O leitor Jair levantou a lebre e fomos tirar a dúvida: afinal, o Linea, novo sedã da Fiat baseado no Punto, é um modelo médio ou compacto premium, como seu irmão?
Critérios para definir um carro existem aos montes – na Europa usa-se um, nos Estados Unidos, outro, seguradoras têm o seu próprio e aqui também temos nossas definições. Ou seja, não existe um atestado de autenticidade, mas é possível comparar dados.
No caso do Linea, comparamos suas dimensões não só com Corolla, Civic e Vectra, os rivais apontados na nota da Veja como também com outros modelos. E, surpresa, temos de concordar com o Jair, o Linea está mais para um médio que um compacto. Veja:
1 – comprimento – 4,56 m – é mais longo que Civic e Corolla, perdendo por pouco do Vectra;
2 – largura – 1,73 m – é mais largo que o Vectra e 2 cm menor que o Civic;
3 – altura – 1,49 m (no Brasil, pode ser mais alto) – é 4 cm maior que Vectra e Civic e 1 cm maior que o Corolla;
4 – entreeixos – 2,60 m – é uma das medidas menores do Linea, mas ainda assim é igual ao novo Corolla;
5 – peso em ordem de marcha – 1 160 kg – o Fiat lembra aqueles lutadores de boxe que ganham peso para mudar de categoria. Ele é o mais leve, 70kg a menos que o Corolla, mas isso não pode ser considerado um ponto fraco.
Enfim, se a Fiat quiser (e vai) dá para vendê-lo como médio, concorrente direto das versões mais básicas do Corolla, Civic e Vectra, mas das versões medianas de Mégane, Sentra, 307 Sedan e Bora, por exemplo.
Se a GM chama o Astra pelado de Vectra aqui no Brasil….
a Fiat pode chamar o Punto Sedan até de Alfa 159….. rssss
Se preparem…. a GM vai chamar o Corsa 3 europeu de NOVO ASTRA aqui…..
é o terceiro mundo…
Por isso é temos que parar de comprar carros das 3 grandes… FIAT, VW e GM…
eu vou é de TOYOTA!!!
Línea ?
Sedã médio , é claro !
E será um dos melhores do mercado , podem esperar para ver …
Bem … com essas medidas aqui no Brasil é sedã médio.
Agradeço os créditos acima. Obrigado mesmo…
Agora só esclarecendo na realidade, na Europa o Linea é vendido como Compacto mesmo, pois como foi citado acima as medidas para separar os modelos lá na Europa são diferentes da do Brasil, assim como nos EUA. Mais como estamos no Brasil…rsrsrs…e pra fazer jus a Fiat vai caprichar no acabamento interno. Assim dizem as reportagens que sai na net e nas revistas sobre o veículo.
Bom aproveitando só pra comentar o post do Pedro, na minha opnião a GM não irá chamar o Corsa Europeu aqui no Brasil de Astra, bom pelo menos é o que eu espero depois de ter visto o primeiro esboço do GM Astra no site Fast Driver. O que pode acontecer é a GM fazer um face-lift no Corsa atual e chama-lo de Corsa e trazer o Europeu pra cá com outro nome. Opção remota mais não descartada.
Outra coisa é que o Vectra Europeu e o Brasileiro são diferentes porque na realidade são de categorias diferentes, lá houve a necessidade de reestilizar ele pra concorrer com Passat, Fusion, Accord, Camry e cia. Ltda., enquanto aqui houve a necessidade de reestilizar ele pra concorrer com Civic, Corolla e Focus (na época o último estava entre os 3 primeiros). Se o Europeu viesse pra cá mataria de cara o GM Ômega que são do mesmo seguimento e por consequencia ficaria muito caro (vide o preço do Ômega) e a GM ficaria "sem" produto nesse seguimento, já que Astra sedã já esta alocado como coadjuvante nesse seguimento, pois no mes de janeiro vendeu 657 e em fevereiro 494.
Com certeza ele eh um sedã médio!
Na europa e EUA ele pode até ser considerado Compacto pelo fato deles estarem em um mercado bem maiss modernos que o nosso…e os padrões deles eh melhor que o nosso…
Civic e Corolla são vendidos por preços entre 15/20 dolares nos EUA…
aki custam entre 62/90 mil reais!
mas como eles o Linea tbm se enquadra na linha média do mercado…
Megane..Bora..Vectra..Astra sedã…Focus sedã..Civic..Corolla..Sentra…e etc!
Todos serão concorrentes do Linea!
Delírio total achar que o Línea virá concorrer com Corsa, Polo e Fiesta sedã. É evidente que o alvo dele é o Civic. Chama-lo de compacto nunca passou pela minha cabeça. Já imaginou um compacto premium a partir de R$ 59.000,00 !!?? Cada vendedor da Fiat teria que receber uma pistola 9mm para "convencer" o cliente a levar o carro.
o linea no brasil nao so pode como deve ser chamado de medio.se na europa ele e´um compacto nao é por suas dimensoes e sim por sua origem ter partido de um compacto e tbm por na europa ele ter nascido com uma proposta diferente ,como uma opçao mais em conta à categoria C(astra(nosso vectra) megane civic corolla jettaetc) aqui no brasil a fiat sabe q esses carros dao "status "ao dono e o resultado disso é q sempre temos essa categoria de carros fiat melhor aqui que na europa(foi asssim com tempra marea )tanto em motorizaçao como em acabamento e equipamentos(apesar dos equipamentos do europeu serem bem atrativos,como controle de estabilidade ar dual zone computador de bordo,so pra citar coisas que nossos "autenticos C nao possuem no brasil) o linea brasileiro devera manter a sina e ter um nivel de sofisticaçao acima do europeu o que o tornara um "bastardo" dificil de ser batido no brasil pois tamanho nao falta a ele equipamentos tera de sobra e o acabamento sera o contrario da pretensao da fiat europeia q o quis colocar simples para ter menor preço lá.e enquanto isso as outras montadoras empobreceram seus veiculos. o astra europeu(nosso vectra )é muito melhor acabado e bem mais equipado q o nosso idem para o megane q ja tem ate um reestilizaçao lá.quando muito temos um civic e um corolla em pé de igualdade com o velho mundo.entao tudo somado.o empobrecimento desses citados com a melhora do fiat aqui nao deixa duvidas esse carro tem grandes chances de dar muito certo no brasil,inclusive na autohoje portuguesa tem um comparativo com astra sedan e o linea de preço equivalente leva a melhor(e como ja disse o astra deles é melhor q nosso"vectra")e isso por q é 1.4 e o astra 1.6.ou seja ate la mesmo sem esmero maior o linea ja derrotou um forte candidato natural do segmento c. imagine aqui depois de tudo q ele receber de melhorias… ah e que postou as categorias e disse q o omega é da mesma categoria do vectra na europa esta muito enganado. o omega é categoria e na europa e concorria (pois saiu de linha la)com audi a6 honda acord bmw serie 5… o verdadeiro vectra europeu pertence a categoria d e concorre com laguna passat mondeo.lembre se q no brasil o omega nacional era projeto europeu de 1986 e era maior do que a geraçao verdadeira do vectra brasileiro de 1997 e ainda hoje é maior do que o vectra tanto europeu como o "nosso"(medidas do vectra europeu atual comp.4.60 larg 1.76 2.70 entre eixos o omega antigo nosso tem 4.73 1.76 2.73 enfim é outro padrao e issos pra ficar so nas dimensoes…)
Agora o Vectra…..
é mto mais barato lançar um Astra pelada com motor de Monza Flex… do que lançar um modelo realmente novo.
Eu tive um Vectra B 2000. Realmente o carro valia a pena… não era enganação.
assim como o Corolla e o Civic são carros de entrada nos EUA e aqui são sonhos da classe média, assim como a Xsara Picasso é táxi na França e aqui é um carro refinado, o Linea vai ser vendido como sendo de um segmento acima daquele que realmente é. mas falta saber algumas coisas antes de enquadrá-lo só pelas medidas em um ou outro segmento:
– o acabamento vai ser o mesmo do Punto ou esperamos alguma melhoria?
– o pacote HSD e outros itens de segurança virão de série?
– a Fiat vai oferecer uma garantia maior, de 2 ou 3 anos?
fora isso, a melhor coisa que a Fiat poderia fazer era não vender no Brasil nenhum carro maior que o Bravo, e fazer os Alfa 159 (sedã e perua) por aqui, vendendo eles em toda a rede como os topo-de-linha. mas, como disse o Pedro, a tendência é recebermos uns embustes como carros top, como foi o caso do Vectra.
Elizeu
Na realidade o Corolla e Civic são carros de entrada lá nos EUA porque os metodos de medidas são diferentes dos usados aqui no Brasil, que por sua vez são diferentes da Europa, ou seja um Fiat Punto aqui é compacto premium lá seria sub compacto, assim como VW Polo, Citroen C3…
Aqui o Linea se enquadra no seguimento dos médios pelo fato das medidas. Quanto ao acabamento sites brasileiros e alguns blogs da Italia comenta que o acabamento do Linea aqui será superior ao mostrado no Linea da Turquia. Baseado nisso o acabamento do Linea será superior ao do Punto, que pra mim tem acabamento superior a qualquer um de seus concorrentes aqui no Brasil e na minha opnião o pacode HSD será oferecido de série sim na versão topo de linha.
tambem acho isso jair.pois so a fiat no brasil faz esse tipo de carro melhor aqui do que la fora(vide marea e tempra)
ah e desculpem o erro nao foi na autohoje e sim numa revista da polonia q o linea 1.4 foi considerado melhor que o astra sedan europeu(nosso vectra) e eu vi num forum isso mas nao deve ser dificil de achar nao no google…
saudades do omega e do verdadeiro vectra enfim duas categorias que deixaram de existir no Brasil. mas a culpa nao deixa de ser da imprensa e do publico q sempre preferiam modelos menores e mais simples (astra sedan canibalizou o vectra como o proprio canibalizou o omega…)e depois vieram os japoneses…entao dentro desse parametro eu nao culpo a gm nao pois se o concorrente da categoria de corolla e civic é o astra porque trazer o vectra verdadeiro pra ca a um custo muito mais alto e ver a imprensa dar vitoria a esses alegando melhor custo beneficio…so acho que forçou a barra chamando o de vectra…vectra é um padrao acima gente é carrão…
Pessoal, não sei vocês, mas eu já estou ficando cansado de esperar pelo Linea. Depois de tudo o que já li sobre o carro, tenho consciência de que será um carro ideal para mim, que preciso de espaço e quero tecnologia em um carro. Mas já está ficando "até enjoativo" e "quase perdendo a graça" de tanto esperar por este lançamento, que na verdade, já era esperado para novembro do ano passado. Até vendi o meu Vectra Elegance para comprar este carro. Vou dizer uma coisa…e não é só eu quem digo isso…vejam nos comentários de Orkut, etc…se demorar muito vou (e os outros também irão) comprar outro carro, devido a necessidade. FIAT…SE LIGA E LANÇA LOGO ESTE SUPER CARRO!!!
FIAT? TÔ FORA
VOU DE TOYOTA
A expectativa em ver este novo carro é grande. Gosto da Fiat, não que não goste das demais e, acho que está à frente das outras montadoras levando-se em conta a tecnologia e equipamentos de série, coisa que as demais não se preocupam porque acham que a marca é suficiente para ganhar mercado(GM, VW, Ford). E é por isso que a Fiat está com 25% em média do mercado e faz tempo. Só acho que a Fiat explora esta vantagem nos preços e poderia, com certeza, vender mais, se melhorasse os preços um pouco mais. Se o Línea vier com bom preço, não tenho dúvidas que ganhará facilmente o mercado.
Acho legal trazerem informações sobre as novidades do mercado, o chato é que alguns leitores, não todos é claro, defendem a ferro e fogo determinadas montadoras e determinados seguimentos e aí eu pergunto: já experimentaram todos para criticá-los? Tenho certeza que não! Todos que estão no mercado satisfazem de alguma forma a alguém, não tenham dúvidas. Todos são carros. Às vezes vejo pessoas criticarem um veículo que aproveitou plataforma de outro e nunca tiveram o outro para saber se é ruim ou não! Eu sou a favor do que é bom e mais, tem que ter estilo e, sem dúvida, competir com preço!
Quem tiver condições que busquem os originais importados, se eu tivesse, com certeza buscaria, mas não deixaria de ter alguns daqui!
No mais, amigos, vivam os lançamentos, afinal, ninguém é igual!
@Marco Monteiro
É compacto sim, assim como o Civic e o Corolla são compactos.
Médio são os Accord, Camry, Impala, Passat
Grandes acredito que sejam os Montecarlo, Towncar.
Mas nessas medidas(norte-americanas) nem sei onde entrariam carrinhos como Golf, Fit, A3., talvez sejam supercompactos. O corsa seria um supercompacto-compactado. o Ká então, seria uma miniatura, ou um chaveiro.
@Pedro
vai de toyota. recal na veia. só nao eh pior q a honda
Tenho um 2015, e posso afirmar, o carro é muito maravilhoso, muito confortável e bonito.
Ele sem dúvidas é um seda médio.
Espero ter ajudado.