Pelo menos dois modelos da Fiat já estão dizendo adeus ao motor 1.8 comprado da GM. O Punto e a Palio Adventure já estão sendo produzidos com o novo motor 1.6 16V E.torQ, segundo informa hoje o blog Autos Segredos. Tanto o hatch quanto a versão aventureira passam a contar com o propulsor que, embora com menos volume que o anterior, possui mais potência – 117 cv contra 115 cv usando etanol.
A perda é, obviamente, no torque, de 16,8 contraq 18,5 kgfm, além de ser obtido numa rotação mais alta. Vamos ver como ficará o desempenho de ambos, mas é provável que o benefício venha na forma de um consumo menor.
A pergunta que ficou no ar é por que não usar o outro E.torQ, 1.8 16V, mas o Autos Segredos diz que essa versão pode ficar reservada para o modelo Sporting. O Punto 1.6 2011 será lançado dentro de alguns dias nos dias 30/06 e 01/07 enquanto a versão 1.4 (foto) já está visível no site da Fiat com nova nomenclatura Attractive.
Se o Punto com esse novo motor for lançado como modelo 2011, quando virá a versão remodelada – Punto Evo?
Será que eles mudam também o desenho do carro ainda em 2011?
1.8 com mais de 130 cv num Palio é totalmente exagero; ainda bem que optaram pelo 1.6, que é mais condizente. No Punto é outra história, cabe versões com todos os 4 motores.
Curioso que que na segunda geração da família Palio, o motor utilziado era um moderno Torq 1.6 16V que surgiu em 1996 com o laçamento do próprio Palio. Com a pseudo-fusão catastrófica da GM com a Fiat, esta passou a usar os 1.8 do Corsa que, mesmo sendo mais obsoletos, eram mais fortes e baratos. Há quem especule que se formos considerar apenas o motor, era mais barato para a Fiat comprar o 1.8 da GM que fabricar o seu próprio 1.4. Será?
De uma forma ou de outra, eu fico feliz com a volta de motores multiválvulas a montadora!
Só falta agora os motores turbo de baixa cilindrada cairem no gosto do brasileiro conservador.
Acredito que quando o motor 1.4 turbo da Fiat se tornar Flex, ele vai deslanchar.
@Leandro Pi
bem lembrado leandro, mas brasileiro a 8v mais economico na hora da manutenção. acredito tb q os 1,8 da gm seja mais barato mesmo pq ela fabricando em altissima escala p dar conta de duas montadoras reduza o valor final
O importado oferece bem mais pelo mesmo valor, inclusive mais potencia, qualidade, etc. contudo o importado ainda não tem flex, e a manutenção é bem mais cara.
é dificil quebrar mas quando quebra voce paga a peça conforme a cotação do euro, mais os impostos altissimos de importação.
NUNCA, EU DISSE NUNCA MESMO VAI EXISTIR FIAT PALIO ADVENTURE LOCKER 1.6 16V AUTOMATIZADA OU COM CÂMBIO MANUAL OU DE QUALQUER OUTRO JEITO QUE VCS IMAGINAREM. pq. eu falo isso? ah sim, só pq. eu trabalho no DPTº de hengenharia da FITA S/A. mas não vão se aborrecer hem.
Gente, estou pra comprar uma palio adventure e gostaria que alguem que a possui, me dizer se e bom o carro e se realmente consume tanto quanto falam. um abraço
Gente, não comprem nenhum fiat com esse novo motor e torq, é horrivel, não anda, parece carro 1.0 com consumo de opala, péssimo, lerdo, lento, beberrão,frouxo. Se arrependimento matasse eu já estaria morto. Vou ver se troco meu punto 1.6 16v por um astra usado. FIAT nunca mais.
ENGANAÇÃO TOTAL!!!!!!!!!!!!!
A FIAT anuncia que o motor tem "excelente torque em baixas rotações". MENTIRA!!!!!!!!!!!
Comprei um Punto Essence 1.6 16V levado pela propaganda da FIAT, o desprazer de dirigir um carro no qual você precisa engatar a 1ª marcha até para passar uma lombadinha é absurdo. Ouvir da concessionário FIAT que tenho que desligar o ar-condicionado para conseguir passar uma subida, então…..
Agora a pérola das pérolas é ouvir que o motor fica bom a partir das 3500 RPM. Agora, o consumo 7,5km/litro de gasolina.
Fui
Idiota
Agora é
Tarde