Durante o lançamento da perua SpaceFox, tive uma rápida conversa com Luiz Alberto Veiga, o chefão de design da Volkswagen no Brasil. Qual assunto abordado? A nova identidade visual da marca que, como temos discutido aqui, está se repetindo a exaustão em seus modelos. O título do post explica a razão para isso, segundo o designer.
Muito simpático e informal, Veiga justificou a atual estratégia da Volks: “em termos de design, nós temos cachorro, gato, elefante e cavalo, já a Audi tem vários tipos de cavalos. O que Walter de Silva está fazendo é criar um padrão visual para a Volkswagen parecido com o que fez na Audi”, disse.
Daí a explicação para o título: “o dono de A4 diz que tem Audi, o dono de Golf diz que tem Golf. Queremos que ele diga que tem um Volkswagen”, conclui. Mas Veiga reconheceu que há uma certa repetição nos carros da marca. “O Walter pediu três anos para criar essa identidade, depois começaremos a ver variações desse estilo”.
Perguntei se todos os modelos receberão esse padrão, inclusive o Passat CC, que tem um visual muito bonito e característico. Para minha surpresa, Veiga não só confirmou como disse que já viu o cupê de quatro portas com o novo estilo: “ficou muito bom”, revelou.
“Piëch e Giorgetto são grandes amigos”
Aproveitei também para saber mais sobre a compra da Italdesign, o estúdio de Giorgetto Giugiaro, que agora faz parte do grupo VW. Veiga explicou que isso não influencia no comando de Walter de Silva: “o que ganhamos foi capacidade técnica, mas a Italdesign continuará seguindo as diretrizes do nosso chefe de design”, disse. “São 900 funcionários, o mesmo que temos em toda a Volkswagen brasileira nessa área”, acrescentou Veiga. De acordo com ele, a negociação foi natural já que “(Ferdinand) Piëch (maior acionista da VW) e Giorgetto são amigos de longa data e a Italdesign sempre foi importante parceira nos principais modelos da marca, como o Golf, criado por ela”.
A teoria de Walter de Silva faz sentido, claro, mas corre-se o risco desse estilo cansar antes de chegar à sua maturidade. Como os alemães não são conhecidos pela agilidade, talvez a montadora perca muito tempo para reagir à ousadia de rivais como Hyundai, Kia e Ford, por exemplo, marcas que têm hoje um estilo mais arrojado.
Essa discussão sobre a identidade da VW está cansando mais que o a própria identidade em si!
Hj é consenso em qualquer mercado que a marca é o ativo mais importante de uma empresa. Assim como as montadoras tem símbolos característicos, elas tentam que desde o som do escape dos carros até o layout das propagandas sejam iguais no mundo inteiro. Os carros terem identidade visual no design é apenas reflexo de uma estratégia maior, de associação involuntária do público a uma marca (no caso da VW, quer seja pelos faróis pretos quadrados com grade preta, quer seja pelos comandos do painel ou o famoso "volante-do-passat-CC").
Mas isso não é novidade nem mesmo para os carros. Desde quando a BMW tem a grade dianteira com o duplo rim e faróis com focos redondos duplos (independente do formato externo da peça)? Ou a Cadillac com as laternas traseiras grandes e verticais? E as lanternas traseiras redondas na Ferrari? A Porsche e seus carros que nunca se separam do design de um 911 da década de 60? A Ford e seus "new-edge" e "knectic", que quando são lançados a coletiva de empresa é para a nova identidade visual, e não para o lançamento do carro em si?
Os japoneses sofreram muito com essa falta de identidade, os coreanos já passaram por isso e todos superaram. Agora é a vez dos chineses correrem atrás? Como vocês acham que isso será feito???
A teoria do Walter pode fazer sentido mas, na pratica o visual padrão já esta cansando. O cliente de um VW mais caro precisa de um algo mais que diferencie o seu veiculo da massa de populares, senão vai fugir para outros fabricantes que oferecem qualidade similar (para a linha mais cara) com diferenciação.
Acho que esta história de identidade uma grande desculpa para padronizar a produção e assim baratear os custos de produção.
@Michel
Exatamente isso. Mexer no Passat CC para deixá-lo com cara de grade de condicionador de ar dos anos 70, ah, não! Isso é covardia! Parecem que querem fechar a VW e manter só a Audi.
Dizer que tem um VW é pisar em chão firme. Quem tem um Golf gosta de dizer que tem "o melhor" que a VW oferece. Atualizado, até seria bom mesmo, mas ter um Golf 4,5, dúvido haja muitos orgulhosos hoje. É quem nem dizer que tem um Golzinho quando se tem um Gol, ou até mesmo um 206,5, Fiesta ou Palio. São meros "gols".
Dono de Golf tem Golf. Lá na Alemanha, porque aqui tem um carro travestido de sei lá o que com quinze anos nas costas… Mr. Veiga esqueceu de comentar sobre a Kombi – teria cara de anos 50? Ou a Vw pretende fazer plástica na velha senhora e colocar mentirosos airbags nessa porcaria?
@John
A Kombi não vai precisar de airbag, o governo, como sempre, vai abrir uma brecha para que a VW continue fazendo a Kombosa como ela sempre foi, do mesmo jeito que o Itamar fez pra ressucitar o Fusca colocando os carros mom motores refrigerados a ar com imposto reduzido junto com os 1.0, apesar do besouro poluir mais
Sou contra esse negócio de criar identidade para cada marca. Por exemplo o A1 ficou com aquela de pouca novidade, tendo em vista que tem a mesma cara dos demais.
Interessante, minha diz que o meu Uno é um Fiat, já o meu Marea é um Marea… Realmente é de se pensar.