A alta do petróleo transformou as outroras desejadas picapes em vilãs do mercado norte-americano. Pela primeira vez desde que assumiram a liderança em vendas, esses utilitários perdem participação, obviamente, devido ao alto consumo de combustível.

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A gota d´água foi o anúncio da Ford na sexta, dia 20, de reduzir a produção da F150, picape grande que é o modelo mais vendido dos Estados Unidos. E mais grave que isso, o desenvolvimento da nova geração foi adiado para dar espaço aos automóveis mais baratos e menos gastões, como o Fiesta e o Focus.

No começo do mês, a General Motors já havia dito que deixaria os utilitários pesados de lado em favor de sedãs e hatches menores, além de acelerar a chegada do Volt, o modelo elétrico hoje em testes. Até mesmo a marca Hummer, dos famosos jipões de guerra, anda ameaçada de extinção.

Outra marca americana, a Chrysler, paralisou a fábrica mexicana que produz a picape Ram até que uma nova versão, com motores mais econômicos, fique pronta. Mesmo a japonesa Toyota não escapou da situação já que investia em modelos como a Tundra, uma picape grande para competir justamente no segmento em que ela não tem tradição.

Conscientização
Com gasolina farta e barata para os padrões americanos – menos de US$ 1 por litro -, o consumidor estava alheio até então ao que ocorria no resto do mundo. Porém, hoje o preço ultrapassou US$ 1,10, o que para eles é exagerado, principalmente se pensarmos que esses utilitários andam apenas 3 a 4 km com um litro de gasolina.