A Nissan não exibe no Brasil a mesma força que tem em outros mercados. A montadora é, inclusive, maior que sua irmã Renault, mas aqui ela não passa do 13º lugar em vendas, atrás de Mitsubishi e Kia, por exemplo. Muito pouco para uma marca japonesa que tem produtos elogiados. Agora, no entanto, a Nissan parece que definiu o quer com o Brasil.
Preparando-se para lançar em 2011 o March, seu primeiro compacto no país, a Nissan decidiu mirar nos clientes mais modestos. Por isso, a linha de importados de luxo deixou de ser vendida. Pathfinder, X-Trail e Murano já não constam mais de seu portfólio e o sucessor do 350Z, o 370Z, nem pisará aqui.
Em vez disso, o foco será em modelos mais acessíveis como o já dito March, na minivan Livina e na versão sedã do Tiida, que deve ser lançada em breve no Brasil, além, é claro, do Tiida hatch e Sentra e a picape Frontier.
A Nissan é uma boa marca, seus carros são bons, mas o que estraga em sua maioria é o design. O March é até bonito, mas o design do inteior é muito estranho e feio.
Se não modificarem um pouco, vai encalhar nas vendas…
Adeus, Qashqai…
Acabou-se a esperança…
@heliofig
Pois é!
Daqui a pouco vão importar o Tsuru do México…
a Nissan até tem uns carros relativamente baratos e bonitos, mas inexplicavelmente deixa eles fora do Brasil.
se trouxessem o Rogue para enfrentar Tucson e Captiva, fabricassem a Note ao invés da Livina, e agilizassem o March… poderiam estar bem melhor.
Não vai mudar nada, vai piorar, afinal saem todos os carros bons e ficam os lixos que já conhecemos…. o March parece um melhorzinho mas até chegar demoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Na minha modesta opinião, o problema da Nissan a nível mundial é o design ! Tanto a Nissan quanto a marca de luxo Infiniti apresentam veículos de design duvidoso, se eu fosse presidente da empresa, já teria contratado um novo chefe de design há muitos anos, mas Carlos Ghosn não deve estar preocupado com isso.
Os carros são bons mecanicamente, têm bom motor, excelente câmbio (o CVT)…
No Brasil onde o design define uma compra (exceção de Logan e Sandero, que tem o atrativo do espaço e preço "baixo" e alguns outros modelos) a Nissan não tem muito o que fazer. E aliado a isso, existe o alto custo de manutenção, por exemplo, para o Sentra:
Coxim Superior do motor: R$ 1.101,94
Bomba de Combustível: R$ 3.789,20
Assim fica difícil ganhar mercado.
Infelizmente a Nissan só tem feito trapalhada em relação ao Brasil. O Design dos carros fabricados no Brasil e os do México que vem para o Brasil é horrível: Livina, Tiida, X-Trail e Sentra. Trouxe o X-Trail mas não trouxe o Qashqai, que é feito sobre a mesma plataforma. Este sim tem um belo Design e deveria ser feito no México e exportado para o Brasil, pois seria um sucesso por aqui.
Já o March, que pretende ser um carro de alto volume, para um público que exige manutenção barata, vai ser feito no México, mas deveria ser fabricado aqui. Ou seja, não vai vender muito.
Ao invés de investir seriamente no quinto maior mercado do mundo, a Nissan pefere fazer política para agradar os Mexicanos e continuar patinando por aqui.
A Toyota e a Hyundai agradecem. As duas estão construindo fábricas no Brasil para produzir carros compactos: o Etios e o HB. Estes sim serão um grande sucesso.
Tudo o que é fabricado lá fora quando "adaptado ao Brasil" FICA PIOR E MAIS VAGABUNDO!
Nosso dinheiro é o mais caro do mundo, o imposto mais alto do mundo, Montadoras com 3 vezes mais margem de lucro no brasilm que em qualquer parte do mundo, e o que merecemos por suportarmos tudo isso??
Vota brasil….
Compra carro zero brasil….
Sejam escravos eternos do governo, deitados em berço explendido…e morrendo aprisionados nele.
@Ricardo Júnior
Caramba, fiquei impressionado e assustado com o preço dessas peças. Mesmo com a garantia longa, muitas peças possuem vida útil menor do que o tempo coberto pela garantia, ex. filtro de ar do motor, do ar condicionado, filtro de óleo do motor, correias, pastilhas de freio e etc, peças de desgaste por uso e não coberto pela garantia quando chegado o momento de sua troca, somente coberto pela garantia em caso de defeito nessas peças.
Assim, muitas das peças de uso e consumo devem ter preços absurdos também.
Não vou nem pensar em conserto de batidas, farol, lanterna, portas…
Passo longe.
@Comanche
Por isso mesmo, eu penso que toda avaliação de carro ou moto (em revista ou na internet) deveria cotar um pacote de peças e compará-lo com a de seus concorrentes. Penso a mesma coisa com relação ao seguro, embora esse tenha mais variáveis (idade, sexo, bairro,… do condutor), não deixa de ser uma informação importante e balizadora de uma compra.
Mas parece que no Brasil o pessoal sempre adora fazer o trabalho pela metade.
A sua ultima cartada de luxo é o Qashqai nissan,acho que se trazer vai vender bem até,acho o Qashqai bonito acho que nao vai encalhar nao.