A Toyota anunciou hoje que o recall do Corolla ou, como ela batizou, de “campanha de chamamento preventiva”, envolverá cerca de 107 mil unidades do modelo, fabricadas a partir de abril de 2008. Tucanaram o recall, como diria o Zé Simão.
Serão duas fases, a primeira, que começa hoje, envolverá a verificação e fixação do tapete genuíno ou, caso de tapetes não originais, os esclarecimento sobre os riscos de usá-los. A Toyota pede aos motoristas que retirem o tapete até a ida a um concessionário.
A segunda fase, sem data ainda para ocorrer, visa a colocação de uma observação de segurança sobre o uso de tapetes genuínos, somado a um encarte especial do manual com a explicação sobre o item. Nos casos dos carros sem tapete “oficial”, a substituição por exemplares originais.
Todas versões estão envolvidas no recall. Veja abaixo:
Moral da história: agora Corolla só anda de tapete original. Que situação estranha, um mero tapete que põe em risco a segurança dos ocupantes. Será que a Toyota não revisará a instalação desse item nas unidades produzidas daqui em diante? E será que é apenas este o problema do sedã?