A frase acima pode ser verdade, acreditem. Por mais improvável que pareça, o Mercosul e a União Europeia discutem a redução das barreiras comerciais entre os países de ambos os blocos. Um dos setores que podem ser beneficiados de cara é o automobilístico. Já pensaram? Carros alemães, franceses, italianos e de outros países chegariam aqui sem pagar imposto ou, na pior das hipóteses bem menos do que os 35% que valem hoje.
Claro que estamos falando de fábricas cujo custo de fabricação é bem alto, mas não é difícil que mesmo eles consigam produzir veículos com menos impostos e custos que os nossos nacionais.
O acordo obviamente prevê a contrapartida: carros sul-americanos vendidos na Europa por preços em conta. Como sempre, a França é um dos países que não gostariam de abrir seu mercado para produtos vindos desse lado do Atlântico.
Se o governo brasileiro ajudasse poderia reduzir os encargos dos nossos carros e assim abrir uma enorme janela de exportação. Algumas marcas poderiam tirar vantagem disso, seja aumentando a produção aqui ou importando produtos mais caros por preços camaradas. Certamente, o Brasil correria o risco de virar um produtor de carros compactos e simples.
Como se vê, o tema é explosivo e poderia provocar uma mudança de panorama em nosso mercado, mas não deixa de ser uma esperança para o consumidor que hoje sofre para comprar carros ultrapassados e caros.
Vai sonhando….!
Vai sonhando….! (2x)
Acho MUITO, mas MUITO, improvável. Um acordo desses com algum país "estratégico" ainda vá lá, mas com a Europa? Isso seria praticamente um ataque aos EUA. Quase uma retalização. Vai cobrar imposto de quem?
Acredito que a via seria oposta.
Com redução (ou isenção) de alíquota entre Mercosul e UE, é mais provável que os produtores europeus destinassem mais modelos sendo montados aqui (principalmente populares ou carros de concepção mais simples), aproveitando baixo custo da mão-de-obra e câmbio desvalorizado em relação ao Euro.
O fato é que o Mercosul é muito bonito no papel. Na prática, pouco do que se está escrito é cumprido. E está bastante harmonizado com as convenções da União Européia, o que "em tese" permitiria essa absorção.
Mas acho que isso, se um dia for posto em prática, só vai ocorrer daqui uns 5 ou 10 anos sendo bastante otimista…
Essa história de conversas entre Merosul e UE eu vejo há anos… Mas por incrivel que pareça, pode ser que dessa vez vingue pois o Brasil vem se tornando rota de muitos produtos que antes era apenas destinados a países como Japão, EUA ou mesmo os países europeus e não falo apenas de carros e sim de varios outros produtos.
É esperar pra ver qual vai ser o resultado. Seria ótimo para ambas as partes (Mercosul e União Européia) se tivessemos o mesmo acordo que o Brasil e México tem.
E para quem não percebeu o Brasil já é um grande produtor de carros compactos e simples. Mas suponhamos que esse acordo realmente saia do papel vamos analisar, virá da Europa carros com melhor acabamento, com mais itens e bla, bla, bla… Agora imaginem se vier de lá, por exemplo, um sedan médio (compacto para os padrões europeus), com um acabamento capricado, completinho, a preço de um Corolla "básico". Bom de duas uma, ou a Toyota teria que se adaptar à esses novos padrões que irão entrar ou adeus liderança dos sedans médios…
Isso vale para compactos, médios, grandes, luxuosos e todos os outros segmentos…
De toda a forma seria bom para nós em vários sentidos…
O problema é que as montadoras não tem interesse disso. Para elas é excelente que continue do modo que esta: carros obsoletos e caros, com altos lucros que são enviados para as matrizes.
Se realmente acontecer algum dia isso, pode ser que carros como Mercedes, BMW, Audi, Porshce, Alfa Romeo, Volvo, Jaguar e Land Rover fiquem menos caros, agora os carros para o povão vai ficar cada vez pior e mais caro.
Vamos fazer uma comparação: Porsche Panamera, nos Eua: R$ 130.000. Mesmo carro aqui: R$ 530.000. Os 35% de importação se perdem no meio de tanta roubalheira, digo, margem… Viramos o paraíso do lixo reciclado automobilístico, dos ladrões que governam, dos legisladores de decretos secretos, e das multinacionais cara-de-pau.
está certo john, e aqui sempre tem aquela velha desculpa de altos impostos, mas e o lucro de concessionárias e fabricantes?! alguem sabe me dizer o quanto a gm ganha em cima do agile que custa ate 56 mil e é um projeto dos anos 80?!!!! a verdade é que no brasil fica facil montar um golf 4,5 que custa 78 mil e cobra-se 42 mil pelo modelo de ultima geraçao na alemanha! esta na hora desses ladroes roubarem menos o bolso dos brasileiros! chega, algum senador tem que fazer algo por isso!!!!!!!!1
O lobby das grandes montadoras nunca deixará isso acontecer,com seus deputados "amigos" no Congresso trabalhando pelos interessses dela.A possibilidade nos faz querer escolher qual o carro europeu que compraríamos,minha escollh seria uma Opel Zafira OPC
que legal, piada no noticiario!!!!
Sinceramente, acho que o povo, quem compra estas carroças a preços de BMW e Toyota tem muita culpa. O povo brasileiro precisa parar de comprar carros financiados e procurar carros em leiloes onde paga-se um preço justo por um seminovo. Um carro pelado por mais de R$ 24 mil acho um roubo. Morei fora e nunca vou financiar um carro aqui. Carro pra mim só seminovo e de leilao. Pra mim gol, palio, uno, fiesta sao carroças nao deveriam nem ser vendidos. Uma pena que o Brasil a 5º maior potencia do mundo esteja tao atrasada, e o seu povo tb…