A Chevrolet afirmou que planeja lançar um novo automóvel popular para ocupar a lacuna a ser deixada pelo Celta, que sairá de linha daqui dois anos supostamente por não poder cumprir as normas de segurança, que exige airbags frontais e freios antibloqueantes (ABS) em todos os automóveis comercializados por aqui. De acordo com entrevista dado ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente da General Motors para a América do Sul, Jaime Ardila, o novo modelo deverá ser apresentado dentro de três anos.
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Segundo o executivo, o novo Chevrolet já está sendo desenvolvido pela divisão brasileira – assim como aconteceu com os novatos Cobalt, Spin e Onix –, porém, por se tratar de um modelo que terá um volume elevado de vendas (atualmente, o Celta vende cerca de 13 mil unidades por mês), uma fábrica deverá ser construída no Brasil para produzi-lo. A GM cogita a instalação de tal unidade em estados como Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém, sem uma decisão final.
“Não é fácil criar um produto com a limitação de custo que queremos”, disse Ardila. A empresa deverá anunciar um novo plano de investimentos para os próximos cinco anos, já que o de R$ 5,3 bilhões anunciado em 2008, esgotou neste ano. Uma hipótese seria a cidade de Três Corações que, segundo uma fonte afirmou ao Blogauto, é favorita para receber uma unidade conjunta com a Peugeot.
Rivais também têm sucessores para seus modelos populares
Além da Chevrolet, as concorrentes Fiat e Volkswagen também desenvolvem automóveis populares para serem colocados no lugar de modelos mais antigos, Mille e Gol da quarta geração, respectivamente. O modelo da fabricante italiana, conhecido internamente como Projeto 344, ainda é segredo, mas será um subcompacto, nos moldes do Up!, o sucessor do Gol G4 da Volkswagen. Ambos deverão chegar ao mercado em 2014.
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curiosamente, o Celta não recebeu em sua linha 2013, os itens ABS e AIRBAG como opcionais, diferente do Classic, que por um preço baixo, ja disponibiliza os itens. Disso, dá pra ve que há nexo entre esta matéria (projeto de um substituto) e o não oferecimentos dos itens no Celta. Por outro lado ja vi materias que o projeto global feito pela GMB não mataria nem Celta, nem Classic, nem o Agile. A confirmação para isso só será conhecida la pra julho ou agosto do ano que vem, quando a GM provavelmente lançará as versões 2014 de sesu modelos. E NADA DE PROJETO SUBSTITUTO DO QUASE ETERNO CLASSIC. ESSE carro realmente é sucesso.
Ví o Crash Teste deste carro ( Celta) fiquei em "estado de choque" com a fragilidade dele…..parece um carrinho de plástico daqueles bem vagabundo, o bicho se abre feito uma lata de sardinha….Um perigo para os ocupantes, pois, se em um teste de colisão à 60Km/h (barreira de colisão fixa) o carro ficou totalmente destruído…..imagina em uma colisão de carros em movimento??Não adianta colocar ABS e AIRBAG em um carro frágil desses.
Nossos veículos precisam de estrutura que preservem ao máximo o ocupante e que trabalhe em conjunto com a proteção do AirBAG.