Foram mais de dez anos em produção e a honra de ter inaugurado o segmento de minivans no Brasil. A Scénic, da Renault, se despede do país nesta sexta-feira, dia 30, após mais de 142 mil unidades serem produzidas. Nesse meio tempo, o modelo passou de desejado pelo público a esquecido – no 1º semestre, apenas 898 unidades foram vendidas.
O curioso é que os rivais da Scénic – Picasso e Zafira – seguem à venda com um volume mais respeitável mesmo sendo tão desatualizados quanto o Renault. Apenas a minivan C4 Picasso e Kia Carens, ambas importadas, mantêm a categoria atual hoje.
Atrasada em duas gerações, a minivan francesa até teve a companhia da Grand Scénic II por algum tempo, mas, com sua substituição pela geração III, a Renault deixou de importá-la.
Outro que dá adeus, mas sem nenhuma história feliz é o Mégane II. O modelo teria até mesmo encerrado a produção há algum tempo e a montadora apenas desova o estoque até a chegada do argentino Fluence.
Na época em que foi lançada,era grande novidade,e objeto de desejo da classe média,a Renault não a atualizou,e o carro micou feio,o mesmo deverá acontecer com a Zafira e a Picasso.
Já vai tarde… carro com problemas crônicos e sem solução, até mesmo pelos concessionários, alta desvalorização, visual ultrapassado…manutenção cara… resta saber o que virá para substituir este produto ocupando seu nicho de mercado. E a Renault vai perdendo vendas e em breve perderá seu posto face ao avanço e a estratégia agressiva da Hiunday.
ficar mais de 10 anos sem atualizar um modelo tem seu preço.
Discordo que a Scenic seja tão desatualizada quanto Zafira e Picasso. Ela consegue ser AINDA mais desatualizada: basta lembrar que a Scenic foi quem iniciou a onda de mini-minivans no MUNDO. Picasso e Zafira vieram depois já com melhorias, como mais assentos e posição de guiar sem voltante inclinado.
E pensar que a sua substituta é a Lavina, uma Logan SW muito inferior a uma Grand Scenic francesa de 3a geração.
A Citroen ao menos vai trazer um lançamento mundial (C3 Picasso, que terá o mesmo porte da Xsara). A Chevrolet vai ter aquela minivan Orlando pra matar Meriva e Zafira simultaneamente. Faz sentido. Só espero que não seja com a plataforma de Agile (leia-se, do Corsa europeu de 1993).
Será que vão parar o Mégane II? Duvido. Um ótimo carro de nicho como o do Astra e Astra II (Vectra). Além disso, o Grand Tour é um carro atraente. Acabar com o Mégane agora é matá-lo em menos tempo que o Scénic que é muito desatualizado.
@Leandro Pi
Essa plataforma do frAgile estreiou no Corsa europeu de 1983 e não em 93
http://en.wikipedia.org/wiki/GM4200_platform
Para de fabricar dia 30, mas pararam de comprar tem 3 anos!
@Leandro Pi
C3 lançamento mundial? Veja, o C3 denorex daqui é o mesmo antigo, mudaram só a casca e ainda fizeram aquelas gambiarras todas – por dentro e por fora. Concordo que o europeu é show, mas o nosso é uma tremenda mentira. Outra informação – o carro que substituiu o Xsara foi o C4, portanto o substituto do Xsara Picasso é o C4 Picasso, e não o C3 – que concorre com o Doblô e Berlingo na Europa – aqui vai concorrer com Kombi e Partner…
@avocat
kkk… é verdade, só a Renault não viu.
@Cristiano
Fala baixo, a Renault pode achar que a idéia é boa… Já pensou, Scenic Adventure no lugar do Duster?… rsrs
@John
ué? A C3 Picasso não é lançamento mundial??? Não estava falando desse C3 com para-choques deformados que temos. E por mais que o C4 entrou no lugar do Xsara, por causo do nosso mercado pouco exigente teremos C3 Picasso no lugar da C4 Picasso.
Não entendi o que vc quis dizer com concorrer com Kombi e Doblô.
@Leandro Pi
Leandro, a C3 Picasso, aqui ou na Europa, é uma multivan, assim como Berlingo, Partner e Doblo. Já Xsara Picasso, C4 Picasso e Scenic são minivans monovolume – é outra categoria.
No Brasil, por incrível que pareça, Doblo e Kombi concorrem em preço e perfil de usuários, e agora tem o C3 picasso no páreo… Uma vez que não temos aqui o verdadeiro C3 Picasso, mas essa gambiarra adaptada, ao menos no Brasil o C3 não é lançamento mundial.
Lamentamos a saida da RENAULT SCENIC do nosso mercado, mereciamos sua atualização pelo novo modelo europeu, ao invés de sua substituição pela pobre NISSAN LIVINA, que nem termometro de água tem no painel!
@raymard
Que problema Cronico????????
me diz assim fico ciente por que desde o 2004..
tenho uma e ja estou perto dos 90.000km e NUNCA TEVE PROBLEMAS !!!!