Se a BMW não tem nenhuma preocupação em ousar ao criar novos carros, a Mercedes-Benz, como se sabe, é extremamente conservadora. Mas quando decide inventar, muitas vezes se dá bem. O CLS, por exemplo, virou marco de design ao criar o que era impossível, um cupê com quatro portas. Deu tão certo que todo mundo correu atrás. No entanto, agora é hora de renovar a ideia e, para isso, a Mercedes apresentará no Salão de Pequim o CLS Shooting Brake Concept, uma versão perua esportiva da nova geração do modelo.
O resultado, no entanto, quase nos agradou por inteiro. Apesar de ser um conceito, o novo CLS está praticamente no ponto de produção, exceto por detalhes como as maçanetas e o interior. O perfil segue a receita do original, curvado e exalando esportividade. A traseira também fecha com perfeição seu estilo, mas a grade frontal, essa não encaixa.
Inspirada no SLS AMG, o superesportivo da marca, a frente soa forçada, para manter uma certa semelhança entre os modelos mais esportivos da Mercedes. E caímos novamente naquele dilema: as marcas não estão exagerando na tal identidade visual? O CLS é um carro de linhas pontiagudas e a frente “a la SLS” termina de forma abrupta. Uma pena, mas design é sempre um assunto subjetivo, por isso opinem à vontade. Talvez somente nós não tenhamos gostado desse detalhe.
Novidades no carro? A Mercedes ressalta o conjunto óptico formado pelo sistema de iluminação inteligente. Ah, isso vai matar do coração os fãs de faróis de neblina e cia. Com apenas uma peça é possível ter até cinco tipos de iluminação. Tudo por causa do tal sistema dinâmico que usa LEDs. Há o modo iluminação de estrada secundária, rodovia, neblina, ativa e para curvas. Como é que vamos diferenciar versões normais das topos de linha quando a tecnologia chegar aos carros médios e compactos? Já pensou o Palio Adventure com apenas um farolzinho?
Brincadeiras à parte, o CLS Shooting Brake é a prova que o conceito de perua tem mais espaço para evoluir que o das minivans. Um pouco de esportividade e um design atraente hoje permitem levar as tralhas dos filhos sem ter perder o prazer de dirigir. E, entre o BMW Série 5 GT e esse CLS perua, ficamos com o Mercedes. Como se vê, mesmo conservadora, a Mercedes também sabe ousar.
a primeira vista, a grade não parece muito bem desenhada, mas vou esperar ver ao vivo para criticar
As vezes ser marcante é mais importante para tornar o modelo inconfundível.
Simplesmente linda! Em comparação com a rival Série 5 GT, então, a diferença de beleza é gritante!
Tomara que chegue realmente ´`a linha de produção.
Há muitos "detalhes" no desenho. Uma profusão de linhas e formas, o que para meu ver tornou o desenho pesado.
Gosto de carros bem desenhados, com linhas mais limpas e com menos detalhes. Só na lateral existem 03 linhas em sentidos diferentes, o que para mim, torna o desenho meio forçado.
A frente não parece ser do mesmo carro, algo como a frente do Frágile (guardadas as proporções, é claro!).
Shooting brake?? Tem algo errado aí, esse carro é uma van 4 portas… Alguém da MB está praticando “engrish”! Não consigo ver ousadia nesse desenho, muito convencional, principalmente na frente. As tecnologias apresentadas são, como sempre nos MB, inovadoras e eficientes.