O leitor Comanche fez um levantamento sobre os modelos que a Chevrolet vende no Chile, um mercado infinitamente menor que o brasileiro e que tem um parque industrial automotivo insignificante. Apesar disso, os chilenos desfrutam de uma linha de produtos muito mais atual e diversificada. Confira:
Astra Hatch 5 portas Enjoy MT: $10.390.000 Peso = R$34.006,47
Principais Características não encontradas no brasileiro (Vectra):
Motor 1.8 16v DOHC Ecotec 140 cv. Gasolina
Suspensão (Dianteira/traseira) Independente Mc Pherson / Multi link
Airbag Lateral Duplo
Spoiler Traseiro
Astra Hatch 3 portas GTC 2.0 Turbo Ecotec: $14.690.000 Peso = R$48.080,37
Principais Características não encontradas no brasileiro: Sem Referência no Brasil.
Motor 2.0 16v Ecotec 200 cv. Gasolina
Transmissão Manual de 6 Marchas
Direção Elétrica
Pára-Brisa Panorâmico
Suspensão Independente Mc Pherson – Dianteira e Semi na Traseira
Airbag Lateral Duplo
Faróis Bi-Xenon
Spoiler Traseiro
Pedais Esportivos
ESP – Controle Eletrônico de Estabilidade
TC – Controle de Tração
Aveo Hatch 3 e 5 portas e Sedan 5 portas 1.4 16v. DOHC E-TEC 2 – 94 cv: $5.390.000 a $6.790.000 Peso = R$17.641,47 a R$22.223,67.
Principais Características não encontradas no Brasileiro: Sem Referência no Brasil.
Ar, Dh, Airbag…
Camaro SS e RS – Motores V8 de 400 e 426 cv.: Preço não disponível.
Principais Características não encontradas no Brasileiro: Sem Referência no Brasil.
Corsa Hatch 3 e 5 portas e Sedan 5 portas 1.6 8v. SOHC – 100 cv: $4.790.000 a $5.690.000 Peso = R$15.677,67 a R$18.623,37.
Principais características não encontradas no brasileiro: Design diferente do anterior e atual, porém a carroceria remete ao antigo Corsa hatch já fora de linha no Brasil, e ao Classic 2008.
Ar, Dh, Airbag…
Cruze 1.8 16v. DOHC Ecotec 140 cv.: $8.790.000 a $10.190.000 Peso = R$28.822,41 a R$33.351,87.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Transmissão manual 5 marchas e automática 6 marchas.
Airbag duplo lateral na versão full…
Optra Sedan 1.6 MT AC 16v. DOHC 109 cv. ETECH 2: $6.990.000 Peso = R$22.878,27.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Airbag duplo…
Spark Hatch 5 portas 0.8 3cc. 52 cv. 6v ao 1.0 8v 4cc. 63 cv.: $3.990.000 a $4.540.000 Peso = R$13.059,27 a R$14.859,42.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Se no Brasil fossem comercializados carros com motor 1.0 neste preço, o país não venderia 3,3 milhões de autos, mas sim no mínimo o dobro de carros, pois o preço é páreo ao da moto Honda CB 300 R com ABS.
Spark GT Hatch 3 portas 1.2 16v. DOHC 81 cv.: $5.090.000 Peso = R$16.659,57.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Airbag Duplo, ABS…
Zafira 1.8 16v. DOHC Ecotec 140 cv.: $11.790.000 Peso = R$38.588,67.
Principais características não encontradas no brasileiro: versão posterior a versão brasileira.
Transmissão Easytronic 5 marchas.
Suspensão (Dianteira/traseira) Independente Mc Pherson / Multi link
Airbag Lateral Duplo.
Captiva LS 2.4 136 cv. Gasolina e LS 2.0 Diesel 150cv.: $11.990.000 Gasol a $12.990.000 Diesel e $14.290.000 Awd Diesel a $16.490.000 LTZ Awd 4×4 (Peso) = R$39.243,27 a R$59.971,77.
Principais características não encontradas no brasileiro: versão maior e com design diferente da versão brasileira.
Suburban LT – Motores V8 de 310 cv.: $33.190.000 Peso = R$108.630,87.
Principais características não encontradas no Brasileiro: sem referência no Brasil.
Tahoe LT – Motores V8 de 320 cv.: $31.190.000 Peso = R$102.084,87.
Principais características não encontradas no Brasileiro: sem referência no Brasil.
Traverse LT e LTZ – motores V6 de 281 e 288 cv.: $24.990.000 Peso = R$81.792,27.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Avalanche LT – Motores V8 de 310 cv.: $29.631.000 Peso = R$96.982,63.
Principais características não encontradas no Brasileiro: sem referência no Brasil.
Colorado Z85 2.9 AT 4cc. 185 cv. 4×2 a Colorado Z71 3.7 AT 5cc. 242 cv. Vortec 4×4: $12.733.000 a $16.422.000 Peso = R$41.675,10 a R$53.749,20.
Principais características não encontradas no brasileiro: Sem referência no Brasil.
Combo Van – 5 portas 1.3 PL AB Diesel 16v DOHC 75 cv.: $9.151.000 Peso = R$29.951,22.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
D-Max HR WT ao 4WD DAB ABS – Motores V4 3.0 Turbo Diesel de 130 cv.: $11.263.350 a $14.476.350 Peso = R$36.864,94 a R$47.381,09.
Principais características não encontradas no brasileiro: sem referência no Brasil.
Montana RC 1.8 8v 101 cv.: $6.711.600 Peso = R$21.967,06.
Principais características não encontradas no brasileiro: produto idêntico ao brasileiro.
Airbags.
S10 Cabine Dupla – 2.4 Gasolina 8v SOHC 126 cv.: $11.293.100 Peso = R$36.962,31.
Principais características não encontradas no brasileiro: produto idêntico ao brasileiro.
Airbags, Abs…
Silverado Cab. Simples AT 4×2 e 4×4 – Motores V8 de 315 cv.: $15.005.900 Peso = R$49.114,31.
Principais características não encontradas no brasileiro: Sem referência no Brasil.
Transmissão automática de 6 marchas.
Airbags, Abs…
Observem que os dois veículos mais defasados em termos de motores são a Montana e a S10, importadas do Brasil. Quanto à Chevrolet do Brasil, sem comentários. Deixaremos para nossos colegas. As outras três montadoras com maior representatividade na América do Sul também não ficam atrás nas ofertas e preços no Chile. VW (Novo Polo), Fiat (Bravo e Grande Punto – mais moderno que brasileiro) e a Ford (Mustang, F150, Ranger duas versões -brasileira e “tailandesa”).
Comanche
affff inferno esse Brasil pra carros agora eu vi que nos estamos sendo roubados e muito
Eu não compro Chevrolet nem à porrada. Fala sério!
pois é comanche, a gm do brasil vai importar a Traverse com preço estimado de RS$ 170,000,00, ou simplesmente o dobro do chile na mesma versao, agora te pergunto, já não está mais do que na hora desse roubo parar?!!!!!, pq mesmo os brasileiros mal informados, não merece tamanha insensatez e ganacia dos fabricantes e concessionários aqui no brasil!, alguma precisa ser feita com urgencia pelos parlamentares que nós votamos, e não estão nem aí com o assunto!
Sinceramente, a culpa não é da GM.
A culpa é do mercado, que compra e faz fila para comprar produtos defasados, caros e sem qualidade.
Sem exigência do consumidor, nenhuma empresa vai melhorar sua carteira de produtos a toa…
Blogauto, parabéns pelas adequações de maneira a melhor organizar a postagem. Também meus sinceros agradecimentos.
Aos colegas, gostaria de corrigir a menção "Grande Punto – mais moderno que brasileiro", para o termo mais adequado "Grande Punto – mais completo que o brasileiro", retratando exatamente qual era minha real intenção com a palavra trocada. No Chile o Grande Punto é mais completo, possuindo maior número de eletrônica embarcada como o dispositivo de segurança ESP + ASR, Direção Elétrica…
Outros dois fatos interessantes são:
Chile:
Chile: População Estimada = 16.598.074 hab. (Senso 2007).
Chile: Produto Interno Bruto (PIB) = US$160,7 Bilhões. (Senso 2007).
Brasil:
Brasil: População Estimada = 192.924.506 hab. (Senso 2010).
Brasil: Produto Interno Bruto (PIB) = US$1,995 Trilhão. (Senso 2009).
Nada justifica totalmente, mas uma das causas é a dificuldade de adaptação a nossa gasolina com etanol e mais recentemente obrigatoriedade destes horríveis motores flex beberrões.
No meu entender, ao invés de gastar centenas de milhões em um novo projeto brasileiro como é o Ágile, a Gmb deveria ter utilizado esse dinheiro para atualizar pelo menos, parte sua linha de carros, pick-ups, vans…, motores e a maior oferta de dispositivo de segurança e tecnologia.
Por parte da Gmb é "Muito riso, pouco siso."
Dê nada adianta termos uma grande gama de produtos desatualizados e esquecidos (como se fossem projetos "abandonados") e se preocupar com um projeto que gerará novos gastos que poderiam ter sido utilizado na atualização dos demais.
não é atoa que KIA e HYUNDAI cresce no Brasil, pois sao modelos praticamente iguais aos fornecidos na Europa, Asia e EUA, e a preços mais convidativos.
A GM ainda nao viw isso, e qndo ver ja será tarde. Apesar q tem muito s brasileiros que alimentam essas montadoras comprando mais e mais, classics, s-10s e por ai vai.
GM = R.I.P.
Por isso que eunão tenho carro. utilizo transporte urbano ( que é caro tbm), preferindo dar dinheiro por algo que uso e não desvaloriza do que gastar 80 mil num carro que vale 30 e depois de 3 anos vendê-lo por 40 mil.
Enquanto os brasileiros abeatados continuarem comprando prisma, celta, agile, essa blazer horrorosa etc é o que vamos ter. O povo tem o carro que merece. Boicote já pra ver se as coisas mudam.
Cara!É DE ESTARRECER ESSA DIFERENÇA ENTRE AS LINHAS NOS DOIS PAÍSES!Acho que isso só ocorre mesmo pela falta de informação e o conformismo de grande parte dos consumidores brasileiros.O Brasil é um país,onde o consumidor "torce" e é "fã" de montadoras,como se fossem times de futebol,com direito a brigas homéricas se outras pessoas falarem mal da "sua" montadora.Enquanto isso a GM,e as outras 3 grandes estão desovando carros completamente defasados e inseguros no mercado brasileiro,sendo porisso aplaudidas pelo governo e por boa parte da imprensa especializada.Só a concorrência acirrada, com novas marcas se habilitando a vender automóvel no Brasil,além do amadurecimento do consumidor podem sanear um pouco esssa ´podridão!
Essa política de "adaptação" (vamos dizer assim) dos carros brasileiros se faz mais presente na atual GMB, mas se for parar pra analizar, quase todas as marcas que possuem fábrica no Brasil fazem isso também, umas mais outras menos. Contribuem pra isso alguns fatores (alguns já ditos pelos colegas acima):
1) Não conheço, mas imagino que o parque industrial automotivo chileno seja muito pequeno (pra não dizer ínfimo) em comparação ao brasileiro, logo é de se esperar que lá os tributos para importação de um veículo sejam muito mais baratos que aqui, o que privilegia a importação. Some também o fato de não ser necessários ajustes para adaptar o carro ao combustível chileno (também importado e sem adição de etanol como a gasolina brasileira). Nesse aspecto, culpa do governo brasileiro que burocratiza e onera demais a importação de veículos, aliada à pratica absurda de se misturar etanol à gasolina (não somos autosuficientes em petróleo???).
2) Carros flex: os modelos vendidos aqui, principalmente os de entrada, têm que ser flex. Essa regra (deturpada, na minha opinião) o mercado já ditou e vai ser difícil mudar. Mas isso não é empecilho tão forte, já que muitas marcas importam veículos adaptados para flex desde sua fábrica de origem (p. ex. VW, Nissan e a Citroën). Nesse aspecto, considero uma culpa compartilhada, consumidor + montadora.
3) O consumidor brasileiro é muito conservador. O que não é uma culpa direta do consumidor, mas sim uma série de fatores que influenciam a compra (que afinal não é barata): valor de revenda, valor de manutenção, valor de seguro… Um exemplo legal é o Nissan Sentra: é um ótimo carro, com preço competitivo, marca é conceituda, motor flex, etc… Seguro é maior que Civic e Corolla. Custo de manutenção maior. Depreciação maior, etc… Logo, o consumidor até pode optar por um Nissan, mas sabe que "perderá mais dinheiro" que se tivesse optado por um Civic ou Corolla, por exemplo. E a montadora não vai trazer um modelo pra cá, passando por diversas adaptações, sabendo que vai vender pouco ou quase nada. Nesse aspecto, não dá pra apontar um único culpado, mas sim uma característica normal de mercado (pois também ocorre em outros países).
4) A montadora não quer. Aí é o que foi apontado pelo Leandro PI e Comanche: se o consumidor brasileiro continua pagando R$60 mil num modelo jurássico oferecido pela montadora (e ela está lucrando muito com isso), porque ela traria um modelo mais sofisticado pelo mesmo preço? Aí sim, acho que a culpa é inteiramente de responsabilidade do consumidor que não valoriza seu dinheiro, talvez até por desconhecimento (acreditem, há muita gente no Brasil que só compra VW, por exemplo, porque "sua família sempre teve carros da VW", logo nem se dão chance de conhecer outras marcas).
Ex-dono de 5 GMs; eu cansei desta empresa e de seus lixos.
Tive problema em cabeçote de 3 deles; com menso de 90 mil kms.
Não há renovação de carros, só maquiagem; o Horriville é o pior TAPA NA CARA que uma empresa pode lançar por aqui; caro/feio e com motor cheio de cavalos pra burros comprarem!
Ninguem escapa, a Fiat, a Ford que leva 200 séculos pra lançar algo novo; a Volks que fura os olhos do comprador com produtos de baixo acabamento, a Honda que faz motores que não passam nas inspeções veiculares do governo, a Toyota faz carro auto-acelerante…
Mas se a GMB tivesse quebrado seria uma benção para o país,os funcionarios seriam reaproveitados na concorrencia e haveria a quebra de um ciclo de varias reciclagens do mesmo carro ao longo das DECADAS.
Eu passei a odiar GM pela falta de respeito com o consumidor desinformado; ela é sim fabriqueta de 3o mundo, não por acaso…brasil.
@DougSampa
DougSampa,
Eu também já tive problema com o cabeçote de um Gm 2.0 que misturava água com óleo, com 20mil Km e na garantia, e ao retirar o cabeçote, foi observado rebarba no bloco em um cilindro. A Gm trocou o motor.
Também já tive problema com outro 2.0 Gm onde a mola da válvula de admissão caiu em cima de um pistão e fundiu o motor, sendo este fora da garantia e depois de diversas reclamações na concessionária de que o carro não estava abrindo o segundo estágio de forma correta, onde a mesma não encontrou defeito, porém vencida a garantia o motor já era e eu fiquei no prejuízo.
Todos os 2 carros, quando do problema eu era o único proprietário.
A 4Rodas fez um teste com o 2.0 da Gm de 60mil km e constatou o bom estado das peças, o que de fato estavam nos dois carros meus, porém, mesmo assim fui vítima desse motor por 2 vezes em carros diferentes e com baixa km.
A Gmb, deveria no mínimo, na falta de um motor ecotec da vida, oferecer em toda sua linha que trabalha com os monzatec, o 16 válvulas do Vectra Gsi 94, Zafira 16v…, pois se não moderno, pelo menos não tão jurássico.
concordo q o mercado chileno existe muito mais opções de veículos que aqui, e etc.. e a mesma ladainha de sempre, mas agora pergunta pro povo delah, se eles preferem carros defasados mas pelo menos gere empregos aqui, burros sao eles que continuam comprando carros q sao quase todos importados se nao sao todos, nao tenho essa informaçao, o mundo dos espertos agradece aos burros chilenos q importam carro por ainda ser um pais decadente q se acha europeu. nos somos burros, sim, mas pelo menos ainda temos varias montadoras e a cada ano porduzimos mais, vendemos mais e ainda por cima, atraimos mais e mais montadoras para ca!! uma hora a ficha desse povo cai, ate a de quem aceitou postar essa noticia!!!
Óbvio! Chile é muito mais país! Esse brasilzinho que aceita ser arrombado por trás todo dia e ainda agradece de joelhos por dar a vida pro governo de graça. Com tudo é assim, a pobre GM também se aproveita! Todos se aproveitam! E o povo paaaaaaaga!!
@paulo
Paulo,
Antes da ficha cair, é preciso que outros deixem de ser enganados.
Ao invés das montadoras e os investimentos financeiros estarem vindo para o Brasil, está ocorrendo o inverso, estão indo para a Índia, Rússia, Argentina, México, Eua, China, África do Sul…
A Audi foi embora do Brasil com seu A3, mas ficou o pé na Índia com o A6, A4 e gostou tanto que agora fabricará o Q5.
A Dodge recebeu incentivos financeiros governamentais do Brasil para produzir a Dakota, mas foi embora produzir Ram no México e importar para o Brasil.
A Vw, nos oferece Golf, Polo … defasados e (ao contrário do que vc menciona sobre a hipótese de países como o Chile serem importadores e não fabricantes, não se aplicam para a Rússia e a India, que não importa, mas sim GERA EMPREGOS, na fabricação do novo Polo Hatch e Sedan).
A Asia Motors recebeu incentivo governamental do Brasil, foi embora e deixou um rombo de 1 BILHÃO, que a Hyundai atual proprietária da marca, recusa-se a pagar.
A Hyundai mesmo, importa a ix35 e gera empregos lá fora produzindo a antiga Tucson e importando suas peças e montando no Brasil em CKD.
A Mercedes também em CKD, está fechando sua linha do Hatch ClC no Brasil, aliás já fechou anos atrás a linha em CkD da Série C antiga, enquanto sua produção na Ásia só aumenta.
O que você não entende, é que o intento da matéria não é tratar os chilenos como burros ou inteligentes, e vice-versa para nós, mas apenas esclarecer o preço que eles pagam por seus carros não somente importados, mas também nacionais, aliás por carros mais atualizados do que os nossos.
O que você não entende também, é que o objetivo dessa matéria é instruir o consumidor para o chamado "Custo Brasil" e a crítica situação que o país enfrenta com a queda nas exportações dos produtos fabricados no Brasil de baixa qualidade e recusados no exterior.
O que talvez você não saiba é que o Chile já dispensou o Peugeot 206,5 Brasil, para importar o mesmo Peugeot 206,5 Francês, pois a queixa foi a falta de qualidade do produto brasileiro.
Outro equívoco seu é seu argumento de "VENDEMOS MAIS", pois não somos nós quem vendemos, são as multinacionais que vendem e os lucros vão para cobrir seus rombos na Gm americana, na Fiat italiana…, o correto seria você dizer "VENDEMOS MAIS", quando o Brasil exportar mais carros multinacionais produzidos aqui, e não o inverso que está ocorrendo em vender menos. Quando as montadoras vendem para nós, não somos nós que vendemos mais, são elas. Somente somos nós quem "vendemos mais", quando exportamos mais (o que não é o caso, já que vendemos menos para o exterior).
Outro prisma da mesma colocação sua de maneira errada é ao invés de vendemos mais, o contrário. NÓS BRASILEIROS COMPRAMOS MAIS. Este sim é o real fator da história, é o X da questão. O MÉRITO É NOSSO PELO BOOMMMMMM DO MERCADO, e não das montadoras pelas vendas. Portanto não são elas que vendem mais, somos nós que compramos mais, e se compramos, TEMOS O DIREITO QUE CRITICAR PRODUTOS DEFASADOS, afinal é o nosso dinheiro que está em jogo.
Sua análise é inocente até quando o assunto é a SAÚDE DO BRASILEIRO, pois os motores defasados que existem no Brasil, motores inclusive mais defasado do que os citados na matéria acima, são grande responsáveis pela poluição nas grandes cidades, pois se fossem colocados em prova para os rigorosos testes da Europa, seriam reprovados no primeiro teste. Portanto, aqui vai outro alerta, a saúde do brasileiro requer motores modernos, quem também resultará em menores custos anuais do governo brasileiro com saúde pública para cuidar das doenças respiratórias da população das grandes cidades.
Não preciso falar sobre itens de segurança, pois recai no contexto anterior.
É muito nobre sua noção de emprego, mas muito inocente. Se o parque industrial não se renovar, o resultado será justamente aquilo que você reclama. Ao invés de empregos, ocorrerão desemprego, sucateamento das linhas de montagem, em uma enorme quantidade de desemprego, ou então ficar batendo na porta do palácio do planalto pedindo esmola de IPI, para o governo em troca da chantagem do "desemprego".
Caiu a ficha?
Dê uma lida na matéria abaixo, para melhor se informar sobre a real situação da política de carros defasados e preços altos praticados no Brasil, estão resultando em queda nas exportações e déficit na balança comercial do Brasil com Argentina, México…
Matéria Pinçada na Internet.
Informações da Anfavea.
Exportações sobem (PORÉM)
Apesar da recuperação paulatina, as exportações seguem em crescimento, por causa da retomada de mercados externos tradicionalmente compradores de veículos brasileiros, como México, Argentina e Grupo Andino. Segundo a Anfavea, as vendas externas em valores subiram 62,3% no semestre, de US$ 3,53 bilhões de janeiro a junho de 2009 para US$ 5,73 bilhões neste ano.
Em unidades exportadas, o acumulado em seis meses é de 357.513, alta de 78,1% ao comparar com os 200.755 veículos vendidos entre janeiro e junho do ano passado.
Embora o crescimento seja alto, os números deste ano são vistos pela indústria com certa cautela. Isso porque o primeiro semestre de 2009 foi afetado pela crise, o que torna o patamar de comparação muito baixo. A preocupação da Anfavea é que o patamar de 2008, com US$ 6,895 bilhões na venda de 381,2 mil unidades, não foi atingido.
Para o presidente da entidade, o Brasil ainda precisa investir muito na competitividade no setor para aumentar os níveis de exportação. Segundo Belini, o nível que o país importa chegará a 18% das vendas, “o que representa que países como Argentina e México ainda vendem mais para o Brasil do que o Brasil para os mercados externos”.
parabens COMANCHE pela materia, agora o que vc escreveu foi certo,ou seja pq a india ja fabrica o novo polo, vende o golf VI, a russia fabrica o novo polo sedan, sem falar que de todos os modelos do mundo que nós gostariamos de ter aqui, a china já tem faz tempo, o que fico revoltado, é com os incentivos fiscais que ganharam do governo ( leia-se audi, mercedes, renault e do vw paraná,dodge, gm gaucha, e ford baiana, peugeot do rio de janeiro)e algumas delas já se mandaram e outras teima em lançar carniças como o agile, classic,golf 4,5, 206,5, sandero e logan com as insençoes dadas e porcaria lançadas. Alguma coisa precisa ser feita, chega de só essas multinacionais ganharem bilhoes de dolares no nosso mercado e rir da nossa cara com mais e mais carniças.
Nota 10 Comanche. Nota 10 Ricardo Meier.
É deste tipo de matéria que gosto de ver. Faz bem sabermos onde realmente pisamos. Vivemos nesta caverna e achamos que ela é o todo, que nossa realidade é absoluta, mas não é bem assim.
Estamos condicionados a não questionarmos nada e pela nossa ignorância/desconhecimento e desta forma somos alvos fáceis de governos, políticos, empresas etc…
É uma vergonha e é motivo de risos os produtos que temos e os valores que pagamos por eles!!!
E ainda existem torcedores de marcas!!! Haja paciência com a burrice coletiva!!!
pro inferno GM e proinferno quem compraessa porcaria..AGILE? AHAHAHA brasileiro eh BUUUUUUUUUUUUUURRO
Pois é… durmam com esses números. E não é só em matéria de carros não. Um professor primário (dando aulas por 6 horas de segunda a sexta, alunos de seis a nove anos, no ensino público) no Chile ganha o equivalente ao salário de um professor universitário no Brasil. Prova de que valorizam no Chile a Educação e a formação dos cidadãos. E cidadão consciente compra e consome melhor, escolhe melhor seus governantes, exige adequadamente seus direitos. Sabem quanto custa um litro de gasolina no Chile? 40% do preço da gasolina brasileira. E olha que o Chile não produz uma gota de petróleo, e o Brasil -dizem- é auto-suficiente. Sabem por que preços tão atrativos para os carros? Menos impostos incidem sobre os veículos no Chile (ao passo que no Brasil, mais da metade do preço final de qualquer veículo, inclusive dos ônibus encarroçados que transportam o povão, é imposto que vai para sustentar o governo federal). Eu não me importaria de deixar o carro na garagem e andar de ônibus, se eles fossem confortáveis, limpos, seguros e pontuais. Mas não são assim, pois são em número insuficiente em qualquer cidade brasileira. Por que não exigir que o governo pratiqu impostos decentes , não extorsivos, para que possamos renovar a frota de veículos no Brasil? Assim poderíamos ter ruas mais seguras, transporte público de qualidade, automóveis de primeiro mundo a preços justos, e de quebra poderíamos tirar de circulação carros e caminhões velhos, sucatas ambulantes das ruas que causam acidentes e poluem em demasia. Ou seja, apoio aos amigos que aqui se manifestaram, que tal um boicote à indústria automotiva brasileira e uma devida pressão aos nossos governantes em prol de leis mais eficazes e carga tributária menos agressiva aos nossos bolsos?
Era uma vez uma empresa que vendia cocô. Oferecia cocô enlatado com côco ralado e cocô enlatado com chocolate granulado. Os concorrentes também nivelaram "por baixo", então o mercado medíocre estava acostumado com cocô. Diziam até que era a "cocôrrência" de mercado que facilitava a vida de todos. E a clientela comprava, porque era isso que era vendido a lucros altos e precisavam algo diferente para passar no pão que não fosse manteiga. E os impostos altíssimos sobre essa merda toda privilegiavam a vida de alguns poucos no medíocre governo que gerenciava essa bosta toda. Ou seja: Empresas medíocres, amparadas por governantes medíocres, continuarão a oferecer produtos medíocres, e uma parcela significativa da clientela medíocre vai comprar, porque de forma absolutamente medíocre essa parcela de consumidores medíocres julga que é status ter algo diferente de manteiga para passar no pão. Sentem-se diferentes e especiais por isso, mais bonitos, ricos e felizes por consumir cocô (seja qual o sabor que o enfeita). Ou seja, é preciso que tudo isso exista para que alguns ganhem muito dinheiro em cima das vontades, desejos e necessidades de muitos, chamam isso de "marketing" e isso existe também para que alguém medíocre como eu faça um comentário também extremamente medíocre, porém verdadeiro.
Só não podemos esquecer q o Chile é banhado pelo Pacífico e sua política externa de parcerias é eficiente e a de importação é infinitamente menos onerosa e burocrática q a nossa. Além de nossas montadoras nosso governo sim é um LIXO!
Comanche
Mas o fator principal: 50% do veículo no Brasil é imposto. Todos estes veículos são importados s/ a nossa "taxinha" de 35% + impostos… Com certeza o cliente brasileiro não é repeitado pela GM, mas ela deve ter aprendido com o "Vectrastra" que nem todos são idiotas.
E mais – o Chile não tem fábrica da GM, então importar é muito mais simples e pode trazer o que quiser. Aqui no Brasil se importassem todos estes modelos iriam encalhar pelo preço e fabricar todos aqui seria inviável, pois o volume não seria suficiente para consumo de todos.
@Hernan
Hahahaha, de todos os comentários o seu é o que expõe de maneira mais simples e direta a realidade brasileira. Parabéns!
comanche, li seu comentario mas acho q vc ainda nao entendeu o meu!!, pode gerar emprego mas fora de lah, se o lucro das montadoras vao pra fora do brasil, o salario dos empregados por ela ainda fica aqui e aquecendo a cada dia q passa nossa economia, nao estou criticando voce somente pela materia, mas sim por tentar mostrar para os q acessam o site q os chilenos tem melhores opçoes, tem sim realmente, mas as montadoras nao geram a mesma quantidade de empregos que geram aqui, ainda continuo pensando uma coisa simples sobre os chilenos, metidos q se acham europeus, e precisam enchergar q sao subdesenvolvidos, e o fator de negar o 207 brasileiro, mais um motivo de mostrar o quanto m… são.
e outra observação eu vi vc escrevendo 206,5 o carro eh da peugeot se ela quisesse chamar ele de 507 era um problema dela, o direito de registro e de fabricação eh dela, ela coloca o nome q bem entender no carro dela!
Vamos la DUNGA, a GM ta precisando de um presidente e vc de um emprego… DUNGA PRA GM JÁ!!!!!
viva o Dunga, Viva a GM….
@Belzebú
Também gostei da sintetizada do Herman. Muito boa,kkkkk.
@hernan
kkkk, excelente.
@paulo
Na boa, continuo achando que você é quem não entendeu o espírito da matéria.
Ao invés de nós dois aprofundarmos na problemática do emprego nas montadoras, quem eu entendo que deveria realmente se preocupar e não o faz é o sindicato dos funcionários de montadoras e autopeças, pois se eles não somente se preocupassem com questões salariais, mas sim com a interação entre os projetos para comercialização no país, os riscos de desemprego seriam menores. Agora se o sindicato que tem responsabilidade primordial sobre os empregos de seus sindicalizados, avaliza o que alguns designers malucos fazem e o que a diretoria de determinada montadora aprova, minha solidariedade com a situação fica somente na boa intenção, assim como a sua.
Eu concordo com você sobre a questão da geração de empregos, também procuro ser nacionalista e favorecer nossa pátria, mas, de acordo com minha necessidade, minha matemática financeira, questões pessoais, levam-me em determinados momentos a preferir o importado em detrimento do nacional, a culpa não é minha.
Se você analisar, aonde você se encontra nesse momento, muitas coisas ao seu redor são importadas, seja seu tênis, sua roupa, seus eletrônicos e etc., portanto nem tudo que é produzido no Brasil é o que há de melhor ou mais barato, sendo assim, eu enquanto consumidor, tenho o direito de fazer a escolha que é para mim a melhor e além disso, me utilizar de instrumentos como ESSA MATÉRIA, para alertar nossos colegas a serem cada vez mais sejam conscientizados sobre o que é nos oferecido e a que preço(já que se o Chile compra, algum país produziu para ele comprar, e porque essa produção não poderia ser no Brasil, ao invés de outros lugares, já que somos a 5ª maior economia do setor automotivo).
Quanto a Peugeot chamar seu 206,5, seja qual for, até de "re… da parafuseta, também concordo com você, o carro é dela, o direito é dela. Aliás, não sei por que vc. se contrariou com minha afirmação. Minha afirmação não foi com tom depreciativo direcionado ao nome do carro, foi apenas para facilitar a referência a qual produto eu estava me referindo, somente isso. Só que ser direito dela chamar daquilo que quiser, também é meu direito recusar a compra por não gostar de ter um nome que não me agrada, independente de gerar empregos ou não no país.
Para dar subsídio a matéria, aos meus repetidos argumentos, sobre a saúde das empresas, sobre o que nos são ofertados, onde temos mercado maiores do que México, Argentina e tantos outros, mas estamos perdendo o bonde, pois investimentos estão sendo direcionados para outros países em detrimento do Brasil, cito o parque automotivo mexicano que era muito reduzido e hoje está se tornando uma potência que inclusive está ultrapassando o Brasil.
Se analisar o escrito logo abaixo, observará que as potências financeiras entre as 10 maiores montadoras da América Latina, o México já encontra-se na frente do Brasil, pois possui a soma das 5 maiores em dólares maior que a soma das brasileiras em valor de mercado.
Se não tiver algo de errado, só porque produzimos 3,3 milhões de carros e somos a 5ª maior, de maneira a achar tudo maravilha porque quase 60% dessa produção são carros ditos populares, não sei o que é errado.
Veja abaixo:
De acordo com o ranking da revista America Economia, a Volkswagen do Brasil é a maior empresa do setor automotivo da América Latina. Ela é a 26ª colocada no ranking geral das 500 maiores companhias da região, editado pela publicação. A edição impressa chegará às bancas brasileiras em julho, mostrando ainda outros bons resultados do país.
A Volkswagen do Brasil se tornou a maior por atingir US$ 12,2 bilhões em vendas no ano passado. Na segunda colocação latino-americana vem a Fiat Automóveis do Brasil, com US$ 11,8 bi em vendas. A italiana é a única do “top 10? a divulgar seus lucros: US$ 948 milhões no ano passado. Entre as 500, ela ficou na 29ª colocação. Outras empresas brasileiras também aparecem entre as primeiras do segmento automotivo: a GM é a sexta, a Ford é a nona e a Honda, a décima.
RANKING AUTOMOTIVO
1 – Volkswagen – Brasil – US$ 12,2 bilhões em vendas
2 – Fiat – Brasil – US$ 11,8 bi
3 – General Motors – México – US$ 11,5 bi
4 – Nissan Mexicana – México – US$ 10,2 bi
5 – Chrysler – México – US$ 8,86 bi
6 – General Motors – Brasil – US$ 8,46 bi
7 – VW de México – México – US$ 7,99 bi
8 – Ford Motor Company – México – US$ 5,7 bi
9 – Ford – Brasil – US$ 5,47 bi
10 – Honda – Brasil – US$ 3,09 bi
em tempo….FIQUEI SABENDO QUE TEM hYUNDAI 2009/2010 TOMANDO PAU NA INSPEÇÃO VEICULAR EM SAMPA; NÃO ESTÁ PASSANDO NO Hcc.
Aliás os Honda fit de 2003 a 2008 de cada 10 , 8 estão tomando pau 3/5/5/6 vezes porque puzeram a taxa máxima de Hcc em marcha lenta num indice que o motor Honda dificilmente chega; aí o dono tem que gastar uma fortuna PORQUE ALGUM ESTUPIDO (OU VARIOS DELES)ESTABELECERAM INDICES ABSURDAMENTE BAIXOS para o país que tem a PIOR E MAIS CARA GASOLINA DO MUNDO!!!
OBRIGADO PETROBRAS, POR NOS FERRAR COM SEU COMBUSTIVEL LIXO!
@DougSampa
Essa é notícia quente.
Tem gente aí que não faz nem idéia do que significa carga tributária. O Brasil é um dos países onde se paga mais impostos no mundo. Vocês queriam o que? NINGUEM trabalha de graça. NINGUEM! E outra, o Jetta da VW custa cerca de R$30.000 nos EUA, e aí?
Não se iludam com a matéria, no Brasil não tem escapatória pra ninguém, nem pra GM, nem pra VW, nem pra FIAT e nem ninguém.
fui sorteado com um malibu 2011, zero km, logico que não poderia ficar com o carro, a minha estranhesa foi a desvalorização da propria agencia da chevrolet de jundiai sp, pra eles o9 produto que eles representam naão passava de um elefante branco,nem a agencia que vendeu o produto que comprar, mesmo abaixo da tabela, desta agencia não quero passar nem em frente, péssimo atendimento, se vende carro chevrolet e porque os consumidores não tem opção, vergonhoso….
Duvido que, no Chile, se venda carros classificados com 1 estrela, no teste de colisão, como aconteceu com celta e meriva, aqui no Brasil. Nesse país tupiniquim, além de carro superfaturado, compramos carroças que põe nossa vidas em risco. Lamentável.
Onde está o Ministério Público nessa horas? Devia-se chamar todas essas montadoras para um ajustamento de conduta, e cominar multa por cada carro inseguro lançado no mercado.
Isso obviamente tem explicação.
O brasileiro é um povo burro que compra carro lixo porque quer e não sabe valorizar um verdadeiro carro pelo que oferece.
Um exemplo basico disso vemos nos classificados de carros usados e o mercado em si.
Enquanto você acha Fiat Tipo,Tempra,Daewo espero,Fiesta,monza por R$5000,00(tudo carro com mecanica boa e moderna),o povo val la e paga R$15000,00 em opala velho,chevete,gol quadrado,santana quadrado,fusca e carros com mais luxos são mais dificeis de vender no mercado de usado porque o povo é analfabeto e não entende merda nenhuma de carro,o imbecil acha ainda hoje nos dias de hoje que o carro não dura mais que 100mil kilometros,o motor quebra com 30mil kilometros(não a toa que as lojas e as pessoas voltam velocimetro no Brasil,devido a ignorancia de seu povo),que determinado carro bebe muita mais que o outro(outra falacia,tem muito 2.0 que bebe igual a 1.0,é só saber dirigir)e alem de tudo isso,o povo prefere pagar mais caro em um volkswagem pelado lixo do que em um fiat completo,paga 8 mil em uma cg basica em vez de pagar 5 mil em uma suzuki completa e marca consegrada.
Por causa dessas coisas as montadoras não se preoculpam em trazer tecnologia ao brasil(o povo é muito burro para isso) e sim preferem ter um carro com o mesmo motor a 10 anos,mesmo cambio,mesma lataria para assim baratear o custo de produção e aumentar os preços durante os anos no brasil.
Um exemplo simples.
O megane perua quando lançou era uma fortuna.
Apos a renault ver o sucesso(mesmo sendo uma fortuna) e com o intuito de abrir mais o mercado o que fez? Simples,lançou o fluence mais caro,tirou o megane sedan de linha que vendia menos,e manteve o megane perua com algusn materiais mais em conta e com o motor mais basico 1.6 e o cambio manual e reduziu seu preço em quase metade…
Outro exemplo interessante é o corsa sedan,fiat uno,gol g2/3/4 kombi,peugeot 206 maquiado em 207…