E o “relógio” da General Motors deve voltar a andar para frente no segmento popular em breve. Explico: na minha opinião, o Celta foi uma involução. Sucedeu o Corsa, que era um projeto moderno na época, mas sem trazer nada de positivo, apenas um visual atualizado. A montadora aos poucos foi melhorando acabamento, motorização e equipamentos e o hatch até que respondeu bem. Tem uma imagem boa com seus donos, alto valor de revenda, mas nunca conseguiu atingir o objetivo para o qual nasceu: bater o Gol e o Mille em vendas.
Pois agora, com a chegada do Onix, a GM vai voltar a “evoluir” entre os hatches pequenos. O modelo, como se vê nas projeções do iG Carros, terá um visual bem atraente, nível de equipamentos maior, mais espaço e, dizem, motores mais econômicos, embora os mesmos 1.0 e 1.4 atuais.
Como não deve aposentar o Celta, o Onix pode acrescentar as vendas que faltam para a GM encostar na Volkswagen e na Fiat. Isso porque em tese o Celta deve ter seu preço reduzido para o patamar onde está o Uno Mille e o Ka. Com isso, a Chevrolet conseguirá compensar a migração dos clientes para o Onix que, por sua vez, pode atrair uma parcela maior de consumidores que hoje não compram nem Celta e nem Agile.
A versão sedã do Onix, segundo se comenta, chegará apenas no início de 2013 e, ao contrário do Celta, matará o Prisma, que não vende muito. O grande empecilho para o Onix nem será o Gol – que muda nesta semana – nem o Palio, que já deve estar no seu limite de vendas. O problema será a safra de novos hatches que estão chegando como o Etios, da Toyota, o “HB20”, da Hyundai, e o novo Ka, da Ford. Aí, sim, vamos saber como ficará dividido esse segmento, o mais volumoso do mercado.
Das quatro chamadas "grandes", a GMB foi a que mais perdeu mercado no primeiro semestre deste ano. Veremos se o Onix será capaz de inverter tal situação. Na minha oponião, acho que a GM perdeu a mão nos modelos lançados recentemente. Podem até oferecer generoso espaço interno, mas apresentam linhas externas, difíceis de se engolir.
novamente essa grade gigante ridícula… chevrolet só pode estar de sacanagem…
É um paradigma que a GM tem que romper: atualizar seus veículos por completo e não a maquiagem que ela insiste em aplicar em plataformas velhas e desatualizadas (Celta, Prisma e Agile, por exemplo) e motores defasados conceitualmente (mas melhorados, justiça seja feita).
Isto posto, se este projeto Ônix realmente for novo, no sentido de utilizar ao menos uma plataforma que comporte um subchassi (como é o atual Corsa vendido no mercado) talvez dê pro gasto.
Já que a GMB se desvinculou completamente da Opel, poderiam ao menos oferecer aqui o Chevrolet Spark, pois cairia como uma luva para substituir o Celta e o Corsa e brigar por uma posição melhor contra Gol, Uno e Palio. Um projeto lançado há 2 anos lá fora e praticamente pago, bastaria fazer as tropicalizações necessárias (entre elas, o famigerado flex).
Essa grade desproporcional com um pedaço invadindo o capô é o fim da picada !!
Tantos jovens talentos do design dando sopa no mercado, e a GM faz essa cag@d@ com o Onix!
o meu ultimo carro da gm que tive foi um kadet a muitos anos atras.estou de lealdade com a ford por muitos anos mas este onix me agradou.vamos ver o carro de perto
parachoque dianteiro do Cruze, lateral do Opel Corsa, lanterna do Gol G5(antigo) e frente franzina mas ficou legal. O sedan deverá ter boas dimensões e em aposentar o Prisma, já é bom demais. Sem contar que teremos uma evolução de plataforma, ja que a dele é o Opel Corsa D e do Prisma é a do Classic
Farol de Honda city num Gol achatado pra cima com grade horrenda de chevrolet, eis o Onix…
Essas montadoras ficam reclamando de margens de lucro e continuam gastando a toa… Pra que gastar dinheiro em projeto novo se pode trazer o Opel Corsa pra cá… batiza-lo de Astra e tá tudo certo??? O Corsa europeu é show de bola, pra que gastar em um novo projeto??? Difícil de entender, viu?
Na minha opinião o único carro que terá condições para brigar com GOL, será o HB20 da Hyundai, só não terá melhor desempenho devido ao numero de revendas oficiais.
Grade ficou desproporcional com relação aos faróis. Veja que ela tem sua linha superior acima da linha dos faróis, dando uma sensação de incompatibilidade.
Como ja foi dito, a GM deveria voltar a trazer os modelos da Opel pro Brasil e pronto….tudo resolvido…corsa,astra,insignia (poderia ser nosso vectra),meriva,zafira….
quem vai mandar é o preço, se ficar de salto alto como prisma e corsa D, vai sofrer, mas se acertar, Gravatai nao vai dar conta da producao…só é uma pena q ainda nao foi dessa vez q teremos um sub.compacto como spark que anda bem nos manos uruguaios…