A nova família de motores da Fiat Powertrain, baseada no antigo Tritec, foi reconhecida pela empresa nesta terça-feira. Batizada de E.torQ, os motores começaram a ser produzidos em Campo Largo, PR, este ano e substituirão, sobretudo, o motor 1.8 comprado da GM Powertrain, além do 1.9 argentino.
A subsidiária da Fiat também divulgou o logo do motor, porém, essas informações já haviam vazado anteriormente. Como se sabe, serão dois motores, um 1.6 16V e outro 1.8 16V.
O primeiro tem taxa de compressão de a10,5:1 e atinge 117 cv a 5500 rpm com etanol – 115 cv com gasolina. O torque é de 16,8/16,2 kgfm a 4 500 rpm. Já o 1.8 16V possui 130/132 cv a 5 250 rpm e torque de 17,8/18,7 kgfm a 4500 rpm. Entre os modelos que receberão os novos propulsores estão o Idea, Linea, Siena, Punto e Bravo.
Agora a explicação para o significado E.torQ é curiosa. Além do óbvio “torQ”, a letra E tem quatro sentidos: “engenharia, refletida na tecnologia de ponta dos propulsores e do processo produtivo; energia (excelente desempenho, tanto em potência quanto em torque), ecologia (baixos níveis de ruído e vibrações, de consumo de combustível e de emissão de poluentes) e emoção, traduzida no conceito fun-to-drive.”, diz o release da FPT.
…a letra E tem quatro sentidos:…
No primeiro momento marketing está vencendo a engenharia, vamos ver quando o motor equipar os carros. Eu já antecipo que um motor de 130/132 cv para puxar carros de perfis esportivos como o Stilo e o Bravo é pouca coisa, embora já seja melhor (em potência) que o motor GM.
o unico comentario que tenho a respeito destes motores Tritec é que a BMW se desfez da produção deles por não considerá-los modernos o suficiente para equipar seus modelos, tanto que fez uma nova linha de motores para o Mini que chegou a usar nos primeiros anos o Tritec. E nós aqui comemorando porque vamos receber essa tranqueira que a BMW não quis mais… mas em um pais onde ainda se usam motores Monzatech da decada de 80 e VW-AP da mesma época, fazer o que?
em tempos de motores sobrealimentados, a FPT poderia fazer versões desses motores com o compressor volumétrico utilizado na fase Tritec no Mini Cooper S… e quem sabe chegar a uns 200 cavalos no 1,8.
A partir de quando esses novos motores estarão nos carros da fiat?
Sou fornecedor de peças de precisão desse motor e posso falar com toda certeza que é besteira essa história de que a BMW abandonou o motor…foi uma decisão estratégica na época. A realidade é que a fábrica de Campo Largo produz motores de última geração, especialmente 1.8L, e a FIAT conseguiu comprá-la. O E-torq será um belo motor, forte, moderno e resistente. Obviamente não é um super esportivo. ele vai equipar carros na faixa de R$45-55.000,00.
O motor E-torQ è um motor de ultima geraçao, inclusive melhorou e muito em relaçao ao antico Tritec, como varios componentes novos de alta tecnologia. A venda / desistencia da BMW / Chrysler por este motor foi totalmente estrategica, foi o fim da junçao das duas. Inclusive a BMW desenvolveu outro motor junto com a PSA que possui a mesma caracteristica do antigo Tritec, quase uma copia….execelente motor que chegara para desbancar muita concorrencia…
@Ricardo Júnior
esses motor no punto 1.6 ficou bem econômico, não acreditei qdo meu registro cravou em 13,06 KM/Litro
Em terra de cego, quem tem olho é rei, imagine quem tem os dois.
O motor é bom, para o nosso pais que se contenta com pouco, eu ainda prefiro carros antigos, a Industria Brasileira Automotiva morreu desde 98 com os Carros esportivos, Exemplo Gol Gti 16v.
Possui intens que em carros hoje em dia ainda nem existem.
Você ta certo no comentário, como a BM faz, nos carros da Serie 5 usando motores antigos usados no F1.
forte abraço e vamos aguardar e ver se vale mesmo esse motor.
O único problema é que os motores 16V não são bem aceitos no nosso mercado, pois requerem uma manutenção mais criteriosa e isso é coisa que Brasileiro não está acostumado, sem dizer na péssima qualidade de nossos combustíveis. Eu acho que a Fiat não foi feliz na escolha e desenvolvimento destes motores. Exemplo simples, Stilo 8V ou 16V, qual vende mais, com certeza dez pra um para o 8V. Vamos esperar pra ver.
eu sai fora da fiat por ela ter colocado aquela porcaria de motor gm
agora quem sabe eu volte…..
gente por favor não comprem esses carros com moteres e-torq, eu comprei e me arrependi, o carro só vive afogando, não tem potencia em 1º e 2º marcha, e tá vazando oleo do motor, eu acho que ele tá pra fundir!
@Douglas
Boa tarde Douglas, você tem informação se este motor e-torq 1.8 é tão bom em baixa rotação quanto ào da GM?
Pois ficar dirigindo em alta rotação, principalmente em viagens incomoda e aumenta o consumo de combustível.
Tenho um Palio 1.8 Dualogic e acho que ele aguentaria rodar a 120km/h com menos de 3.000 rpm.
EU FICO COM O PE MEIO ATRAS COM MOTORES 16V,MAS PELO QUE FIQUEI SABENDO,O COMANDO NAO E DUPLO E ELE TEM CORRENTE DE COMANDO.
DEVE SER MEIO DIFICIL DE EMPENAR VALVULAS E PERDER O MOTOR.
PORQUE MESMO COM A REVISAO EM DIAS JA TIVE A MA SORTE DE PERDER O MOTOR PORCAUSA DE CORREIA DENTADA.
o novo motor da fiat não possui correa dentada, vamos ver se presta, pois tive uma meriva que éra o mesmo motor da doblo( modelo antigo ) e posso dizer É UMA PORCARIA E CHOCHO E BEBERRÃO, TENHO ARREPIO SÓ DE LEMBRAR. Comprei uma doblo 2011 já com motor ETORQ , vou fazer uns testes depois informo
Comprei uma Saveiro Trend CE 2010, verdadeiro lixo.
Troquei agora por uma Strada CD com o novo motor.
Posso dizer que é silencioso, anda bem, nada estratosférico mas anda.
E é gastão, fez de 10 a 11 km/l, mas o carro é novo, ficou muito bom, cambio idem, a Saveiro fazia 13 e a velha picape corsa fazia 14, excelente, mas ultrapassada.
Adelmoral
Comprei um LINEA 2011, sempre gostei de FIAT e tinha abandonado porque vinham com aquele motor de MOnza desgraçado da GM que bebe e nao vai pra frente, rodei até o momento 2630 km e estou muito contente com o motor E-TORQ , é silencioso, nao comsome excessivamente (faço 9 km/l de etanol) e anda muito bem ! é oque faltava aos ótimos carros da FIAT, um motor de verdade !
Punto 1.8 16v, com 2 meses de uso, 4000km, motor fundiu.
Prezados blogueiros, quem tiver comprado uma STRADA CD ja com este motor ETorq peço que me passem informacao por favor, pois tive uma CE com o antigo motor 1.8 e pelo amor a Deus vai beber assim la no alambique, e nao tinha nada de silencioso. estou adquirindo essa nova pickup e gostaria de algumas informacoes de alguem que ja tenho comprado por favor. Obrigado
olá FABIANO, COMPREI UMA STRADA CD COM MOTOR ETORQ E POSSO TE FALAR E UM VEICULO OTIMO NADA DE BARULHO E O MOTOR E SILENCIOSO ENÃO E BEBERÃO IGUAL O ANTIGO.
Comprei um Punto 1.6 16v e-Torq. Namoro esse carro a 3 anos, não comprei antes pois tinha o fraco 1.4 e o beberrão 1.8 da GM. Bem, o carro está com 4000km, 7km/l com etano na cidade e na estrada, andando em média de 120km/h faz 10km/l. O consumo é bom, melhor até que minha antiga Strada treeking 1.4, que tinha mesma média, mas andava menos. Não cheguei com o ponteiro de RPM no vermelho em 5º marcha, mas já consegui 170km/h. O carro é silencioso, tem uma posição de dirigir muito boa e realmente estou satisfeito. Recomendo a compra!
Olar;
Rapaz, falo a vc tenho uma strada 1.8 adventure a 1 ano, hj esta com 50000km rodados e sem duvida a melhor pick do mercado brasileiro e simplemete show, hj o que reclamo e a falta de uma cambio dualogic, pois rodo muito cerca de 400km dia ou mais. Mais o carro e show pode compra de olhos fechado… abs…
Comprei um Punto 1.6 – 16V. Hj tá com 1.280 km rodados. Ele parece um pouco travado qdo pede uma aceleração mais rápida, tipo na ultrapassagem. Antes tinha um Polo 1.6 2003, que erá mto rápido nas reposta de aceleração. To tendo que me adaptar. No mais o carro é excelente, confortável, boa dirigibilidade, estabilidade. Foi uma boa compra.
Pessoal comprei uma Palio locker zerokm com esse e-torq a 2 dias, estou apavorado com o consumo, 5,3km/l de alcool na cidade. Tive um palio weekend 1,4 que fazia 12km/l a gasolina.
Será que fiz negocio errado?
comprei uma strada adv lock 1.8 16v, achei fraca a 1a. e 2a. em bx rotação, será que é por causa de ser 16 valvulas. Se isto for o normal, em relação a isto prefiro ao motor anterior, pois em bx rotação era mais forte.
O Bravo é atualmente o mais lindo carro brasileiro ; design que honra
a tradição italiana.
Sua potência é suficiente , já que não se pode andar a mais de 110 ou 120
km/h em nossas estradas .
O único problema dos carros Flex , está na taxa de compressão 10,5:1
que não permite aproveitamento total do etanol ; o ideal é 12:1 mas ai
a nossa gasolina não funciona !!!!!
O Fiat Palio Essence 1.6 16v (2010/2011) que possuo é o quarto Fiat Palio consecutivo zero km que adquiri (início de novembro/2010). Os anteriores foram o Palio 1.0 16v (2001/2001), Palio 1.3 Flex (2004/2004) e Palio 1.4 Flex (2007/2008).
O motor (E-Torq!!!) que ele possui é mesmo brilhante nas pistas, mas desde que sejam planas ou em declive… e com motor em rotação acima de 3.000 rpm. Nas subidas o motor é uma lástima… até o meu Palio 1.0 16v era melhor!!! Aliás, em certas subidas no trânsito urbano tenho que engrenar 1ª marcha senão o “bicho” não sobe!!! E, nem pensar em ligar o ar condicionado!!!
Sem falar no alto consumo de combustível do “novo” motor (acho que o consumo especificado pelo fabricante só pode ser atingido se o automóvel “rodar” em cima de um caminhão-cegonha).
Conclusão: desta vez “dancei”!!! E bonito!!!
Comprei ums strada locker com o motor 1.8 16v, depois de já ter duas stradas adventures 1.8 8V GM e consigo comparar bem as diferenças. Como o motor etorq você tem sempre que trabalhar o giro mais alto para ele desenvolver melhor na estrada (normal para um 16V). Mas no geral ele é muito mais forte que o 8V e consome menos. Normalmente os carros da FIAT que vieram com os motores GM são mais equilibrados, tem mais força em baixa rotação, são mais "macios" e melhores de dirigir. Em compensação este novo Etorq na strada ficou ignorante. Com alcool no tanque então é bem divertivo. O último que tentou acompanhar foi um i30, só tentou …
Lixo de motor, anda igual 1.0 e bebe mais que opala.Comprei meu punto 1.6 16v e torq, está com 1800km , não faz mais de 6.8km na cidade se tiver com 4 ocupantes e ar ligado, esquece…qualquer morro é "primeirona" e pé no fundo com cunsumo instantaneo de 4km/l.Gostaria de descobrir como a FIAT conseguiu fazer um motor com desempenho/consumo pior que monza, belina e outros carros da década de 80 ? Isso que é tecnologia !!
NÃO COMPREM NENHUM FIAT COM E TORQ !!
acho que dançei, troquei minha palio weekend 2010. fire 1.4, pela 1.6 16 etorq 2011, na saida morre o motor, afoga, consumo cidade com etanol 4km e na estrada 8,5km, sera que vai melhorar, ou devo passar pra frente………
Alguem ja percebeu q os motores da fiat ficam melhores depois dos 20.000 km
Tenho uma Dobló, 1.8, com o Motor e-tork. Realmente está ficando difícil subir morros – mesmo com o locker ligado, além do consumo ser exagerado. Moro em Belo Horizonte e tem locais que não consigo mais subir. Meu carro tem somente 7.700 Km.
BOA NOITE OU BOM DIA A TODOS MINHA DUVIDA É A SEGUINTE SERÁ Q TEREMOS PROBLEMAS COM ESSE MOTOR 16V COMO OUV COM OS GOL 16V DA WWAGUEM SOU FÃ DE CARTEIRINHA DA FIAT JA TIV 2 UNOS UM PALIO E ATUALMENT UM SIENA MINHA INTENÇAO É O WIKEND TREEKING SO RESTA DUVIDA DO MMOTOR O 1.4 AMARRADINHO PARA TANTA LATARIA OU O 1.6 16V CORRER RISCOS DE SWER UMA DOR DE CABEÇA AMBULANTE VASAMENTOS CARBONISAÇAO OU SEI LA O Q MAIS OUTRA ESSE MOTOR É ARGENTINO? COMPRAR PESSAS MAIS CARAS FEITO MOTOR 1.5 DO PALIO OU DO UNO 1.5 Q É ARGENTINO OU O LINEA 1.9 Q É ARGENTINO AGENTINO NAO SUPORTO NEM O FUTBOL!! NOSSO PELÉ É SEMPRE E SERA O REI .
VALEU
ME RESPONDAO PR FAVOR
Estou querendo adiquirir um strada adventure 1.8 16v motor e-torq, gostaria de receber algumas informações a respeito do carro em relação a desempenho, consumo, barulho, e por fim a minha maior duvida seria em relação ao 16v, pois no boca a boca é um motor meio queimado desde a época do gol 1.0 16V, o qual ja tive um e me compliquei para vende-lo.
Aguardo respostas.
Obrigado
Estou querendo comprar um siena 1.6, 16v. motor e.torQ,alguem pode me informar se é uma boa compra, ou a versão 1.4 é melhor opção. Aguardo respostas.
Obrigado
ola pessoal comprei um doblo adventure 2011 motor etorq 1.8 16v e como todo consumidor desavisado me surpreendi com o alto consumo em media 7km/l um total absurdo mas buscando soluçoes inclusive no ambito ambiental coloquei o abençoado GNV acontece que com alguns poucos quilometros rodados o motor literalmente explodiu e me disseram que nao teria direito a garantia pelo motivo de ter alterado as caracteristicas originais do veiculos….mas perai….tbm naofui informado que o carro só fazia 7km/l a fiat nao divulga isto…e a questao ambiental???e meu bolso…e o compromisso da fiat do brasil com o consumidor desavisado como eu eles dizem que tem um excelente motor…mas quem compra um doblo pra passeio???se pra trabalho fica praticamente inviavel pelo consumo???e os taxistas que assim como eu tbm vao colocar GNV nos carros deles???nao acho justo isto td ….esta errado e muito errado…nao somos nunca informados da verdade…sempre enganados…preciso de ajuda nesta questao de uma forma que nao so eu como todos os outros consumidores que com toda certeza irao passar por isto nao fiquem desamparados pela lei…me disseram que seria mais facil a fiat dar um carro novo a um juiz do que pra mim…visto que se eu ganhar esta questao abriria um precedente…imagine só a que ponto chegamos…por favor se tiverem noticias me ajudem…abraçao
luis marcelo ebert
71-91157309
estou com PUNTO SPORTING 1.8 com 50.000 Km, nenhuma peça danificada. Carro excelente, mesmo com motor GM. Tecnologia blue&me (Microsoft e Fiat) é algo que não se encontra em nenhum importado.
gm lançara em breve motorização 1.8 16V ECOTEC DE 143 CV,o mesmo deverá equipar os novos modelos da marca GM CRUZE,COBALT o mesmo equyipará tb o AGILE..
É pessoal, estou querendo comprar um LINEA com motor E.TORQ, e quanto mais leio os comentários de vcs, mais dúvidas eu tenho. Acho que não vou comprar agora, vou aguardar mais alguns meses.
Tenho um Doblo Adventure 2011, já rodei 34.000 km com ele. O que posso dizer é que o motor é bem melhor que o anterior, pois já tive o antigo também. A tal da correia dentada era um pesadelo. O sistema de corrente e comando simples o tornam simples, confiável e robusto. O 16V requer um pouco mais de rotação na arrancada, sobretudo nos primeiros 5.000km. Calibrar o pé demorou um pouco no inicio.Chegou a apagar comigo algumas vezes no farol. Quanto a economia, carro flex consome um pouco mais. Mas se aprende com o tempo a tirar o maximo de proveito da força do motor sem consumir tanto. Nos ultimos dias, com o alcool baixando, sobretudo no MT, animei a experimentar. Consegui, na estrada, 8km/l e com gasolina tenho obtido entre 10 e 11km/l, andando à média de 110km. Nada mal para um carro do seu porte. O motor responde bem e fala alto quando solicitado. Ultrapassar com ele é mole, pois reage rápido. Nem dá pra acreditar que é capaz de empurrar o i30 nas subidas. Mas é isso que acontece. Uma dica: Pé macio ao acelerar, racionalizar o uso do freio, obedecer a troca regular de oleo e filtro, manutenção preventiva, garantem economia e saude do motor por mais de 200.000 km sem precisar abrir. Falo por experiência.
Tenho um Bravo com o motor 1.8 dualogic. O carro é maravilhoso muito bom, anda bem e bom de final. Porém uma coisa é claro: esse motor é beberrão, pensei que era mais economico. Tenho que reconhecer que ando com o pé embaixo, mas é beberrao. Faz 7,5 no etanol na estrada e 5,5 na cidade. Mas o resto é show e a troca de marcha é precisa.
Tenho uma idea 2011 1.6 16v,acho o motor com pouco torque abaixo de 3000Rpm e o consumo de carro 6 cilindros, ou seja 5,5 a 6km/l e na estrada sem ar e vazio fez 8,0km/l de etanol acho verdadeiramente um absurdo sendo que a Fiat divulga que o motor é bem mais eficiete que o da gm, a realidade é bem diferente. motor bem xoxo.
Tenho um Siena Essence 1.6 16V E-Torq está com 9.000 km o consumo é de 10 km/l Gasolina na cidade e 14 Km/l na estrada. Acho o carro: Maravilha!!
Tive o antigo motor gm na doblo ara muito bom e agora comprei a nova doblo 1.8 com o novo motor e tambem e muito bom na verdade oque as pessoas tem e que se adaptarem ao estilo de rodagem e nao de cara so criticar e saber dirigir de forma correta para que o automovel tenha a devolver tambem o correto .
Já faz 1 ano que estou querendo comprar uma ideia sporting 1.8-16v e já comentei uma vez "to louquissimo pra comprar" o detalhe é que como o motor é novo os primeiros que compram com certeza se ferram,só que as pessoas não param de se ferrar, quanto mais me informo mais fico assustado,fui verificar com um taxista que comprou uma essence 1.6-16v e ele já se ferrou também. Eu tenho um polo hatch 2008 que não da problemas e a verdade é que tenho paixão pela ideia sporting mas vou desistir é muita reclamaçao.
Fiz um teste na Concessionaria Sinal da Granja Viana.Andei numa Fiat Strada Cabine simples 1.8 16v etorq.Achei o carro morno na saida e faltou arrancada.precisei pisar fundo pra andar.Perguntei ao vendedor onde esta os 132 cv de força no motor ? Testei a nova saveiro e achei o motor um canhão.arrancada animal.num compro Strada de jeito maneira.
Ja tive palio fire e agora siena EL, são bons motores mas não para competir com ninguém, pois são 1.0 e é mais pra rodar urbano, queria que a fiat desenvolvesse motores maiores na versão fire ou evo, pois acho que ficaria muito bom.
tinhamos uma ideia 1.4 onde trocamos pelo doblo 1.8 E torq , pois sinto a mesmo situaçao já comentada . P/ subir a rampa aqui em casa tem que desligar o ar cond. encher o motor , se nao vai até a medade da rampa tem que volta p/ nova tentativa , consumo de 9,5 km/l. E torque nada pura ilusão
Comprei um Punto essence 1.6 (tinha um polo 1.6 08/08) depois de pesquisar muito sobre os concorrentes e ter andado em todos, confesso que me surpreendi positivamente.
Como ja tinha ouvido muitos comentarios sobre a falta de torque antes das 2000rpm esperava que fosse pior que os outros 16v, mas pelo contrario, endando entre 1600 e 2600 rpm o motor e razoavel, mas acima disso se mostra muito superior aos concorrentes. Isso sem levar em consideração que é um carro mais pesado (e com rodas maiores = mais arrasto aerodinamico) que polo e C3.
Acho que esse motor tem o DNA da fiat (motores que giram bem e com um ronco interessante sem ser barulhento).
Alem de melhor motor, o Punto tem um acerto de suspenção melhor, que passa a impressao de ser mais macia, mas segura muito melhor o carro em curvas que a do polo.
Até agora muito satisfeito (o que eu queria mesmo era um sporting 1.8 16v, mas teria que esperar e gastar muito mais).
compramos uma porcaria de um doblo adventure bebe como v6 anda como uma carroça afoga nos semaros na hora de sair nao passa de 6.6 na gas no alcool 5 nas utrapassagens nao vai ela e 1112 agora com 32.000 simples mente fundiu cabeçote comando bloco os pistoes 2 estorao eu estava a120 por hora nao aquecel ,nao sabemos se foi o combustivel ; eagora nao acho pessa para repor
Idea e.torq 1.8 faz 6km na cidade e 8km na estrada, um absurdo, que saudades do meu Polo 1.6 2010. Motor fraco em baixa e bom em alta, tira o prazer de dirigir, acabei colocando um gnv, de 5 geração, foi a solução, agora da pra manter o beberão, tenho outro idea 1.4 2008 que é bem mais econômico e prazeroso pra dirigir,
Daniel, concordo totalmente , tinha um Voyage 1.6, troquei num Palio Weekend 1.6 16V E-torq e me arrependi. O carro com 117cv sofre para andar em baixa rotação, quem sai de um 1.6 da Volkswagen (ou de um 1.4 do Corsa, por exemplo) acha que o carro tem defeito. Para viajar é ótimo (pois anda em alta rotação). O consumo é ruim. Fiquei pouco tempo com o carro, não gostei, mas no meu caso foi o contrário, troquei num Polo Sedan e voltei a ficar satisfeito.
Muito satisfeito com meu doblo possuo esse tipo de veículo a uma década e esse motor pra mim ta sendo o melhor saio de uma hlx 1.3, adventure 1.8 e agora hlx 1.8 e torq, 20% mais econômico com esse motor ficou mais forte muito bom…to gostando
Tenho um grand Siena 14/15 1.6 16 v e-torq com 35 mil km… Super econômico, potente em alta rotação, voyage é cavalo manco perto desse motor e-torq 1.6… Não anda nem na saída e muito menos de final… Por ser um motor 16v, a rotação tem que ser maior em uma subida por exemplo… Mas o cara q acostuma a andar com esse motor, com certeza sabe como ele é econômico… Meu GS aqui em BSB com ar ligado na velocidade 2 o tempo todo, faz 12km por litro, uso gasolina aditivada de posto petrobras… Acelera de 0 a 100 em 9.5s no álcool e tem final de 225km!h… Tenho um amigo que tbm tem um e falez a mesma coisa… Só comprou pq eu falei… Voyage é uma carroça perto do fiat grand Siena…
Boa noite eu tenho uma idea adventore 1.8 16 v 2012 modelo 2013 com 30.000 km ao liga deu um estalo foste no motor acionei um mecânico e ele constatou o bloco trincado e agora o que devo fazer quanto custa um motor novo ou o que eu devo fazer por favor me ajudem como devo fazer, desde já fico grato com a sua ideia ou conselho.
Boa noite eu tenho uma idea adventure 1.8 16 v 2012 modelo 2013 com 30.000 km ao ligar deu um estalo forte no motor acionei um mecânico e ele constatou o bloco trincado e agora o que devo fazer ?quanto custa um motor novo ? por favor me ajudem , desde já fico grato com a sua ideia ou conselho.
Olá! Fiquei sabendo através de uma matéria na internet, que esses motores E torq que a fiat esta equipando alguns veículos, eram 1.6 quando a BMW fabricava, a fiat comprou o modelo e para transforma-los em 1.8 aumentaram O diâmetro dos pistões deixando assim o bloco mais fino entre um pistão e outro, a matéria também alerta que um motor 1.8 E torq quando fundir, não tem retifica de bloco nem encamisar, a solução é outro bloco. Diz também que a bomba da dir. hidráulica é junta, numa peça só com a bomba dagua, sendo assim, quando uma quebra, a outra também tem que ser trocada, ficando mais caro. Estou colocando esses observações porque não vi aqui alguém colocar algo a respeito. Se alguém souber algo, compartilhe. Valeu!!