São cerca de 500 veículos expostos, sendo 150 lançamentos. É muito carro para ver em poucas horas, por isso o BlogAuto fez uma seleção dos 10 carros imperdíveis do Salão do Automóvel 2014. Carros que valem uma passadinha, mesmo que seja para ver apenas um tiquinho dele. Confira nossa lista:
10º – Fiat FCC4
O visual desproporcional pode até desviar nossa atenção, mas o conceito Fiat FCC4 mostra muitas coisas interessantes. Não apenas a nova picape da Fiat, mas também sua identidade visual para os próximos carros. Reparem nos faróis ligados à régua cromada e também a porção superior do para-choque (em azul). É quase certo que isso será visto em modelos de produção. Vale uma paradinha no estande da marca para analisar suas linhas.
9º – Renault Duster Oroch
Olha, dá para considerar a Oroch a melhor coisa que já foi feita sobre a plataforma M0, a que deu origem ao Logan, Sandero e Duster, entre outros. A picape ‘média-compacta’ tem proporções corretas e um tamanho ideal para levar com conforto seus passageiros e carga sem ser um monstro desajeitado na cidade. Agora, tente imaginá-la sem essas lanternas exageradas e essas persianas traseiras. É por aí o formato final.
8º – Subaru WRX STI
A versão sedã do Impreza é uma sopa de letrinhas de satisfação. O WRX STI voltará ao Brasil no início de 2015 com um motor 2.5 litros de 305 cv alimentado por turbo e injeção direta. Inconfundível na rua, ainda mais pelo imenso aerofólio traseiro.
7º – Toyota FT-1
A Toyota não costuma sair por aí mostrando seu lado esportivo, mas quando resolver fazer…dá nisso, o FT-1. Sucessor do Supra, o esportivo respira competição. Tem um volante que mostra as marchas e o modo de direção na parte superior e mais: surgiu primeiro `virtualmente`, no game Gran Turismo 6, do Playstation. E, ademais, é bonito para caramba.
6º – Nissan Kicks
É verdade, o estande da Nissan tem o GT-R em destaque e nem precisamos dizer o quanto ele é especial. Mas como os japoneses só trazem o esportivo para a gente passar vontade, melhor ir ver o Kicks Concept. Ele é, assim como a picape Oroch, a melhor coisa que a plataforma do March já produziu. Ainda bem porque ele será nacional e deve chegar às lojas entre o final de 2015 e o início de 2016.
5º – Honda HR-V
O primeiro SUV compacto da Honda no Brasil deve ser o principal produto da nova fábrica de Itirapina, mas, enquanto ela não fica pronta, o HR-V virá de Sumaré e até da Argentina. Previsto para o começo de 2015, o `jipinho`, no entanto, não pode ser visto por dentro. Nem por isso ele merece menos atenção, afinal será o primeiro rival superior ao EcoSport em termos técnicos.
4º – Jeep Renegade
Se você ainda não foi ao salão mas vai, não deixe de ir conhecer o Renegade. A Jeep trouxe várias unidades do modelo, preparadas na Itália para parecerem com as nacionais – ainda em testes. O Renegade é uma espécie de “iPhone off-road”: você entra no carro e quer mexer em tudo, conhecer cada detalhe. Tem jeito de produto matador caso a FCA não cobre absurdos por ele.
3º – Chevrolet Corvette Stingray
Aviso: se você não olhar para cima não verá o novo Corvette. A Chevrolet criou um espaço para ele e uma linda geração do passado numa espécie de mezanino em seu estande. Ou seja, ele não está acessível a qualquer um. É preciso pegar uma filinha para chegar ao local. Mas vale a pena: a nova geração é uma das mais interessantes da longa história do modelo.
2º – Mercedes-AMG GT S
Antes de o salão abrir para a imprensa, encontramos o GT coberto no fundo do estande da Mercedes, quase como um móvel esquecido. Quem imaginaria que ali embaixo estava uma das maiores atrações do salão? Pouco tempo depois, ele estava reluzente em seu box exclusivo no Anhembi. E que belo carro. Se o SLR era um digno carro de Batman e o SLS, herdeiro do Asa de Gaivota, o GT ganhou um sobrenome de peso, AMG. É um foguete ecológico, de peso leve, e desempenho de tirar o chapéu.
1º – Porsche 918 Hybrid
Por que escolhemos o 918 Hybrid como carro mais obrigatório de ser visitado no salão? Bem, fomos completamente seduzidos por ele e pela simpatia da assessora de imprensa da Porsche que, gentilmente, permitiu que entrássemos no esportivo. Pedimos para que ela girasse a chave e vermos o painel ligado, o que a alemã o fez com graça ao acessar o lado esquerdo do painel, como manda a tradição. Ver o 918 ganhar vida vale cada centavo. O fato de ser híbrido só deixa tudo mais especial. Ver a um palmo dos seus olhos o motor V8 de 4.6 litros instalado atrás dos bancos e saber que ele pode ir de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos é sentir o cheiro da história.
Veja também: Veja quais são as principais atrações do Salão do Automóvel
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.