nível de enxofre, tudo para privilegiar a Petrobrás que só é alguma coisa porque durante décadas o governo pôs lá dentro o dinheiro dos nosso impostos para promover o seu cabide de empregos, e o cidadão nunca se beneficiou em nada da existência desse "polvo".
Primazia da mediocridade e do compadrio em detrimento do livre-mercado que geraria uma economia auto-ajustada.
Arrogância de país de terceiro-mundo incapaz de competir num mundo globalizado e que por isso se fecha.
Baixo nível educacional e de cosmopolitanismo da nossa classe política e dos funcionários públicos graduados em faculdades tabajaras.
Baixo nível educacional da população e futilidade na busca pelo carro-zero a qualquer custo.
Tradição autoritária dos governos no Brasil, onde nunca houve revolução ou guerra civil, decidindo tudo a portas fechadas, sem participação dos cidadãos, desde o Descobrimento.
E a lista não termina nunca. Só mesmo emigrando.
Esse caso ilustra bem uma coisa: quando o consumidor é exigente, as empresas tem que se virar para atendê-lo.
Chileno é mais bem infotmado que o brasileiro e não aceita tanta porcaria como os brasileiros e logo tem a disposição carros mais modernos, mesmo sendo seu mercado muito menor que o brasileiro.
Já por aqui, com o consumidor achando o novo Uno o máximo e comprando toda a produção de Classics, Kombis e outras velharias, para que uma montadora vai se encomodar de ganhar com produtos modernos e sofisticados se os obsoletos garantem o que todo empresário quer: volume de vendas e preço premium? Só no Brasil mesmo!
A dona Denise Johnson já afirmou em entrevista que marca da GM por aqui, só a Chevrolet. A menos que esteja escondendo o ouro, o que eu não creio, é capaz da empresa manter a porteira fechada no mercado brasileiro, principalmente se a Opel for aparecer no continente com subsídiária própria.
"NO CHILE"! Aqui é outro universo…
Gente! basta comparar o site da Opel( de portugal pra ficar mais facil de entender) com o site da chevrolet…..
Doi o coração de ver o preço… A comparação feita foi o Vectra GT-X que sai a 21mil euros, fica em 48mil reais, e o brasileiro custa 63mil reais…
Sem contar que a lista de acessorios do brasil é lamentável, só fala de apliques , farol mascara negra e etc… enquando o site da opel de portugal fala de novas tecnologias como a do carro manual que nao deixa o carro descer enquanto faz controle de embreagem. Infelizmente é isso ai
Ta ai o site pra quem quiser conferir:
http://www.chevrolet.com.br/veiculos/carros/vectr…
http://www.opel.pt/veiculos/opel-gama/veiculos-co…
O que esta acontecendo com o Brasil, chamou atençao de aston martin, lamborghini, alfa romeo e por que não opel?!! quem é burro e estupido para desprezar o nosso país?!, acredito que com o fim de astra, corsa,vectra meriva e zafira, a opel pode muito bem colocar seus carros originais, só que num patamar bem acima da chevrolet, ou seja, se um vectra gt custa hj 70mil, certamente um astra custaria 85 mil ou mais, só que como o país esta em franco crescimento no setor, pode ter certeza que tem mercado!!! vide mini, 500 e smart…….. dona VW cadê o novo polo e o golf VII?!!! vcs vão ser com certeza a montadora que mais vai perder mercado entre os grandes pq não atualiza seus produtos!!!!!!!!!, como disse o dirigente da PSA,………. não acreditávamos no Brasil……
Linha OPEL no Brasil já!Chega de carroças jurássicas da GMB!
Acessem: http://www.sua montadora favorita.com.cl e veja como o Chile ta melhor que nois
@Leandro Pi
Vale citar, que o Geely testado e super reprovado no Latin-NCAP, foi um dos representantes chilenos nos testes feitos nos carros vendidos na América Latina. Sem dúvidas que o pessoal do Chile tem mais conhecimento que os brasileiros no que diz respeito a muita coisa (O Transantiago, sistema de transporte público chileno é altamente elogiado mundo afora) inclusive na hora de escolher um carro zero. Mas acho que o principal motivo de a OPEL não ter escolhido o quarto mercado de automóveis zero km do mundo não é um só: burocracia, paridade de produtos como já foi citado aqui antes e mais: falta de incentivo/interesse do governo ou pressão das demais montadoras. Alguém se lembra que o Audi A3 e o Mercedes Classe A já foram montados no Brasil?
Ps.: Quando me referi ao Geely e mencionei sua parcicipação no Latin-NCAP, quis dizer que o mercado chileno não é tão exigente assim, afinal, nosso Palio, Gol e 207 sem air bags tiveram classificação de uma estrela. No caso do Geely, nem isso.
O QUE O CHILE TEM MAIS QUE O BRASIL?????? O BRASIL É UM DOS MAIORES PRODUTORES DE CARROS DO MUNDO, E OPEL VAI LANÇAR O ASTRA NOVO NO CHILE!!!!!
A OPEL DEVERIA SER INTELIGENTE O BASTANTE PARA LANÇAR, TODA LINHA 2012 MUNDIALMENTE PRINCIPALMENTE NO BRASIL EM 2011 PARA RECUPERAR MERCADO. QUEM NÃO QUER UM AUDI, VW, SAAB, VOLVO, ETC. PARA SE CONHECER UM OPEL ASTRA 2012, UMA ZAFIRA CONCEPT 2012, UMA MERIVA CONCEPT TEM QUE LANÇAR ESTE ANO. TENHO UM GOLF MEXICANO 98/99, É O MELHOR CARRO QUE JA TIVE, ESTA FAZENDO 18 KM/L DE GASOLINA,ESTOU TERMINANDO DE PAGAR O FINANCIAMENTO,TERMINANDO CONTINUAREI COM ELE. OUVI FALAR QUE MUITA GENTE NÃO GOSTOU DO NOVO GOLF BR,.