Não é de hoje que nos deparamos com frases cheias de efeitos criadas pelas marcas para tornar seus carros mais atraentes. Quem não se lembra dos oito airbags da Hyundai, que resolveu contar o airbag de cortina pelo número de ocupantes que ele protege e não pela quantidade do item? Com esse tema selecionamos outros 10 itens que garimpamos nos sites da montadoras e que não significam coisa alguma. Confiram:
1 – “Câmbio multimarchas” (i30) – já que começamos com a Hyundai continuamos com ela. A representante CAOA descobriu que só a transmissão dela possui mais de uma marcha. Já a concorrência não tem nem ré.
2 – “Amortecedores que corrigem irregularidades no piso” (ix35) – se fosse verdade seria a solução das ruas esburacadas e mal pavimentadas do Brasil.
3 – “Saídas de ar-condicionado direcionados para os bancos traseiros que garantem sofisticação” (New Fiesta) – Olha só, não sabia que o ar gelado virou luxo para a Ford.
4 – “iluminação ‘Ice Blue'” (Celta) – a tal luz azul já virou motivo de piada nos comentários dos leitores. Não é para menos.
5 – “volante do Passat CC” (quase todos os VW) – outro equipamento que já perdeu graça até porque chamar de “volante do Passat CC” é injusto. Deveria ser, como apontou um leitor, o volante padrão da VW. Só falta a Kombi.
6 – “Grade corporativa” (Celta) – Diz um colega jornalista que a GM explicou o que significa uma grade “corporativa” mas não imagino o que esse adjetivo possa ajudar na venda do carrinho.
7 – “embelezador de pára-choque dianteiro tipo alumínio” (Partner) – essa eu juro que nunca tinha visto: um embelezador de carro! Então o Partner é feio mesmo, segundo a Peugeot.
8 – “faróis marcantes” (Xsara Picasso) – ah, tá, então é isso que diferencia a Xsara Picasso das outras minivans…
9 – “estepe temporário” (Kia Carnival) – ainda bem que a Kia avisou porque caso contrário a gente usava o estepe permanente. Tudo bem, aqui deu para entender que se trata do pneu de emergência, com medidas menores, mas que é um baita pleonasmo é.
10 – “lanternas traseiras com linhas incríveis” (City) – Eis a razão porque o City vende mais que o Civic. Tá explicado.