Assombração que se preze sempre nos surpreende quando menos esperamos. Quem achava, inclusive esse blog, que o Trazo C, aquele horrendo sedã que a Chrysler ousou querer lançar no Brasil, teria morrido, se enganou. A Nissan, quem diria, que mal vende 300 unidades do bom hatch Tiida acha que fará melhor com o Tiida sedã por aqui, justamente o Trazo C original.
O presidente da marca para as Américas, Carlos Tavares, disse ontem, durante a coletiva da parceria da prefeitura de São Paulo com a Renault-Nissan, que serão lançados três modelos no Brasil até o final do ano que vem. Dois já são manjados, o March, nada mais que a nova geração do Micra, e sua versão sedã, mas esta mais elaborada e com visual próprio.
A surpresa foi sugerir a vinda do Tiida sedã ao país este ano com motor 1.6 flex. Mas qual o sentido de colocar um carro de design abominável que chegará aqui, na melhor das hipóteses, por pouco menos de R$ 50 mil? Se usará o motor 1.6 pode ser que a Nissan busque atingir um público hoje que compra sedã compacto premium talvez. Mas basta ver a experiência com o Tiida hatch para constatar que, por melhor que seja tecnicamente, o modelo não “pegou”.
Ontem, durante a curta entrevista que concedeu a alguns jornalistas, Carlos Ghosn, o poderoso chefão do grupo, cobrou melhores resultados da filial brasileira. Para ele, “10% de participação é o ideal para as duas marcas juntas, ou seja, o mesmo que temos no mundo”.
Só que a Renault sofre para chegar a 6% e a Nissan mal passa de 1%. Com o Tiida sedã certamente esse objetivo não será atingido.
Esse carro tem "mó" cara de taxi e para tal TEM que ser 8v. Multivalvulado não vei bem com gás, usado por grande parte dos mais de 30mil taxis do Rio de Janeiro. (só ex)
Não sei se "me acostumei" com o visual desse carro aqui no México, estranho ele é, mas tem um senhor porta-malas e um bom conforto.
Aqui ele está posicionado abaixo do Tiida hatch, quer dizer, é mais barato que o hatch, mesmo que na versão básica só traga direção elétrica, travas, e retrovisores e som.
Acho que se fosse vendido aí por cerca de R$35 mil faria sucesso.
A Nissan tem bons produtos, alguns excelentes (o 370 Z, o GT-R "Godzilla", os carros da Infiniti), mas seu design de um modo geral chega a ser miserável, para não dizer outra coisa. No Brasil, só acho interessante em termos de design a Frontier e o Pathfinder.
Dificilmente eu teria um carro da Nissan ou um Infiniti, mesmo as marcas oferecendo bons ou excelentes produtos. Eu não me sentiria satisfeito tendo um excelente carro, porém horrível em termos de design. O design é primeira coisa que chama atenção em um automóvel, seja você motorista (cliente), seja você pedestre (possível futuro cliente)… Tanto, que o Civic tornou-se sensação após mudar de geração.
Penso que o melhor a fazer seria a Nissan contratar um novo chefe de design e começar a mudar todos os seus carros. A Mitsubishi é outra que começou a estragar seus carros após colocar a frente do Lancer nos demais veículos, a belíssima Outlander, ficou horrível com a frente do Lancer.
Eu fico me perguntando como pessoas que estudaram design, estética, harmonia das linhas… fazem coisas desse tipo e o pior, como outras pessoas aprovam essas bizarrices.
@Rodrigo
Pelos nossos preços, esse carro não seria vendido aqui abaixo de R$ 47.000,00 na versão básica e com motor 1.6. E eu acredito que nem carro de taxista ele viraria, pois normalmente quem trabalha com carro, já está acostumado com a manutenção simples e barata dos veículos Chevrolet, Fiat e VW.
O "provável novo quarto mercado do mundo" parece curva de rio…
Daquelas onde só aparecem tranqueiras!!!
Melhor que um Corsa, um Siena, Voyage, Fiesta etc.. é mas não dá para sequer ficar olhando por muito tempo.
depois quero ver o povo falando que o Peugeot 307 Sedan é que tem o design da traseira feio – que nunca achei feio, apenas convencional…
honestamente não vejo pq falar tão mal desse carro.
pra quem tem classic, mille, gol G4, celta, golf 4,1, peugeot 206,5, ka, logan (q mecanicamente é excelente, mas esteticamente…), s10, ranger, "novo" fiesta, falar assim do tiida sedan é no mínimo exagero.
nosso mercado não tem qualidade nenhuma, esse tiida sedan nos eua foi o carro mais barato por um tempo, se a nissan quiser vender muito dele é simples, coloque ele bem peladinho e por uns 40 mil com ac e dh, que vai vender bem sim… mas duvido que será vendido por esse preço aqui.
Aqui esse carro é um dos mais vendidos. Para taxi o pessoal prefere ou o Nissan Tsuru (horrrivel) ou o Dodge (Hyundai) Atos. Há muitos Gols circulando como taxi também…
Nissan é a marca mais comercializada aqui no México, seguida por VW. Os carros "de verdade" (em termos de design) dessa marca, são Altima e Maxima, o resto é apenas honesto, tirando o Platina – Clio sedan – que é uma porcaria…
O Tiida sedan básico, sem ar, com motor 1.8 e cambio manual, sai pelo equivalente a R$11 mil. O mais completo, automático, sai por R$15,5 mil. Mas aí já entra na faixa de preço do Honda City, que básico já oferece os mesmo opcionais, então é mais comum ver o Tiida sedan na versão básica com ar ou na intermediária.
pq esse senhor (p mim não é brasileiro) não vai lá no centro de design e pede um homen igual ao peter scheryer para acabar com essas bizarrices? nao adianta cobrar venda da maçã se por fora ela parece um maracujá passado!
Gente, pra quem lança Agile a 40 pau e estoura de vender… Pq não lançar este Tiida sedan e estourar de vender tb? Tudo vai depender do preço, dos equipamentos e da propaganda… Agora, que é feio, isso é, muuuuuuito feio…
<blockquote cite="#commentbody-20601">
Rodrigo :
O Tiida sedan básico, sem ar, com motor 1.8 e cambio manual, sai pelo equivalente a R$11 mil. O mais completo, automático, sai por R$15,5 mil. Mas aí já entra na faixa de preço do Honda City, que básico já oferece os mesmo opcionais, então é mais comum ver o Tiida sedan na versão básica com ar ou na intermediária.
US$ ou R$?
Não importa – Esse nosso mercado de automóveis é um verdadeiro circo das "montadoras": pagamos para ver e ainda fazemos papel de palhaços.
@John
Dolares Americanos. Desculpe.
Que o tiida sedan é feio que dói tudo mundo sabe. Nós fazemos previsões que não venderá. Talvez estejamos errados. A Nissan sabe que não vende bem aqui e quer mudar isso, e seus profissionais estão trabalhando nesse sentido, e não duvidemos da capacidade dos orientais. Acho que pior que o design é o preconceito que temos(justamente) com os carros da Nissan.O tiida sedan como todo Nissan deve ser muito bom. Para ter vendas razoáveis basta ter motor 1.6 8v(Para gás) preços muito baixos, inclusive de manutenção, para não se preocupar com design, pois muito melhor que o Logan é.Afinal não podemos deixar de mencionar que o arcaico corsa sedan – classic foi (re)lançado. Pode dar certo se for para competir com Logan e Classic, carros de trabalho e de família numerosas que precisam de espaço e não dispõe de dinheiro para comprar carro melhor. Se a Nissan pensa em vender esse carro para clientes de classe social que compra seus carros hoje no Brasil, é fracasso na certa. Pelo diversidade do nosso mercado, não acho que esse é um carro errado. Acho que o mesmo tem de ser direcionado para o público certo, e isso só será acertado por quanto a Nissan quer vendê-lo.
O Tiida Sedan é um ótimo carro, próprio para quem gasta do que é bom mas zela por suas finanças. Ele é barato, bonito e bom. Agora, se o cidadão ou cidadã gosta de carros afetados, apertados e sem motor, procurem o NEW Fiesta, o Voyage, o Honda CYTI, e por aí vai. Mas se você gosta de conforto, motor potente, embreagem perfeita, direção elétrica extraordinária, trio elétrico de primeira, freios macios e confiáveis que parecem ABS, então, bota umas rodas de liga leve e foral de neblina nele, como eu fiz, e sai por aí numa boa .É carro e tanto!