Para quem, inclusive nós, reclamava da passividade brasileira em relação à criação de uma marca brasileira, eis uma notícia interessante. O Salão do Automóvel deste ano deve ser o palco para a apresentação do Vorax, primeiro superesportivo brasileiro.
A história não é nova, mas tomou outro vulto com a matéria feita pela revista Exame nesta semana. A publicação mostrou detalhes do projeto desenvolvido por Fharys Rossin, ex-designer da GM, que desde 2008 planeja lançar no mercado mundial um esportivo nacional fabricado em Santa Catarina.
O projeto ia bem até que a crise financeira congelou os investimentos. Aí quem apareceu? Natalino Bertin Junior, dono da loja de importados Platinuss, conhecido por vender superesportivos como o Spyker e Pagani. Como é ex-herdeiro do frigorífico Friboi, dinheiro não é problema para ele.
Com isso, segundo a revista, o primeiro protótipo do Vorax (nome ainda não confirmado) estará presente no Salão do Automóvel, em outubro. Usando motor BMW V10 por sugestão de Bertin Junior, o Vorax custará R$ 700.000 e terá desempenho impressionante: 330 km/h e 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. O interessante é que o carro da dupla Rossin-Bertin usa tecnologia de ponta e não é mais um esportivo brasileiro na base da carroceria de fibra de vidro.
O chassi é de alumínio e a carroceria, de fibra de carbono. O desenho do carro é bastante interessante (há um desenho na revista) e o motor V10 está instalado na parte frontal, no estilo Ferrari 599.
Apesar de existir um certo receio em relação a esses projetos, a união dos dois faz sentido. Enquanto Rossin garante a parte técnica, Bertin cuidará da comercialização, inclusive para o exterior. A expectativa é vender 50 carros este ano e mais 300 no exterior.
Tudo bem, é ousado para uma marca desconhecida, mas o diferencial é ter um bom carro por um preço mais em conta, coisa que nunca aconteceu por aqui. Esperemos que o Vorax seja mesmo tão bom quanto parece.
Pelo preço o carro deverá ser muito bom mesmo, porque se não vai afundar rapidinho!!!
TOMARA QUE DÊ CERTO!!!
se o Sr. Natalino consegue vender estes carros feios e de pouca tecnologia da Spyker e Pagani no Brasil a preço 2x superior a de Ferraris e Lamborghinis, ele deve saber o que está fazendo para entrar nesta empreitada…
esses caras parecem ser corajosos em entrar nesse ramo e disputar com marcas importantes e tradicionais, é assim como o cidadao falou acima é 8 ou 80 ou faz sucesso ou fale…
tá me cheirando a lavagem de dinheiro…
Esse motor V10 da BMW foi uma ótima escolha, no exterior quase todos esportivos de marcas independentes usa o V8 do Corvette. Tomara que essa empreitada de certo, mas pessoalmente eu prefiro um Gurgel, ele é mais discreto
Por que nao começar fazendo um carro esportivo em torno de R$ 100 mil reias ? Divulgaria o nome da marca os caras iriam ganhar experiencia . . .Muita gente no brasil iria comprar e assim por diante . Opiniao.
Para o mercado brasileiro de uma forma geral deviam produzir um carro com preço por volta de 150000,00. Deve ser um top de linha. A fiat quando começou no brasil nao começou pelo linea, ela começou pelo 147. Quero dizer que ninguem começa de cima. Ferrari e outras vendem carros tao caros pois tem tradição, exclusividade, know-how, que conquistaram ao longo do tempo. Eles não vendem só supercarros, vedem sonhos. Eu nao gastaria 700000,00 num carro desses, compraria um porsche, por exemplo. Da mais status devido a marca como já falei. O valor agregado a marcas como ferrari ou porsche só se consegue com o tempo.
O currículo de Fharys Rossin na GM é a credencial para uma empreitada dessa monta. É uma aposta muito alta. E certeira. O Brasil é a bola da vez e nada melhor do que um supersportivo saído daqui para assombrar o mundo. Parabéns a dupla Rossin-Bertin.
Bom, acredito nessa empresa, e discordo totalmente dos comentario sobre começar por baixo, acho que buscar tecnologias de pontas, e fazer um carro bom, apesar de caro é um otimo começo. Se fosse seguir o pensamento de que deveriam começar com um projeto de em média 150mil Reais, então a lobini seria um sucesso!
Parabéns pela empreitada, já estava passando da hora de termos uma marca nacional de alto padrão.
Por exemplo Lobini está mal posicionado pois tem um preço muito alto (170 mil) pelo que ofereçe. Faltava uma marca de alto desempenho.
Agora poderia ter no mercado outra marca com modelos "esportivos" na faixa de 100 mil reais para atender a classe média.
Boa sorte e sucesso a Rossin automotiva.
OOOOHHHHH !!!! Ferrari, Porsche, Lamborghini, Bugatti e outras marcas com mille anos de tradição estão morrendo de medo! Na hora "H", vão meter um motor Monzatech ou Trava-Volks na carroça e tudo bem. Brinquedo de rico, o país não precisa disso.
KKKKKKKKKKK
tenho que rir dessas besteiras comentadas, como a desse peter ai.
Só tá querendo tumultuar.
KKKKKKKKKKK Klaus ,
Se fosse seguir o pensamento de que deveriam começar com um projeto de em média 150mil Reais, então a lobini seria um sucesso! Justamente . . . Voce responde tudo com essa observaçao . O lobini nao tem nome ,nao trem tradiçao ,ou seja nao tem vida !! As vezes quem compra um carro tambem quer comprar um pouco da historia ,sem falar que ele custa muito caro para o que oferece.Nos encontraremos aqui no futuro bem próximo para falarmos sobre o sucesso ou nao desse projeto . Um abraço.
Pelo fato do sr. Bertin vender carro batido e estruturalmente danificado, como carro de fino trato, eu nunca compraria um produto onde ele ou o nome dele estivesse envolvido.
Sobre o fato de Rossin ser ex-designer da GM (mesmo que seja a matriz americana), eu penso que isso é mais demérito que outra coisa.
Sobre o preço, penso que carro "barato" na faixa de R$ 150.000,00 só é viável quando a empresa é capaz de produzir grandes volumes, o que não é o caso, mas R$ 700.000,00 é muito caro, principalmente que eles estão pensando em exportar. Dá algo em torno de US$ 406.976,74 (ao valor de hoje, US$ 1 = R$ 1,7189), com esse valor os americanos compram Lamborghini Murcielago, Ferrari 599, Aston Martin DBS, Porsche 911 GT2 e ainda sobra uma boa grana.
Seguindo o pensamento do Leandro Pi, tem algo errado aí.
@Leandro Pi Com certeza… lavagem da grossa!
@Moisés Concordo! Eu jamais gastaria quase um milhão de reais por um carro do dono de um frigorífico e de um ex-designer da GM. Gastaria os mesmos 700 mil reais e compraria um Panamera Turbo por 734 mil, ou um Carrera S completo por 600 mil, ou um R8 por 650 mil, ou uma M5 por muito menos… Acho que eles deveríam começar fazendo um carro esportivo bacana por volta de 250 mil reais, algo que tivesse motor e tecnologia para competir com esportivos gringos que aqui no Brasil custam por volta de 350 a 400 mil, ou seja, aí sim eu compraria o deles por 250, ao invés de gastar 350 a 400 por um de marca. Agora, gastar 700 mil reais por um carro sem marca, desculpa, com esse dinheiro eu compro um Porsche, e do bom, 911 no mínimo. Com este pensamento e esta ganância não vai dar certo, a não ser que seja realmente uma bela lavagem de dinheiro, como a Platinuss. Aí faz sentido…
@Ricardo Júnior Com certeza tem algo errado aí… Ta na cara que é lavagem de dinheiro… É exatamente o que vc falou, por 400 mil dólares, americanos e europeus compram carro de verdade, coisa que este frankenstein nunca será. E mesmo para o mercado brasileiro, por 700 mil reais compra-se aqui um Porsche 911 Carrera S e sobra dinheiro, ou um Panamera Turbo por 734 mil reais, e desculpa, não tem comparação… Essa dupla está de brincadeira… Estão querendo lavar dinheiro da JBS na cara dura… Todo mundo sabe que a Platinuss é a maior lavagem do mundo… E essa marca também será… Agora a lavanderia aqui no Brasil é com carros… Antigamente era com obra de arte…
Já passou da hora do Brasil entrar nesse mercado de carros superesportivos. Nós temos condições para importar tecnologia de ponta de qualquer lugar do mundo. Não precisamos ir muito longe, basta observar a Embraer, que é referência mundial na produção de aviões.
@THC
O pior é revista dita séria dar espaço para este tipo de gente e este tipo de negócio completamente sem sentido ou obscuro. Fosse qualquer desconhecido o dono da idéia, seria prontamente desacreditado e dito despreparado, mas como os donos da idéia são milionários… e a maior parte da imprensa nacional só sabe puxar saco e fazer afagos…
US$ 400.000,00 ou um pouco mais que isso compra-se os melhores esportivos do mundo, e não são quaisquer esportivos, mas até mesmo séries especiais e limitadas tipo (basta ver o valor na tabela no final do link abaixo):
http://www.motortrend.com/roadtests/exotic/112_09…
Se for modelos comuns (tipo Porsche 911 Turbo, 911 GT3 ou 911 GT2; Ferrari 457, Ferrari 599; Lamborghini Gallardo, Lamborghini Murcielago; Aston Martin DB9, Aston Martin DBS), sem ser edições especiais ou séries limitadas a economia para o comprador será maior ainda.
Até mesmo a Porsche já anunciou que criará uma quantidade limitada do 918 Spyder Concept, modelo híbrido com mais de 700 cavalos e o venderá por US$ 500.000,00
Perto da inauguração da Platinuss, toda a imprensa idolatrava o cidadão. Depois, quando alguns clientes começaram a ser lesados, poucos espaços divulgaram os casos.
iradooooooooooooooooooooooooooo!!!!
tomara que o carro seja lindo, e que seja uma marca bem sessedida aki e no exterior + uma coisa que me incomoda é o fato de uasr motor importado se eles tem mesmo dinheiro eu acho que a montadora deveria ter sua própria fábrica de motores principalmente v8 amo motor v8
imagina ki massa um carro nacional com v8 nacional superpotente
boa sorte espero que a marca traga orgulho para nós BRASILEIROS boa sorte caras
@THC
Com um pouco mais de US$ 400.000,00 compra-se uma Lamborghini Murcielago LP 670-4 SuperVeloce que é um carro bem melhorado em relação ao Murcielago comum.
http://www.motortrend.com/roadtests/exotic/112_09…
Agora imagine-se quanto não se economizaria ao comprar um Gallardo, um Murcielago, um 911 Turbo, uma 457 Italia, uma 599, um Aston Martin DB9,…
Se a idéia desse esportivo nacional de US$ 400.000,00 fosse ventilada por um desconhecido, a idéia seria logo desacreditada e o cidadão seria considerado lunático ou sem noção, mas como a idéia vem de um milionário…
Mas é isso mesmo, boa parte da imprensa dita séria só sabe puxar saco e afagar ego. Quando perto da abertura da Platinuss, a imprensa só sabia elogiar o proprietário, quando os primeiros clientes começaram a ser lesados, quase ninguém cobriu o fato.
De consolo nos resta o Blogauto e mais alguns poucos blogs e sites, que são imparciais e democráticos, nos permitindo expressar as mais diversas opiniões.
@Flávio Corizco
Na própria matéria da revista eles falam em competir com Ferrari e Lamborghini. O carro pode até ser exclusivo, mas ninguém vai colocar quase R$ 1 milhão em algo sem tradição e sem maiores garantias.
@Danilov
Você deve estar acostumado a ler muita revista conceituada tipo Veja, Auto Esporte, assistir a Globo, ler Folha de São Paulo, Você S/A, O Globo…
Vai me dizer também que não sabia que a Kia pagou R$ 300 mil para o programa Auto Esporte falar bem do Kia Soul ?
http://www.blogauto.com.br/kia-paga-r-300-mil-par…
A questão não é criticar um produto nacional, a questão é criticar um empresário não ético (basta procurar na internet o caso da Ferrari que ele mesmo bateu e depois vendeu como carro bem tratado, ludibriando o cliente e depois que o cliente descobriu sobre o incidente e que a estrutura do carro havia sido danificada, ficou na mão) e uma empresa que pretende vender um produto caro e exclusivo, sem ter nenhuma experiência e credibilidade na área. Vender Lamborghini, Lotus, Zonda… é fácil, são carros consagrados e com demanda reprimida, pois não haviam importação oficial à época; difícil é criar um carro a partir do zero feito de fibra de carbono, com alto desempenho e tecnologia… Será que eles vão testar o carro em Nürburgring para avaliar o desempenho dinâmico e mecânico em condições extremas, e nos países nórdicos para avaliar a operação do mesmo em baixas temperaturas ? Eu duvido muito !
Se americanos valorizassem tanto assim os produtos internos, marcas como Honda, Toyota, Hyundai, Porsche, BMW, Mercedes não faziam tanto sucesso lá, isso para ficar só no mundo dos automóveis.
A Lobini é uma empresa nacional que teve a idéia de fazer um esportivo usando o motor 1.8 Turbo do Audi A3 da época, cobrava caro pelo carro, porém o mesmo era pequeno, apertado e usava peças internas, de painel, de instrumentos de Gol G3 e Golf; a TAC Motors faz o jipe Stark usando volante de Palio e retrovisor de Idea e é vendido a quase R$ 100 mil. Como eu vou valorizar o produto nacional dessa maneira ?
Eu valorizo o que é bem feito e bem construído, seja nacional ou importado e por empresas e empresários sérios.
Para aqueles que tiveram preguiça de pesquisar, seguem os links descrevendo sobre o caso da Platinuss e da Ferrari batida:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/ainda-sobre…
http://www.noticiasautomotivas.com.br/lembra-do-c…
http://www.noticiasautomotivas.com.br/imagine-com…
Agora eu pergunto, eu vou comprar um carro de R$ 700 mil na mão de um empresário desse ? Eu não compraria nem um popular !
Por US$ 400.000,00 americanos e europeus compram uma McLaren MP4-12C e ainda economizam quase US$ 130.000,00.
Não acreditem em tudo o que vocês lêem em revistas, muito menos em comentario como, "isso ta me cheirando lavagem de dinheiro."
Nem fundamentos tem esse comentario.
Vejo que tem muita gente aqui que já da o projeto como falido, dando aulas de como aplicar o dinheiro na hora de comprar carros.
Outra coisa falaram o Stark, cara tu não sabe a merda que tu falou, o Stark não interessa se usa volante de palio, corsa, uno, gol, Audi R8, o que for, ele é um jipe, e funciona, tanto que no off-road eu diria que é melhor que o troller, da amada ford que um dia disse que não fabricaria carros no Brasil.
Outra coisa se você tivesse mesmo R$700.000,00 pra comprar um carro desses, não falaria que não compraria.
Vocês querem que um carro que usa tecnologia da formula seja vendido a quantos reais, digam o preço que acham certo.
R$10.000,00 (dez mil)?
Só pode estar de sacanagem!
"Agora imagine-se quanto não se economizaria ao comprar um Gallardo, um Murcielago, um 911 Turbo, uma 457 Italia, uma 599, um Aston Martin DB9"
E mais isso, tu achas realmente do fundo do coração, que alguem com 1 milhão de reais está preocupado em economizar dinheiro na hora de comprar carros?
O carro mais caro do mundo custa 50milhões de dolares americanos, Rolls Royce Silver Ghost-1906, e ai? Se alguem tem grana pra comprar tu acha que não compraria pq com esse dinheiro poderia comprar 250 porsches?
Eu não tenho dinheiro pra comprar um carro de 700mil, muito menos um porsche mas prefiro um carro que tenha muito menos em nº de quantidade no mercado do que um modelo que tenha mais.
Se eu fosse um cara cheio de grana comprava um Rolls-Royce Silver ghost 1906 que custa 50milhões de dolares, tem pessoas aqui que preferem 250 porsches.
O cara que tem grana não fica pensando em comprar quantidade e nem pensa em ser dono de mais um carro igual de uma marca, o cara que tem grana quer ter uma coisa unica, ou que pouca gente tenha.
Para aqueles que estão 100% convictos que é lavagem de dinheiro, vocês aguentariam o "rojão", se alguem da empresa visse essas suas afirmações e entrassem com um processo de difamação e calunia? E outras coisas mais?
Antes de escreverem qualquer porcaria sem sentido pensem!
@Flávio Corizco
Eu não estou nem levando a sério que esse carro fará sucesso no altamente competitivo mercado exterior, quanto mais no que alguns jornalistas falam ou escrevem. Só mencionei o que estava escrito na matéria, porque você tinha mencionado que eles não concorreriam com Ferrari e tal, então para não dizerem que eu especulei, li a matéria e lá estava escrito os concorrentes, bem como eles iriam buscar exclusividade.
Mas não esquente com isso, o Blogauto é um belo espaço para a troca de idéias.
Para mim, uma Lamborghini Murcielago é algo exclusivo, se eu quisesse mais exclusividade ainda, poderia adquirir um Porsche 911 GT2 ou um 911 GT2 RS, uma Lamborghini Reventon, ou um Veyron ou um SSC Ultimate Aero ou um Saleen S7 ou um Koenisegg CCX… mas o Klaus pensa que só porque algo é produzido em pouco volume, ou seja muito exclusivo, a pessoa vai adquirir de uma empresa qualquer, sem reconhecimento internacional, sem prestígio… Pode ser que no futuro, eles consigam esse prestígio e reconhecimento se trabalharem direito.
Quem quer altíssima exclusividade, não compra carro em loja, seja qual carro for, pede para Pininfarina ou outro estúdio de design criar um projeto e paga pelo mesmo, como alguns multi-milionários europeus, americanos e árabes fazem.
@Klaus
Eu respeito a sua opinião e penso que você deveria também respeitar a dos outros. Eu não estou ensinando ninguém a aplicar nada, cada um faz o que quiser com seu dinheiro, inclusive queimá-lo, apenas expressei meu ponto de vista.
O Stark é um jipe, é verdade, mas usa peças de Palio e Idea e custa R$ 100.000,00; penso eu, que ele deveria ter peças exclusivas dele. Eu com esse dinheiro preferiria comprar um jipe da Suzuki (o Jimny por exemplo) ou colocar mais um pouco e comprar um Jeep Wrangler, isso aí é uma escolha pessoal minha, se você ou outros comprariam um Stark é direito seu e deles.
Quem tem dinheiro não economiza na hora de comprar carros, mas também não faz mal negócio, até porque se fizesse, não ficaria ou não permaneceria rico. Eu não compraria um carro de R$ 700.000,00 de uma empresa que poderia fechar as portas com 1 ano de vida, não vou nem entrar no mérito da credibilidade da empresa.
Também não falei que um carro com alta tecnologia deveria custar barato, o problema maior é que eles já querem começar por cima sem know-how e experiência para isso. A McLaren lança um carro esporte de alto desempenho (MP4-12C), mas detém know-how e experiência da Fórmula 1 e o mesmo custa cerca de US$ 270.000,00 ou R$ 404.103,00. Mas aí vai chover gente dizendo que os impostos no Brasil são altos, por isso os R$ 700.000,00… Eles deveriam pensar em carro esporte no nível de Lotus, alto desempenho devido ao abaixo peso e não à alta potência propriamente dita, e valor em conta, se comparado obviamente a Ferraris, Porsches, Lamborghinis… Lá na frente, com know-how e experiência, eles poderiam alçar vôos mais altos.
Quantos Porches 911 ou quantas Ferraris e Lamborghinis circulam no Brasil ? Agora se você quer ser mais exclusivo ainda, é um direito que lhe cabe.
Quem compra um carro de US$ 50 milhões, não é para rodar com ele, o carro é um investimento como uma obra de arte, lá na frente o cidadão vai vendê-lo por um preço mais alto e lucrar a diferença.
Sobre processo, em tempo, o cidadão que comprou uma Ferrari batida por R$ 720.000,00 está processando a Platinuss e o proprietário da empresa. Penso eu que esse fato deveria servir de exemplo, para futuros clientes.
@Danilov
Como eu sei que é verdade ? Rapaz, se você gastasse menos tempo achando que é inverdade, desse um pouco de crédito ao que eu escrevi e ao menos pesquisasse, iria saber que é verdade.
Após a circulação da notícia, a Globo e a direção editorial do programa Auto Esporte deram explicações, ou tentaram dar e convencer o público…
Disseram que não receberam para falar bem do produto, mas para apresentá-lo ao público com um pouco mais de tempo, mostrar suas características… como em um merchandising de uma novela.
Falar de um produto, o próprio programa já faz com os lançamentos, comparativos…, revistas também fazem. Agora receber para fazer isso já é demais. Ou alguém acha que eles iriam receber R$ e ainda assim falar algum ponto negativo do modelo ? Propaganda é uma coisa, avaliação é outra. Na propaganda você recebe para falar bem do produto, na avaliação você deve ser imparcial visando não lesar o telespectador ou leitor que é um possível cliente do produto.
Eu vi o programa no dia e achei bem estranho, quase um bloco inteiro (33,33% do programa) só falando bem do Kia Soul, um carro até então recém lançado. Como já disse, estranhei. Tempos depois, eu li sobre os R$ 300 mil e aí a coisa fez sentido.
Isso é algo grave para jornalista que se diz sério e para empresa que se diz ética, pois eles influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.
Agora se você não acredita e nem procurou pesquisar a respeito, paciência e boa sorte.
Você também deve pensar que no BBB é tudo espontâneo, que eles não seguem um script, que os namoros e os casais surgem de forma espontânea e aleatória… é meu caro, tá na hora de você acordar da Matrix.
Num país onde grandes empresas de comunicação apoiaram a ditadura militar e depois posam como defensores da democracia; onde outras grandes colocam soda caústica no leite longa vida, você ainda dar crédito absoluto a empresariado e empresas, é para rir mesmo. E só para esclarecer, não sou filiado a partido algum, muito meno garoto propaganda de político ou partido.
Mas aqui é um blog sobre carros, então deixemos isso de lado, pode seguir com suas crenças de que todas as grandes empresas são sérias, éticas, visam o bem do consumidor… Se isso fosse verdade, todos os carros teriam o apoio de cabeça central no banco traseiro, bem como cintos retráteis no mesmo banco, isso para ficar só no setor automotivo.
Será que compensa comprar este carro? A mecanica é de BMW X6 á BMW custa 600.000,00 e eles venderam o vorax por 700.000,00. O vorax ele é feito de fibra de vidro e tera aproximadamente 650 cavalos.
Essa empresa está pensando alto, acredito.
Esses 2 caras não iriam dar a cara a tapa.
Vem coisa boa para o Brasil.
Duvido que esse carro, irá custar apenas 700.000 reais.
Carbono, aluminio e tecnologia a baixo volume, pode esperar um carro mais caro.
Como Brasileiros devemos torcer para que dê certo… como um amigo disse aqui, a Embraer é exemplo de competência e responsabilidade, acredito que os fundadores dessa empresa tem sonhos e vão alcança-los pois partiram de um ponto certo… tem experiência e isso pode fazer a diferença, agora quando não se tem dinheiro para realizar os sonhos é necessario pedir ajuda… acredito que essa ajuda pode ser fundamental para o projeto dar certo. Quando comprei meu primeiro imóvel tive que pedir ajuda ao banco e hoje posso dizer a todos que sou proprietário da minha casa. Não acredito que tenha lavagem de dinheiro pois pelo que entendi a sociedade foi feita após crise, a empresa não tinha dinheiro… enfim… devemos pensar antes de dizer as coisas, eu mesmo não dou nenhum crédito a essas especulações.
Acho que o brasil merece uma empresa que fabrica carros super-esportivos conhecida mundialmente por excelência de qualidade.
Gostaria de ter R$: 700 mil para pensar se compraria ou não!
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rafael :Será que compensa comprar este carro? A mecanica é de BMW X6 á BMW custa 600.000,00 e eles venderam o vorax por 700.000,00. O vorax ele é feito de fibra de vidro e tera aproximadamente 650 cavalos.
A mecanica que está ne reportagem é da M6 e não X6, e na reportagem está escrito que utilizara fibra de carbono e não de vidro.
Torço para que essa empresa de certo, o Brasil precisa de uma empresa de automoveis desse porte!
É EU ACHO QUE TODOS ESSES COMENTÁRIOS MALDOSOS, SÃO PURAMENTE DOR DE COTOVELO, TALVEZ POR QUE ESSAS PESSOINHAS NÃO TEM ONDE CAIR MORTO, E QUANDO VEEM ESSE PROJETO FABULOSO SE SENTEM HUMILHADOS, POR NÃO PODER TER DESTAQUE NAS COLUNAS DE NEGÓCIOS. PARABENS 'ROSSIN& BERTIN. DESEJO SUCESSO A DUPLA BRASILEIRA.
A ousadia de um projeto como esse deve ser considerada como uma vitória da tecnologia, do arrojo e sobretudo da coragem de jovens projetistas que em nome do Brasil estão mostrando ao mundo que somos capazes de fazer o mesmo que os mais tradicionais fabricantes de automóveis esportivos do mundo. Os críticos esquecem que hoje vivemos sob a batuta da globalização onde todos estão integrados e é totalmente possível que possamos olhar pra frente, pensar, imaginar e conseqüentemente criar e é o que estamos fazendo,o VORAX é uma realidade, vai competir com todos e vai conseguir seu espaço no cenário mundial, podem ter certeza disso. Parabéns a esses projetistas corajosos, parabéns aos ROSSIN-BERTIN por serem mais que empreendedores mas por serem precursores de uma nova era na indústria automobilística brasileira.
@Leandro Pi
Para o igonorante, tudo é lavagem de dinheiro sem saber o que é. Hahaha
Conheco tres acionistas deste projeto! Sao pessoas simples e de otimo carater e mais tambem conheco este cara tal de Klauss belo cara ja foi meu preparador de um carro de corridas que tinhamos. Eles sao corajosos e merecem boa sorte.Parabens ICO,RONI e meu irmao de fe MARTINELLI.
ESTA EMPRESA AINDA VAI TAPAR A BOKA DE MUITA GENTE, VAMOS SEGUIR FIRMES E FORTES… QUEM DISSE QUE UM SONHO NÃO PODE SE TORNAR REALIDADE, PODE SIM, E AINDA VAI DAR BASTANTE OPORTUNIDADES PARA AS PESSOAS
@Homero Filho
VC ESTÁ CERTÍSSIMA, "QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA, NÃO SE ESTABELECE"
NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR NO SALÃO E CONFERIR ESSA MÁQUINA GENUINA BRASILEIRA…
Olá, sou de S.Caetano e trabalhei com o Rossim pai.
Gostaria de entrar em contato com os rapazes.
Por favor fornecer a eles meu email.
Grato
Olha só,meu pai é o Diretor Operacional desta marca. A dois dias a trás ligaram pela primeira vez o carro,nao tive a oportunidade de ouvir o ronco dele pois moro em outra cidade mas quem ouviu diz que foi emocionante. o Projeto é ótimo,o Fharys Rossin já desenhou muito mais carros para o futuro da Rossin. Quem ve de perto nao acredita,e inacreditavel.
@Leandro Pi
Amigo,lavagem de dinheiro? espere para ver 😉
só que um coisa eu digo "INVEJA É PARA OS FRACOS"
Vou entrar na briga também! Quantos de vocês já realizaram um sonho?Se eles tem coragem, CAPACIDADE, talento e dinheiro pra fazer um projeto tão ousado e arriscado porque não gente!!! Alguém aí tem orgulho de ser brasileiro???? Gostam mesmo de engrossar a fila dos reclamões!!!!! O carro é LINDO!!!!Vai gerar empregos, trará reconhecimento e crescimento, então acelera Rossin!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SUCESSO!!!!!!!!!!!!!
OLHA… QUE INTERESSANTE… O CARRO DA ROSSIN ESTÁ NA CAPA DA 4 RODAS JUNTO COM AS NOVIDADES DO SALÃO DO AUTOMÓVEL!
Cara, quem fala que é Lavagem de dinheiro são todos ignorantes que não sabem o que se quer é lavagem de dinheiro, um carro como esse por 700.000, esta a um preço muito acessivel, para carros desse nível.
Sou amigo da Família, o Fharys é uma pessoa com um carater indescritivel.
Ahhh e vem me falar, o Brasil não precisa de carros assim… depois queremos que o Brasil entre na Elite dos países…
Para de falar besteira..
Boa Sorte Fharys e cia…
@Klaus
O VORAX JÁ ESTA SENDO UM SUCESSO, pra ter algumas pessoas criticando, isso é sinal de que o SUCESSO DESTE CARRO já esta encomodando.PARABÉNS PARA ROSSIN-BERTIN E PARA EQUIPE DE PROFISSIONAIS QUE ESTÃO POR TRAZ FAZENDO DESTE SONHO UMA REALIDADE. E ESTE É O PRIMEIRO DE MUITOS QUE VIRAM.
E AS CRITICAS SÃO IMPORTANTES PARA O CRESCIMENTO. NÃO SE DEIXEM ABATER. FORÇA EQUIPE. PARABÉNS MAIS UMA VEZ.
Vorax será um sucesso! Não adianta dizer q ira fracassar o designer do carro ficou impecável linhas agressivas q estimula os amantes de carros!São para poucos mais os poucos serão privilegiados com uma obra de arte. Alias já estava na hora, os brasileiros são uns dos melhores na área de designer automobilística no mundo.parabens !!!!!
fabrica sera aqui em blumenau, e ja esta sendo construida, muito bom isso…
é aquela velha historia.. aqui vai custar 700 mil, e la fora 80 mil.
ahahahah
bom…. independente de ser lavagem,ou o caralho a 4, pelo menos alguem ta sendo pago pra desenvolver, e pelo menos isso ja é bom.
nao sou NEM UM POUCO patriótico… mas tou torcendo q isso dê certo.
"motor, suspensão e câmbio da BMW desenvolvidos para a Fórmula 1"… isso não dá certo. Qualquer um sabe que motor de F1 é feito "sob medida" para elevada performance e durabilidade mínima. Ou o projeto do motor passa por alterações para este caso, ou pode comprometer o conjunto. Se é que quem gasta R$ 900.000,00 num carro está muito preocupado com isso…
Olha, para quem pensa em ninharia, ou acha que R$ 700mil é muito dinheiro para um carro deste, porque não compra Ferrari ou outro qualquer?
As pessoas que acham que o Brasil não têm capacidade de produzir um carro esportivo de alto nível, deviam mudar.
Para quem não conhece as pessoas envolvidas no projeto, um deles é apenas herdeiro do maior frigorífico da américa latina, e um dos maiores do mundo. E para aqueles que acham que deveriam produzir carros com valores menores, comprem fiat 147 que é bem barratinho.
Devemos apoiar projetos desse nível, somos brasileiros e queremos nosso Brasil no cenário mundial, até porque não é somente futebol que sabemos fazer.
E povo pessimista. Nao tem nem dinheiro e inteligencia para construir um carrinho de rolimam e ficam gorando o projeto de quem ta assumindo responsabilidade e botando o dele na reta para construir um carro.
Boa sorte ai Rossin-Bertin Vorax.
Acredito que este projeto tem tudo pra dar certo, Tecnologia de ponta (BMW V10 num é poca coisa, vamos combinar né…), dinheiro sobrando, gente altamente capacitada para projetar e administrar o projeto, e, o principal, vai levar o nome do Brasil para o mundo todo (tava na hora já né, afinal, o povo brasileiro é um dos mais apaixonados por carro do mundo inteiro, eu mesmo sou fanático por automóveis…!!!). Li em alguns posts acima a descrença do pessoal com relação ao projeto tanto em termos técnicos (como se o brasileiro não pudesse fazer muito melhor que qualquer outra nação) quanto em termos comerciais!!! Pessoal, em primeiro lugar, ao pessoal que disse que deveriam projetar carros mais baratinhos para pulverizar mais as vendas e tal, digo o contrário, a estratégia é muito boa, vejamos exemplos de grandes nomes como a Ducatti por exemplo (uma das marca de motos mais top do mundo), antes de projetar motos ela projetava helicópteros, e, durante a segunda guerra, começou a produzir outros tipos de arsenais e entrou no pós guerra pro mercado de motos devido as necessidades da época, agora, raciocina comigo, será que se ela começasse produzindo motos tipo mobiletes, biz, ou até mesmo CGzinhas, ela teria o nome que tem hoje? Claro que não, ela tinha moral e confiabilidade pra vender qualquer motos pois já tinham tecnologia pra praduzir motores de alta qualidade e performance, será que se ela tivesse começado por baixo, como alguns disseram, ela teria moral para vender uma StreetFigther por exemplo, ou uma 1198 S ou qualquer outra moto monstruosa que produz hoje? Não teria, ela não passaria de uma Honda da vida (motos boa mas não dá pra compar né…), e isso vale pra outras marcas também como a MVAgusta, Bentley, Aston etc… (não que outras necessariamente produziam helicópteros, mas todas começaram por alta performance e hoje somente os vossos nomes são capazes de vender qualquer coisa!!!). Agora vamos á outro exemplo: Quando eu falo em Volksvagem, o que te vem á mente? Gol, é claro, e quem é que deixaria de andar num Porshe ou num BMW Z4 para andar num EOS? O carro pode até ser melhor, mas quem tem dinheiro para tal façanha duvido que teria esta dúvida. Outro exemplo: FIAT, nunca conseguiu emplacar algo mais substancioso que um Tempra, ou mais atualizadamente falando, um Linea ou outro do patrão, aliás, até bem pouco tempo atrás, a FIAT tinha fama de peças e manutenção altamente caras. É tudo uma questão de estratégia de market, se as ambas tivessem começado por carros altamente tecnológicos e de alta performance, hoje certamente o público mais pulverizado não pensaria duas vezes em comprar um GOL ou um Celta, por exemplo, pois automaticamente ja estaria na cabeça das pessoas que Volksvagem seria sinônimo de tecnologia e qualidade e, certamente pagariam até um pouco mais por um carro "melhor", ainda que não fosse. Certamente a pessoa que fosse comprar um TIPO (na sua época) ou mesmo um Stilo nos dias atuais, esta pessoa não se importaria com uma manutenção caríssima já que já estava atrelada a uma imagem de alta tecnologia e qualidade se a FIAT entrasse no barco com um pé direito de uns 560CV por exemplo. Então seguindo esta linha de raciocínio, vamos supor que dê muito certo este projeto, que seja um sucesso e tal, e derepente a empresa Rossin-Bertin decide lançar uma carro popular e esse carro fosse em média R$ 5.000,00 mais caro que um GOL por exemplo, sendo que o Vorax estourou em vendas, lider de sucesso em performance e tecnologia de ponta, com qual você ficaria? Falando mais claro ainda, vamos supor que a partir de 2011 a Ferrari começasse a produzir carros populares por R$ 39.000,00 e você fosse financiar uma carro popular ou mesmo comprar á vista ou dar um entrada e parcelar o restante, qual você compraria, um Volksvagem (ou um FIAT / CHEVROLET, tanto faz) pelo valor médio de R$ 32.000,00 ou uma Ferrari por R$ 39.000,00? Sacou a linha de raciocício?
TEM TUDO PARA VOAR BEM ALTO ………..ABRAÇO
Vocês já viram a história da atual MV agusta?
Vale apena ver.. é no mínimo curiosa
Olá so os mal pesimista k vão apu…..k pario mas e esses caras uma otima sorte por o brasilem tecnologia esta bem atrazado ne ja esta na hora de acordar para um novo mundo tchê que bom nos perdemos para os indio
A fábrica Rossin-Bertin será instalada em Blumenau-SC.
O carro tem motor V10 de 700cv (mais potente do que qualquer Ferrari já comercializada no Brasil).
Custará cerca de R$700.000,00.
Eu já sabia!!! Isso é carro, dispensa talento! Nós estamos falando de um ROSSIN-BERTIN, não se trata somente de uma máquina automobilistica, e sim de um CARRO,POTÊNCIA,INOVAÇÃO e TECNOLOGIA, e acima de tudo OBRA DE ARTE,e para aqueles que ainda andam de bicicleta, é comum críticas destrutivas, já que nunca aceleraram um carro,com isso o pedal é a unica forma de desenvolverem sua longa caminhada nas avenidas brasileiras. Tenho certeza que empresas Norte Americanas, Italianas, Germanicas entre outras não possuem tamanha obra de arte em suas montadoras sem mencionar potência, inovação, e tecnologia marca registrada da ROSSIN-BERTIN.
È claro que o mercado automobilístico nacional , há algum tempo , mostrava a necessidade de investimentos desta magnitude , inaugurando ,com isto , novas perspectivas comerciais e uma ótima impressão que certamente se propagará pelo mundo e contribuirá para elaboração de novos projetos , acelerando , assim , o discreto universo mercadológico de carros esportivos no Brasil . PARABENIZO a sensacional iniciativa da competente dupla Rossin e Bertin já acreditando no sucesso deste projeto inédito e audacioso , que aliás , são características indispensáveis para o êxito de grandes investimentos!!!!!
Grandioso e imbecil THC, alguém já lhe informou o significado do seu pseudo. "THC é a sigla que identifica o ¨ tetra-hidro-canabinol ¨ que
é o principal princípio psico-ativo das plantas do gênero
Cannabis então serei seu psiquiatra por um dia "THC". Justamente um individuo que utiliza um principio ativo de uma planta extremamente agressiva para o cérebro como indentificação para o próprio nome devemos levar em consideração sua extrema indignação com a marca ROSSIN-BERTIN, já levando em conta que plantas não falam.
O comentário postado pela vossa senhoria, onde escreveste: "se tivesse 400 mil dólares, jamais compraria um vorax"! entendo sua posição pois com essa quantia tenho certeza que você preferiria comprar um caminhão ano 1972 com um grande carregamento de maconha para o seu próprio consumo, sendo que infelizmente sua capacidade financeira não lhe permite nem mesmo isso, com grande satisfação devo lhe dizer que você nunca tera verba, para comprar um vorax da marca ROSSIN-BERTIN, é simples chegar a esta conclusão! ou ainda você anda de skate, ou com uma grande melhoria consiguirá comprar uma mobilete modelo 1981, mas diante do seu apelo, e como grande pensador que sou a ROSSIN-BERTIN e o seu grandioso VORAX, poderá um dia levar estas criticas para lhe mandar um pôster onde cuidadosamente levará você não para dentro de um vorax, mas sim um vorax para dentro do seu quarto, para que pendure em uma moldura e consequentemente faça um quadro. "THC" palavras comovem, atitudes convencem, por isso, se não comprastes um vorax, faça melhor! construa algo, mas não vale um fusca, pois se você já se esqueceu algo normal para quem utilza e desfruta do THC o fusca já existe e é patenteado!
Pow 700.000
da um desconto pra nós, brasileiros ahahahah
nome ficou rox, um dos modos de ficar conhecido
atualmente, é colocando o nome do carro, em jogos
eletrônicos.
ACABEI DE VER ESSE CARRO PRONTO PRA USO NAS RUAS, FICOU COISA DE DOIDO…
UM CARRO BONITO, DEPOIS QUERO SABER SE É RAPIDO MESMO.
VI NO AUTO ESPORTE, SÓ ACHEI O TEMPO DE ENTREVISTA CURTO DEMAIS PRA UM LANÇAMENTO DE UM CARRO BRASILEIRO. OBRIGADO E BOA SORTE A DUPLA.
Finalmente vamos ter um carro genuinamente nacional com qualidade equiparável aos melhores carros de países do Primeiro Mundo. Quem estava só acostumado aos carros de qualidade duvidosa, feitos de fibra de vidro com motores fracos, como os motores de Fusca, parece que essa nova fábrica será um divisor de águas. Sucesso pra Rossin-Bertin e que se tornem mais um orgulho do Brasil.
O problema é conseguir vender um carro pelo preço milionário de uma fabricante que ninguém conhece, não tem experiência no mercado e sequer tem outros modelos de referências. O brasileiro gosta de pular etapas: educação, desenvolvimento industrial. Tudo tem que ser correndo, às pressas sem criar maturidade nos processos e produtos. Aprendam com a Índia e China que com certeza conquistarão um pedaço do mercado mundial começando com produtos pequenos porém com uma ambição gigantesca.
E' de projetos assim de alta tecnologia que o Brasil precisa, pois ate entao o Brasil nao tinha um carro genuinamente brasileiro, somente carros de fabrica estrangeira, e mesmo assim carros fracos, que nao podem ser comparados com os argentinos, mexicanos ou americanos. Pois o Brasil uma potencia mundial que fabrica avioes de alta tecnologia, entao me perguntava por que nao tinha um carro brasileiro. concluindo, gostei muito desse projeto.
Parabens !
Po vai fabrica trato.
Nem se todo dinheiro do PAC for investido nesse "mico" esse carro sai do papel…
A administração desta empresa é amadora, estão brincando de LEGO.
O que eles querem fazer é criar um factóide para encher os olhos de alguma empresa com $$ e vender a marca…
Lamentável!!!
Animal… acho que tem tudo pra da certo com certeza… pena eu não ter 700 paus pra comprar um desse… hehehehe o carro é lindo, um visual que finalmente agrada… não desmerecendo Lobini… mas… finalmente um CARRÃO Brasileiro…
parabéns pelo projeto… mto show…
@Echesler
Ainda acho por 700000 meio caro, já que estamos falando de um nacional e não importado, pois são poucos os super esportivos na Europa que custam tanto. O que faz eles custarem tanto assim são os 100% de impostos cobrados, mais despesas com transporte, mas taxa de lucratividade, o que faz um carro destes ir para a casa dos 2000000 de reais, mas se custar 500000, além de ser um carro com muito mais desempenho do que as Lamborghinis e Ferraris (mais famosos) é mais bonito com certeza, NACIONAL e não perde pra nenhum destes por apenas uma fração do preço, haja vista que não tem trique trique com 100% de impostos, despesa e taxa de lucratividade alheia, mas se este brasileiro quiser explorar a ausência de mercado nacional se prevalecendo dos preços em comparação com o valor dos importados, como todo brasileiro burro faz com alguma coisa que está dando certo, parabéns, pois está seguindo à risca a receita de como destruir o próprio negócio. Por isto que no Brasil nada dá certo (GANÂNCIA).
Ganancia ??? hahaha
quanto será que custa só o motorzinho dessa máquina que vem direto da alemanhã??? com mais de 500 cavalos. quanto acha que custa um chassis de fibra de carbono que tem praticamente 300 kilos abaixo do que um chassis de um superesportivo normal ???
amigo, isso não é ganancia…
se chama QUALIDADE, DESEMPENHO, TECHNOLOGIA DE PONTA ENTRE OUTROS ADJETIVOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO CONTEXTO DO CARRO…
CLARO, ALÉM DO DESIGN QUE É UM DOS PONTOS MAIS LOUVÁVEIS DESSE CARRO.
CONCORDO COM O OUTRO AMIGO, A MATÉRIA NO AUTOESPORTE FOI MUITO CURTA.
Olha se tem cabimento…
Esse pessoal fica metendo o pau no projeto dos caras..
Meus amigos.. a inveja mata… deixa os caras..
essa galera se acertar só vai valorizar o nosso pais..
e mais, qual de vocês ai que criticaram não queriam estar
na pele dessa gente, fussando nestas baratas, a não ser
que vocês gostem mais de brincar de boneca.
Estamos falando de um projeto com motor V10 com aproximadamente
700 Cv, o desenho do carro é fantástico, se eles possuem acesso
a um motor destes, você acha que não conseguiram caixa de câmbio a altura, freio a altura, ora minha gente, com a grana que essa gente tem, pega uma Ferrari ou outro destes fantásticos esportivos e estuda sua suspensão e faz uma parecida e esta pronto nosso super esportivo nacional. Hoje pouco se cria, muito se copia… quando se cria escuta esse monte de baboseira.
Boa sorte com esse super projeto, e se precisarem de alguém para testa-lo, chama ai que estou a disposição.
A indústria brasileira tem dado tantos exemplos de inovação em parceria com nossas universidades (encubadoras) que é para ficar estupefato com a iniciativa apresentada pela parceria Rossin-Bertin neste Salão do Automóvel.
Enquanto os extrangeiros buscam inovar para se manterem num mercado tão restrito e competitivo que é o dos super esportivos, a exemplo da Koenigsegg que detem a fama de ter o carro mais veloz do mundo, agora movido a etanol (seguindo o sucesso do pro-alcool brasileiro) e da Tesla Motors com seu full electric vehicle. Na contramão da história, a brasileira Platinuss (Rossin-Bertin) trás o Vorax, com o tradicional motor alemão BMW v10 voráz consumidor de gasolina e poluidor do meio ambiente. Será que emplaca lá fora? O tempo dirá.
A busca por parcerias em Pesquisa & Desenvolvimento promove a simbiose necessária para se remover obstáculos e alcançar a superação. Esse custo pode ser ínfimo e justificável se o produto destina-se ao mercado-alvo Classe AA, mas a estratégia da marca Platinuss está mais para o "mastige", denominada assim pela escola Essec de Paris como "prestígio para as massas", assim como Giorgio Armani fez com o Empório Armani. Aumenta-se a margem de lucro com a produção em escala, mantém se o prestígio ainda que com uma marca diferenciada, mas perde-se a exclusividade, quesito fundamental marca Giorgio Armani. O equívoco está na disputa pelo consumidor-alvo de marcas de luxo (Porche, Ferrari, Lamborguini), pois, como entrantes, não possuem marca e mindshare, não investiram em prestígio de tecnologia inovadora e a exclusividade sem a marca é inócua.
Paixão é Paixão, Business is Business.
nunca ouvi tanta babagem na minha vida… o SR. Santucci precisa se informar e conhecer os projetos e planos a curto e médio prazo da empresa em questão, claro que a tendência de mercado é a produção de veículos menos poluente, porém tudo tem um custo, e uma empresa que está começando precisa no mínimo, começar… rsrs ou seja, um motor BMW V10 com 570hp com tecnologia de ponta, para mim é um começo perfeito… eu ouvi o som produzido pelo carro no salão do automóvel, mas precisamente na coletiva de imprensa, e me desculpe, estou estupefato até agora com o som desse motor a gasolina. Estamos no Brasil, produzir um motor ecologicamente correto nos próximos anos concerteza vai ser apenas questão de tempo. Mas 99% dos superesportivos em todo o mundo ainda são movidos a gasolina e o 1% restante custa valores mais que abusivos, R$: 2.000.000,00 para ser mais exato com potencias menores
( americano movido a bateria ) enfim, é preciso de muita grana para se desenvolver um projeto desses e creio que ainda não temos um público alvo que está disposto a pagar por isso.
Boa sorte ao Vorax, nome que concerteza vai ser lembrado no mundo todo. Quem sabe poderemos ver essa máquina em alguma super-produção cinematográfica ? e quem sabe o Brasil um dia se torne um país que fornece além da sobre-mesa ( soja, café açucar ) verdadeiras máquinas avançadas tecnologicamente e de grande desejo pelos apaixonados.
Não é por rejeição aos produtos nacionais, mas esse carro é dos mais feios que já vi. A única parte que ele tem de nacional (o design) é sofrível. Toda a parte importante é importada, e quer que saia barato? Queria ver é o governo incentivar a tecnologia nacional para que num futuro nós criemos um carro de fato 100% construído no Brasil, começando pela redução de impostos.
Creio que as criticas abaixo são de pessoas que não sabem o tamanho do estudo e tecnologia aplicados nesse carro.
Acho legal visitarem o salão do automovel e ver de perto esse orgulho nacional,ainda mais ao lado de icones esse carro vaidar o que falar.
E para quem não sabe o designer responsavel pelo carro esta entre os 10 melhores em design automobilistico no mundo.
@THC
Quem tem grana pra comprar um carro desses, certamente já tem vários na garagem, e vai comprar esse por ser novidade, exclusividade, coisa que os outros vão olhar e perguntar? que carro é esse? de onde é isso? No mundo dos ricos, ferrari, porshe, todo mundo tem, já chega a ser brega, os caras sabem do que estão falando… Quanto a ser dono de frigorifico, e dai? O dono da lamborghini fabricava tratores e comprava carros da ferrari, até ir lá e ver que as peças que o enzo comprava pra ferrari eram do mesmo fornecedor dos tratores dele, só que ele cobrava 10 vezes mais caro… E a lamborghini por acaso é ruim? Tudo tem um começo… Mas tem um monte de brasileiro invejoso mesmo, gorador, por isso que nosso país não vai pra frente… Se achou ruim, porquê não faz melhor?
Caros amigos não critiquem, Fharys já falava a muito tempo que iria fazer esse projeto, sou novo de Gm e tive o prazer de conhece-lo , ficamos abismados pela coragem de sair de uma grande empresa para a realização de um sonho, o cara é uma pessoa muito simples e engajada. Lembro quando ele se despediu de todo mundo, seu irmão Therence trabalha até hj conosco, brasileiro tem talento sim , devemos criticar sim politicos que gastam nosso dinheiro em nada construtivo como viagens, nepotismo, prostitutas.
Brasileiro pra ver futebol enche estadio, agora para boicotar qualquer aumento não se junta nunca.
Tem pessoas q vendem a geladeira pra comprar fantasia de carnaval e dizer "vou morrer na avenida", esses individuos sim devem acordar e tbém parar de criticar
exatamente.
interessante mas nao arriscaria trocar um R8 (por exemplo) por um. mas desejo boa sorte.
Brasileiro é idiota mesmo. O carro é muito fera, e parece ser muito bom tb. Agora me falem, o que ele tem de brasileiro? A mão de obra dos peões que montaram? Algum engenheiro brasileiro trabalhou nesse projeto? O interesse desse dois é vender aqui no Brasil a preço suportado pelo mercado Nacional? E outra, é o cúmulo da ingenuidade achar que esses dois estão preocupados em "representar o Brasil lá fora".Hahauhauhauahau, está na cara que eles vêem no Brasil á maior vitrine para o projeto deles e seus nomes.Afinal carro é o que se tem na europa, aqui , só tem carroça.Fica muito dificil não se sobressair no meio do nada… Alías ,dificil não , impossível. Puro marketing.
O carro ficou lindo, uma máquina, mas eu vou dar valor realmente quando for progeto de um brasileiro, por uma montadora Genuinamente brasileira.
"ah, só pra responder ao filósofo Victor Paulino". Muito bonito e esperançoso isso que vc escreveu, até concordo em partes com vc, mas me responda só uma coisa: O que vende mais no Brasil ? Peugeuot 206 ou GOL, Honda fit ou FOX, New CIvic ou VEctra, etc. Creio que vc tenha esquecido de analisar um ponto mais importante do que a qualidade do carro e da empresa em si … O Povo brasileiro não tem dinheiro pra jogar fora(pelo menos a grande maioria)e mais do que a qualidade do carro ele se importa mais com o preço das peças e da mão de obra, afinal poucos brasileiros compram carro zero". Não estou contra o progeto, pelo contrário, se pudesse eu compraria um, mas tb não é motivo pra achar que tenha algo de brasileiro nisso, muito menos pra ficar babando ovo pros caras.
nao basta ter corpo brasileiro e alma alema ! porfavor construam um carro 100% brasileiro ! façam um v12 brasileiro ! que se aventura ? pura hipocresia ! 700,000.00 ! fala serio !!!! prefiro porsche !!!!!! tiraram este carro de um game japones !!! L I X O brasileiro, o batmovel da decada de 60 e bem mais bonito !!!!!!
Aos animais ai de cima, o Zonda não tinha tradição e era desconhecido e usa motor Mercedes… e vendeu como pão quente!!!
Acho que vocês não devem entender desuperesportivos… a Ferrari usava varis peçãs da Alfa Romeu… leiam mais e aprendam!!!
Verdaum… o carro é Brasileiro, projetado por um design brasileiro, ex design da gm, engenheiros brasileiros, dinheiro brasileiro, TUDO BRASILEIRO. não pode acreditar que seu pais pode produzir algo dessa magnitude? pesquise melhor e vai começar acreditar, ok? ahhh e projeto é com J e não com G.
Carlão… como você é ridículo… não tem dinheiro nem pra comprar um golzinho bolinha e fica falando mal desse carro feito pelo melhor design tupiniquim… LIXO??? acho que você precisa usar óculos pois seus olhos DEVEM TER ALGUM TIPO DE PROBLEMINHA
boa sorte vorax, prova que o Brasil não é o país que vende apenas a sobremesa ( soja, café, açucar) prova para caras como esses que não tem capacidade ao menos de oferecer educação digna para seus filhos que existem pessoas nesse país que são capazes de produzir produtos altamentes avançados tecnologicamente.
po, muito legal esse Vorax. nota 20 no designe. mas eu axo o seguinte… Brasileiro nao tem dinheiro pra comprar carro assim. axo que o melhor que esses empresarios poderiam fazer era investir em uma marca popular, uma "nova Gurgel". carros compactos e baratos sao oq os brasileiros precisam e oq eles podem comprar. claro que é um orgulho ter uma marca nacional, mas elas duram muito pouco por causa da falta de acesso da populaçao.
RIDÍCULO, BRASILEIRO NÃO FAZ NADA QUE PRESTA MESMO! LOBIBI, NOVO MIURA ETC.. INSPIRAÇÃO NOS IMPORTADOS COM O MAU GOSTO DO BRASILEIRO OLHEM AS LINHAS DESSA SUCATA É RIDÍCULO….COMO NÃO TENHO DINHEIRO PRA COMPRAR UM CARRO DE VERDADE, ESTOU DESENVOLVENDO O MEU EM CASA …E NÃO SERÁ DIFÍCIL FAZER ALGO MELHOR
cesar cipolotti, falaste com ele como se teu gosto e opinião fossem os únicos no planeta. Primeiro, tu escreveu "indentificação", um erro (gafe) simples de português, mas um certo luxo que quem ataca (tua posição em relação ao THC) não pode se permitir. Primeiro, se o cara gosta ou não de THC tu e tua mente pequena não fazem parte disso. Se o cara tivesse (ou não) 400 mil dólares, novamente tu e a tua mente pequena não fazem parte dessa ideia. Tu também, nunca terá 400 mil dólares nem um vorax. Converse de maneira civilizada. Atacar é fácil. Apresenta pontos e argumentos ao teu favor sem ficar atacando. Seja imparcial.
ANDRÉ… NÃO CONHEÇO A LOBIBI… MAS A EMBRAER É BRASILEIRA, A PETROBRAS É BRASILEIRA, A VALE É BRASILEIRA, MAS VOCÊ ME PARECE SER ARGENTINO, BRASILEIRO É O QUE MENOS VOCÊ ME PARECE… NÃO FALE COISAS DIDÍCULAS COMO ESSAS, ACREDITE EM SEU PAÍS, SERÁ O LUGAR EM QUE SEUS FILHOS VÃO HABITAR E OS FILHOS DOS SEUS FILHOS TAMBÉM.
QUANTO AO SEUS CARRO QUE ESTÁ FAZENDO EM CASA, EU SERIA O PRIMEIRO A APOIAR
MESMO PORQUE SE FOR UM BOM PROJETO, NÃO EXISTE MOTIVOS PARA NÃO DAR CERTO, AO MENOS QUE VOCÊS NÃO QUEIRA.
MESMO ASSIM NOS ENVIE O LINK, SERIA INTERESSANTE VER O COMENTÁRIO DO POVO A RESPEITO.
ENQUANTO AO VORAX, ME PARECE SER UM PROJETO QUE NÃO VAI SER APENAS PARA O PÚBLICO BRASILERO, A EMPRESA PRETENDE VENDER APENAS 50 CARROS POR ANO AQUI E TREZENTOS LÁ FORA… POR ISSO SE DER CERTO, O QUE EU ACREDITO FIELMENTE, NOS TORNAREMOS UM PAÍS QUE ALÉM DE VENDER OS MELHORES AVIÕES, PRODUZIREMOS OS CARROS SUPER ESPORTIVOS MAIS BELOS QUE MUITAS FERRARIS, PORCHES ENTRE OUTROS
BOA SORTE VORAX
Esse Vorax não passa de uma cópia do Mazda Shinari, dêem uma olhada e tirem suas próprias conclusões!
Gostaria muito de ver uma indústria nacional automobilística decolando. Gandes visionários como AMARAL GURGEL, tentaram mas não obteveram apoio suficiente do governo para produzir seus carros. A Coréia do Sul à bem pouco tempo fabricava umas carroças quadradas e agora seus carros dão show no mundo todo. É claro que podemos também!! Seria importante, pois além de mostrarmos a capacidade dos nossos projetistas e engenheiros, aumentaria muito também a nossa auto-estima. A China está agora invadindo o nosso mercado. Acho que esse espaço todo deveria ser preenchido com os nossos carros, quer sejam eles superesportivos como o VORAX ou carros populares que concorram com Gol,Uno e outros. Cadê os empreendedores brasileiros? Até quando vamos continuar com esse complexo de inferioridade? Já viram os projetos do IRMÃO DO DÉCIO? São também muito interessantes e torço para mais e mais projetos como esses da ROSSIN-BERTIN deem certo.
SUCESSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Realmente, quem fala mal desse carro, tem muito o que aprender sobre o mercado e suas produções. nota 10 para o carro, sem duvida vai deixar babando muita ferrari por ai, e nota 10 tambem para os criadores desse projeto maravilhoso. e o melhor o carro é brasileiro =) o motor usado nele é da BMW, porem o carro foi criado aqui, e montado aqui, por designers daqui e engenheiros daqui, o que falta mais? acho que não precisa-se discutir.
SIMPLISMENTE FANTASTICO TENHO MUITO INTERESSE EM COMPRAR UM.ESSE BRANCO ESTA AVENDA OU O VERMELHO? TODOS ESTAO DE PARABENS.
Jarba… conheço o mazda Shinari… a frente não parece em nada… a traseira menos ainda… essa mazda é muito bonito mesmo… mas em questão de design esse Vorax me agrada muito mais, além de ser mais esportivo, as linhas são mais agressivas e os contornos mais sobrios.
estou pensando em comprar um… será que vai ter ágio nos próximos anos ?
Fui ao salão do automóvel, vi o carro de perto e fiquei encantando com o veículo. Nunca imaginei que o Brasil já iria ter um carro com chassi de aluminio, fibra de carbono e motor/câmbio/diferencial de um BMW. Realmente esta dupla entende de carro. Parabéns e muito sucesso.
Sem duvida um dos carros mais lindos do salao do automovel de 2010 , o outro foi o Citroen GT , mas é conceito.Desejo boa sorte aos criadores ,e,aproveito para parabeniza-los pela fenomenal criacao.
Não troco no meu fusca 75.
O pessoal aqui fala que aqueles que criticam são ignorantes, são invejosos, são pobres, não entendem de carro…
O carro nem foi testado ainda e muito menos homologado e tem gente já dizendo que se tivesse R$ 700.000,00 comprava-o.
Ele precisa passar por testes de temperatura (altas e baixas) para analisar o funcionamento do mesmo nessas condições, passar por teste de velocidade para analisar a aerodinâmica e a resistência dos componentes mecânicos (motor, freio, suspensão)…
A carroceria realmente usa fibra plástica em sua composição, quem escreveu que não usa é porque não sabe, também usa fibra de carbono. O chassi é de alumínio e aço.
Usa um motor V10 da BMW que muito provavelmente será descontinuado em breve pelo fabricante alemão, visto que esse motor só é usado nas BMWs M5 e M6, ou seja carros com pouco volume de produção, e além disso, a BMW está turbinando seus motores V6 e V8 e utilizando-os nos seus novos produtos, então certamente os novos M5 e M6 terão motores V8 turbo, só que com turbos maiores que os V8 turbo usados no novo BMW 550 ou X5 e X6 V8.
Para aqueles que estão defendendo a ética, a honestidade, a integridade dos idealizadores do projeto, eu só defendo quem eu conheço pessoalmente e presencio o comportamento e atitudes no dia a dia. O fato é que o dono da Platinuss, vendeu uma Ferrari F360 Spider de uso pessoal dele, carro este envolvido em um acidente no qual o próprio dirigia. O carro foi bastante danificado, ele colocou o carro em uma oficina não oficial da Ferrari e o mesmo foi consertado (maquiado). Depois ele vendeu-o na própria Platinuss como carro de fino trato e que nunca havia se acidentado. Quem comprou só teve dores de cabeça, o carro quebrava toda hora, saía de outro estado para ir até Platinuss, depois era devolvido "consertado", quebrava novamente, fazia nova viagem até a Platinuss… O dono pagou uma perícia no carro e foi detectado que o mesmo havia se envolvido em colisão, tendo seu chassi empenado, além de outros componentes danificados. Aí o proprietário buscou maiores informações sobre a colisão e descobriu sobre o acidente de Bertin, que fora noticiado e inclusive tendo saído em jornais impressos à epóca. Com posse dessas informações e do laudo da perícia, ingressou ação contra a Platinuss.
Quem quiser saber mais a respeito, basta ir no site http://www.noticiasautomotivas.com.br e procurar.
Então eu vou defender, falar bem ou comprar nada de um empresário desse. Ele poderia vender carro popular, o moto de 150 cc que eu não compraria dele, nem de pessoas ligadas a ele.
Riqueza não é atestado de honestidade de ninguém.
Ricardo… Não existe empresa sem aporte financeiro,
me desculpe, mas você conhece o idealizador do projeto?
Fharys Rossin, brasileiro e sem dúvida está entre os 5 melhores designers do planeta. Ele desenhou carros imortalizados como o novo Camaro, entre outros projetos de sucesso em todo o mundo. pesquise. O cara conhece tudo sobre carro e mais um pouco e ainda pode ensinar os que mais conhecem sobre. mas me diz, você conhece o comprometimento da empresa ( Rossin ) criada a apenas três anos? Essa empresa conseguiu uma façanha. Criar uma verdadeira máquina em tão pouco tempo. com mais de 20 investidores com potencial. entre eles grandes empresarios do setor petrolífero Brasileiro.
Acredito que realmente você está sentido por saber que um projeto dessa magnitude já está fazendo história no setor automotivo Brasileiro, que não possui ao menos uma empresa que fabrica veículos populares nacionais. Essa empresa vai vender modelos mais que futuristas, veículos que antes não poderiam ao menos ser imaginados, assim como o Vorax, o segundo carro mais visto do salão do automóvel, atrás apenas da Ferrati 599 que realmente é maravilhosa, só que custa quase 2 milhões, uma pena!
a capacidade desses caras que estão envolvidos é indubitavelmente fora do comum e os Brasileiros precisavam de homens como esses pois só assim seremos capazes de provar que o Brasil não é o pais que serve apenas a sobre-mesa como alguns colegas disseram, cafezinho, açucar etc…
boa sorte a essa nova empresa e que o sucesso que esse carro já está fazendo seja imortalizado, assim como os outros modelos já criados pelos idealizadores desse projeto.
Vorax, brasileiro com personalidade própria.
Ricardo,
Acredito que voce sabe muitas informacoes (homologação, testes) para quem apenas acompanha o projeto através da midia como a maioria de nós, alem disso vc tem insistido muito nessa historia da ferrari…e ja me parece algo pessoal contra o empresario Bertin, alem disso meu amigo se voce nao sabe após a descontinuidade na fabricaçao de um produto (no caso motor) a empresa fabricante é obrigada por lei a fabricar motores por mais 10 anos afim de atender a demanda de clientes que compraram anteriormente um produto que utiliza aquele componente.
Porem o que mais me impressiona em voce alem de suas criticas nao coerentes, é a falta de patriotismo que voce expressas em suas palavras.Assim como a maioria e ao contrario de voce eu torço para que a empresa siga em frente nesse caminho e obtenha muito sucesso acima de tudo ….e alcance o pico mais alto para que leve junto o nome do nosso pais.
@Nicolau.S
Eu não tenho nada pessoal contra o Sr. Bertin, apenas penso que um empresário com boas práticas deve ter ser trabalho divulgado, assim como um empresário que lese um consumidor também deve ter sua atuação divulgada, evitando assim que outros consumidores sejam prejudicados.
Eu particularmente não compraria nada dele, se você compraria, é um direito seu.
Sobre a lei, ela é específica para o Brasil. Se um Vorax, vendido nos EUA, Europa ou Ásia quebrar, quem vai dar garantia no motor é a Rossin-Bertin ou a BMW ?
Eu sou brasileiro, nasci e vivo aqui, mas não sou cego e tenho senso crítico. Eu não tenho a estima baixa, nem sou sócio do empreendimento, então pouco me importa se ele é nacional ou estrangeiro, o importante é que o empreendimento aqui instalado, gere empregos e execute projetos viáveis independente de sua nacionalidade. Levar o nome do Brasil para o alto, ajuda em que os brasileiros ?
Parece conversa de político quando quer trazer Copa do Mundo e Olimpíadas. Na época é instalado todo um aparato de segurança, mobilidade urbana, urbanismo… depois que o evento termina é tudo desinstalado e posto fora de funcionamento. O equipamento de segurança usado na época do Pan do Rio que o diga. O Brasil nem fez o dever de casa ainda e fica se iludindo ou iludindo os outros que a vinda desses eventos melhorarão a vida no país e a vida dos brasileiros.
Eu penso que antipatriotas são aqueles que estão trabalhando lá em Brasília e aqueles que votaram em Tirica.
Sobre as informações (homologação, testes…), em nenhum momento eles falam ou falaram a respeito (nos artigos e matérias publicadas), deveriam falar espontaneamente, se a imprensa perguntou, eu não sei, se deixou de perguntar, falha da imprensa dita especializada. Fato é que a parte técnica do carro em si, desempenho, aceleração… deve ter sido extraída de simulação. Não há relatos sobre testes de temperatura, testes dinâmicos…
Se você acha que minhas críticas são incoerentes, paciência.
Ricardo,
Eu concordo com voce no que diz respeito aos politicos e ao tiririca.
A respeito das garantias de motor, acredito que qualquer coisa que falemos aqui sera especulaçao, pois nao temos nenhuma informacao de como foi concluida a negociaçao entre eles e a BMW entao é complicado até mesmo supor algo.
Concordo tambem que o fundamental é gerar empregos isso ajuda o Brasil a crescer, mas voce perguntou no que ajudaria a empresa levar o nome do Brasil para o alto…? Eu creio que uma exposição internacional positiva é otima para mostrarmos a capacidade do nosso povo em fabricar um produto de alto nivel de qualidade e tecnologia, alem disso uma exposiçao dessa magnitude fará com que o nosso proprio governo de mais valor e incentivo para certos projetos nacionais que diferente de outros paises recebem pouco apoio do governo. Isso é claro estou descrevendo uma visao macro …mas se fossemos detalhar acredito que muitas outras pequenas reaçoes poderiam ser notadas.
@Nicolau.S
Você percebe que agora o diálogo está fluindo melhor.
Concordo com você, que muita coisa que está sendo dita para o bem ou para o mal sobre o projeto Vorax é apenas especulação. Culpa da imprensa que não quis se aprofundar no tema ou culpa dos responsáveis pelo projeto que deixaram muita coisa solta no ar.
Entendo e respeito seu ponto de vista sobre a exposição do nome Brasil a nível internacional, mas infelizmente a realidade é outra. As empresas hoje procuram apenas os menores custos possíveis, sendo assim, elas preferem instalar suas fábricas em países como a Índia e a China ou fazer parcerias com empresas lá situadas, mesmo que a mão-de-obra seja mal preparada, o que pode ser contornado com treinamento.
A Apple tem fábrica na Índia, a BMW tem fábrica na China, a Audi tem fábrica na China e por aí vai.
O que tornaria o Brasil interessante para empresas estrangeiras ou as grandes multinacionais seria a redução da carga tributária, a redução tributária sobre a folha de pagamentos, a melhoria e modernização da infraestrutura logística. Se a mão-de-obra for mal preparada, com certeza as empresas não se importariam em treiná-las.
O problema é que essas mudanças dependem de vontade política e a única coisa que os políticos ou a maiora deles tem vontade é de se beneficiar. Eles não reduzem a carga tributária, para manterem seus alto salários e mordomias, as altas verbas de gabinete, seus privilégios. Mudam-se as caras, mudam-se os partidos, mas as práticas continuam sempre as mesmas.
E quando o povo não leva a política a sério, não há luz no fim do túnel. Como diz o hino do Rio Grande do Sul: "Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo".
No mais é isso aí.
Um abraço !
Não é questão de ser patriota ou não, torço para que dê certo, mas pagar R$ 700.000,00 é caro!, veja porque, a empresa é nova apesar do Rossin ser ex-projetista da GM, o carro nem está pronto, e o mais importante a tradição da marca, não podemos comparar o Vorax com Ferrari. Ferrari é Ferrari, pagar 2 milhões numa Ferrari é levar um mito para casa, e o Vorax o que tem por trás, nada, usar motor, cambio, suspensão e parte eletrica da BMW não transforma em BMW e usar fibra de carbono não transforma em Ferrari. Quem paga 700.000 num carró é porque tem dinheiro e não vai fazer diferença pagar 1.000.000 ou mais. Quem compra Porsche, Ferrari, Lamborghini, Jaguar, está adquirindo não só um carro, mas uma história na fabricação de carros, adquirida em corridas como formula 1.
Então pergunto a vocês se tivessem 700.000 dando sopa comprariam um Vorax ou um Porsche ou um Jaguar ou ainda um Aston Martin?
Olá, Jarbas, você está coberto de razão. Aqui no Brasil nós somos literalmente roubados pelo governo, pelas montadoras e pelas concessionárias, pois pagamos valores altíssimos por veículos muitos dos quais são fabricados no Brasil e exportados por muito menos (até para a Argentina!!!). Veja o exemplo do Chevrolet Camaro SS. Querem vender aqui a partir de R$ 180 mil, enquanto que o mesmo modelo nos EUA é vendido a partir de US$ 22,700 mil. É um completo absurdo! Gostaria de saber onde anda o Ministério Público que nada faz contra essa extorsão!… Saudações!
Começar por 100 mil muita gente iria comprar?!
isso esta me cheirando a pobre soberbo..
começem por 15 mil reais e muita gente iria comprar ou mais barato, não sei pq aqui no Brasil carro custa tão carro, BMW na França por exemplo tem em auto escola e é carro popular…custa o que U$$ 12 mil..
com menos nos estados unidos vc comprar um completo popular nacional..ah vergonha
Legal mas este carro é igual ao Mazda Shinari!
Bem pessoal custando 700 mil ou nao ja foram vendidos 34 Vorax. Estive ontem no evento que confirmou a cidade onde a Rosin-Bertin sera, Blumenau/SC. O Brasil tambem merece fazer historia custando caro ou nao, sendo uma montagem usando motores e partes de outras marcas ou nao, ja é um passo!
Ahááá…
Sou blumenauense com orgulho e, acabo de ler essa reportagem e estou por dentro do mundo automobilistico.
acho que isso sim será algo que se fosse um leigo diria inusitado.
Oras, ter um super esportivo nacional, fabricado na minha cidade, aumenta meu orgulho de ser daqui.
Eu boto fé nos dois e sei que isso no inicio nao vai vender muito mas daqui a uns 5 anos, a marca será tao divulgada que até shakes do oriente medio (os pobrinhos sabe) vao querer um…
Lógico, a motorizacao e demais ítens a principio sao importados de outras marcas (como a BMW) mas nao vai demorar para eles fabricarem o próprio propulsor…
A cidade tem muita metalurgia e, creio que isso nao sera dificil!
Parabéns Rossin e Bertin, a marca Rossin-Bertin será bem vinda a muitos ainda.
ps. assim que tiver o carro 100% nacional (peças, metalurgia e mecanica) creio que o preço de um será mais acessivel.
Boa tarde,
Gostaria de saber como faço para entrar em contato com o fabricante para obter maiores informações.
obrigado.
Bom Gente muitos falam de história mais vc querem melhor história o camaro por exemplo sabem que foi uns dos designers que reformulou o camaro SS ?? sabem exatamente foi o rossin o cara tem história sim sempre atraz de um carro tem varias peessoas que tem muita tradição e acima de tudo história intao quem fala de tradição e de história é bom se informar primeiro bele?!!
Sim, finalmente um carro Brasileiro com muito orgulho!
Parabéns aos criadores!
Jornalistas e pessimistas de Plantão, não sabem criar, não tem idéia, não falem de quem sabe.
Carro Brasileiro com muito orgulho!!!!!
Eu li a avaliação na 4 Rodas (apesar de ainda achar estranho só ela ter andado no carro), e ele parece promissor , mas anda acho o interior muito estranho
Concorde com voçê Israel, custande caro ou não, o Vorax Já tem até fila de espera! além disso, está na hora do nosso país fazer sua história. Dali VORAX!!!
Achei o carro muito bonito,me parece ter excelente acabamento e faz juz ao segmento esportivo, com potência e tecnologia e materias de 1° linha!!!
Quem fala que é caro, não sabe quanto custa um molde de forro de porta, porta-malas, painel, pois se soubesse…
E outra! isto é pra quem pode!!!
Este carro sem dúvidas, mostra uma visão holistica, onde o público alvo não "estão nesta " pairagens", mas o mundo dos sonhos!!!
Torço para que dê muito certo!!!
Parabéns à iniciativa e que tenham sucesso!!!
(2) Então pergunto a vocês se tivessem 700.000 dando sopa comprariam um Vorax ou um Porsche ou um Jaguar ou ainda um Aston Martin?
O CARRO É LINDO! PAGARIA POR UM DESTES, AFINAL, É NOSSO E TEMOS QUE VALORIZAR NOSSOS PRODUTOS, ASSIM COMO FERRARI E OUTROS ESPORTIVOS, COMEÇARAM EM BARRACÕES E FEITOS À MACHADOS,DESENVOLVERAM-SE E HOJE SÃO ÍNCONES EM SEU SEGMENTO!
INDEPENDENTE DE DETERMINADOS CRÍTICOS ( SEM DINHEIRO),ED QUE GOSTARIAM DE TER UM AUTOMÓVEL DESTE PORTE, EU NÃO SÓ COMPRARIA E COMPRO, COMO DESFILARIA NAS PRINCIPAIS AVENIDAS E CIDADES DO MEU PAÍS!!
FORA OS SEM CRITÉRIOS!!
Olha, com todo respeito, gostaria muito de um dia ver o Brasil produzindo carros, uma marca 100% nacional. Mas o Governo favorece empresas de fora e acabam com a vida de um brasileiro sonhador. Parabéns à iniciativa do Vorax, mas infelizmente o Design deste carro é fadado ao esquecimento. Não é elegante e não possue linhas harmoniosas o que deixa o carro com execesso de curvas. Para um carro desse valor, O Design tem que agradar logo de cara pois beleza e qualidade somandos a uma agressividade esportiva é fundamental para um carro ter sucesso. Esse mercado de esportivos é o mais caro e que possue o público mais exigente, portanto meu conselho é investir mais em projetos de Design e melhor a qualidade interior do veículo, pois o acabamento tem que ser impecável, para o dono se sentir bem ao dirigir. Mas uma vez, admiro a iniciativa e boa sorte no futuro.
PARA
francisco vita.
Acredite, quem tem 700 mil dando sopa, nao tera apenas 700, e logicamente bem provavel que ele ja tenha um porche ou algo parecido. Este carro também é um conceito, aqui ta demorando,mas a China mudou a economia e a visao do mundo nos negocios, marcas de muito nome faliu ou esta a beira, eles tiveram a iniciativa de peitar o Eua e Europa, hoje marcas de grife europeias, estao falindo.
Agora é hora de deixar a ferrari, porche, jaguar de lado e valorizar o Brasil, afinal estes carros comecaram como ? quem os fez assim, somente nos os consumidores(veiculos ou qualquer material oficial da marca) . Entao no lugar de ficar babando pra mulher do visinho, vamos cuidar da nossa pq um dia ela fica tao boa como a de la.
Olá a todos[as].
Ainda bem que os proprietarios e idealizadores do VORAX,pensa em uma esafera muito maior.
Superesportivo por 700.000.00 mil.com a tecnologia embarcada,em uma fase inicial.
Parabens aos Proprietarios.
Este carros,se depender do Comercial exterior,será um carro que tera inicialmente um sucesso simples e com o nescessario que se espera de um Carro projetado para ser Grande.
Olha o tempo que outros carros estão no mercado,o VORAX esta ainda engatinhando esta trilha tão ardua.
Parabens e Sucesso aos seus proprietarios.
Orgulho nascional que nasce e vai ser um carro muito bom.
Vai mesmo.
Parabens
Amigos,
venho dos tempos das pumas, miuras, e outros mais, na epoca em que comprei o primeiro puma e se atualizarmos o preço para o dia de hoje
só louco compraria, e veja só quantas unidades foram vendidas,
e diga-se de passagem eram umas carroças.
então para quem pode ter um carro exclusivo, é barato.
è para poucos.
forte abraço sucesso
ahhh ia esquecendo, tenho até hoje pumas, miuras e outros.
@Wanderlei não sou adepto a esse nacionalismo do tipo "é nosso", pois isso é uma bobagem… torço para o sucesso do projeto deles porque isso poderia trazer prestígio pro Brasil. Mas não gostei de vários detalhes do desenho do carro, apesar de o projeto como um todo ser muito bom, e já tem bons resultados de desempenho.
Eu Claudio vi praticamente nascer essa empresa. Vi este carro quando era só o prototico, falei para Ricardo Martinelli que este carro seria um sucesso. Morava em Blumenal, há dois anos atrás e vi o carro no laboratório lá em Blumenal. Sabia que o Vorax ia se deslanchar. Parabéns Martinelli.
Vi esse carro no projeto lá na oficina do Martinelli em Blumenal e sei o quanto eles são batalhadores. O carro vai ser um sucesso. Parabéns Martinelli. Cláudio de São Paulo
parabens fharis, o carro é maravilhoso nós de sbc-baeta neves lhe desejamos um futuro promissor,parabens.
Ricardinho , parabens voce merece todo sucesso, Abraço Rubens
Google diz: Você quis dizer BMW Z4?
ola gente mas eu achei muito parecido com mazda shinara mas o carro 700 mil e muito ne mas ele tem parte bwm e um carro remix mas a fabricante vai ser igual a gurgel vende bastante depois fali daew nao tem mas pecas pro carros
200.000 entre 250.000 reais e esta bem pago. Ai ele da conta de concorrer contra carros como o camaro ou o viper cobra. Mas mantenho o que disse, nessa faixa de preço esta bem pago.
de troucha e de louco todos nos temos um pouco, mas o brasileiro 'e troucha de mais, pois esse carro nada mais 'eque um Z3 bombado e o interior parece um carro alegorico o que se salva mesmo 'e o chassis que 'e todo em aluminio e tenho certesa que tem dedo de NASA no negocio. Quanto as Ferraris,Porshes,Aston MARTIN,L
Quem gosta do Z3 a hora chegou e o que 'e melhor um Z3 BOMBADO pena que se tenha que PAGAR TAO CARO por um "Z3" a frente do carro parece com a cara de um SAMURAI que levou um puta chute no SACO e ficou muito BORABO NE.Ai mocada divirtam-se com o seu B ou melhor seu VORAX
Concordo que para uma marca tão nova, e sem qualquer tradição 700 mil seja uma valor a ser revisto… Mais se analisarmos os desafios. Achpo que todos aqui diriam que 700 mil é de GRAÇA…
Considerando que todas as montadoras brasileiras faliram, algumas nem conseguiram sair do papel, eles estao quebrando barreiras. Gurgel a mais bem sucedida. ainda assim durou pouco… por conta de tantos desafios… acho que todos nós por sermos brasileiros, deviamos mais é torcer pelo sucesso dessa equipe! Acho que o mais importante para os próximos passos da Rossin-Bertin é tentar implementar todas as pessas produzidas por eles mesmos… Motor, câmbio e etc…
Gostaria de dar os parabéns a todos dessa equipe!
nada mal para o país . mas sinceramente esse carro não é do Brasil mas sim é montado no Brasil, já que todos os seus componentes, aparatos tecnológicos, etc, são “de fora”. falta uma verdadeira identidade brasileira
a superioridade de outros paises no ramo automobilistico em relação ao brasil,e obvia,porem com novas ideias e novas possibilidades ,nossa patria saira de um grande problema para entrar em uma nova historia,a historia de uma das primeiras marcas de super esportivos nacionais…
PARABENS ,ROSSIN-BERTIN…
KLAUS!!!! Nota dez para seu comentário. Temos que dar valor para esse trabalho brasileiro que tem potencial de confronto com as maiores marcas deste segmento.
Abraço!