Não é de hoje que nos deparamos com frases cheias de efeitos criadas pelas marcas para tornar seus carros mais atraentes. Quem não se lembra dos oito airbags da Hyundai, que resolveu contar o airbag de cortina pelo número de ocupantes que ele protege e não pela quantidade do item? Com esse tema selecionamos outros 10 itens que garimpamos nos sites da montadoras e que não significam coisa alguma. Confiram:
1 – “Câmbio multimarchas” (i30) – já que começamos com a Hyundai continuamos com ela. A representante CAOA descobriu que só a transmissão dela possui mais de uma marcha. Já a concorrência não tem nem ré.
2 – “Amortecedores que corrigem irregularidades no piso” (ix35) – se fosse verdade seria a solução das ruas esburacadas e mal pavimentadas do Brasil.
3 – “Saídas de ar-condicionado direcionados para os bancos traseiros que garantem sofisticação” (New Fiesta) – Olha só, não sabia que o ar gelado virou luxo para a Ford.
4 – “iluminação ‘Ice Blue'” (Celta) – a tal luz azul já virou motivo de piada nos comentários dos leitores. Não é para menos.
5 – “volante do Passat CC” (quase todos os VW) – outro equipamento que já perdeu graça até porque chamar de “volante do Passat CC” é injusto. Deveria ser, como apontou um leitor, o volante padrão da VW. Só falta a Kombi.
6 – “Grade corporativa” (Celta) – Diz um colega jornalista que a GM explicou o que significa uma grade “corporativa” mas não imagino o que esse adjetivo possa ajudar na venda do carrinho.
7 – “embelezador de pára-choque dianteiro tipo alumínio” (Partner) – essa eu juro que nunca tinha visto: um embelezador de carro! Então o Partner é feio mesmo, segundo a Peugeot.
8 – “faróis marcantes” (Xsara Picasso) – ah, tá, então é isso que diferencia a Xsara Picasso das outras minivans…
9 – “estepe temporário” (Kia Carnival) – ainda bem que a Kia avisou porque caso contrário a gente usava o estepe permanente. Tudo bem, aqui deu para entender que se trata do pneu de emergência, com medidas menores, mas que é um baita pleonasmo é.
10 – “lanternas traseiras com linhas incríveis” (City) – Eis a razão porque o City vende mais que o Civic. Tá explicado.
Esse título é injusto, o Ford T não tinha amortecedores que corrigem irregularidades no piso, essa é uma grande inovação d hyundai
Hahahahaha, rindo marés aqui…
Isso sem contar outros absurdos que lemos por aí. Alguns que lembro de cabeça:
1) Supercalotas (VW)
2) Adesivo Maxx nas portas dianteiras (GM)
3) Espelho retrovisor interno dia-noite (Fiat)
4) Alças de teto (quase todas)
5) Faróis halógenos com lentes lisas em policarbonato (acho que todas)
6) Tomada 12V no painel (antes era acendedor de cigarros, agora só a tomada mesmo!)
7) Bancos dianteiros reclináveis e reguláveis em distância (VW)
E por aí vai…
Eu lembro que o Webmotos anunciava como itens de série do Gol bolinha, a tampa do porta-luvas!
Sem esquecer que a Chevrolet faz propaganda de seus Celtas, Classics e Corsas nos jornais anunciando "ar condicionado, direção ESTENDIDA, vidros VERDES e travas de SEGURANÇA!!!!" Ou seja, quer pegar o desavisado que leu rapidamente e pensou que o carro era completo, com ar, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas!! HAHAHAHA, toda vez que vejo essas propagandas caio na risada, como uma empresa pode ser tão pequena…
Medíocre…
KKKKKKK
Muito boa matéria Ricardo, é cada uma que inventam que fica até difícil de acreditar.
Gostei da matéria! É isso mesmo. Esses caras de pau precisam de muita concorrência. Só faltam anunciar pneus como "item de série".