Entre o que um engenheiro deseja projetar e o que os consumidores compram existe um abismo. Algumas vezes, eles conseguem emplacar alguma idéia pessoal e azar de quem comprou. Pois com o up!, o então revolucionário compacto que a Volkswagen mostrou em 2007, parecia ser a mesma coisa.
Remando contra a maré, a equipe de projetos da VW quis reeditar o motor e a tração traseira, num momento de saudosismo da época do Fusca. Agora a marca alemã voltou atrás e confirmou que o up! terá motor e tração dianteiros, como qualquer outro compacto.
Os problemas? Custo alto e limitação de espaço para os passageiros. Bom, a Tata conseguiu ao menos colocar o motor na traseira…
Ah, sim, o up! atrasou e só chegará à Europa em 2011.
Acho que a Volks queria inovar trazendo de volta o motor traseiro. Aí fica foda, né!
O que entende o boi da canga ?
O motor trazeiro ou dianteiro são formas de se posicionar os motores que poderiam ser centrais dependendo da forma deles, isto é um caso para ser analisado por engenheiros e não por leigos.
O importante é a portabilidade , estabilidade e economia do veículo.
Veja a Ferrari com motor trazeiro, e aí ?
Nos movemos mais pela aparencia e status do que por outra coisa.
Entendo de mecânica, desenho e estilo de carros, vivo disto a 30 anos.