A Ford anunciou nesta semana o fim da marca Mercury, como adiantavam alguns especialistas dias atrás. Com 71 anos de idada, a Mercury foi criada pelo filho de Henry Ford, Edsel, mas sucumbiu após uma década de vendas em queda. Segundo Mark Fields, presidente da empresa para as Américas, o dinheiro economizado com a Mercury será usado para investir na Lincoln que ganhará sete novos modelos em breve.
Um deles deverá ser uma versão do Focus com visual da Lincoln. Com isso, praticamente saem de cena todas as marcas dedicadas aos clientes norte-americanos. Além da Lincoln, mantida pela Ford, a GM continua a produzir os veículos da Cadillac. Ambas ganham mais importância em suas matrizes por fazerem o papel de marcas premium.
De certa maneira, a Mercury já estava morta há tempos. Em vez de criar produtos próprios, a Ford preferiu produzir versões adaptadas do Fusion (Mercury Milan), Escape (Mariner), Explorer (Mountaineer) e Crown Victoria (Grand Marquis), todos da sua própria linha de produtos.
Em outras palavras: a Lincoln vai fabricar carros "nível Mercury".
Isso é que é querer acabar com a reputação da Lincoln.
MAIS UMA cagada da Ford, como de costume.
Lorenzo, não foi isso que eu entendi. Pelo o contrário. Acredito que a Lincoln agora será muito mais fortalecida, pois o que era gasto com a Mercury será adicionado ao gasto com a Lincoln. A Mercury nos dias atuais não faz sentido. Boa decisão do ponto de vista economico.
Acabar com a Mercury parece boa idéia, mas cometer o mesmo erro com a Lincoln é uma baita cagada: só falta aparecer um Focus com a grade e lanterna de Licoln e interior em couro cinza claro…
A Ford tem que diferenciar melhor os modelos com a mesma base!